Idioma • Augusto de Piabetá • Enviar •
Jesus recebeu seu próprio Corpo e Sangue?
Augusto de Piabetá 13/05/2013 10:32:36
tiago rodrigo silva publicou: "Amanhã será o aniversário da minha primeira comunhão, um dia que eu me lembro muito bem e com muito carinho. Meu filho mais velho, Joshua, está se preparando para a sua primeira comunhão, e nos últimos meses nós nos engajamos em um estudo teológico sobre "
Novo post em Paraclitus
Jesus recebeu seu próprio Corpo e Sangue?
by tiago rodrigo silvaAmanhã será o aniversário da minha primeira comunhão, um dia que eu me lembro muito bem e com muito carinho. Meu filho mais velho, Joshua, está se preparando para a sua primeira comunhão, e nos últimos meses nós nos engajamos em um estudo teológico sobre o mistério da Eucaristia.
Há anos, nossa família tem um ritual que na hora de dormir fazemos a leitura da Sagrada Escritura, seguida de algumas reflexões teológicas. Eu sempre fico maravilhado com a forma com que meus filhos lidam com a partilha da fé. Eles fazem muitas perguntas, apesar de algumas serem simples, para mim, me tocam profundamente. Há algumas noites atrás, depois de lermos no Evangelho de Mateus sobre a Santa Ceia, Joshua perguntou: "Papai, Jesus recebeu seu próprio Corpo e Sangue"?
Ótima pergunta!
Embora a Escritura não explicite o estado no qual Jesus recebeu seu próprio Corpo e Sangue na Santa Ceia, podemos, no entanto, encontrar pistas implícitas nos Evangelhos Sinópticos que indicam que ele provavelmente fez. Vamos examinar brevemente o relato de Mateus: "No primeiro dia dos pães ázimos, vieram os discípulos a Jesus, dizendo: 'Onde vamos preparar para que você possa comer a Páscoa? "Ele disse: "Ide à cidade a um certo alguém e dizer-lhe: 'O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa com os meus discípulos" (Mt 26:17-18 )."
Note que a frase "celebrar a Pascoa" é sinônimo de "comer a Pascoa". Nós sabemos, pelas Escrituras, que Jesus era fiel em observar a festa judaica da Pascoa e Ele assim o tinha feito durante toda a sua vida. Isso implica o consumo de refeição. Mateus continua essa narrativa pontuando que Jesus tomou a refeição junto com os seus discípulos: "Ao cair da tarde, sentou-se à mesa com os doze discípulos, e como eles estavam comendo ... (Mat. 26:20)"
Ele [Jesus] respondeu: 'Aquele que mete a mão no prato comigo ...' (Mat. 26:23)
Quando comiam, Jesus tomou o pão, abençoou, partiu-o e deu-o aos discípulos e disse: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo'. e ele tomou o cálice, e havendo dado graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele, todos vós, porque este é o meu sangue da eterna aliança, que é derramado por muitos para o perdão dos pecados. Eu lhe digo que não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino do meu Pai. (Mateus 26, 26-29).
Eu acredito que essa passagem do Evangelho, juntamente com outras dos Evangelhos (ver Marcos 14, 12-25, Lucas 22, 7-20) fortemente sugere que Jesus de fato tomou a refeição da Pascoa com os discípulos, quando Ele instituiu a Eucaristia com o seu Corpo e Sangue.
O que mais me convence é o argumento brilhante formulada pelo Doutor Angélico, São Tomás de Aquino em A Suma Teológica (ST Q. 81,1):
Artigo 1 º. Se Cristo recebeu o Seu próprio corpo e sangue?
Objeção 1. Parece que Cristo não recebeu o Seu próprio corpo e sangue, porque nada deve ser afirmada de ações ou provérbios ou de Cristo, que não é proferida pela autoridade da Sagrada Escritura. Mas não é narrado nos evangelhos que ele comeu seu próprio corpo ou bebia seu próprio sangue. Portanto, não devemos afirmar isso como um fato.
Objeção 2. Além disso, nada pode ser dentro de si, exceto talvez em razão de suas partes, por exemplo: como uma parte está em outro, como se afirma em Phys. iv. Mas o que é comido e bebido está no comedor e bebedouro. Portanto, uma vez que o Cristo inteiro está sob cada uma das espécies do sacramento, parece impossível para ele ter recebido esse sacramento.
Objeção 3. Além disso, a recepção deste sacramento é dupla, ou seja, espiritual e sacramental. Mas o espiritual era inadequado para Cristo, como Ele derivou nenhum benefício do sacramento e, em consequência assim era o sacramental, pois é imperfeito, sem o espiritual, como foi observado (q. 80, artigo 1 º). Consequentemente, de nenhuma maneira que Cristo participou deste sacramento.
Pelo contrário, diz Jerônimo (Ad Hedib., Ep. Xxx), "O Senhor Jesus Cristo, ele mesmo o hóspede e banquete, é tanto o participante e o que é comido".
Eu respondo que, alguns disseram que Cristo durante a ceia deu Seu corpo e sangue aos seus discípulos, mas não participou dele próprio. Mas isso parece improvável. Porque Cristo foi o primeiro a cumprir o que Ele exigiu outros a observar: assim Ele quis primeiro a ser batizado na imposição de batismo sobre os outros: como lemos em Atos 1,1: "Jesus começou a fazer e a ensinar." Daí ele em primeiro lugar levou Seu próprio corpo e sangue, e depois deu a serem tomadas pelos discípulos. E, portanto, o brilho sobre Rute 3,7 "Quando ele tinha comido e bebido", diz: "Cristo comeu e bebeu na ceia, quando deu aos discípulos o sacramento do seu corpo e sangue".
Assim, "porque as crianças participavam [Vulgata:" se têm tornado participantes "(Hebreus 2,14)]. De Sua carne e sangue, Ele também tem sido participante da mesma"
Réplica à Objeção 1. Lemos nos Evangelhos como Cristo "tomou o pão e o cálice ...", mas não é para ser entendido que Ele os levou apenas em suas mãos, como alguns dizem mas que Ele os levou da mesma forma como Ele lhes deu para os outros a tomar. Assim, quando Ele disse aos discípulos: "Tomai e comei", e mais uma vez, "Tomai e beber", é preciso entender que Ele mesmo, em levá-lo, ambos comeram e beberam. Por isso alguns compuseram esta rima:
"O Rei na Ceia senta,
Os doze convidados como ele cumprimenta,
Juntando-se em suas mãos,
A comida própria agora come.
Réplica à Objeção 2. Como foi dito (q. 76, artigo 5 º), Cristo, como contido sob este sacramento está em relação ao lugar, não de acordo com suas próprias dimensões, mas de acordo com as dimensões das espécies sacramentais, de modo que o próprio Cristo é em todo lugar onde essas espécies são. E porque as espécies foram capazes de ser ao mesmo tempo nas mãos e na boca de Cristo, o Cristo inteiro poderia estar em ambas às mãos e boca. Agora, isso não poderia acontecer era sua relação com lugar para estar de acordo com as suas dimensões adequadas.
RESPOSTA À 3. Tal como foi indicado anteriormente (79, 1, ad 2), o efeito deste Sacramento não é apenas um aumento de graça habitual, mas, além disso, um certo deleite de doçura real espirituais. Mas, embora a graça não fosse aumentada em Cristo através de a Sua receber este sacramento, mas Ele tinha um certo deleite espiritual da nova instituição deste sacramento. Por isso Ele mesmo disse (Lucas 22,15): "Com Tenho desejado ardentemente comer esta Páscoa convosco", que palavras de Eusébio explica o novo mistério do Novo Testamento, que Ele deu aos discípulos. E, portanto, ele comeu tanto espiritualmente quanto sacramentalmente, na medida em que ele recebeu o seu próprio corpo sob o sacramento que sacramento do Seu próprio corpo Ele tanto entendido e preparado, mas diferente dos outros que participam dele tanto sacramentalmente e espiritualmente, pois estes recebem um aumento da graça, e eles precisam dos sinais sacramentais para perceber sua verdade.
Embora esta questão da existência ou não se Jesus recebeu o seu próprio corpo e sangue não seja resolvido doutrinalmente, acho que o raciocínio de São Tomás parece ser atraente e digno de consideração.
O quê você acha?
Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva - Apostolado Spiritus Paraclitus, do original em Inglês "Did Jesus recive his won Body and Blood?" do site catholic.com
tiago rodrigo silva | maio 13, 2013 às 9:19 am | Categorias: Destaques | URL: http://wp.me/p1Iwyb-2wh
Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.
Problemas ao clicar? Copie e cola esta URL em seu navegador:
http://www.paraclitus.com.br/2013/destaques/jesus-recebeu-seu-proprio-corpo-e-sangue/
Favor digitar sua postagem aqui
Augusto de Piabetá 13/05/2013 10:36:04
Bíblia Católica Online
Antigo Testamento
Novo Testamento
Bíblias
Leituras do dia
A Bíblia e a Igreja
Blog
Home /
Bíblia Ave Maria /
São Lucas /
Capítulo 22
São Lucas, 22
1. Aproximava-se a festa dos pães sem fermento, chamada Páscoa.
2. Os príncipes dos sacerdotes e os escribas buscavam um meio de matar Jesus, mas temiam o povo.
3. Entretanto, Satanás entrou em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, um dos Doze.
4. Judas foi procurar os príncipes dos sacerdotes e os oficiais para se entender com eles sobre o modo de lho entregar.
5. Eles se alegraram com isso, e concordaram em lhe dar dinheiro.
6. Também ele se obrigou. E buscava ocasião oportuna para o trair, sem que a multidão o soubesse.
7. Raiou o dia dos pães sem fermento, em que se devia imolar a Páscoa.
8. Jesus enviou Pedro e João, dizendo: Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa.9. Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos?
10. Ele respondeu: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem carregando uma bilha de água; segui-o até a casa em que ele entrar,
11. e direis ao dono da casa: O Mestre pergunta-te: Onde está a sala em que comerei a Páscoa com os meus discípulos?
12. Ele vos mostrará no andar superior uma grande sala mobiliada, e ali fazei os preparativos.
13. Foram, pois, e acharam tudo como Jesus lhes dissera; e prepararam a Páscoa.
14. Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos.
15. Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer.
16. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus.
17. Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós.
18. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.
19. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.20. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós...
21. Entretanto, eis que a mão de quem me trai está à mesa comigo.
22. O Filho do Homem vai, segundo o que está determinado, mas ai daquele homem por quem ele é traído!
23. Perguntavam então os discípulos entre si quem deles seria o que tal haveria de fazer.
24. Surgiu também entre eles uma discussão: qual deles seria o maior.
25. E Jesus disse-lhes: Os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam-se benfeitores.
26. Que não seja assim entre vós; mas o que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo.
27. Pois qual é o maior: o que está sentado à mesa ou o que serve? Não é aquele que está sentado à mesa? Todavia, eu estou no meio de vós, como aquele que serve.
28. E vós tendes permanecido comigo nas minhas provações;
29. eu, pois, disponho do Reino a vosso favor, assim como meu Pai o dispôs a meu favor,
30. para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino e vos senteis em tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
31. Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo;
32. mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos.
33. Pedro disse-lhe: Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte.
34. Jesus respondeu-lhe: Digo-te, Pedro, não cantará hoje o galo, até que três vezes hajas negado que me conheces.
35. Depois ajuntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem mochila e sem calçado, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.
36. Mas agora, disse-lhes ele, aquele que tem uma bolsa, tome-a; aquele que tem uma mochila, tome-a igualmente; e aquele que não tiver uma espada, venda sua capa para comprar uma.
37. Pois vos digo: é necessário que se cumpra em mim ainda este oráculo: E foi contado entre os malfeitores (Is 53,12). Com efeito, aquilo que me diz respeito está próximo de se cumprir.
38. Eles replicaram: Senhor, eis aqui duas espadas. Basta, respondeu ele.
39. Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos.
40. Ao chegar àquele lugar, disse-lhes: Orai para que não caiais em tentação.
41. Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava:
42. Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua.
43. Apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo.
44. Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra.
45. Depois de ter rezado, levantou-se, foi ter com os discípulos e achou-os adormecidos de tristeza.
46. Disse-lhes: Por que dormis? Levantai-vos, orai, para não cairdes em tentação.
47. Ele ainda falava, quando apareceu uma multidão de gente; e à testa deles vinha um dos Doze, que se chamava Judas. Achegou-se de Jesus para o beijar.
48. Jesus perguntou-lhe: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem!
49. Os que estavam ao redor dele, vendo o que ia acontecer, perguntaram: Senhor, devemos atacá-los à espada?
50. E um deles feriu o servo do príncipe dos sacerdotes, decepando-lhe a orelha direita.
51. Mas Jesus interveio: Deixai, basta. E, tocando na orelha daquele homem, curou-o.
52. Voltando-se para os príncipes dos sacerdotes, para os oficiais do templo e para os anciãos que tinham vindo contra ele, disse-lhes: Saístes armados de espadas e cacetes, como se viésseis contra um ladrão.
53. Entretanto, eu estava todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e do poder das trevas.
54. Prenderam-no então e conduziram-no à casa do príncipe dos sacerdotes. Pedro seguia-o de longe.
55. Acenderam um fogo no meio do pátio, e sentaram-se em redor. Pedro veio sentar-se com eles.
56. Uma criada percebeu-o sentado junto ao fogo, encarou-o de perto e disse: Também este homem estava com ele.
57. Mas ele negou-o: Mulher, não o conheço.
58. Pouco depois, viu-o outro e disse-lhe: Também tu és um deles. Pedro respondeu: Não, eu não o sou.
59. Passada quase uma hora, afirmava um outro: Certamente também este homem estava com ele, pois também é galileu.
60. Mas Pedro disse: Meu amigo, não sei o que queres dizer. E no mesmo instante, quando ainda falava, cantou o galo.
61. Voltando-se o Senhor, olhou para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra do Senhor: Hoje, antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes.
62. Saiu dali e chorou amargamente.
63. Entretanto, os homens que guardavam Jesus escarneciam dele e davam-lhe bofetadas.
64. Cobriam-lhe o rosto e diziam: Adivinha quem te bateu!
65. E injuriavam-no ainda de outros modos.
66. Ao amanhecer, reuniram-se os anciãos do povo, os príncipes dos sacerdotes e os escribas, e mandaram trazer Jesus ao seu conselho.
67. Perguntaram-lhe: Dize-nos se és o Cristo! Respondeu-lhes ele: Se eu vo-lo disser, não me acreditareis;
68. e se vos fizer qualquer pergunta, não me respondereis.
69. Mas, doravante, o Filho do Homem estará sentado à direita do poder de Deus.
70. Então perguntaram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? Respondeu: Sim, eu sou.
71. Eles então exclamaram: Temos nós ainda necessidade de testemunho? Nós mesmos o ouvimos da sua boca.
Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.
Livro anterior
Capítulo anterior
Próximo capítulo
Próximo livro
Share on facebook Share on google_plusone_share Share on twitter Share on email Share on favorites More Sharing Services
Bíblias:
Livros:
Capítulos:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
Busca Bíblica
Tag Cloud
ainda és até cálice contra depois Deus discípulos disse disse-lhes então Entretanto está Filho galo homem hora Jesus Judas maior meio mesa Páscoa Pedro príncipes Reino respondeu sacerdotes Senhor sentado também Também ter
Siga-nos
Share on facebook Share on twitter Share on google_follow Share on youtube Share on rss
“O amor sem temor torna-se presunção.”São Padre Pio de Pietrelcina
Newsletter
Receba as novidades, artigos e noticias deste portal.
Links Católicos
Apologistas Católicos
Católicos do Brasil
Católico porque...
Comunidade Mariana Boa Semente
Cristoatividade Web Rádio Católica
Doutrina Católica
Google Católico
IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
KerigmaSCJ
O Catequista
Padre Marcelo Rossi
Padre Paulo Ricardo
Pastoralis
Reino da Virgem Mãe de Deus
Respostas Católicas
Sociedade Católica
Tradição Católica
Universo Católico
Vaticano
Veritas Ipsa
Veritatis Splendor
Wikatolica
Veja Também
A Armadilha do “Preconceito” e da “Homofobia” – O vocabulário que quer a inversão do que é racional
Não à manipulação da Santa Missa!
O Papa exorta as famílias a rezarem o Terço
Não se pode entender a vida cristã sem o Espírito Santo, diz o Papa
Mobile
Siga-nos
© 2013 Bíblia Católica Online.
† Ad Majorem Dei Gloriam †
Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/22/#ixzz2TBC5u8vi
Arquivo semelhante 00:48 Corpo incorrupto de Santa Rita de Cássia Santiago Fernández
13.224 Vistos • 1 Comentários
03:01
Regozijo espanhol diante de retirada francesa Santiago Fernández
3.818 Vistos • 0 Comentários
58:05
Divina Misericórdia - Santa Faustina Kowalska (FILME-DOCUMENTÁRIO). Frank Matos
6.106 Vistos • 2 Comentários
26:20
07.02.2011-A REVELAÇÃO DO CORPO GLORIOSO DE SÃO JOSÉ NAS APARIÇÕES DE JACAREÍ SP BRASIL APARICIONES DE JACAREI SP BRASIL
3.170 Vistos • 0 Comentários
03:30 O Papa enuncio a criação de 24 novos cardeais no consistorio de 20 de Novembro Eva
15.738 Vistos • 6 Comentários
08:51
Decapitando o Papa na PUC Sokrates
1.454 Vistos • 1 Comentários
08:40
Camille Saint-Saëns - Sinfonia nº3 "Órgào" / Maestoso Sankt Michael
12.520 Vistos • 3 Comentários
02:46
Santa Cecilia in Trastevere Irapuato
6.309 Vistos • 6 Comentários
40:55 MISSA TRADICIONAL Lisi Sterndorfer
24.235 Vistos • 13 Comentários
01:03:51
CONVERSÃO DE UM EX-PASTOR PROTESTANTE AO CATOLICISMO Rainha dos Apostolos
9.408 Vistos • 1 Comentários
15:29
voca people : ) ChaveLaCatolica
5.001 Vistos • 3 Comentários
01:37
Diversidade em Animação 2011 - VINHETA OFICIAL O Redator de Teresópolis
924 Vistos • 1 Comentários
04:00 Sacerdotes heróicos Michel-René Landry
20.977 Vistos • 33 Comentários
04:34
Apoyo al Papa:Raduno - 16 Maggio 2010 - Roma Piazza San Pietro - Benedetto XVI .mpg Irapuato
4.279 Vistos • 1 Comentários
03:23
La petite fille aux allumettes - Chantal Goya Irapuato
10.056 Vistos • 9 Comentários
02:09
JESUS- MENSAGEM 6 DE NOVEMBRO 2011- OLIVETO CITRA (SA) ITALIA GDADSST
3.718 Vistos • 0 Comentários
01:53 Exaudi Deus Gloria.TV - Tina
14.694 Vistos • 2 Comentários
Contato • Expediente • Termos e Condições
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]