Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:
Augusto de Piabetá: Espiritualidade pagã e espiritualidade cristã
Início
Membros do Blog
Apoios eclesiásticos
Vocabulários
Compre Missais em latim
MANCHETES
Espiritualidade pagã e espiritualidade cristã
A Alma Concorde com a Voz
O Belo também atrai os mais novos
Manifesto Pelo Novo Movimento Litúrgico
Bênção do Santíssimo Sacramento no Seminario Mater Ecclesiae de Roma
QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2013
Espiritualidade pagã e espiritualidade cristã
Por Rafael de Mesquita DiehlTodos nós conhecemos as críticas de Nosso Senhor Jesus Cristo aos fariseus por tratarem muitas vezes a observância da Lei cerimonial do Antigo Testamento de forma ritualista, supervalorizando o exterior e descuidando do interior. Creio eu que essa espiritualidade exterior possa ter sido influenciada pelo paganismo. Mas para isso, é necessário retrocedermos um pouco...
Em finais do século V a. C., o profeta Malaquias anunciava a indignação de Deus com relação ao desleixo dos sacerdotes judeus com o culto do Templo de Jerusalém (ofereciam pães profanados, animais coxos, enfermos ou com ossos quebrados, contrariando as prescrições levíticas do Pentateuco mosaico). Logo após a repreensão, o Senhor anuncia, pela boca de Malaquias, uma nova e pura oblação. Os Padres da Igreja interpretaram essa oblação pura anunciada (a ser oferecida do nascer ao por do Sol em todo o lugar) como a Celebração Eucarística, a Santa Missa. Não é nosso objetivo nesse momento analisar a superioridade e plenitude do Sacrifício eucarístico da Nova Aliança com os sacrifícios da Lei antiga. O erro condenado por Deus na Profecia de Malaquias refere-se ao desleixo nos aspectos exteriores do culto, que muitas vezes torna-se reflexo do desleixo interior ou de uma compreensão errada da Misericórdia Divina e do dever de se fazer as coisas com empenho. Esse delito recorda-nos as banais oferendas de frutos de Caim, diferentes de Abel que buscava oferecer a Deus os melhores cordeiros de seu rebanho. A Deus devemos oferecer o que temos de melhor, sendo as pequenas coisas e as coisas exteriores reflexos de uma adoração interior.
Nos tempos de Jesus, ao que parece, o desleixo litúrgico havia decaído, sobrando talvez como centelha deste fenômeno apenas o comércio e câmbio monetário dentro dos átrios do Templo de Jerusalém. Flávio Josefo relata como o povo e os sacerdotes conservavam o silêncio durante os sacrifícios. No mundo pagão sob o Império de Roma, as coisas não pareciam estar tão diferentes: na passagem do séc. I a.C. para o I d.C. Otaviano César Augusto havia reformado a liturgia dos sacrifícios, restaurando os usos da tradição do povo romano, apoiando-se no caráter ritualista. O culto dos gregos e romanos (e de muitos povos idólatras com quem os judeus tiveram contato no Antigo Testamento) era ritualista, ou seja, baseava-se unicamente na perfeita execução dos elementos exteriores, dos ritos, nos seus mínimos detalhes (um único erro invalidava o sacrifício, tornando necessária sua completa repetição desde o início). Para isso é necessário que entendamos que na religião greco-romana a relação do home com a divindade era em sua essência uma relação de troca: o homem busacava agradar os deuses com sacrifícios, oferendas, libações, jogos, etc em troca de favores. A moral e as normas de conduta não integravam a religião, tendo sido objeto de reflexão dos filósofos e suas escolas. A religião era apenas mais um dos diversos departamentos da vida, tendo um aspecto doméstico (os deuses e ancestrais protetores da família e da casa) e o público (os deuses do universo, responsáveis pelo funcionamento do universo e de vários aspectos da vida). A religião pública era considerada um dos componentes das autoridades e magistrados, que legislavam sobre os ritos e sacrifícios, além de auxiliar materialmente a construção e preservação dos templos, santuários e altares públicos.
A mentalidade religiosa pagã pode ter penetrado com maior força entre os judeus sob o reinado de Herodes, o Grande. Herodes era filho de mãe judia e pai idumeu (os idumeus eram uma tribo árabe que havia sido submetida ao judaísmo sob a dinastia dos reis Asomneus) e parece não ter sido extamanete o que chamaríamos de um judeu convicto: quando esteve em Roma e recebeu a coroa da Judeia das mãos do triúnviro romano Marco Antônio, Herodes subiu ao templo do Monte Capitólio onde ofereceu um sacrifício a Júpiter. Embora Herodes tenha eliminado grande parte da aristocracia judaica que compunha o Sinédrio, conseguiu controlar o cargo de Sumo Sacerdote do Templo judaico o que fizeram também depois os governadores nomeados por Roma. Assim, a aristocracia do Templo era bastante influenciada pelos pagãos. Por outro lado, os fariseus buscavam acentuar a identidade judaica, pregando uma observância rigorista da Lei mosaica. Trata-se, naturalmente, do segundo erro extremo concernente ao culto: a supervalorização dos elementos exteriores em detrimento da vida interior. Opondo-se a isso, Nosso Senhor fala da verdadeira adoração como sendo "em espírito e verdade". A adoração deve refletir uma vida de santidade.
A Lei mosaica era composta de dois elementos: prescrições morais (princípios de conduta com relação a Deus e ao próximo, do qual o centro é o Decálogo, os 10 mandamentos) e prescrições cerimoniais (alguns costumes, hábitos e formas de celebrar o Culto). Contudo, o historiador Paul Veyne aponta que o Cristianismo fora recebido no mundo romano com um certo ar de novidade ao combinar uma religião (relação homem-Deus, culto) com uma filosofia de vida (moral, normas de conduta). Tal fato pode nos levar a corroborar a veracidade das críticas de Jesus aos fariseus, corrente predominante nas diversas comunidades judaicas então espalhadas pelo Império. Ao mundo romano, a observância farisaica da Lei pode ter sido visto de forma muito semelhante a sua forma ritualista de encarar a religião. Basta lembrarmos que os Césares ordenavam oferecer em seu nome ocasionalmente sacrifícios no Templo de Jerusalém.
A liturgia deve estar unida a nossa vida: os ritos exteriores devem ser executados com amor e cuidado, mas sendo esse amor e cuidado um gesto de amor e carinho para com Deus, tal como um filho que prepara com toda dedicação um presente para seus pais, ainda que dentro de suas limitações. Tal como as nossas boas obras obras devem ser reflexo de uma Fé reta, a celebração da Sagrada Liturgia da Igreja deve ser um reflexo de uma vida santa de seus membros. No Ofertório da Missa, oferecemos nossos trabalhos, obras, orações, sacrifícios, afetos, intenções e nosso ser por inteiro juntamente com o Sacrifício de Cristo que se torna presente debaixo das aparências do Pão e do Vinho eucarístico
s. São Josemaría Escrivá escreveu que deveríamos amar a Santa Missa como sendo o centro de nosso dia, onde oferecêssemos nosso trabalho, apostolado, obras, intenções e ações de graças e onde nos muniríamos das graças necessárias para continuar nossos afazeres e dar testemunho cristão durante o dia, de forma que o dia tornasse um prolongamento da Missa celebrada. Tal pensamento vale igualmente para os que assistem missa diária quanto para os que assistem somenta a missa dominical.
Porventura não agem às vezes muitos cristãos como os maus sacerdotes do Antigo Testamento, desprezando o aspecto exterior do culto? Não agem outros no extremo contrário, achando que rendas e brocados e o barroco em larga escala converterão o mundo? Em nossas orações e participação da Missa não agimos muitas vezes com uma mentalidade de troca? Não estão em muitas almas as devoções corrompidas por essa barganha pagã? Que façamos essas perguntas em nosso exame de consciência e possamos cada vez mais ao participarmos da Liturgia unirmo-nos às intenções de toda a Igreja, buscando como Jesus no jardim das oliveiras aquele desejo de que "faça-se a Tua vontade e não a minha". E que esse participação ativa seja também frutuosa, refletindo em uma santificação de todas as nossas atividades cotidianas e de nossa relação com o próximo.
Leia também:
Vigília Pascal em Sebastianópolis do Sul
Visita de D. Antonio Rossi Keller, Bispo de Frederico ...
Salvem a Liturgia! no Prêmio Top Blog 2012
Triduum: Forma extraordinária na Antiga Sé, Rio de Janeiro
LinkWithin
Etiquetas: erros litúrgicos, espiritualidade litúrgica, história da liturgia, teologia litúrgica
Hiperligações para esta mensagem
Criar um link
Postagem mais antigaInício
Assinar: Postar comentários (Atom)
NOSSO APP PARA ANDROID
MEMBROS
Rafael Vitola Brodbeck
diretor-chefe e editor
Email | Twitter | Bio
Mons. José Aparecido Gonçalves de Almeida
direito litúrgico
Email | Bio
Pedro Ravazzano
teologia litúrgica
Email | Twitter | Bio
Taiguara Fernandes de Sousa
teologia litúrgica
Email | Twitter | Bio
Cleiton Robsonn
espiritualidade litúrgica
Email | Twitter | Bio
Daniel Pereira Volpato
espiritualidade litúrgica
Email | Twitter| Bio
Wescley Luís de Andrade
espiritualidade litúrgica
Email | Bio
Alex Camillo
redes sociais
Email, Twitter | Bio
Aline Rocha Taddei Brodbeck
liturgia na Igreja doméstica
Email | Twitter | Bio
Alfredo Votta Jr.
música sacra
Email | Twitter | Bio
Kairo Rosa Neves de Oliveira
acólitos e paramentos
Email | Bio
Maite Tosta
traduções
Email | Twitter | Bio
Alexandre Mendes da Silva
geral
Email | Bio
Lucas Cardoso da Silveira Santos
geral
Email | Bio
Luís Guilherme Fernandes Pereira
geral
Email | Twitter | Bio
Rafael de Mesquita Diehl
história da liturgia e arte sacra
Email | Bio
Diác. Wendell Mendonça
geral
Email | Twitter | Bio
Marcionei da Silva Junior
geral
Email | Twitter | Bio
OBJETIVOS
1. Favorecer o aumento da piedade eucarística, para que os fiéis creiam na Missa como renovação e atualização do sacrifício da Cruz, pela qual se tornam presentes, de modo real e substancial, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que sob a aparência de pão e de vinho; fomentar a frutuosa,“plena, consciente e ativa participação” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 14)de todos os batizados na Santa Missa, na Exposição do Santíssimo, na celebração dos sacramentos, no Ofício Divino, e nas demais cerimônias litúrgicas.
2. Promover a correta celebração da Santa Missa e dos demais ritos, por:
a) uma estrita observância das rubricas dispostas nos livros litúrgicos;
b) por um mais generoso aproveitamento dos recursos previstos para a solenização do culto;
c) pela consciência, por parte dos clérigos e dos fiéis, do rico significado de cada cerimônia, fortalecendo o devido, profundo e sacro respeito para com toda a nossa tradição litúrgica.
3. Popularizar, conforme pedido insistentemente pelos Papas, as cerimônias em língua latina, no rito romano moderno (forma ordinária, Missal de Paulo VI, pós-conciliar): que todas as igrejas e oratórios tenham a Missa em latim, ao menos semanalmente.
4. Colaborar com a implementação da “reforma da reforma”, mediante:
a) o uso frequente do rito romano tradicional (forma extraordinária, Missal de São Pio V, pré-conciliar, “tridentina”), na esteira do Motu Proprio Summorum Pontificum;
b) o debate sadio e respeitoso acerca de como facilitar o desenvolvimento harmônico e orgânico da liturgia;
c) a pesquisa histórica e teológica sobre os diversos aspectos do rito romano em suas duas formas.
5. Incentivar a ampla utilização do canto polifônico e, principalmente, do canto gregoriano, “canto próprio da liturgia romana”, o qual “ocupa o primeiro lugar entre seus similares.” (Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, 116)
AS 10 MAIS ACESSADAS DA SEMANA
Pluvial
Introdução O pluvial é um manto amplo, aberto à frente que os clérigos usam em algumas circunstâncias . O uso do pluvial é muito antigo, es...
"Não à comunhão de joelhos!"
[ Direto da Sacristia ] Republicamos um excelente artigo, à luz das recentes postagens em vários blogs pelo mundo, acerca do Summorum Ponti...
Mitos Litúrgicos comentados - Mito 27: Obedecer o padre em tudo?
Este estudo é baseado no artigo "Mitos Litúrgicos", que escrevi e foi revisado por Sua Excelência Reverendíssima Antonio Carlos...
O barrete e o solidéu
Barrete O barrete é um objeto quadrangular provido geralmente de 3 palas e quase sempre de um pompom. Sua cor varia de acordo com o clérigo...
Hábitos Talares do clero secular
Embora as vestes "de rua" dos clérigos não sejam vestes litúrgicas, publicamos esta postagem para tornar mais conhecida a expres...
Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento - modo correto de realizar
Convém, antes de tudo, notar que a adoração ao Santíssimo NÃO é um ato litúrgico. Ela pode ser INSERIDA em um ato litúrgico, isso sim. Tant...
A Alma Concorde com a Voz
Homilia da Santa Missa na Forma Extraordinária celebrada pelo nosso querido Padre Demétrio Gomes na Comunidade Canção Nova. "Exper...
Gestos e posições do povo na Missa
Fonte: www.adoremus.org Tradução: Lucas Cardoso da Silveira Santos Ritos Iniciais Fazer o sinal da Cruz com água benta (sinal do batism...
Cerimoniário
Algum tempo atrás um leitor nos mandou uma dúvida sobre a função do cerimoniário, como segue: "Tenho dúvidas sobre a função do cerimon...
O Belo também atrai os mais novos
Fofo, legal, engraçado, divino, maravilhoso, poderíamos usar muitos adjetivos para descrever o vídeo de Samuel Jamarillo, uma crianç...
LINKS
Adoremus
Ars Sacra
Association of Latin Liturgy
Association Pro Liturgia
Blog "Velatam ad Dei Gloriam"
Blog do Padre Z.
Blog do Pe. Francisco Faus
Canto Gregoriano (mp3 e partituras)
Chabanel Psalms - Música Sacra
Curso Elementar de Canto Gregoriano
D&A Paramentos
Ecclesia Design
En Garde!
Latin Liturgy Association
Legionários de Cristo
Liturgia Horarum
Livros litúrgicos pela forma extraordinária/tradicional/tridentina (e livros que ensinam a celebrar)
Motus Liturgicus - Movimento Litúrgico
Musica Sacra
New Liturgical Movement
Opus Dei
Ordo Missae em latim na forma ordinária (moderna)
Presbíteros
Regnum Christi
Sancta Missa
Santa Sé
TerraCotta Arte Sacra
Website de Francisco Fernández Carvajal
DOWNLOADS
Missale Romanum, 1962 (forma extraordinária)
Missale Romanum, 2002 (forma ordinária)
Pontificale Romanum, edição de Leão XIII (forma extraordinária)
Graduale Romanum, 1961 (forma extraordinária)
Índice do Graduale Romanum de 1974, para, em correspondência com o de 1961, ser usado na forma ordinária
Kyriale (Edição de Solesmes)
Kyriale (Edição Vaticana)
Liber Usualis, 1961 (forma extraordinária - para canto da Missa e Liturgia das Horas)
Ordem de Incensação das Oferendas (forma ordinária)
Orações para Paramentação na Sacristia
Livreto-Missal (forma extraordinária)
PESQUISAR NESTE BLOG
REDES SOCIAIS
COMENTÁRIOS RECENTES
Alex Cesar Moreira PinheiroCantamos o Glória Oficial da Liturgia que vem no CD de Partes Fixas ou o Glória com o Ritmo Amazônico que também tem a mesma...
Música litúrgica - o Gloria · 1 day ago
Côn. André AlexandreCôn. André Alexandre Infelizmente a má qualidade da formação litúrgica para os futuros clérigos acaba por levá-los a não...
Finados: Reforma da reforma em Itaiúba, SP – rito moderno versus Deum com barrete e paramentos pretos · 2 days ago
Rivaldo R.RibeiroUm sacerdote pode usar um chapéu de caubói durante a Missa, ou outro adereço qualquer senão a Batina e os paramentos indicado...
Mitos Litúrgicos comentados - Mito 27: Obedecer o sacerdote em tudo? · 2 days ago
Paulo Antonio Arraes"Se você vai à missa em um lugar e depois em outro, não encontrará a mesm missa". Esse texto e essa afirmação, em particular,...
Cardeais: abusos litúrgicos enfraquecem a fé · 4 days ago
Sávio BrenoOnde eu disse "missal antigo" leia-se "missal reformado"
Mitos Litúrgicos Comentados - Mito 22: Missa de frente para Deus ou de frente para os fiéis? · 1 week ago
Powered by Disqus
Salvem a Liturgia
salvemaliturgia
salvemaliturgia Papa na missa do 1° de maio:"Sociedade que não oferece trabalho ou explora os trabalhadores é injusta" “Não... fb.me/25mlHw0Z110 hours ago · reply · retweet · favorite
salvemaliturgia Novo: Espiritualidade pagã e espiritualidade cristã: Todos nós conhecemos as críticas de No...bit.ly/14ZA50g #liturgiaabout 1 hour ago · reply · retweet · favorite
Join the conversation
PALAVRAS-CHAVE
apoios eclesiásticos (10) arquitetura e arte sacra (35) bênção do Santíssimo (44)casamento (4) coroinhas e acólitos (13)dedicação de igreja e altar (21) entrevistas(14) erros litúrgicos (88)espiritualidade litúrgica(443)forma extraordinária(424) forma ordinária (543)história da liturgia (165) latim(354) liturgia das horas (72)missa(767) música litúrgica(174) ordenação (67) paramentos(77) partes da missa (67) procissão(95) reforma da reforma(587) revista (6) ritos orientais (34)sacerdócio (50) tempos litúrgicos (407) teologia litúrgica (259)tríduo pascal (105)versus Deum (84) versus populum(26)
ARQUIVO DE PUBLICAÇÕES
▼ 2013 (77)
▼ Maio (2)
Espiritualidade pagã e espiritualidade cristã
A Alma Concorde com a Voz
► Abril (21)
► Março (27)
► Fevereiro (10)
► Janeiro (17)
► 2012 (400)
► 2011 (515)
► 2010 (551)
► 2009 (194)
DIRETO DO VATICANO
ATUALIDADENEWS.VASALA DE IMPRENSA
2 de maio de 2013
Entrevista do L'Osservatore Romano com o Substituto da Secretaria de Estado, Mons. Angelo Becciu: A reforma do Papa Francisco (1° de maio de 2013)
2 de maio de 2013
Livrete da Celebração para a Oração do Santo Rosário de 4 de maio de 2013 na Basílica Papal de Santa Maria Maior
1º de maio de 2013
1° de maio de 2013Vídeo
30 de abril de 2013
Indicações para a Santa Missa no Dia das Confrarias e da Piedade Popular de 5 de maio de 2013
REZE O BREVIÁRIO (LATIM, FORMA ORDINÁRIA)
SITES PARCEIROS
SEGUIDORES
DOAÇÕES
ESTATÍSTICAS
NOSSOS PADROEIROS
Nossa Senhora Sede da Sabedoria - São Gregório Magno - São Pio de Pietrelcina
[Salvem a Liturgia!] © - Copyright 2009-2013
Todos os Direitos Reservados02/05/2013 07:11:54
Share Save
0 avaliação(ões)
Augusto de Piabetá — 02/05/2013 07:13:21:
http://www.salvemaliturgia.com/2013/05/espiritualidade-paga-e-espiritualidade.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+salvem+%28Salvem+a+Liturgia%21%29
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
ELES CHEGARAM LÁ: DUPLA DE ESPECIALISTAS DEFENDE O DIREITO …
A ASSUNÇAO DE MARIA AOS CÉUS
Nossa Senhora de Medjugorje
Um alerta para os EUA: Família adepta da educação em …
Reação à excomunhão do tal Pe. Beto revela essência do …
Don Galcerán De Pinós, o cruzado liberado por Santo …
IPCO - Instituto Plínio Corrêa de Oliveira
Prezado leitor e leitora de Portugal:
400 MILHÕES DE ABORTOS NA CHINA EM 30 ANOS DE PEQUIN
A Invocação do Nome de Jesus ou Oração de Jesus
Atos Pontificios - 30 abril
Rússia não quer suas crianças em adoção para duplas …
Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies · Reportage · Talks · Catechesis ·Mission · Pilgrimage · Liturgy · Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun
RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente · Termos e Condições
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]