domingo, 25 de agosto de 2013

[Catolicos a Caminho] HIPOCRISIA Som !

 












HIPOCRISIA (Hipócrita) 

************ 
A hipocrisia é o fingimento das boas qualidades para ocultar os defeitos; é o esforço por parecer como bom, sem o ser verdadeiramente. 
O Novo Testamento condena a hipocrisia especialmente dos fariseus e dos escribas, como consta da Liturgia da Palavra de hoje : 
- "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque fechais aos homenes o reino dos céus; nem entrais vós nem deixais entrar aqueles que querem entrar".(Mt.23.13). 
O Senhor chama hipócrita ao povo que não reconhece os sinais dos tempos : 
- "Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como é que não sabeis interpretar o tempo presente".(Lc.12/56). 
Os Fariseus eram um grupo realista e, de modo geral, não messiânicos; não tinham grandes simpatias para com os nacionalistas fanáticos que pretendiam a rebelião contra Roma, e preferiam a submissão a Roma, porque era geralmente tolerante na religião dos povos subjugados e permitia que o judaísmo religião-nação existisse dentro da sua lei. 
A sua política era flexível; a sua oposição a Alexandre Janeu acabou por se tornar uma guerra civil e uma perseguição aos Fariseus, mas o seu sucessor, Alexandre permitiu aos Fariseus o exercício da sua poderosa influência no governo. 
No Novo Testamento, os Escribas eram os doutores da lei, porque eram só os que sabiam ler e interpretar as leis e as Escrituras, e foi-lhes dado o título de "Rabbi". 
Embora os Escribas como tais, não fossem automaticamente membros de qualquer partido, isto é, Fariseus ou Saduceus, todavia a maior parte deles pertencia ao grupo dos Fariseus. 
Os Escribas, como grupo, opunham-se a Jesus, todavia apareceram alguns de entre eles, abertos ao ensino de Jesus : 
- "Saiu-Lhe ao encontro um Escriba que lhe disse: "Mestre, seguir-Te-ei...". (Mt.8/20). 
Algumas vezes se disse que os Escribas gostavam de Jesus por rejeitarem os Saduceus. 
Mas eles, como homens, não aceitavam bem os ensinamentos de Jesus. 
Os fariseus não se convertiam nem deixavam que os outros se convertessem. 
É este o perigo de alguns falsos hipócritas de qualquer religião dos nossos tempos que também se não querem converter nem deixam que os outros se conertam. 




























__._,_.___


Atividade nos últimos dias: 
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com





Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso












.
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]