segunda-feira, 3 de junho de 2013

Papa: "Deus chora pela loucura da guerra, suicídio da humanidade que mata o amor"














************



English
Español
Français
Italiano
Português


Facebook
Twitter
Youtube
RSS
Flickr


Agência Fides
L’Osservatore Romano
Sala de Imprensa
VIS
Rádio Vaticana
CTV
Palavras do Papa











Papa: "Deus chora pela loucura da guerra, suicídio da humanidade que mata o amor"


25
41 Imprimir
2013-06-02 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – A guerra é o suicídio da humanidade porque mata o coração e mata o amor”. Esta é uma das passagens da homilia do Papa Francisco na Missa celebrada na manhã deste domingo, na Casa Santa Marta. A Sala de Imprensa da Santa Sé, informou que um grupo de 80 pessoas – composto por parentes dos militares italianos mortos nas missões de paz nos últimos 5 anos, em particular no Afeganistão e por alguns militares feridos nas mesmas missões – participou da celebração. Neste 2 de junho é celebrada a Festa da República, “um dia significativo”, lembrou o Ordinário Militar para a Itália, Dom Vincenzo Pelvi, que concelebrou a Missa.
“O Senhor escuta a oração de todos”, a de Salomão no dia da consagração do Templo, mas também a oração de cada um de nós. Papa Francisco ilustra esta verdade, citando também o episódio do centurião que pede a Jesus a cura do seu servo. “O nosso Deus é assim – acrescenta – escuta a oração de todos”, todos não como se fossem “anônimos”, mas a oração “de todos e de cada um”. “O nosso Deus é o Deus do grande e o Deus do pequeno; o nosso Deus é pessoal”, escuta todos com o coração e ama com o coração”.
“Nós hoje viemos para rezar pelos nossos mortos, pelos nosso feridos, pelas vítimas desta loucura que é a guerra. É o suicídio da humanidade, porque mata o coração, mata onde está a mensagem do Senhor: mata o amor! Porque a guerra provém do ódio, da inveja, do desejo de poder, mas também - muitas vezes o vemos – daquela vontade por mais poder”.
E também na história, constata Papa Francisco, “tantas vezes, vimos que os problemas locais, os problemas econômicos, as crises econômicas”, “os grandes da terra querem resolvê-los com uma guerra”:
“Por que? Porque o dinheiro é mais importante que as pessoas para eles! E a guerra é exatamente isto: é um ato de fé ao dinheiro, aos ídolos, aos ídolos do ódio, ao ídolo que leva a matar o irmão, que leva a matar o irmão. Me vem em mente aquela palavra do nosso Pai Deus a Caim, que por inveja, matou o seu irmão: ‘Caim, onde está o teu irmão?’. Hoje podemos sentir esta voz: é o nosso Pai Deus que chora, que chora por esta nossa loucura, que pergunta a todos nós ‘Onde está o teu irmão?’; que pergunta a todos os poderosos da Terra: “Onde está vosso irmão? O que você fez?”

Neste ponto, o Santo Padre rezou ao Senhor para que “afaste de nós todo o mal”, repetindo esta oração “mesmo que com lágrimas, com aquelas lágrimas do coração”:
“Volte-se para nós, Senhor, e tenha misericórdia de nós, porque estamos tristes, estamos angustiados. Veja a nossa miséria e a nossa pena e perdoa todos os pecados”, porque por trás de uma guerra sempre existem os pecados: existe o pecado da idolatria, o pecado de abusar do ser humano no altar do poder, de sacrificá-los. “Volte-se para nós Senhor, e tenha misericórdia, porque estamos tristes e angustiados. Veja a nossa miséria e a nossa pena”. Estamos certos que o Senhor nos escutará e fará qualquer coisa para nos dar o espírito de consolação. Assim seja”.
Ao final da Missa foi recitada a “oração pela Itália’, do Beato João Paulo II. (JE)

Compartilhar
NEWS.VA ARCHIVE

Fonte
Publish date

TWITTER @PONTIFEX_PT
02/06/2013
A lógica mundana impele-nos para o sucesso, o domínio, o dinheiro; a lógica de Deus para a humildade, o serviço e o amor.
01/06/2013
Neste Ano da Fé, peçamos ao Senhor para a Igreja ser cada vez mais uma verdadeira família que leva o amor de Deus a todos.
31/05/2013
Toda a história da salvação é a história de Deus que procura o homem: oferece-lhe o seu amor, acolhe-o com ternura.
29/05/2013
A Igreja nasce do gesto supremo de amor que é a Cruz, do lado aberto de Jesus. A Igreja é uma família na qual se ama e se é amado.
28/05/2013
Queridos jovens, A Igreja espera muito de vós e da vossa generosidade. Não perdei a coragem de esperar grandes coisas.

Ver todos os tweets
EVENTOS DO VATICANO

02/06/2013
Angelus Domini
Piazza San Pietro
iniciar meio-dia fim 12:30 p.m. 02/06/2013
Adoración Eucarística
Basilica Vaticana
iniciar 4:50 p.m. fim 6:30 p.m. 03/06/2013
El Papa celebra la Santa Misa
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m. 05/06/2013
Audiencia general
Piazza San Pietro
iniciar 10:25 a.m. fim meio-dia 06/06/2013
Presentación documento “Acoger a Cristo en los refugiados”
Sala Stampa della Santa Sede, Vaticano
iniciar 11:30 a.m. fim 12:30 p.m. 16/06/2013
Santa Misa para la Jornada “Evangelium Vitae”
Piazza San Pietro, Vaticano
iniciar 10:20 a.m. fim meio-dia

Eventos do Vaticano
L’Osservatore Romano Última edição
Rádio Vaticana
Igreja

Creio em Sua Palavra
Mundo

Boletim de Notícias Listen
Vaticano

"Jesus, Pão de Deus para a humanidade" - o Papa Francisco no Angelus em que apelou à paz na Síria Listen
EVENTOS ESPECIAIS
Fev. 22, 2013
Sé Vacante
mais
Fev. 18, 2013
Os últimos dias de pontificado de Bento XVI
mais

Todos os eventos
Reflexão Espiritual
Das Obras de Santo Tomás de Aquino, presbítero
(Opusculum 57, In festo Corporis Christi, lect. 1-4)

O unigênito Filho de Deus, querendo fazer-nos participantes da sua divindade, assumiu nossa natureza, para que, feito homem, dos homens fizesse deuses. Seu corpo, por exemplo, ele o ofereceu a Deus Pai como sacrifício no altar da cruz, para nossa reconciliação; seu sangue, ele o derramou ao mesmo tempo como preço do nosso resgate e purificação de todos os nossos pecados.
Mas, a fim de que permanecesse para sempre entre nós o memorial de tão imenso benefício, ele deixou aos fiéis, sob as aparências do pão e do vinho, o seu corpo como alimento e o seu sangue como bebida.

Não é mais a carne de novilhos e cabritos que nos é dada a comer, como na antiga Lei, mas é o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que se nos dá em alimento. De fato, nenhum outro sacramento é mais salutar do que este; nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. É oferecido na Igreja pelos vivos e pelos mortos, para que aproveite a todos o que foi instituído para a salvação de todos.


MAIS PENSAMENTOS ESPIRITUAIS
Mais lidos
Mais compartilhados
Papa Francisco: quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé
Francisco escreve a pároco e explica porque mora na Casa Santa Marta
A eternidade não será tediosa
"O bem-estar e o fascínio do provisório nos afastam de Jesus", afirma o Papa
Em Santa Marta o encontro com um grupo de crianças doentes - O sorriso do Papa
Papa Francisco: Não se segue Jesus para fazer carreira, o seu caminho é o da cruz
Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo - Papa Francisco celebra Eucaristia em S. João de Latrão e Procissão até Santa Maria Maior
Papa Francisco presidiu Adoração Eucarística na Basílica de São Pedro, simultaneamente com todo o mundo
Audiência: A Igreja é a grande família de Deus, mesmo com seus defeitos e imperfeições
O Evangelho deve ser anunciado com alegria, não por cristãos abatidos, afirma o Papa




Sala de Imprensa
Boletim diário
Vatican Information Service

L’Osservatore Romano
Últimas notícias
Arquivo Fotográfico

Rádio Vaticana
Últimas notícias

CENTRO TELEVISIVO VATICANO
Sobre CTV


A SANTA SÉ
www.vatican.va

Agência Fides
Últimas notícias

AO VIVO
Transmissão

SEGUIR NEWS.VA
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr


NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]