Nossa Senhora de Medjugorje
Vídeo Entrevista com Pe. Mateus Maria e Priscila Alloi na Rede Vida
“ O PARAÍSO É JÁ AQUI NA TERRA”
A tristeza não é característica do cristão, afirma Francisco
Programa da Viagem do Papa ao Rio de Janeiro
UM RETORNO Á TRADIÇÃO , PARA A RENOVAÇÃO DA IGREJA - LITURGIA DIÁRIA , 07 DE MAIO DE 2013
Vídeo Entrevista com Pe. Mateus Maria e Priscila Alloi na Rede Vida
Posted: 07 May 2013 12:54 PM PDT
Assista a entrevista do Pe Mateus Maria na Rede Vida de TV, Programa Revista da Vida.
O Jornalista Lúcio Cesquim entrevistou o Pe. Mateus Maria, FMDJ e a Priscílla Aloi no Programa Revista da Vida.
Quer conhecer um pouco mais sobre a Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus?
ASSISTA! Caso não abrir clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=-0suSqrqV90&feature=youtu.be
“ O PARAÍSO É JÁ AQUI NA TERRA”
Posted: 07 May 2013 12:53 PM PDT
Medjugorje – Vicka Ivankovic –
É NESTA VIDA QUE SE FAZ JÁ A ESCOLHA DO PARAÍSO OU DO INFERNO
Por ocasião da festa de Todos os Santos, declarou Vicka: " como disse Nossa Senhora, Já nesta terra nós fazemos a escolha de ir para o céu ou para o purgatório ou ao inferno. Depois da morte continuamos a viver aquilo que escolhemos de viver na terra; cada um de nós, no entanto, sabe como vive.. Pessoalmente procuro fazer com todo o coração o melhor de mim para ir ao céu. Tenho um grande desejo de ir para o paraíso. Sobre a terra porem, muitos escolhem o purgatório: isto significa que não são completamente decididos por Deus. Outras pessoas, porem, escolhem fazer tudo contra Deus e contra a Sua vontade: estas pessoas escolhem viver no inferno e depois da morte continuam a viver o inferno que já vivem aqui. Aquilo que nós viveremos depois da morte depende de nós porque Deus deu a cada um a liberdade. Nossa Senhora diz que muitos vivem somente para vida na terra porque acreditam que depois da morte tudo seja acabado, mas isto é um grande erro porque a vida é somente uma passagem que nos conduz à eternidade. Rezemos para que estas palavras nos ajudem a recordar quanto é preciosa cada hora que possamos viver aqui sobre a terra"
ENTREVISTA COM VICKA " O PARAÍSO É JÁ AQUI NA TERRA" ( ECO DE MARIA Nº 174)
Nos encontramos no dia do seu aniversário. Era serena, sorridente, disponível. Também naquele dia, assim especial, não desejava faltar ao encontro com os peregrinos, encolhida sobre a escada azul para contar com detalhes, os seus encontros com Nossa Senhora.
Pergunta: Vicka, Nossa Senhora visita esta terra à 23 anos e nos tem dado muito. Alguns peregrinos porém, se limitam somente a "pedir" não escutam os pedidos de Maria: " tu que coisa me dás?" Qual é a sua experiência neste sentido?
VICKA: O home é a continua procura de qualquer coisa. Se pedirmos o amor verdadeiro e sincero a Maria que é nossa mãe, Ela é sempre pronta a nos dar, mas em troca espera também de nós qualquer coisa. Sinto que hoje, de modo especial, vivemos um tempo de grandes graças, no qual o homem é co0nvidado não somente a pedir mas também a agradecer e a doar. Não temos agora consciência de quanta alegria se experimenta na oferta. Se eu me sacrifico por Nossa Senhora ( porque Ela me pede), sem procurar nada por mim mesma, e depois peço qualquer coisa pelo outro, sinto no coração uma alegria especial e vejo que Nossa Senhora é contente. Maria se alegra seja quando doa seja quando recebe. O homem deve rezar e, através da oração doar-se: o resto lhe será dado no momento oportuno.
Pergunta: geralmente, porém, no sofrimento o homem procura uma via de saída ou um remédio.
VICKA: Nossa Senhora explicou muitas vezes que quando Deus dá uma cruz- a doença, o sofrimento, etc... deve ser acolhida como um grande dom. Ele sabe porque a dá e sabe quando a suspenderá: O Senhor deseja somente a nossa paciência. Sobre isto porém Nossa Senhora disse: " quando o dom da cruz chega, vocês não estão prontos a acolhe-la, e dizem sempre: mas porque a mim e não a qualquer outro? Se ao contrário, vocês começarem a agradecer e a rezar dizendo: Senhor, obrigada por este dom. Se tens agora qualquer coisa para dar-me, estou pronto a aceita-lo; mas te peço, da -me a força de carregar a minha cruz com paciência e amor... em vós entrará a paz. Não podeis nunca imaginar quanto valor tem o vosso sofrimento aos olhos de Deus" É muito importante rezar por todos as pessoas que se cansam de aceitar a cruz: precisam da nossa oração, e com a nossa vida e exemplo nós podemos fazer muito.
Pergunta: por vezes se manifestam sofrimentos morais ou espirituais que não se sabe como gerir. Que coisa tens aprendido de Nossa Senhora neste ano?
VICKA: devo dizer que pessoalmente sou felicíssima, porque sinto uma grande alegria dentro de mim e tanta paz. Em parte é mérito meu, porque desejo estar contente, mas sobretudo o amor de Nossa Senhora que me deixa assim. Maria nos pede a simplicidade, a humildade, a modéstia... quanto me é possível eu me esforço com todo o coração de oferecer aos outros aquilo que Nossa Senhora me dá.
Pergunta: no seu testemunho contas que quando Nossa Senhora te levou a ver o paraíso, você atravessou uma espécie de " passagem".Creio porem, que se nós nos oferecermos e desejarmos andar alem do sofrimento, a passagem será presente também na nossa alma, não é assim?
VICKA: Certo! Nossa Senhora disse que o paraíso se vive aqui já sobre a terra, e depois simplesmente se continua. Mas aquela "passagem" é importantíssima: se eu vivi o paraíso aqui e o sinto dentro do meu coração, estarei pronta a morrer em qualquer momento que Deus me chamar, sem colocar-lhe nenhuma condição. Ele deseja nos encontrar prontos todo dia, embora ninguém saiba quando será. Agora a " grande passagem" não é outra senão a nossa prontidão.
A tristeza não é característica do cristão, afirma Francisco
Posted: 07 May 2013 04:23 AM PDT
2013-05-07 Rádio Vaticana Cidade do Vaticano (RV) – Também em meio às atribulações, o cristão jamais está triste, mas sempre testemunha a alegria de Cristo. Foi o que afirmou esta manhã o Papa Francisco, durante a Missa na Casa Santa Marta. Na presença de um grupo de funcionários da Fábrica de S. Pedro, o Papa falou que o cristão enfrenta as dificuldades não só com alegria, mas também com paciência. Francisco deu o exemplo de muitos mártires, como os de Nagasaki, que se ajudavam reciprocamente, "esperando o momento da morte". Outros iam para o martírio como se estivessem se dirigindo a uma festa de casamento. Este comportamento de suportar, acrescentou, é a atitude normal do cristão, e não a de constante lamentação. O cristão, então, é chamado a suportar como fez Jesus, "sem lamentações, e a suportar em paz". Este "caminhar na paciência renova a nossa juventude e nos torna mais jovens": "O paciente é aquele que, no final, é o mais jovem! E a isso nos convida o Senhor: a esta renovada juventude pascal pelo caminho do amor, da paciência, de suportar as tribulações e também – permito-me dizer – de nos suportar uns aos outros."
Programa da Viagem do Papa ao Rio de Janeiro
Posted: 07 May 2013 03:27 AM PDT
Foi divulgada ao meio-dia de hoje, 07, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal. Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana). A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados. - breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família. - breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família. O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro. A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho. Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa. O Santo Padre será acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro. No final da tarde no Rio de Janeiro o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa. No início da noite Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará. Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Às 9 horas Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos. Por volta das 10 horas deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita. A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras. O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade. Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial. Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade. O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da Comunidade. Ali o Papa fará um discurso. Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado. Na parte da tarde às 17 horas o Santo Padre deixará movamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. Retornará depois ao Sumaré onde pernoitará. Na sexta-feira de manhã, dia 26, Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Em seguida irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde às 10 horas irá confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes. Após as confissões Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal. O Santo Padre irá encontrar em forma reservada cinco jovens detentos. Presentes também alguns assistentes acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a Capela onde encontrará as Irmãs que trabalham na residência. Às 12 horas o Santo Padre do balcão do Palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos. No Salão redondo no primeiro andar do Arcebispado, o Santo Padre almoçará com S.E. Dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira. O almoço terá a duração de cerca 1 hora. Após o almoço o Papa retornará ao Sumaré. No final da tarde, às 17 hora retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará. No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas. Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso. Na conclusão o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal. No início da noite, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens. O encontro com os jovens terá lugar em uma área campestre denominada Campus Fidei, preparada para a ocasião pelas Autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Santo Padre; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e benção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte. No domingo, dia 28, Papa Franisco às 8h20 deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio. Um cinegrafista do CTV estará abordo do helicóptero e transmitirá as imagens ao vivo através do host broadcaster. Às 10 horas terá início a Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidente da República. A Celebração terminará com o discurso de S.E.Card.Rylko; Angelus do Santo Padre; e anúncio da sede e do ano onde se realizará a sucessiva JMJ. Papa retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a Comitiva papal. Ainda no Sumaré às 16 horas o Papa encontrará o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano. O Comitê de coordenação do Celam é composto por cerca 45 bispos, que iniciarão as Sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho. Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará a eles um discurso. Às 18h30 a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Santo Padre. O Santo Padre se despedirá da Presidente da República nas escadas do avião. A partida para Roma está prevista para às 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana. Conclusão da 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco. (SP) Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=689782 do site da Rádio Vaticano
UM RETORNO Á TRADIÇÃO , PARA A RENOVAÇÃO DA IGREJA - LITURGIA DIÁRIA , 07 DE MAIO DE 2013
Posted: 06 May 2013 07:25 PM PDT
UM RETORNO Á TRADIÇÃO , PARA A RENOVAÇÃO DA IGREJA
"SÓ RETORNANDO À TRADIÇÃO DA IGREJA, PODEREMOS ENTRAR NA RENOVAÇÃO DA IGREJA DE HOJE , ONDE DEUS , SEU FILHO , JESUS CRISTO , E A PALAVRA SÃO SEU CENTRO" - (CARDEAL CANIZARES)
O purpurado , traçou um paralelo entre a situação atual e a que viveu em sua época São Tomás de Vilanova, onde foi Arcebispo de Valência 1544-1555 , a quem qualificou como de "tradição, reflexo do que foi o Concílio de Trento, em uma época de renovação na Igreja e na sociedade", cujo episcopado se desenvolveu sob uma crise social e eclesial, como evocou
O purpurado valenciano concluiu sua homilia com outro novo paralelismo entre a figura do Santo Tomás de Vilanova e a do Papa Bento XVI, que seguia os passos deste santo, colocando no coração do homem e da Igreja o Deus-Amor; fazendo um contínuo chamamento à renovação da Igreja de hoje, ao retornar às fontes originais que são : Deus, seu filho Jesus Cristo e a Palavra ; e recuperar a importância do sacramento da reconciliação para poder levar a cabo essa conversão e renovação"
O TRADICIONALISMO É UMA AFIRMAÇÃO : Uma das coisas mais importantes que uma pessoa tem é a identidade. Isso explica porque os nomes são tão importantes para nós. Adão recebeu poder para designar as coisas no Jardim do Édem, mostrando que ele tinha domínio sobre o restante da criação, incluindo Eva, a quem nomeou. Quando uma criança descobre que um grande animal de olhar estranho tem um nome, ela encontra conforto neste fato, e se o papai pode identificá-lo, a coisa não deve ser tão terrível. Ela é conhecida
Os católicos tradicionais, ou tradicionalistas, designam a si mesmos dessa forma por causa de sua adesão às tradições da Igreja; uma vez que eles o fazem em vista do abandono em larga escala daquelas tradições por parte da hierarquia, assim como clero e fiéis, este é o motivo pelo qual a expressão "católicos" nem sempre é suficiente, embora devesse ser . Além desse conceito muito genérico do que é o tradicionalismo, há compreensões múltiplas e discrepantes do que exatamente define a identidade do tradicionalista. Evitando um dogmatismo rígido onde a Igreja não nos deu ainda uma definição dogmática — precisamos estar preparados para morrer pelo dogma católico, porém não por nossas próprias opiniões — gostaria de considerar o que o tradicionalismo é em sua essência
O contraste clareia a mente, então começarei com o que o tradicionalismo não é . O tradicionalismo não é uma negação . Ele não é uma recusa . Ele não é um apontar de dedos seguido de "você está errado!". Existe um nome para essa ideologia : protestantismo . O protestantismo não é um conteúdo, mas sim um anti-conteúdo. Ele não é uma afirmação, mas sim uma negação
Certamente, o católico deve concordar com as condenações da Igreja , bem como com as suas definições , mas uma existência de condenação é contingente a duas coisas: a verdade que veio primeiro, e um erro que nega a verdade. Em outras palavras, uma condenação, embora boa e necessária, somente surge porque algum vilão (talvez o próprio Satanás) elaborou uma negação da verdade de Deus. Mas a verdade de Deus chegou primeiro
Os textos do Concílio de Trento nos dão uma ilustração disso. Trento afirma a verdade católica em seus decretos, que são textos comparativamente longos que explicam a doutrina católica em detalhes . Ao final daqueles decretos de rico conteúdo, em seguida, o Concílio condena os diversos erros em seus breves cânones
Assim, a curta resposta à pergunta referente à identidade do tradicionalista é que ele é um católico que afirma as verdades dogmáticas, os ensinamentos morais e às tradições litúrgicas da Igreja . Isso é substancial e primário. O fato de agir assim em face de oposição, não somente do mundo, mas de outras pessoas que se chamam católicos, é secundário e acidental . Não vamos inverter a ordem, se não permitiremos que o inimigo imponha a nossa identidade
Uma palavra sobre a busca por uma identidade : acredito que isso seja algo muito moderno, um produto da falta de raízes da cultura moderna, que nos serve a partir de nossas tradições, nossa terra e nossa gente. A modernidade nos homogeneíza, efetivamente desenraizando costumes e culturas locais. O católico é um membro da Igreja universal, mas ele não é um cidadão do universo por causa disso. Ele está localizado, e seu encontro com a Fé está no contexto de lugar, idioma e costume. Um católico do século quatorze na França e seu correligionário do quarto século no Egito possuíam a mesma fé, moral e religião (com padres, bispos, Missa, sacramentos, etc.), mas a variedade de idioma, ritual e costume era grande
Isso é como deveria ser. Recebemos a fé em nível local . Nós a vivemos em nossas famílias. Nós a pronunciamos em nossos idiomas. Nós a praticamos no prédio daquela igreja, com as pessoas daquela comunidade. A vivência da fé verdadeira é o que produz uma cultura católica, e essa cultura é o que deve impressionar por si mesma nossos jovens, formando as suas convicções, inspirando as suas ações, comandando as suas reações. Uma identidade – genuína, em todo caso – é formada dessa maneira orgânica. Nós não as colocamos e retiramos como um aluno de faculdade indeciso faz com sua carreira universitária. Isso é o que o homem moderno, sem raízes e sem descanso, faz, e essa é uma das causas de sua insanidade
Em nossos dias, é claro, a Fé não está sendo vivida em lugares onde habitualmente estava. Os campanários italianos, que proporcionam àqueles que os ouvem um sentido de lar, ainda soam, mas freqüentemente anunciam o oferecimento de uma liturgia bizarra , a pregação de uma doutrina aguada e uma religiosidade de conformidade aos padrões do mundo . Assim , "espírito do campanário", não representa totalmente o que fazia outrora . E isso vale para outros lugares na Igreja universal. Assim, essa é a razão pela qual os tradicionalistas viajam, às vezes grandes distâncias, para ouvir uma Missa tradicional , com a catequese e a cultura que a acompanham
Mas ainda podemos fazer muito para viver a Fé em nossas famílias e nossas comunidades. Ao fazê-lo, devemos resistir à tentação de transformar o tradicionalismo em uma ideologia , uma reação ou uma negação do que as outras pessoas fazem . O tradicionalismo é aquilo que somos, aquilo que sabemos, e aquilo que fazemos. Aqui, então, catalogaremos algumas das coisas que os tradicionalistas afirmam ou devem afirmar :
1-Afirmamos o credo católico em toda a sua integridade
2-Afirmamos que a Igreja Católica é a única esposa de Cristo, e que a sua Fé e a sua religião são os únicos caminhos divinamente revelados para se acreditar e servir ao Deus vivo. Conseqüentemente, a Igreja Católica é o único caminho para a salvação
3-Afirmamos que a verdade divina é atacada por inimigos da Igreja de Deus, e que os fiéis devem "pelejar pela fé, confiada de uma vez para sempre aos santos." (Judas 1, 3)
4-Afirmamos a constituição sobrenatural da Igreja, a hierarquia natural da família e o domínio de Cristo Rei na sociedade. Na medida de nossas possibilidades, trabalharemos para preservar ou restaurar essas coisas em nossas próprias famílias e comunidades; porque o mundo, a carne e o demônio estão minando esta ordem estabelecida por Deus
5-Afirmamos que o louvor público de Deus pela Igreja e sua liturgia nos foram entregues com grande cuidado por nossos pais na Fé. Isso foi feito em uma bela variedade de ritos. É errôneo jogar fora esses tesouros de séculos de desenvolvimento cuidadoso sob a proteção do Espírito Santo. Assim, nós os praticaremos, honraremos, amaremos e ensinaremos aos nossos filhos
A resposta autêntica ao mal é uma vida de virtude e santidade cristã, que nada mais é do que a resposta fiel à vocação básica (o chamado batismal à santidade), vivida de acordo com o modo da "vocação secundária" (ou seja, sacerdócio, vida religiosa, matrimônio, o celibato no mundo)
Há muita coisa obscura e má na vida, mas se optarmos por permitir a nós mesmos sermos consumados por essas coisas, então, que vergonha . São Paulo observa que o que perdemos em Adão é muitíssimo superado por aquilo que ganhamos em Cristo (cf. Romanos 5:15 seg.). Não é necessário ter Fé para ver a maldade e o desespero ; eles são óbvios demais aos sentidos . A grande maravilha é a quantidade de bem que realmente existe, e para ver isso é necessário ter Fé : a água regenerando pecadores como filhos de Deus e herdeiros do Céu, o Próprio Deus descendo em nossos altares nas aparências de pão e vinho, o Evangelho sendo pregado aos pobres
E o próprio Evangelho, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo! Esta é a "Boa Nova" : Boa, porque procede do bom Deus, e nova, porque precisa ser dita
Temos um tesouro na liturgia tradicional da Igreja . Também temos grandes comentários sobre ela, nenhum melhor do que o Ano Litúrgico de Dom Gueranger . Também temos a Sagrada Escritura, os escritos dos Padres e Doutores , e os grandes monumentos intelectuais e artísticos da cultura católica que nasceram com as sociedades cristãs. Tudo o que temos, mais o Próprio Deus, os Anjos, os Santos, e a promessa de glória futura se perseverarmos! E não nos esqueçamos que temos Nossa Senhora, a Causa de Toda a nossa Alegria
Um Prior de uma ordem monástica , num momento de rara beleza no clero disse : "eu não vou pegar o ônibus de casula, não vou passear na cidade com os paramentos. Isso não! As vestes litúrgicas são a marca distintiva do sacerdote, e para as demais coisas da vida eu uso o hábito, não as vestes sacerdotais. No altar, o homem de hábito morre e nasce o Cristo com seus paramentos: casula, alva, cíngulo, estola, amito, manípulo
Por que ele compreende isso? Por que ele pensa diferente da maioria do clero? A resposta é: ele crê em Cristo, crê na Missa, crê que é um sacerdote e não um presidente de celebração. A Tradição precisa de nós, e resistiremos!
Se, com tudo isso, precisarmos sair em busca de uma identidade, ou defini-la em termos puramente negativos contra alguma outra classe de pessoas, então, realmente, não temos idéia alguma sobre o que seja a Tradição
LITURGIA DO DIA 07 DE MAIO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: ATOS DOS APÓSTOLOS 16, 22-34
VI SEMANA DA PÁSCOA , (BRANCO - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO ATOS DOS APÓSTOLOS -
Naqueles dias, 22O povo insurgiu-se contra eles. Os magistrados mandaram arrancar-lhes as vestes para açoitá-los com varas. 23Depois de lhes terem feito muitas chagas, meteram-nos na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. 24Este, conforme a ordem recebida, meteu-os na prisão inferior e prendeu-lhes os pés ao cepo. 25Pela meia-noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam um hino a Deus, e os prisioneiros os escutavam. 26Subitamente, sentiu-se um terremoto tão grande que se abalaram até os fundamentos do cárcere. Abriram-se logo todas as portas e soltaram-se as algemas de todos. 27Acordou o carcereiro e, vendo abertas as portas do cárcere, supôs que os presos haviam fugido. Tirou da espada e queria matar-se. 28Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, pois estamos todos aqui. 29Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas. 30Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: Senhores, que devo fazer para me salvar? 31Disseram-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família. 32Anunciaram-lhe a palavra de Deus, a ele e a todos os que estavam em sua casa. 33Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família. 34Em seguida, ele os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se com toda a sua casa por haver crido em Deus - Palavra do Senhor
1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos / e ante o vosso templo vou prostrar-me. -R.
2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, / porque fizestes muito mais que prometestes; / naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma. -R.
3. Entendereis o vosso braço em meu auxílio / e havereis de me salvar com vossa destra. / Completai em mim a obra começada; / ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu vos peço: não deixeis inacabada / esta obra que fizeram vossas mãos! -R.
SALMO RESPONSORIAL(137)
REFRÃO: Ó SENHOR, ME ESTENDEIS O VOSSO BRAÇO E ME AJUDAIS
1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos / e ante o vosso templo vou prostrar-me. -R.
2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, / porque fizestes muito mais que prometestes; / naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma. -R.
3. Entendereis o vosso braço em meu auxílio / e havereis de me salvar com vossa destra. / Completai em mim a obra começada; / ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu vos peço: não deixeis inacabada / esta obra que fizeram vossas mãos! -R.
EVANGELHO: JOÃO 16, 5-11
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO -
Naquele tempo, 5Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? 6Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. 7Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. 8E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. 9Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. 10Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; 11ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado - Palavra da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Hoje convido todos vocês a decidirem-se pela santidade. Filhinhos, que para vocês a santidade esteja sempre em primeiro lugar em seus pensamentos e em cada situação, no trabalho e nas conversas. Dessa forma, vocês a colocarão em prática, pouco a pouco e, passo a passo, a oração e a decisão pela santidade entrarão em suas famílias. Sejam verdadeiros com vocês mesmos e não se prendam às coisas materiais, mas a Deus. Não se esqueçam, filhinhos, de que a vida de vocês é passageira como uma flor. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.08.2001
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA FLAVIA DOMITILA -
Era esposa do governador romano chamado Flávio Clemente, pertencente à família dos flavianos. Os imperadores Vespaziano, Tito e Domiciano pertenciam também a esta família. Os dois primeiros não aplicaram o edito de Nero, que tornava cada cristão um criminoso, mas Domiciano sim. Com interesses econômicos e de impostos, oprimia judeus e cristãos. Flávia, cujo marido permitia que ela vivesse a fé, vivia a caridade. Socorria os pobres, cuidava do enterro dos mártires. Porém, seu esposo foi assassinado por Domiciano, que não admitia ter uma cristã em sua família. Ele então desterrou Flávia para uma ilha, onde sofreu muitos maus tratos e foi martirizada. Peçamos a intercessão da santa de hoje, para que o nosso testemunho seja atual na fé e expresso na caridade. Santa Flávia Domitila, rogai por nós!
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]