Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 16 de junho de 2013

    Sim à vida e não a ídolos - Papa na missa deste domingo, Dia do Evangelho da Vida


    Oiça aqui....
    No âmbito do Ano da Fé que estamos a celebrar, este domingo 16 de Junho foi dedicado ao “Evangelho da Vida”. Para marcar este dia o Papa Francisco presidiu à Santa Missa às 10.30 da manhã na Praça de São Pedro, repleta de fieis vindas de várias parte do mundo.
    Na sua homilia o Papa começou por sublinhar a beleza do nome dessa celebração…
    “Esta celebração tem um nome muito belo: o Evangelho da Vida. Com esta Eucaristia no Ano da Fé, queremos agradecer ao Senhor pelo dom da vida, em todas as suas manifestações, e ao mesmo tempo queremos anunciar o Evangelho da Vida”.
    Partindo depois das leituras deste décimo primeiro domingo do Tempo Comum, o Papa propôs três pontos de meditação: primeiro a Bíblia que nos revela o Deus Vivo, Vida e fonte da vida; depois Jesus Cristo que dá a vida e o Espírito Santo que nos mantém na vida e, em terceiro lugar, seguir o caminho de Deus que leva à vida, enquanto que os ídolos levam à morte.
    O Pontífice desenvolveu depois cada um desses pontos.
    Quando o homem quer afirmar-se a si mesmo, fechando-se no seu egoísmo e colocando-se no lugar de Deus, acaba por semear a morte – disse citando como exemplo o adultério do rei David, referido na primeira leitura. O egoísmo leva à mentira, pela qual o homem procura enganar a si mesmo e ao próximo. Mas a Deus não se pode enganar – frisou o Papa. No entanto, Ele é misericordioso e perdoa sempre a quem, como o rei David, compreende que pecou e pede perdão.
    E perante a hipótese de pensarmos que Deus é alguém que limita a nossa liberdade de viver, o Papa frisou que toda a Sagrada Escritura nos lembra que Deus é o Vivente, é aquele que dá a vida e aquele que indica o caminho da vida plena. Referindo-se depois à vocação de Moisés e aos Dez mandamentos, o Papa disse:
    “Deus é a fonte da vida, é graças ao seu sopro que o homem tem vida, e é o seu sopro que sustenta o caminho da nossa existência terrena (…) o Deus que se torna presente na História, que nos liberta da escravidão, da morte e traz vida ao povo, porque é o Vivente (…) Queridos amigos, a nossa vida só é plena em Deus, Ele é o Vivente!”
    Evocando depois a cena do Evangelho em que Jesus se deixa tocar por uma pecadora e até lhe perdoa os pecados, escandalizando deste modo os presentes, o Papa recorda que por gestos e palavras Jesus traz a vida de Deus que transforma. Tal como o apóstolo Paulo, essa mulher sentindo-se compreendida, amada e acolhida por Jesus, responde com um gesto de amor, deixa-se tocar pela misericórdia e obtém o perdão, começando uma nova vida. E aqui o Papa interpelou os fieis presentes com esta palavras:
    “Deus o Vivente é misericordioso. Estais de acordo? Digamos juntos: Deus, o Vivente é misericordioso! Todos: Deus o Vivente é misericordioso! Mais uma vez: Deus, o Vivente, é misericordioso!”
    O Papa prosseguiu depois dizendo que “quem nos introduz nesta vida nova que vem de Deus é o Espírito Santo, dom de Cristo ressuscitado; é Ele que nos introduz na vida divina como verdadeiros filhos de Deus, como filhos no Filho Unigénito, Jesus Cristo. Mas estamos abertos ao Espírito Santo? Deixamo-nos guiar por Ele? – perguntou-se o Papa, respondendo:
    “O cristão é um homem espiritual, mas isto não significa que seja uma pessoa que vive nas nuvens, fora da realidade (como se fosse um fantasma) não! O cristão é uma pessoa que pena e age de acordo com Deus na vida quotidiana, uma pessoa que deixa que a sua vida seja animada, nutrida pelo Espírito Santo, para ser plena, vida de verdadeiros filhos. E isto significa realismo e fecundidade. Quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo é realista, sabe medir e avaliar a realidade, e também é fecundo. A sua vida gera vida ao se redor”.
    Muitas vezes, porém, sublinhou o Papa Francisco, o homem não escolhe a vida, mas deixa-se guiar por ideologias e lógicas que pões obstáculos à vida, porque são ditadas por egoísmos, interesse pessoal, lucro poder, prazer e não pelo amor, a busca do bem do outro.
    “È a persistente ilusão de querer construir a cidade do homem sem Deus, sem a vida e o amor de Deus: um a Torre de Babel. É pensar que a rejeição de Deus, da mensagem de Cristo, do Evangelho da vida leve à liberdade, à plena realização do homem.”
    O resultado disso é a substituição de Deus por ídolos humanos e passageiros que acabam por trazer escravidão e morte – disse o Papa exortando a dizer sim ao amor e não ao egoísmo:
    “O Deus vivente torna-nos livres! Digamos sim ao amor sim ao amor e não ao egoísmo, digamos sim à vida e não à morte, digamos sim à liberdade e não à escravidão dos numerosos ídolos do nosso tempo; numa palavra, digamos sim a Deus que é amor, vida e liberdade e jamais desilude. A Deus que é o Vivente e o Misericordioso.”

    Compartilhar

    NEWS.VA ARCHIVE

    Fonte
    Publish date

    TWITTER @PONTIFEX_PT
    16/06/2013
    Que a Igreja seja sempre lugar de misericórdia e esperança, onde cada um se possa sentir acolhido, amado e perdoado.
    12/06/2013
    Quantas pobrezas morais e materiais de hoje se ficam a dever à rejeição de Deus, colocando no seu lugar tantos ídolos!
    11/06/2013
    Não devemos ter medo da solidariedade, de saber colocar o que somos e temos à disposição de Deus.
    09/06/2013
    Com esta «cultura do descarte», a vida humana deixou de ser sentida como o valor primário a respeitar e tutelar.
    07/06/2013
    O consumismo incentivou-nos ao hábito do desperdício. Mas a comida que se deita fora é como se fosse roubada aos pobres e aos famintos.

    Ver todos os tweets
    EVENTOS DO VATICANO

    17/06/2013
    El Papa celebra la Santa Misa
    Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
    iniciar 7 a.m. fim 7:30 a.m. 17/06/2013
    Congreso pastoral diocesano de Roma
    Aula Paolo VI, Vaticano
    iniciar 7:20 p.m. fim 9 p.m. 18/06/2013
    El Papa celebra la Santa Misa
    Santa Messa del Papa
    iniciar 7 a.m. fim 7:30 a.m. 19/06/2013
    El Papa celebra la Santa Misa
    Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
    iniciar 7 a.m. fim 7:30 a.m.

    Eventos do Vaticano
    L’Osservatore Romano Última edição
    Rádio Vaticana
    Igreja

    JMJ Rio2013: acordo entre OAB e COL
    Mundo

    Boletim de NotíciasListen
    Vaticano

    Sim à vida e não a ídolos - Papa na missa deste domingo, Dia do Evangelho da VidaListen
    EVENTOS ESPECIAIS
    Jun. 7, 2013
    Diário das homilias do Papa Francisco
    mais
    Fev. 22, 2013
    Sé Vacante
    mais
    Fev. 18, 2013
    Os últimos dias de pontificado de Bento XVI
    mais

    Todos os eventos
    Reflexão Espiritual
    Das Obras de São Boaventura, bispo
    (Opusculum 3, Lignum vitae, 29-30.47 Opera omnia 8,79)

    Considera, ó homem redimido, quem é aquele que por tua causa está pregado na cruz, qual a sua dignidade e grandeza. A sua morte dá a vida aos mortos; por sua morte choram o céu e a terra, e fendem-se até as pedras mais duras.

    Para que, do lado de Cristo morto na cruz, se formasse a Igreja e se cumprisse a Escritura que diz: Olharão para aquele que transpassaram (Jo 19,37), a divina Providência permitiu que um dos soldados lhe abrisse com a lança o sagrado lado, de onde jorraram sangue e água. Este é o preço da nossa salvação. Saído daquela fonte divina, isto é, no íntimo do seu Coração, iria dar aos sacramentos da Igreja o poder de conferir a vida da graça, tornando-separa os que já vivem em Cristo bebida da fonte viva que jorra para a vida eterna (Jo 4,14).


    MAIS PENSAMENTOS ESPIRITUAIS
    Mais lidos
    Mais compartilhados
    Francisco: "A riqueza da Igreja é anunciar o Senhor com gratuidade"
    Missa do Papa: "Não denegrir o outro, mas seguir a lei do amor"
    Homilia Papa: da graça de Deus brota a salvação do homem
    Papa Francisco: abrir o coração a Deus para entender as bem-aventuranças
    Papa Francisco: "Os Dez Mandamentos não são um hino ao "não", mas ao "sim" a Deus
    Audiência: "Aprender a lei de amor para superar guerras, divisões e egoísmos"
    Evitar a tentação de regredir e do "progresso adolescente", adverte Francisco
    A paz cristã é levar a reconciliação ao mundo
    Papa recebe Primaz da Comunhão Anglicana: "Juntos na promoção dos valores cristãos"
    Papa Francisco recebe Primaz da Igreja Anglicana




    Sala de Imprensa
    Boletim diário
    Vatican Information Service

    L’Osservatore Romano
    Últimas notícias
    Arquivo Fotográfico

    Rádio Vaticana
    Últimas notícias

    CENTRO TELEVISIVO VATICANO
    Sobre CTV


    A SANTA SÉ
    www.vatican.va

    Agência Fides
    Últimas notícias

    AO VIVO
    Transmissão

    SEGUIR NEWS.VA
    Facebook
    Twitter
    Youtube
    Flickr


    NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo