sexta-feira, 16 de agosto de 2013

História de uberlandense vai para a internet e doadora de medula aparece











-






Buscarbuscar


























Na TV






































+ Regiões






































































16/08/2013 18h42 - Atualizado em 16/08/2013 18h59

História de uberlandense vai para a internet e doadora de medula aparece

  • Doadora compatível havia desistido, mas voltou atrás após uma semana.
  • Gabriel tem leucemia e fez campanha no Facebook mostrando sua luta.




Fernanda ResendeG1 Triângulo Mineiro




61 comentários
Campanha foi visualizada por mais de 300 mil
pessoas (Foto: Gabriel Massote/Arquivo Pessoal)

“O pior aconteceu, mas o melhor está por vir”. Esta é uma das frases usadas em uma campanha criada no Facebook que conta a história do uberlandense Gabriel Massote, de 29 anos. O jovem sofre de leucemia desde 2011 e recentemente tinha conseguido uma doadora de medula óssea 100% compatível, mas durante o processo ela deixou de atender aos contatos do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E o que parecia um sonho se tornou um pesadelo. Foi então que a campanha de Gabriel ganhou mais força na internet e, depois de quase uma semana, uma ligação mudou tudo. A doadora voltou atrás e as esperanças foram renovadas.

O telefone tocou nesta quinta-feira (15) e do outro lado da linha era a médica de Gabriel infornando que a doadora, a mesma que havia desistido, reconsiderou a decisão. Ela entrou em contato com o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) e confirmou a doação da medula. Não se sabe se a decisão da doadora veio devido à campanha nas redes sociais, mas é certo que a novidade agradou e emocionou o uberlandense. “O grito saiu seco, do fundo d’alma. Senti uma emoção difícil de descrever”, contou.
A luta não pode parar, há muitas vidas a serem salvas"
Gabriel Massote

Gabriel acabou fazendo uma postagem no blog pessoal dele agradecendo a doadora e aos internautas que torceram e viveram um pouco da história dele nos últimos dias. O uberlandense fez questão de afirmar que a doação é apenas uma das vitórias e ressaltou que está satisfeito com o resultado atingido nas redes sociais. ”Fomentamos mais de 300 mil visualizações em 39 países e nos cinco continentes, desmitificando os estigmas da doação de medula óssea”, afirmou.

O jovem ainda narrou ter recebido e respondido centenas de mensagens nesse tempo e disse que acabou fazendo as pessoas compreenderem que a luta não era somente dele e sim de vários outros que aguardam ansiosos pelo transplante. “A luta não pode parar, há muitas vidas a serem salvas”, comentou.

O uberlandense disse que após a confirmação da doadora devem ser realizados os exames. É provável, segundo ele, que o transplante ocorra no fim deste mês ou no máximo no início do mês que vem.

  • Gabriel Massote está emocionado com a notícia e aguarda o transplante (Foto: Gabriel Massote/Arquivo Pessoal)

Liga da Medula de Uberlândia
A Liga da Medula de Uberlândia esteve envolvida na campanha do Gabriel e ajudou na divulgação da história do uberlandense. Érica Meireles de Moura é representante e responsável pela Liga.
saiba mais

Ela contou ao G1 que conheceu a história de Gabriel através do blog dele e que o fato de a doadora ter desistido da doação chamou muita atenção da Liga. “Conversei com Gabriel e pedi autorização para colocar o depoimento dele na página da Liga com o intuito de alertar os possíveis doadores. A doação em si é muito simples, mas o cadastro é sério, é dar a esperança de vida ao paciente e sua família. Como as redes sociais tem um poder muito grande, resolvemos usá-la para o bem”, disse.

Érica Meireles explicou que em dezembro de 2012 saiu uma nota relatando que Uberlândia tem 1% dos doadores cadastrados no Brasil, que corresponde a cerca de 30 mil doadores. Segundo ela, se comparando ao total da população de Uberlândia é um número relativamente baixo.

A representante ainda afirmou que a Liga está nas ruas, praças, campanhas, redes sociais, para conscientizar toda a população da importância de ser um doador de medula óssea para esclarecer os conceitos errados e os medos sobre o ato. “Muitas crianças, jovens e adultos estão em tratamento quimioterápico, esperando ansiosamente seu super-herói/doador. As pessoas que tiverem condições de saúde para ser um doador de medula devem procurar informação sobre o procedimento”, esclareceu Érica Meireles.
tópicos:

veja também

Inscrições do processo seletivo estão abertas até dia 26 de agosto. Salário é de R$ 783,44 com carga horária de 30 horas semanais.
há 6 horas
há 9 horas
há 5 horas

Crime foi registrado na madrugada desta sexta-feira (16) em Uberlândia. Caixa eletrônico fica dentro de uma empresa do Distrito Industrial.
há 13 horas


PUBLICIDADE


Link 

61 COMENTÁRIOS





Tsphase10 minutos atrás

Esse chá de canseira que a doadora fez, acredito que tenha sido benéfico para ela. Assim, a equipe médica vai dar a maior atenção possível ao organismo dela, assim como deveria ser com todos os doadores de medula. Um procedimento com tolerância de risco zero.RESPONDER
FACEBOOKTWITTERDENUNCIAR


Saulo Oliveira13 minutos atrás

. A universitária Luana Neves Ribeiro, 21 anos, morreu em 2011 quando se preparava para doar medula óssea para ser transplantada numa criança carioca, portadora de leucemia. Feliz pela oportunidade de praticar o gesto nobre e altruísta, ela se internou às 15h de segunda-feira no Hospital de Base de Rio Preto para se submeter à colocação de um cateter no coração para possibilitar a coleta de células tronco no dia seguinte. Mas uma falha no procedimento acabou por interromper sua vida e seu sonho de salvar a criança cujo rosto sequer conhecia.10 RESPOSTAS
FACEBOOKTWITTERDENUNCIAR


Maria Joaquina33 minutos atrás

ja tentei ser doadora, mas foi desgastante, e acabei desistindo de me cadastrar, fui duas vezes, faltando ao trabalho, e nadaRESPONDER
FACEBOOKTWITTERDENUNCIAR

carregar mais comentários


PUBLICIDADE





PUBLICIDADE



PUBLICIDADE





editorias

especiais
serviços

regiões

tv globo
rádios

globonews

publicações
jornais
© Copyright 2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]