domingo, 5 de maio de 2013

Da escravidão à liberdade em Cristo











Augusto d… · Correspondências (1) · Enviar ·
Publicidade:




Augusto de Piabetá: Da escravidão à liberdade em Cristo




Vistos:
4


05/05/2013 02:07:56: Da escravidão à liberdade em Cristo
Palavras-chave:da, escravidão, à, liberdade, em, cristo
Categoria:Pope/Vatican
Autorização: Todos os direitos reservados

‹Embed› Share Save
0 avaliação(ões)




Augusto de Piabetá — 05/05/2013 02:11:58:

http://www.news.va/pt/news/da-escravidao-a-liberdade-em-cristo
Editar comentário »
Contacte quem enviou »


Augusto de Piabetá — 05/05/2013 02:11:14:

English
Español
Français
Italiano
Português

Facebook
Twitter
Youtube
RSS
Flickr

Agência Fides
L’Osservatore Romano
Sala de Imprensa
VIS
Rádio Vaticana
CTV
Palavras do Papa

Da escravidão à liberdade em Cristo

6

16

Imprimir
2013-05-05 L’Osservatore Romano

Chamavam-lhe a «santinha» de Baependi. Era conhecida porque a viam sempre em oração com o terço. Era idosa, morena, com um grande lenço na cabeça. Tinha uma estatura moral e uma união íntima com Deus fora do comum. Francisca de Paula de Jesus, para todos era Nhá Chica. Na manhã de sábado, 4 de Maio, os habitantes da sua Baependi, no Brasil, fizeram festa ao redor do altar no qual o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, celebrou o rito para a sua beatificação, em representação do Papa Francisco.
Ex-escrava, filha natural de uma escrava, «viveu no mundo, mas levando uma vida evangélica. Era uma mulher de oração – como o Papa Francisco escreveu na carta de beatificação lida pelo cardeal – assídua, testemunha perspicaz da misericórdia de Cristo para com os indigentes no corpo e no espírito». Era «uma leiga que seguiu Cristo, bom pastor, vivendo com heroísmo as grandes virtudes cristãs da fé, da esperança e da caridade». Nhá Chica «rezava muito – recordou – estava sempre com o rosário na mão. Adoradora incansável do Santíssimo Sacramento e contempladora da Paixão de Jesus, tinha uma profunda devoção a Nossa Senhora, a quem chamava «Minha Sinhá». A Salve Rainha era a sua oração preferida».
Depois, o cardeal recordou que Nhá Chica «fazia muitas penitências. Às sextas-feiras não se alimentava e nos outros dias com frequência só comia pão e água. A sua caridade pelos pobres era tão grande que era chamada «mãe dos pobres». Usou os seus bens para os necessitados e para embelezar a casa do Senhor. Com as esmolas que recebia dos ricos e com a herança consistente que o irmão lhe tinha deixado, em 1862 mandou dourar o altar da igreja de Baependi e em 1865 mandou iniciar a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, onde repousam os seus despojos».
No Brasil é recordada também como uma mulher que praticava a caridade espiritual dos conselhos, humilde a ponto de nada atribuir à sua pessoa, mas tudo a Deus e a Nossa Senhora. Depunha diante da Bem-Aventurada Virgem os pedidos dos fiéis para que Ela sugerisse a resposta certa. Quando uma pessoa vinha agradecer-lhe uma graça recebida pelas suas orações, ela dizia: «Eu rezo a Nossa Senhora, que me escuta e me responde».
O seu comportamento, frisou o purpurado, «era muito distante daquele de uma adivinha ou feiticeira. Era uma pessoa modesta e equilibrada. Um xale cobria-lhe a cabeça. Reservava um dia por semana à sua pessoa. Vestindo-se com roupas grosseiras, dedicava-se à limpeza e à lavagem das suas vestes. Era firme nos seus propósitos. Viveu uma existência monástica, mesmo permanecendo na sua casa. Renunciou ao matrimónio para servir a tempo pleno a Deus e ao próximo». Enfim, o purpurado realçou a influência que ela soube exercer inclusive na sociedade do seu tempo, graças à vida coerente com os ensinamentos evangélicos.
Compartilhar

NEWS.VA ARCHIVE
Fonte ALL FIDES OSSERVATORE-ROMANO PRESS-OFFICE VATICAN-INFORMATION-SERVICE VATICAN-RADIO CTV VATICAN-VA
Publish date Day 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Month Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Year 2011 2012 2013

TWITTER @PONTIFEX_PT
Peçamos à Virgem Maria que nos ensine a viver a nossa fé nas ações de cada dia, e a dar mais espaço para o Senhor.
Seria maravilhoso, no mês de maio, rezar juntos em família o Terço. A oração faz com que a vida familiar torne-se ainda mais sólida.
Penso em todos os que estão desempregados, frequentemente por causa duma mentalidade egoísta que procura o lucro a todo o custo.
Queridos jovens, aprendei de São José, que teve momentos difíceis, mas não perdeu a confiança, e soube superá-los.
Tenhamos confiança na acção de Deus! Com Ele, podemos fazer coisas grandes; Ele nos fará sentir a alegria de sermos seus discípulos.
VER TODOS OS TWEETS
EVENTOS DO VATICANO
04/05/2013
Rezo del rosario con el Papa
Basilica di Santa Maria Maggiore, Roma
iniciar 6 p.m. fim 7:30 p.m.
05/05/2013
Santa Misa con las confraternidades
Sagrato della Basilica di san Pietro
iniciar 9:45 a.m. fim 12:20 p.m.
08/05/2013
Audiencia general
Piazza San Pietro
iniciar 10:25 a.m. fim meio-dia
15/05/2013
Audiencia general
Piazza San Pietro
iniciar 10:25 a.m. fim meio-dia
22/05/2013
Audiencia general
Piazza San Pietro
iniciar 10:25 a.m. fim meio-dia

EVENTOS DO VATICANO
L’OSSERVATORE ROMANO
Última edição
RÁDIO VATICANA

Igreja
Nota Oficial da CNBB sobre a Beatificação de Nhá Chica
Mundo

Vulcão Etna será proclamado Patrimônio natural da Humanidade pela UNESCO
Vaticano

Bento XVI voltou ao Vaticano - aguardava-o o acolhimento fraterno de Papa Francisco
Listen
EVENTOS ESPECIAIS

Fev. 22, 2013
Sé Vacante
mais

Fev. 18, 2013
Os últimos dias de pontificado de Bento XVI
mais
TODOS OS EVENTOS
REFLEXÃO ESPIRITUAL
Bento XVI, Audiência Geral,
Quarta-feira, 26 de Março de 2008

Queridos irmãos e irmãs, devemos constantemente renovar a nossa adesão a Cristo morto e ressuscitado por nós: a sua Páscoa é também a nossa Páscoa, porque em Cristo ressuscitado é-nos dada a certeza da nossa ressurreição. A notícia da sua ressurreição dos mortos não envelhece e Jesus está sempre vivo; e vivo é o seu Evangelho. "A fé dos cristãos observa Santo Agostinho é a ressurreição de Cristo".

Os Actos dos Apóstolos explicam-no claramente: "Deus ofereceu a todos um motivo de crédito com o facto de O ter ressuscitado dentre os mortos" (17, 31). De facto, não era suficiente a morte para demonstrar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, o Messias esperado. No decorrer da história muitos consagraram a sua vida a uma causa considerada justa e morreram! E permaneceram mortos. A morte do Senhor demonstra o amor imenso com que Ele nos amou até ao sacrifício por nós; mas só a sua ressurreição é "prova certa", é certeza de que quanto Ele afirma é verdade que vale também para nós, para todos os tempos. Ressucitando-o, o Pai glorificou-o. São Paulo assim escreve na Carta aos Romanos: "Se confessares com a tua boca o Senhor Jesus e creres no teu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (10, 9).

O anúncio que ouvimos constantemente de novo nestes dias é precisamente este: Jesus ressuscitou, é o Vivente e nós podemos encontrá-Lo.
MAIS PENSAMENTOS ESPIRITUAIS
Mais lidos
Mais compartilhados
Editorial: O que está acontecendo no Vaticano?
Bento XVI retornou ao Vaticano
A reforma do Papa Francisco
Papa Francisco acolhe Bento XVI em seu regresso ao Vaticano
Bendita vergonha
Papa Francisco: "o trabalho deve dar dignidade à pessoa"
Papa Francisco: "os cristãos mornos prejudicam a Igreja"
Papa na missa do 1° de maio:"Sociedade que não oferece trabalho ou explora os trabalhadores é injusta"
Homilia do V Domingo da Páscoa Papa Francisco Crisma 44 fieis
Por ser a Igreja do sim

SALA DE IMPRENSA
Boletim diário
Vatican Information Service
L’OSSERVATORE ROMANO
Últimas notícias
Arquivo Fotográfico
RÁDIO VATICANA
Últimas notícias
CENTRO TELEVISIVO VATICANO
Sobre CTV
A SANTA SÉ
www.vatican.va
AGÊNCIA FIDES
Últimas notícias
AO VIVO
Transmissão
SEGUIR NEWS.VA
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós« Detalhes
Editar comentário »
Contacte quem enviou »


2·3Mais de Augusto de Piabetá: ›

PARA SER UM CRISTÃO DE FIBRA


Nossa Senhora de Medjugorje


Onda de ataques anticristãos na Rússia

Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies · Reportage · Talks · Catechesis ·Mission · Pilgrimage · Liturgy · Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun

RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente · Termos e Condições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]