Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 13 de maio de 2013

    [Novo post] Alguém que tenha cometido um pecado mortal pode receber a Comunhão se fizer um ato de contrição perfeito?




    tiago rodrigo silva publicou: "O Catecismo da Igreja Católica afirma que, se uma pessoa faz um ato "perfeito" de contrição, seus pecados mortais foram perdoados mas precisam ir para ir à confissão sacramental, o mais rapidamente possível. Isso significa que uma pessoa no banco da igrej"






    Novo post em Paraclitus









    Alguém que tenha cometido um pecado mortal pode receber a Comunhão se fizer um ato de contrição perfeito?


    by tiago rodrigo silva



    O Catecismo da Igreja Católica afirma que, se uma pessoa faz um ato "perfeito" de contrição, seus pecados mortais foram perdoados mas precisam ir para ir à confissão sacramental, o mais rapidamente possível. Isso significa que uma pessoa no banco da igreja na missa dominical da manhã, depois de supostamente fazer um ato de contrição perfeito, pode receber a Eucaristia na Missa?

    Resposta:

    Primeiro, para esclarecer, o Catecismo fala de "contrição perfeita", não um "ato de contrição perfeito." Esta é uma distinção importante, porque não é um ato perfeito (por exemplo, recitando um ato de contrição como perfeita oração) que obtém o perdão dos pecados graves, mas é a própria contrição que deve ser perfeita.

    Contrição é definida como "a tristeza da alma e o ódio pelo pecado cometido, juntamente com a decisão de não mais pecar" (CIC 1451). Contrição pode ser imperfeita ou perfeita.

    Contrição imperfeita, que não obtém o perdão dos pecados graves, "nasce da consideração da indignidade do pecado ou do temor da condenação eterna e as outras penas que ameaçam o pecador" (CIC 1453).

    Contrição perfeita, por outro lado, "surge de um amor pelo qual Deus é amado acima de tudo" (CIC 1452). Só desta forma de contrição obtém o perdão dos pecados graves antes de ir para a confissão.

    Da contrição perfeita obtém o perdão dos pecados graves, aquele que faz um ato de contrição perfeita pode receber a Eucaristia sob certas condições. O Código de Direito Canônico afirma:

    Uma pessoa que está consciente de pecado grave não é para celebrar a missa nem comungue o Corpo do Senhor sem confissão sacramental anterior, a menos que haja um motivo grave e não há oportunidade de confessar, neste caso, a pessoa deve ser lembrada sobre a obrigação de fazer ato de contrição perfeito, que inclui a decisão de confessar o mais rapidamente possível. (CIC 916)

    Note que existem quatro condições que devem ser cumpridas antes de ir para a Comunhão:

    Deve haver um motivo grave para comungar (por exemplo, perigo de morte).

    Deve ser física ou moralmente impossível ir à confissão primeiro.

    A pessoa já deve estar em estado de graça através de contrição perfeita.

    A pessoa deve ter a decisão para se confessar o mais rápido possível.

    Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva - Apostolado Spiritus Paraclitus, do original em inglês "Can someone who has committed a mortal sin receive Communion if he makes a perfect act of contrition?" do site catholic.com



    tiago rodrigo silva | janeiro 13, 2012 às 9:36 am | Categorias: Liturgia - Sacramentos | URL: http://wp.me/p1Iwyb-2wo




    Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.

    Problemas ao clicar? Copie e cola esta URL em seu navegador:
    http://www.paraclitus.com.br/2012/doutrina/sacramentos/alguem-que-tenha-cometido-um-pecado-mortal-pode-receber-a-comunhao-se-fizer-um-ato-de-contricao-perfeito/










    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo