CATEDRAIS MEDIEVAIS
A indispensável posição monárquica do presbitério. “Feias como o pecado” X antecâmaras do Céu – 5
Posted: 25 Jun 2013 09:00 PM PDT
Altar-mor da catedral Santo Estévão de Viena, Áustria
continuação do post anterior
A igreja–arca de salvação está ordenada em função do presbitério, local do altar do sacrifício e do tabernáculo, que está dirigido para o Oriente.
É o equivalente cristão ao Santo dos Santos dos hebreus, no deserto e no Templo de Salomão.
O nível do presbitério é mais alto que o da nave. A ele se destinam os mais ricos materiais e a arte mais elaborada.
Desta forma, lembra-se ao fiel que a Igreja é hierárquica, composta de membros diferentes, sendo Nosso Senhor a cabeça, representado pelo Papa, bispos e sacerdotes, e com os religiosos e leigos cumprindo suas funções na Igreja militante.
O arquiteto Ralph Adams Cram explicou que "cada linha, cada massa, cada detalhe deve ser concebido e disposto para exaltar o altar, conduzir a ele" (U, 84).
Outro elemento indispensável no presbitério é um Crucifixo, que o Abade Suger chamava de "estandarte da salvação".
As funções do coro e dos vitrais nas igrejas
Vitrais da capela de Nossa Senhora, catedral de Amiens, França
O Concílio de Trento dispôs que o coro e os instrumentos ficassem na galeria acima do nártex. Não é desejável que músicos e coristas sejam visíveis.
Eles devem ir à igreja como fiéis, e não como artistas. As "vozes desencarnadas" do coro evocam o canto dos anjos, proveniente de cima para baixo e ressoando de modo belo nas abóbadas da igreja.
Os vitrais ocupam um lugar especial na arquitetura eclesiástica.
O Abade Suger, na Idade Média, chamou-os "janelas radiantes que iluminam as mentes dos homens de maneira que, por meio da luz, possam chegar à percepção da luz divina".
Ele dizia serem "sermões que tocavam o coração, através dos olhos, ao invés de entrar pelo ouvido" (U, 77). Toda outra forma artística no recinto sagrado, como pintura e escultura, está concebida para ser vista sob uma luz filtrada.
O artista deve pintar com a luz de Deus, explica o Dr. Rose. Quando o sol se põe, através dos vitrais a luz projeta figuras multicolores no interior da igreja, criando uma sensação do além, uma faísca da beleza do Céu.
Projeto de nova catedral de Belo Horizonte
O contraste do modernismo: igrejas "sem-rosto"
A seguir, o autor fornece exemplos da revolução da arquitetura eclesiástica moderna em seu país, os EUA, e que apresenta casos análogos no Brasil.
A igreja moderna não pode ser localizada a olho nu nem pelo som dos sinos. Uma sinalização Church Parking (estacionamento da igreja) avisa que a estrutura ao lado é uma "casa de culto", e o mapa confirma que é uma moderna igreja católica.
A fachada dessa igreja é sem-rosto. Não evangeliza, não ensina, não catequiza. Até se confunde com outros prédios da rua.
A fachada é sem-rosto porque concebida para ser só uma "pele da ação litúrgica", no linguajar da nova arquitetura. É uma estética agnóstica, que não reflete nem a tradição católica nem a História.
Arquitetos e consultores de projeto litúrgico — LDC, sigla do inglês Liturgical design consultant — de igrejas modernas evitam os símbolos católicos como o Crucifixo ou a cruz latina.
No máximo, quando colocam a cruz, ela aparecerá como um signo a ser decifrado –– por exemplo, na estrutura metálica que sustenta a vidraça exterior.
Portas da catedral de Oakland, Califórnia,
"falam" que o prédio não é sagrado
Espaços interiores mudam, segundo o capricho da moda
A arquitetura moderna apresenta portas semelhantes às de um prédio público ou supermercado.
Sandra Schweitzer, LDC na renovação da catedral dos SS. Pedro e Paulo, em Indianápolis, EUA, explicou:
"Substituímos as portas pesadas, grossas, de metal, pelas portas de vidro que dizem 'vocês são sempre bem-vindos aqui'" (U, 101). Essas portas inculcam a idéia de que o prédio não é sagrado, observa Rose.
Após essas portas, a igreja moderna inclui um espaço vasto e vazio. É um local de reunião após a Missa, bem iluminado e despojado.
Nossa Senhora Rainha da Polônia, Cracóvia.
O monstruoso ateu em lugar do belo religioso
Se há algum objeto de devoção, situa-se num canto, junto a um bebedouro, às toaletes ou a um telefone público. Nesse espaço pode encontrar-se uma fonte batismal estilo banheira.
Nos anos 80, o progressismo exaltou o batismo de imersão. A forma preferida foi a sauna, conhecida pelo nome comercial Jacuzzi.
Na verdade, como escreveu a consultora de desenho litúrgico Christine Reinhard, a pia batismal "desde o Vaticano II, tem girado um pouco por toda a igreja. De início, os litúrgicos julgavam fundamental que ela ficasse bem visível. Agora, o consenso é que a visibilidade é o menos importante..." (U, 105).
Baptistério do conjunto paroquial Santo Inácio,
Ampurias, Itália (projeto aprovado)
pode ser interpretado como outra coisa.
Um muda-muda caprichoso e errático, próprio de uma religiosidade em contínua evolução rumo ao ignoto.
A partir dos anos 90, tornou-se moda incluir obras de arte temporárias de "símbolos universalmente reconhecíveis", como o pagão e gnóstico yin-yang, quadros de "modelos contemporâneos", de "testemunhas do batismo", projeções ou encenações.
Os personagens e os temas vão mudando sobre um fundo laicizante ou esquerdizante: Martin Luther King ou o teólogo contestatário Hans Kung, por exemplo.
continua no próximo post
GLÓRIACRUZADASCASTELOSORAÇÕESHEROISCONTOSCIDADESIMBOLOS
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]