terça-feira, 13 de agosto de 2013

[*Exsurge Domini*] Resumo 3239

Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

Mensagens

1.

A m€ ¦ística de Francisco de Assis

Enviado por: "Joice" cloyola@puc-rio.br   joicebitt

Seg, 12 de Ago de 2013 1:20 pm



Curso: A m€ ¦ística de Francisco de Assis
02 de setembro a 21 de outubro de 2013 (segundas-feiras), 19h € ¦às 21h, na G€ ¦ávea

O Centro Loyola de F€ ¦é e Cultura / PUC-Rio promove no segundo semestre de 2013 um curso para conhecer a m€ ¦ística de Francisco de Assis. Entre os objetivos principais, o curso pretende iluminar nossa busca e nossas pr€ ¦áticas € ¦à luz do caminho espiritual de S€ ¦ão Francisco e mostrar uma m€ ¦ística que faz uma fam€ ¦ília espiritual h€ ¦á 800 anos, respirar o mesmo esp€ ¦írito.

Este curso quer conduzir a uma reflex€ ¦ão e aprofundamento da M€ ¦ística e Espiritualidade Franciscana e sua influ€ ¦ência para a civiliza€ ¦ção, desde o s€ ¦éculo XII at€ ¦é os dias de hoje.

Ao tematizar alguns pontos da M€ ¦ística Franciscana, faz refer€ ¦ência constante a figura emblem€ ¦ática de S€ ¦ão Francisco de Assis, sua heran€ ¦ça espiritual que gerou um modo de ser singular, que continua, h€ ¦á oito s€ ¦éculos, de um modo simples e fraterno, construindo um toque e di€ ¦álogo entre o humano e o divino.

Professor: Frei Vit€ ¦ório Mazzuco (Mestre em Teologia Espiritual pela Pontif€ ¦ícia Universidade Antoniana - PUA - de Roma, gradua€ ¦ção em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teol€ ¦ógico Franciscano - ITF - de Petr€ ¦ópolis - RJ. Atualmente € ¦é professor de Teologia Espiritual e Espiritualidade Franciscana no Instituto Teol€ ¦ógico Franciscano de Petr€ ¦ópolis - RJ)

PROGRAMA:

O que a M€ ¦ística?
O que € ¦é a M€ ¦ística Franciscana?
A M€ ¦ística e a Espiritualidade Franciscana como Caminho
A dimens€ ¦ão contemplativa franciscana
A ora€ ¦ção franciscana
A M€ ¦ística da Encarna€ ¦ção do Verbo
O caminho franciscano e a comunh€ ¦ão com a criaturas
A M€ ¦ística Franciscana como busca de identidade
M€ ¦ística Franciscana e a efervesc€ ¦ência religiosa contempor€ ¦ânea
A M€ ¦ística Franciscana na arte, m€ ¦úsica, teatro e cinema
O curso ser€ ¦á realizado no per€ ¦íodo de 02 de setembro a 21 de outubro de 2013 (encontros € ¦às segundas-feiras) no hor€ ¦ário de 19h € ¦às 21h. Ser€ ¦ão conferidos certificados ao final do curso.

Local: Centro Loyola de F€ ¦é e Cultura / PUC-Rio (Estrada da G€ ¦ávea, 1 - G€ ¦ávea)

Valor: R$95,00 mensais

Inscreva-se aqui: http://www.clfc.puc-rio.br/curso_francisco.html

2.1.

RE: [*Exsurge Domini*] Opini€  ão: N€  ão se engane, um papa ainda €

Enviado por: "Edilson Manacero" jedimanacero@hotmail.com   jedimanacero

Seg, 12 de Ago de 2013 1:31 pm



Pelo menos este n€  ão se escondeu dizendo "olha o Papa liberou o homosexualismo". E sim o Papa €  é um Cat€  ólico, Gra€  ças a Deus.


To:
From: luviga@gmail.com
Date: Sun, 11 Aug 2013 11:07:49 -0300
Subject: [*Exsurge Domini*] Opini€  ão: N€  ão se engane, um papa ainda €  é um papa

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/08/1324883-opiniao-nao-se-engane-um-papa-ainda-e-um-papa.shtml

11/08/2013 - 10h09
Opini€  ão: N€  ão se engane, um papa ainda €  é um papa

NICK COHEN
"THE OBSERVER"

O al€  ívio de quando o mais novo papa disse que n€  ão queria julgar os gays foi t€  ão palp€  ável quanto lament€  ável. Liberais convencionais n€  ão querem derrubar ou mesmo reformar institui€  ções opressoras. O que eles querem €  é "respeitar" a religi€  ão, enquanto escondem a escurid€  ão envolvida. Eu sempre penso que os l€  íderes religiosos os tratam da mesma forma que marqueteiros tratam consumidores crentes.

Tudo o que eles precisam fazer €  é parecer fofinho e falar com voz mansa.

Ou, no caso do papa, falar piedades contempor€  âneas sobre evitar preconceitos. Houve um tempo em que pens€  ávamos que julgar fosse a atividade do papa. Mas n€  ão desse, aparentemente.

Um sil€  êncio embara€  çoso recaiu sobre todos desde o momento de euforia, porque Jorge Bergoglio estragou a hist€  ória ao continuar agindo como se nada tivesse mudado.

O Vaticano anunciou que os cat€  ólicos receberiam remiss€  ão dos castigos do purgat€  ório. A boa a€  ção que eles tinham de fazer n€  ão era defender crian€  ças de abusadores, para mencionar um exemplo ao acaso, mas sim seguir o papa Francisco no Twitter. Bergoglio mostra o caminho da salva€  ção na sua conta, @pontifex. H€  á milh€  ões que os seguem, mas, como um narcisista, ele s€  ó segue a si mesmo.

O povo, o bobo religioso, n€  ão me deprime. Todos n€  ós podemos ser enganados. S€  ão as pessoas que desejam ser enganadas que eu n€  ão entendo. Se voc€  ê se esquecer do que os cat€  ólicos liberais e a m€  ídia liberal acham que o papa disse a bordo do avi€  ão papal no m€  ês passado, e se der ao trabalho de ler o que ele de fato disse, essa hist€  ória feliz de um pont€  ífice reformista e tolerante se desintegra diante dos seus olhos.

Os rep€  órteres perguntaram sobre o Monsenhor Battista Ricca, supervisor do Banco do Vaticano. A imprensa italiana divulgou as acusa€  ções "fortemente negadas" pela igreja de que ele teve de voltar da Am€  érica do Sul ap€  ós manter um caso com um capit€  ão da Guarda Su€  íça. Esses podem n€  ão ser crimes aos olhos da lei. Mas infringir os quem, o qu€  ê, por qu€  ê, quando e como do sexo permitido s€  ão, certamente, crimes aos olhos do ciumento e intrometido deus que Ricca deveria estar servindo.

Os jornalistas queriam saber se um "lobby gay", dentro do Vaticano, havia encoberto os supostos pecados de Ricca. "Se uma pessoa €  é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julg€  á-la?", o papa respondeu. "O catecismo da Igreja Cat€  ólica diz que n€  ão devem ser discriminados por causa disso."

Isso parece um bom come€  ço. Atrasado, mas ainda um come€  ço. Por€  ém, considere o que se segue:

"O problema n€  ão €  é ser gay", continua o papa. "O problema €  é o lobby dessa tend€  ência, da tend€  ência de pessoas gananciosas: lobby pol€  ítico, de ma€  çons, tantos lobbies."

Com essa frase casual, o papa sinalizou sua fidelidade a uma linha de rea€  ção da hist€  ória europeia sem que quase ningu€  ém percebesse. Poucos leitores anglo-sax€  ões entendem que o preconceito sobre as ma€  çonarias est€  á nas bases da teoria conspirat€  ória da extrema-direita.

MA€  ÇONS

Nos anos 1970, um padre chamado Augustin Barruel olhou as revolu€  ções americana e francesa e concluiu que as massas s€  ó poderiam ter derrubado monarquias ordeiras, apontadas por deus, e a santa Igreja Cat€  ólica com a ajuda de uma conspira€  ção internacional de ma€  çons.

Os ma€  çons n€  ão eram homens de meia-idade com roupas chiques, mas sim descendentes dos Templ€  ários, que foram colocados na clandestinidade na Idade M€  édia e juraram vingan€  ça sobre a igreja e a monarquia. Parecia loucura. E era loucura. Mas uma teoria conspirat€  ória que diz que os direitos humanos s€  ão uma fraude por tr€  ás da qual uma sociedade secreta e sinistra manipula o mundo era boa demais pra ser descartada.

Sucessivos papas os atacaram. Pio IX colocou a ma€  çonaria ao lado do socialismo, do liberalismo e da liberdade de pensamento como maus que os fi€  éis deveriam combater, em 1864. Os antissemitas e fascistas do in€  ício do s€  éculo 20 acrescentaram que os ma€  çons estavam ao lado dos judeus. Franco e Mussolini os perseguiram. Os nazistas faziam os ma€  çons usarem tri€  ângulos vermelhos e os assassinavam aos milhares.

Bergoglio, em resumo, estava trabalhando em solo arado. Antes que os preugi€  çosos o aclamassem como um liberal, eles deveriam exigir dele padr€  ões m€  ínimos. Sua igreja se op€  õe ao casamento gay e sustenta que sexo homossexual €  é um pecado.

Se ele estivesse falando s€  ério sobre parar com a discrimina€  ção, ele reverteria esses dois dogmas. Ele tamb€  ém poderia permitir o uso de camisinhas, pois elas d€  ão independ€  ência €  às mulheres a protegem contra a Aids, ou cooperar com investiga€  ções policiais sobre o estupro de crian€  ças por cl€  érigos e indenizar as v€  ítimas.

At€  é agora, n€  ão h€  á nenhum sinal de que ele far€  á qualquer uma dessas coisas. Ao contr€  ário de tudo o que voc€  ês leram, o papa continua sendo o que sempre foi: um cat€  ólico.




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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]