Idioma • Augusto de Piabetá • Enviar •
Quantos "céus" existem?
Augusto de Piabetá 13/05/2013 10:51:43
tiago rodrigo silva publicou: "Na "Divina Comédia", Dante é levado através dos céus por Beatrice. Esses céus são baseados em ideias astronômicas. Beatrice o levou até o nono deles antes de chegarem à ultima morada de Deus. A ideia de existir vários céus não é um conceito original de D"
Novo post em Paraclitus
Quantos "céus" existem?
by tiago rodrigo silva
Na "Divina Comédia", Dante é levado através dos céus por Beatrice. Esses céus são baseados em ideias astronômicas. Beatrice o levou até o nono deles antes de chegarem à ultima morada de Deus.
A ideia de existir vários céus não é um conceito original de Dantes. Varias fontes antigas, incluindo passagens bíblicas e escritas judaicas, relatam múltiplos céus.
De fato, a palavra hebraica "céu" –shamayim- tem duplo sentido, sugerindo dois céus, mas outras passagens sugerem mais. Particularmente, São Paulo em um determinado ponto fala que foi levado até o "terceiro céu". (2º Cor. 12,2).
Outras fontes antigas relatam mais céus- mais de dez. É claro, a partir dessa tendência que ouvimos falar a expressão "sétimo céu", significando um estado supremo de felicidade.
Podemos lançar mais luz sobre o número de céus?
São Paulo e o "terceiro céu"
A primeira vista, a referencia de São Paulo ao "terceiro céu" pode parecer ser a prova de que existem vários reinos espirituais, mas essa não é uma prova certa.
Na linguagem bíblica, as palavras para "céu" (paraíso) são as mesmas para "céu" (espaço), e deve ser esse ultimo céu que Paulo estava se referindo.
Especificamente, pode se ter a sugestão de que ele poderia estar imaginando o primeiro céu como a "atmosfera", habitado pelos pássaros e o segundo céu como "celestial" habitado pelas estrelas. O terceiro céu seria então a "morada de Deus".
Se fosse assim, quando ele fala que foi levado ao terceiro céu, ele simplesmente quer dizer que foi até a presença de Deus, e a passagem bíblica não sugere que possa existir outros reinos espirituais.
A Visão Central
A visão central por trás de vários "céus" e que o céu não é um estado singular no qual os santos e os anjos são iguais á todas as pessoas que recebem a mesma recompensa. É mais complexo que isso.
A mesma percepção está por trás da maneira que as recompensas dos santos têm sido retratado historicamente.
Em seu livro, "Escatologia", o Papa Emérito Bento XVI escreveu: "A Escolástica pegou essa percepção e deu a ela uma forma sistemática. Moldando, em partes, na extrema tradição venerável, eles falaram de uma "coroa" especial para os mártires, virgem e doutores. Hoje, nós estamos um pouco mais cautelosos onde tais afirmações estão em causa. É suficiente saber que Deus dá para cada pessoa a sua realização de modo peculiar para esse ou para aquele individuo, e que dessa forma cada um terá o seu extremo" (Escatologia, 236).
Dessa forma, ele ligou a experiência do céu com a passagem do Apocalipse onde Jesus promete para aqueles que permanecerem fiéis até o fim, "Eu lhe darei uma pedra branca, com um novo nome escrito na pedra, que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe" (Apo 2,17, ver Escatologia, 235).
Apesar de sua presença em uma boa parte da literatura judaico-cristã, a ideia de que há um número específico e relativamente pequeno dos céus espirituais não é algo que a Igreja ensina.
Em vez disso, ela ensina a ideia central de que isso representa que o céu é experimentado diferentemente por indivíduos que, com base no que eles fizeram na vida e quanto eles abriram-se ao amor de Deus.
Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva - Apostolado Spiritus Paraclitusdo, do original em inglês "How Many Heavens Are There?" do site catholic.com
tiago rodrigo silva | maio 13, 2013 às 8:37 am | Categorias: Destaques | URL: http://wp.me/p1Iwyb-2w7
Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.
Problemas ao clicar? Copie e cola esta URL em seu navegador:
http://www.paraclitus.com.br/2013/destaques/quantos-ceus-existem/
Favor digitar sua postagem aqui
Arquivo semelhante 09:35 Sacerdote fala s/ a Maçonaria cometaboy5
8.593 Vistos • 13 Comentários
25:14
“Posso comungar tendo o vício da masturbação e da pornografia?” Frank Matos
3.011 Vistos • 0 Comentários
04:05
!Feliz Navidad! en varios idiomas Irapuato
3.078 Vistos • 1 Comentários
46:55
As 100 Maiores Descobertas da Ciência acrvcatolico
899 Vistos • 0 Comentários
04:53 RESSUSCITA-ME - Aline Barros O Redator de Teresópolis
821 Vistos • 0 Comentários
18:34
Comentário de Pe.Eugênio Maria, FMDJ, sobre a mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, em … Pe. Mateus Maria, FMDJ
5.405 Vistos • 2 Comentários
01:53:43
O Ritual. Frank Matos
8.492 Vistos • 3 Comentários
13:48
A vida contemplativa ChaveLaCatolica
17.506 Vistos • 9 Comentários
03:53 kelly family - An angel Legendado Augusto de Piabetá
190 Vistos • 0 Comentários
02:37:52
Joana D'arc de Luc Besson Arauto de Deus
8.138 Vistos • 0 Comentários
02:01
Biografia da Dilma (por Olavo de Carvalho) acrvcatolico
1.549 Vistos • 1 Comentários
01:52
Feliz aniversário, don Reto! Irapuato
19.317 Vistos • 45 Comentários
02:39 Les Choristes - Vois Sur Ton Chemin Caeleste Desiderium
3.699 Vistos • 10 Comentários
03:14:29
Filme: Pedro Apostolo salverainha
18.053 Vistos • 0 Comentários
03:45
Pulcino Pio - il remix cattolico ;) studiosus
21.620 Vistos • 6 Comentários
18:19
Plinio Correa de Oliveira, Amparo lincevigia
3.700 Vistos • 0 Comentários
05:56 Jesus Cristo é o Sol da Justiça! Frank Matos
1.680 Vistos • 1 Comentários
Contato • Expediente • Termos e Condições
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]