sábado, 20 de julho de 2013

RES: [Catolicos a Caminho] Francisco quer d. Cláudio como 'braço direito'

 


O detalhe, talvez não notado pelo articulista: 

- o Cardeal Decano é escolhido entre os seis Cardeais Bispos e o dom Cláudio Hummes é Cardeal Presbítero; 

- o eleito ganha a sede de Óstia, em acréscimo à sede que já detém (Albano, Palestrina, Porto Santa Rufina, Sabina Poggio Mirteto, Velletri Segni e Frascati, que são as dioceses suburbicárias de Roma);

- para que dom Cláudio ascendesse a Cardeal Bispo, teria que haver uma vaga, que não há atualmente, ou a quebra da tradição de mais de um século e a subida dele a Cardeal Bispo de Óstia, sem ser titular de uma das outras sedes, simultaneamente.

- como o Papa Francisco tem quebrado muitos paradigmas, nada difícil isso ocorrer. 



De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br [mailto:catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br] Em nome de Vicente
Enviada em: sexta-feira, 19 de julho de 2013 10:41
Para: destinatarios-nao-revelados:
Assunto: [Catolicos a Caminho] Francisco quer d. Cláudio como 'braço direito' 


Francisco quer d. Cláudio como 'braço direito'



19 de julho de 2013 | 2h 04
<![if !supportLineBreakNewLine]>
<![endif]>


Jamil Chade / Cidade do Vaticano, José Maria Mayrink - O Estado de S.Paulo

Dom Cláudio Hummes poderá ocupar a partir de outubro um dos principais cargos da Cúria. Informações do alto escalão na secretaria de Estado da Santa Sé indicam que o próprio papa Francisco chamou o brasileiro para Roma. Procurado pelo Estado, d. Claudio negou: "Não estou sabendo de nada".

Apesar da idade avançada, 79 anos, e do fato de estar aposentado, a expectativa no Vaticano é de que o brasileiro acabe aceitando o convite do papa. Hummes já ocupou cargo de "ministro" durante o pontificado de Bento XVI - foi prefeito da poderosa Congregação para o Clero.

Ainda teve papel central na eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio para papa. Mobilizou votos e até sugeriu o nome Francisco, que o cardeal assumiria como pontífice. O argentino retribuiu desde o primeiro momento de sua eleição a amizade e levou Hummes para o balcão da Basílica de São Pedro na noite em que foi escolhido.

O pontífice teria oferecido duas opções ao brasileiro, diante das mudanças que começará a realizar a partir de outubro, quando se cercará de seus aliados. Até hoje, a Cúria é ocupada pelos cardeais nomeados por Bento XVI. 

As opções. Um dos cargos à disposição de Hummes seria o de decano do colégio cardinalício, ocupado pelo italiano Angelo Sodano desde 2005. O colégio é constituído por todos os cardeais e existe para ajudar e aconselhar o papa, tanto em temas da administração do Vaticano quanto em relação à fé. 

O cargo de decano é ocupado depois de uma eleição. Mas o papa poderia sugerir o nome, o que definiria a votação - em 2002, João Paulo II nomeou para o cargo seu sucessor, o então cardeal Ratzinger. Tradicionalmente, o decano e o papa têm consultas permanentes e pontífices nos últimos anos têm optado por escolher religiosos que sejam próximos. 

Foi essa a atitude também de Bento XVI que justamente optou por Sodano, um amigo. Ele foi um dos poucos que souberam da renúncia do papa alemão antes que fosse anunciada. 

Outro a saber foi o cardeal camerlengo - cargo também sugerido a d. Cláudio. O titular do cargo responde pela transição na Igreja, caso o pontífice morra ou renuncie. O "papa interino" ainda deve administrar o Vaticano, constatar a morte do pontífice e definir o funeral, além de convocar o conclave. 











__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]