HISTÓRIA DA IGREJA.
Ano 1832.
Gregório XVI (1831-1846), na sua Encíclica Mirari Vos condenou o indiferentismo, uma das muitas ideologias em disparidade com a doutrina cristã que foi proposta durante este século.
(097) INDIFERENTISMO
Esta é uma teoria segundo a qual, todas as religiões são tão verdadeiras
- ou falsas - umas como as outras, e não faz diferença, objectivamente,
- qualquer uma delas.
Esta teoria é completamente subjectiva, encontrando a sua justificação plena na escolha pessoal de cada um sem qualquer referência ou respeito pela validade objectiva.
É também uma teoria auto-contraditória, uma vez que considera como igualmente aceitável - ou não aceitável - as crenças de todas as religiões que, de facto, nem são as mesmas e muitas vezes são contraditórias.
O Concílio Vaticano II na Sua Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Actual, afirma que o Indiferentismo se pode comparar com o ateísmo, é incompatível com a caridade e nos pode trazer muitos perigos :
- Pois estamos sujeitos à tentação de julgar que os nossos direitos pessoais só são plenamente assegurados quando nos libertamos de toda a norma da lei divina. (GS 41).
A doutrina secular sobre a liberdade de religião, que se baseia numa certa forma de Indiferentismo, pretende que cada um pode escolher a religião que desejar.
Assim assenta num Indiferentismo religioso.
Mas a doutrina do Concílio sobre a liberdade de religião assenta na posição de que cada um tem a obrigação de seguir os juízos da sua consciência sobre a religião que deve seguir.
Como cada um tem obrigação de procurar a verdade, todos têm a obrigação geral de seguir o Catolicismo Romano e a plenitude da verdade.
Todavia esta obrigação pode ser obscurecida pelo facto de haver escândalos na Igreja, o que pode criar a convicção de que a Igreja Católica está em erro.
A fraqueza dos membros não afecta a verdade da Igreja.
O Catecismo da Igreja Católica, falando do Primeiro Mandamento da Lei de Deus, diz :
2094. - Pode-se pecar contra o amor de Deus de diversas maneiras. A Indiferença descuida ou recusa a consideração da caridade divina; desconhece-lhe o cuidado proveniente e nega-lhe a força.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]