segunda-feira, 17 de junho de 2013

[Catolicos a Caminho] África, a Fé o Animismo









Curso: África, a Fé o Animismo – uma reflexão acerca do fenômeno religioso entre ritos e conflitos

06 a 27 de agosto de 2013 (terças-feiras), em Botafogo, 19h às 21h

O Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio promove no segundo semestre de 2013 um curso com o objetivo de proporcionar um dialogo inter-religioso, aprofundando questões da fé e do próprio fenômeno religioso.

Na perspectiva da antropologia da religião, vamos mergulhar na cosmologia africana para entender o fenômeno religioso naquele continente. Para tanto, aprofundaremos no livro de Yvonne Maggie sobre os orixás africanos. Rubem Alves será um valioso referencial teórico para entender a questão da fé. Para o autor, os homens se recusam a servir de maneira submissa ao seu passado, por isso eles se tornaram inventores de mundos, construíram tambores, transformaram seus corpos e enterraram seus mortos.

No melhor sentido da teoria interpretativa de Geertz – de alargar o discurso humano acerca do outro, aquele que parece tão distante, mas que num segundo olhar está mais perto de nós do que possamos imaginar.

Professora: Patrícia Loyola Amaral Alvim (Mestre em História)

O curso será realizado no período de 06 a 27 de agosto de 2013 (encontros às terças-feiras); e será realizado em Botafogo, na Rua Professor Alfredo Gomes, 32, no horário de 19h às 21h. O valor é de R$95,00 (pagamento através de boleto bancário a ser enviado por email). Serão conferidos certificados ao final do curso.

SOMENTE 20 VAGAS.

Inscreva-se aqui: http://www.clfc.puc-rio.br/curso_africa2013.html






__._,_.___


| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico

Mensagens neste tópico (1)




Atividade nos últimos dias:


Visite seu Grupo


Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com










Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.




__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]