segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ativista do Movimento Passe Livre diz que não negocia trajeto de manifestação








.

Saltar para o conteúdo principal


Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail
E-mail Grátis
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Rádio
Vídeo
Shopping



Publicidade


Publicidade


Opinião
Política
Mundo
Economia
Cotidiano
Esporte
Cultura
F5
Tec
Ciência
Saúde
Blogs
+Seções



Login
Assine a Folha
Atendimento

Folha de S.Paulo
Um jornal a serviço do Brasil segunda-feira, 17 de junho de 2013 10h37


São PauloSão Paulo 16.8°Coutras cidades
Busca


Temas do dia
copa
tarifa de ônibus
viagens de dilma

Classificados
TV Folha
Horóscopo
Acervo Folha


Últimas notícias
Receita Federal começa hoje a depositar restituição do Imposto de Renda

EN
ES





Maior | Menor
Enviar por e-mail
Comunicar erros

Link



Siga a Folha de S.Paulo no Twitter


17/06/2013 - 00h30

Ativista do Movimento Passe Livre diz que não negocia trajeto de manifestação



Publicidade


ADRIANA FARIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Movimento Passe Livre irá se reunir hoje de manhã com o secretário de segurança pública do Estado, Fernando Grella Vieira.

Ele disse que quer negociar com os manifestantes o trajeto que será feito no protesto de hoje, marcado para às 17h, no largo da Batata, zona oeste de São Paulo.

O grupo afirmou que esta aberto para conversar com a finalidade de evitar repressão policial, mas que não irá negociar o itinerário, que isso é uma decisão política do movimento.

Em entrevista para a Folha, a militante Nina Cappello, 23, que é estudante de direito da USP, criticou a criminalização do movimento e foi categórica "a gente não sai das ruas enquanto não for revogado o aumento da tarifa dos ônibus e trens". O grupo promete outro protesto para esta terça-feira (18), ainda sem local e data definidos.

Veja os principais trechos da entrevista:

*

Folha - O secretário de segurança pública, Fernando Grella Vieira, convidou o movimento para conversar hoje às 10h. Vocês vão?
Nina Cappello- Eu não sei exatamente para o que é a reunião, mas a gente esta disposto a conversar com eles para evitar a repressão policial, que foi muito violenta no último ato [de quinta-feira (13)], que teve pessoas presas mesmo antes da manifestação começar. Vamos questionar essa criminalização do movimento. O que nós deixamos claro é que a decisão do caminho da manifestação é uma decisão política nossa, nós não vamos decidir o trajeto do movimento com eles. Mas a gente entendeu que isso não seria um problema porque a polícia tem que garantir a segurança dos manifestantes não importa o trajeto que a gente escolha fazer. Quando a gente tiver o trajeto definido nós vamos informar para eles.

Como será o protesto de hoje programado para as 17h no largo da Batata, em Pinheiros?
Vai ser o maior protesto contra o aumento da tarifa de ônibus. A gente continua na rua até o prefeito [Fernando Haddad] e o governador [Geraldo Alckmin] decidirem revogar o aumento do ônibus e dos trens caso contrário a gente vai continuar colocando as nossas forças nas ruas, ocupando ruas importantes e parando a cidade.

Mas grande parcela da sociedade crítica o ato, veem o movimento mais como de "baderneiros" que querem promover o vandalismo?
É a política que eles têm de criminalizar o movimento e que acontece com os movimentos sociais principalmente nas periferias. É o jeito que eles têm para calar a nossa voz. Estamos na rua lutando por um direito, isso não é baderna é simplesmente uma manifestação legítima na luta por transporte público. O movimento não apoia vandalismo, mas a gente entende que a violência é da policia e da tarifa. Retomando o que foram as manifestações fica bem claro que houve violência por parte dos manifestantes porque teve repressão por parte da polícia.

A manifestação de vocês é pelo aumento de 20 centavos na tarifa do transporte público ou também tem um outro viés?
A manifestação é essa, cada aumento de tarifa exclui mais gente do transporte público, e ao mesmo tempo exclui mais gente da cidade. Você não tem dinheiro para usar a cidade, para usar o hospital público, a manifestação é sim contra o aumento de 20 centavos. A gente não sai das ruas enquanto não for revogado esse aumento.

Mas você não acha que algumas pessoas que aderiram ao protesto tem outras reivindicações que não só se referem ao aumento das tarifas? E se há pessoas protestando contra outras coisas não tiraria o foco do movimento?
As manifestações têm crescido porque a nossa pauta é muito clara porque ela causa revolta nos paulistanos. Diariamente a gente sofre uma violência pela questão de pagar uma tarifa para usar algo que é um direito. Você ter que se espremer dentro do ônibus, levar de duas a três horas para ir do trabalho e voltar do trabalho. Essa revolta esta sendo expressada com essas manifestações. A gente está na rua para lutar por um outro modelo de transporte público e cada vez mais as pessoas estão vendo que cabe a elas decidir como vai ser organizada a cidade, mas a manifestação é sim contra o aumento da tarifa.

Além dos jovens e estudantes, o movimento ganhou adesão de outros grupos como o dos trabalhadores.
A pauta é única, o transporte é central para ter acesso a cidade. Conforme as manifestações crescem a repercussão é maior. Eu ando de ônibus e metrô todo dia. Eu escuto pessoas falando no ônibus que apoiam o movimento e que ficam felizes em saber que tem gente lutando por um outro modelo de cidade. A pressão popular pode revogar essas tarifas como aconteceu em outras cidades.

Imaginavam a repercussão nacional e internacional, com comunidades brasileiras fazendo manifestações em solidariedade a vocês?
O MPL se organiza nacionalmente então não foi uma surpresa. Outras cidades estão se articulando com a gente até no sentido de fazer manifestação no mesmo dia, algumas também estão passando por esse mesmo aumento. Já internacionalmente a gente esta bastante surpreso e feliz porque esse apoio é fundamental e traz uma pressão ainda maior no governo e na prefeitura de que eles não só devem parar de criminalizar e reprimir o movimento, como eles vão ter que atender a nossa reivindicação senão isso vai ganhar uma dimensão cada vez maior.

Vocês preveem um fim para isso?
Enquanto não revogar a gente não vai parar. Na terça-feira (18) nós vamos participar com a prefeitura do conselho da cidade, que existe desde o começo do ano que reúne alguns movimentos sociais, mas não tem poder de decisão. A gente vai nesse espaço para cobrar o prefeito [Fernando Haddad], caso não revogue o aumento vai ter manifestação na terça-feira (18) também. Isso está decidido.

Veja outros textos para visitantes comentarem


+ Canais
Acompanhe a editoria de Cotidiano no Twitter
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

+ Notícias em Cotidiano
Governo dará colete para jornalista poder se identificar
Movimento Passe Livre quer responsabilizar Estado por detenções em protestos
Vídeo mostra fotógrafo da Folha após ser ferido em protesto; veja
O PM me disse: 'Você vai pagar pelos outros', diz estudante preso


+ Livraria
'Holocausto Brasileiro' resgata história de 60 mil mortos em hospício mineiro
Vencedor do Pulitzer investiga fundamentos e práticas da Cientologia
Acusado de assassinar crianças, inocente passou anos no corredor da morte
Neurocirurgião conta sua experiência de quase morte
Marquesa de Santos fazia jogos sexuais com d. Pedro 1º; ouça pesquisador


Livraria da Folha


Os Borgias - 1ª Temporada (DVD)

Paramount Filmes

Por: 59.99 Comprar


O Harém de Kadafi

Annick Cojean

De: 29.90

Por: 23.90 Comprar
Historiador reconstrói os três últimos dias de Mussolini
Sociedade acredita que pode viver melhor sem passar pela escola, diz autor
'Se você cair sete vezes, levante-se oito', recomenda autor
Especialistas corrigem redação simulada para o Enem; veja resultado
Nos últimos 150 anos, já tentaram de tudo para a 'cura' gay, diz livro
Anuncie aqui
UOL Cliques
Tenha uma Boa Renda Extra

Trabalhe sem sair de casa. Mude sua vida financeira www.oficialblackdeverbrasil.com
Ofertas Nacionais

Vá de TAM: RJ(SDU)-Belém, trechos a partir de 5x R$ 39,40 ou R$ 197. TAM.com.br
Samsung Galaxy Note 2

Está na Hora de ter um Smartphone com Tela de Verdade. Compre Agora! SamsungGalaxyNote2.com.br


Comentar esta reportagemVer todos os comentários (13)

Paulo (194)(07h39) há 2 horas
facebook
twitter
google+
Responder
Denuncie
5
0

Protestar é um direito sagrado de todos os cidadãos, mas não deveria ser desperdiçado como está sendo. A origem de todos as desmazelas está em apenas um lugar, corrupção no governo em todos os níveis, municipal, estadual e federal.Portanto bastaria unir todas as forças e lutar contra a corrupção e acertaria o alvo com apenas um tiro. O alvo seria dividido em Saúde Pública, Segurana Pública, Educação, Infra-Estrutura, Transportes, etc..

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

Cidadao_Comum (811)(10h05) há 32 minutos
facebook
twitter
google+
Responder
Denuncie
2
0

Apoio toda e qualquer iniciativa para acabar com a exploração do Povo !!! Mas sem o famoso quebra - quebra.Presidente, Ministros, Governadores, Senadores, Deputados Federais, Deputado Estaduais, Prefeitos e Vereadores não andam de Buzão, Metro, ou de Trem.... e nem sabem o que é isto, daqui a pouco mando a solução simples e barata para solucionar o problema da passagem ZERO !!!

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

mams (18)(10h07) há 30 minutos
facebook
twitter
google+
Responder
Denuncie
2
0

Qual o problema em definir o local da manifestação? Porque a teimosia infantil de querer impor ao poder publico o local em que vai ser realizado o protesto em detrimento a todos os trabalhadores que estarão ,no horário da manifestação, trabalhando?O movimento já não atraiu a atenção da imprensa ? Querem realizar uma manifestação útil? Questionem a corrupção que se espalha no Brasil. E não atrapalhem os que sofrem com o trânsito todos os dias.

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

Termos e condições



Folha de S.Paulono



Publicidade


As Últimas que Você não Leu
Anistia Internacional defende restrição ao uso de balas de borracha
Mega-Sena pode pagar R$ 10 milhões na quarta-feira
Vamos dar uma lição aos vândalos?
Banco não devolve valor de cheque fraudado, reclama leitor
Acidentes complicam trânsito na marginal do Tietê em SP


Publicidade


+ LidasÍndice
Famosos protestam contra a violência policial em ensaio fotográfico; veja
Análise: A tarifa de ônibus por aqui está entre as mais caras do mundo
Ativista do Movimento Passe Livre diz que não negocia trajeto de manifestação
Balas de borracha 'não letais', sim, podem matar
Governo dará colete para jornalista poder se identificar

+ Comentadas
Serviço secreto da PM diz que PSOL 'recruta' punks para protestos
Trabalhadores devem aderir a protesto contra tarifas em SP

+ EnviadasÍndice
Serviço secreto da PM diz que PSOL 'recruta' punks para protestos
Análise: A tarifa de ônibus por aqui está entre as mais caras do mundo


Livraria da Folha


O Sinal e o Ruído

Nate Silver

De: 39.90

Por: 33.90 Comprar


Indomável

Nick Vujicic

De: 29.90

Por: 25.90 Comprar


Sambô (DVD)

Sambô

Por: 19.90 Comprar


Pura Picaretagem

Carlos Orsi, Daniel Bezerra

Por: 29.90 Comprar


Enem Nota Máxima (10 Vols.)

Vários

Por: 379.90 Comprar


Folha de S.Paulo

Folha de S.Paulo
Sobre a Folha
Expediente
Folha en español
Folha in English
E-mail Folha
Empreendedor Social
Fale Conosco
Ombudsman
Atendimento ao Assinante
ClubeFolha
PubliFolha
Banco de Dados
Datafolha
Folhapress
Treinamento
Folha Memória
Trabalhe na Folha
Publicidade
Feeds do site
Regras de acesso ao site

Login
Assine a Folha
Folha de hoje
Folha Digital

Política
Poder
Poder&Política
Folhaleaks

Mundo
Mundo
BBC Brasil
Deutsche Welle
Financial Times
The Guardian
The New York Times

Economia
Mercado
Folhainvest
Indicadores

Opinião
Editoriais
Blogs
Colunas
Tendências/Debates

Cotidiano
Cotidiano
Revista sãopaulo
DNA Paulistano
Educação
Ranking Universitário
Trânsito
Pelo Brasil
Ribeirão Preto
Rio de Janeiro
Loterias
Chuvas

Esporte
Esporte
Brasileiro
Folha na Copa
Rio 2016
Paulista 2013
Tênis
Turfe
F1

Ciência
Ciência
Ambiente

Saúde
Equilíbrio e Saúde

Cultura
Comida
Cartuns
Guia
Folhateen
Grade de TV
Ilustrada
Ilustríssima
Melhor de SP
Quadrinhos
Serafina

Tec
Tec

F5
F5
Factoides
Horóscopo
Televisão
Bichos
Humanos
Celebridades
Colunistas
Estranho!
Eu Amo
#fofices
Fotos
Vídeos

+Seções
Acervo Folha
Em Cima da Hora
Erramos
Especiais
Folha Transparência
Folha Íntegra
Folhinha
Fotografia
Horóscopo
Infográficos
Turismo
Folha 10
Minha História

TV Folha
TV

Classificados
Imóveis
Veículos
Empregos
Negócios e Carreiras

Painel do Leitor
Painel do Leitor
Semana do Leitor
Envie sua Notícia
Paute a Folha


Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).



Publicidade


Publicidade


Cursos
On-Line

Inglês

Alemão

O Silêncio das Montanhas

Novo livro do autor de 'O Caçador de Pipas' já está disponível

De: 31,90Por: 39,90


Publicidade




Compare preços:


Tablet Diversos modelos e marcas a partir de 12x de R$ 24,92

Relógios Confira aqui! Vários modelos a partir de 6x de R$ 10,48

Câmera Digital | Tênis | Mais...


Aquitaine
Novo Peugeot 208 Dentro dele é outro mundo. Lançamento Descubra agora!


Sua vez Gafisa
Apartamentos nas melhores regiões de São Paulo com ofertas imperdíveis.


EF Englishtown
Receba lições de inglês GRÁTIS no seu e-mail!


Vale Suiço
O mais belo resort das montanhas! Aproveite!


Aquitaine
Peugeot 308 THP Turbo 165 cv Agora o carro do Guga é Turbo!


Flores Online
Flores e Presentes com 10% de desconto. Clique aqui.


Nova Chevrolet
Aproveite! Ofertas Chevrolet 0 km: Onix, Prisma, Cruze e Cobalt.


Clique Sexshop
O dia dos namorados vem ai, surpreenda quem você ama.


CMA Educacional
Viva sua liberdade financeira! Aprenda sobre o mercado de ações.


Gps
A partir de apenas R$ 169. Aproveite!


Celulares
A partir de R$ 69. Compre o seu!


Netbooks
A partir de 12X R$ 63. Confira!


Home Theater
A partir de R$ 169 em até 12x


Tablets
A partir de R$ 340. Confira!


Câmera Digital
Sony a partir de 10X R$ 31,90.

















Voltar ao topo da página

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]