sábado, 24 de agosto de 2013

Nossa Senhora de Medjugorje




Nossa Senhora de Medjugorje


  • COMO É DOCE SERVIR Á DEUS - LITURGIA DIÁRIA , 24 DE AGOSTO DE 2013 
  • Cristãos egípcios aterrorizados após ataques a igrejas 
  • Vocação, uma “parceria” com Deus 
  • RETIRO DE SILÊNCIO 
  • Missa Dos Enfermos 01/09/2013 - MISSA DE CURA 
  • A Psicologia do Consumo 
  • A EFICÁCIA DA AVE MARIA E DO TERÇO - LITURGIA DIÁRIA , 23 DE AGOSTO DE 2013 
  • 50 cristãos são queimados vivos em casa de pastor na Nigéria 
  • Retiro de silêncio no RS 
  • Vídeo Homilia do XXI Domingo do TC Ano: C 25.08.2013 
  • Papai Vittorio está escondendo alguma coisa de nós 
  • Maria Simma e as almas do purgatório - parte III 
  • HÁ 110 ANOS, A COROAÇÃO DE SÃO PIO X.....SÃO PIO X , ROGAI POR NÓS 
  • OS EFEITOS ADMIRÁVEIS DA CONFISSÃO - LITURGIA DIÁRIA , 21 DE AGOSTO DE 2013 
  • VOS PROTEGEREI COM O MEU MANTO 
  • Cardeal Sandri: "São inaceitáveis ataques contra cristãos" 
  • BENTO XVI , O PAPA QUE SEMPRE RENUNCIOU - LITURGIA DIÁRIA , 20 DE AGOSTO DE 2013 
  • PRECIOSA É AOS OLHOS DO SENHOR A MORTE DE SEUS SANTOS” - LITURGIA DIÁRIA , 19 DE AGOSTO DE 2013 




Posted: 23 Aug 2013 05:06 PM PDT




  • COMO É DOCE SERVIR Á DEUS











"As pessoas do mundo dizem que é demasiado difícil fazer a própria salvação. Nada há entretanto mais fácil: Observar os mandamentos de Deus e da Igreja, e evitar os sete pecados capitais; ou, então, se quiserdes, fazer o bem e evitar o mal; é só isto!






Os bons cristãos que trabalham em salvar a sua alma, estão antecipadamente felizes e contentes; gozam antecipadamente da felicidade do céu; serão felizes durante toda a eternidade. Ao passo que os maus cristãos que se condenam são sempre para lastimar; murmuram, são tristes, e sê-lo-ão durante a eternidade.






Um bom cristão, um avaro do céu, faz pouquíssimo caso dos bens da terra; pensa só em embelezar sua alma, em acumular aquilo que o deve contentar sempre, aquilo que deve sempre durar. Vêde os reis, os imperadores, os grandes da terra; são bem ricos; estão, porém, contentes? Se amam o bom Deus, sim. mas do contrário, não: não estão contentes. Eu de mim acho que não há nada tanto para lastimar como os ricos, quando não amam o bom Deus. 






Ide pelo mundo, de reino em reino, de riqueza em riqueza, de prazer em prazer, não achareis a vossa felicidade. A terra inteira não pode contentar uma alma imortal, da mesma sorte que uma pitada de farinha, na boca de um faminto, não pode saciá-lo" – [SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PENSAMENTOS ESCOLHIDOS]






















  • LITURGIA DO DIA 24/08/2013





  • PRIMEIRA LEITURA: APOCALIPSE 21, 9-14







SÃO BARTOLOMEU APÓSTOLO , (VERMELHO, GLÓRIA, PREFÁCIO DOS APÓSTOLOS - OFÍCIO DA FESTA) - LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO - 9Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. 10Levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, 11revestida da glória de Deus. Assemelhava-se seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino. 12Tinha grande e alta muralha com doze portas, guardadas por doze anjos. Nas portas estavam gravados os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13Ao oriente havia três portas, ao setentrião três portas, ao sul três portas e ao ocidente três portas. 14A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro - Palavra do Senhor



  • SALMO RESPONSORIAL (144)







  • REFRÃO: Ó SENHOR, VOSSOS AMIGOS ANUNCIEM VOSSO REINO GLORIOSO!


1. Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! -R.
2. Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração! -R.
3. É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente. -R.



  • EVANGELHO: JOÃO 1, 45-51




  • PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - Naquele tempo,45Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José. 46Respondeu-lhe Natanael: Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré? Filipe retrucou: Vem e vê. 47Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade. 48Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira. 49Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel. 50Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta. 51E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem - Palavra da salvação

























  • MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Também hoje eu os convido à oração. Neste tempo de graça, que a cruz seja para vocês o sinal indicador do amor e da unidade por meio dos quais chega a verdadeira paz. Por isso, filhinhos, rezem, especialmente neste tempo, para que em seus corações nasça o Menino Jesus, Criador da paz. Somente por meio da oração vocês se tornarão meus apóstolos da paz neste mundo sem paz. Por isso, rezem até que a oração se torne alegria para vocês. Obrigada por terem correspondido a meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.11.99















A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BARTOLOMEU - Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho . Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47) . Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim . São Bartolomeu, rogai por nós!



















Posted: 23 Aug 2013 04:28 PM PDT









Os cristãos egípcios vivem aterrorizados após os últimos ataques a igrejas, lojas e casas que, segundo eles, foram realizados por seguidores do presidente islamita deposto Mohamed Mursi.


Os atacantes começaram a queimar igrejas no país pouco depois da sangrenta expulsão, na quarta-feira, dos seguidores de Mursi que acampavam em duas praças do Cairo, no que parece ser uma represália.


"As pessoas estão mortas de medo, ninguém se atreve a sair de casa", disse Marco, um engenheiro de 27 anos por telefone à AFP a partir da cidade de Sohag.


O pior é que os atacantes "sabem onde os coptas vivem", já que, depois de queimar várias igrejas, começaram com as casas.


A União Juvenil Maspero, um movimento da juventude copta, está convencida de que se trata de uma "guerra de represálias" contra a minoria religiosa, que representa 10% da população egípcia.


O grupo acusou os seguidores de Mursi de convertê-los em alvo em resposta ao apoio do Papa dos coptos Tawadros II ao golpe militar que expulsou do poder no dia 3 de julho o líder islamita.


A Iniciativa Egípcia pelos Direitos Humanos (EIPR), uma ONG local, afirma que na quarta-feira ao menos 25 igrejas foram queimadas, assim como escolas cristãs, lojas e casas nas 27 províncias do país.


O arcebispo caldeu iraquiano, Louis Sako, disse à AFP que uma das igrejas de sua comunidade foi queimada na quarta-feira.


"É um autêntico desastre", disse antes de advertir que a região é um vulcão perigoso.


Para Marco, os ataques contra as igrejas não são nenhuma surpresa, já que elas já haviam sido alvo em outras ocasiões.


Mas o que mais o impactou foram os incêndios das casas de coptas e os saques de suas lojas.


Os atacantes "gritavam slogans a favor de Mursi e usavam faixas na cabeça com a frase 'Irmandade Muçulmana' escrita", explicou.


A União Juvenil Maspero, que documentou a violência da qual os cristãos foram vítimas durante o ano em que Mursi permaneceu na presidência, também culpa os seguidores do líder deposto pelos ataques.


"Os coptas são alvos de ataques em nove províncias, o que gera medo, perdas e destruição apenas porque são cristãos", disse o grupo.


Os seguidores de Mursi acusam frequentemente os cristãos de apoiar o presidente Hosni Mubarak, que foi deposto na revolta de 2011. Mas os cristãos também eram vítimas quando Mubarak estava no poder.


Na quinta-feira, o governo interino instalado pelo exército disse que os ataques contra os cristãos egípcios são a "linha vermelha" e afirmou que as autoridades "responderão energicamente" a qualquer provocação.


Pouco depois, o ministro da Defesa, o general Abdel Fatah al-Sissi, chefe das forças armadas que liderou o golpe, afirmou que o exército pagará a reconstrução das igrejas destruídas.


O primeiro-ministro interino, Hazem Beblawi, também anunciou na quinta-feira que se reunirá com o Papa copta para manifestar sua solidariedade.


A agência de notícias estatal Mena informou que 80 partidários de Mursi foram detidos e serão julgados por tribunais militares por sua suposta participação nos incêndios de igrejas na província de Suez na quarta-feira.


A Irmandade Muçulmana não se manifestou a respeito, a não ser para sugerir que as autoridades estão por trás da violência.


"O regime alçado ao poder pelo golpe militar está restaurando a violência sectária, como fizeram quando Mubarak estava a ponto de cair", disse o porta-voz Gehad el Haddad pelo Twitter.


Ishak Ibrahim, um pesquisador do EIPR sobre assuntos religiosos, disse que o Estado "tem que intervir para proteger a população. São necessárias ações concretas após os grandes discursos".


Segundo ele, o "discurso do ódio" que existe contra os cristãos em todo o país é mais dos salafistas, dos islamitas mais conservadores, que da Irmandade Muçulmana.


A maioria dos ataques ocorreram fora das grandes cidades, em áreas onde a presença das forças de ordem é mínima.


"Famílias que têm muito medo para sair para comprar comida esperam algo concreto", disse Karem, outro morador de Sohag






VEJAM MAIS FOTOS ABAIXO:



































Posted: 23 Aug 2013 03:12 PM PDT









Vocação significa chamado e, como todo o chamado, a vocação requer uma resposta, que é sempre uma opção livre, podendo ser SIM ou NÃO. Assim, a vocação acontece no diálogo, no encontro de duas liberdades: a absoluta liberdade de Deus, que chama, e a liberdade humana, que responde a esse chamado. Por isso, em cada ser humano manifesta uma vocação divina, e cada um de nós tem que responder ao chamado de Deus. Mas responder ao chamado de Deus tem que ser sempre motivo de alegria, felicidade e realização, porque o "querer" de Deus para a nossa vida só pode ser o melhor para nós. 






Toda vocação está ligada ao serviço, à doação. Ao aceitar essa missão, estamos nos entregando ao Criador e confiando a Ele a nossa vida, para nos tornamos servos e servidores de sua bondade. É uma doação de si mesmo, sem reservas, por causa de Cristo, para construir o seu Reino. É um grande ato de amor.









Somos todos chamados por Deus para uma missão no mundo em que vivemos, portanto, todas as vocações são belas, nenhuma é mais importante do que a outra. Nosso SIM a Deus consiste em acertar nossa própria vocação, mesmo sabendo que essa tarefa poderá trazer sacrifício, sofrimento e batalha, mas somente assim, cumprindo nossa missão, alcançaremos a realização pessoal. 

















Posted: 23 Aug 2013 02:04 PM PDT







  • RETIRO DE SILÊNCIO



Promovido pelo Secretariado Rainha da Paz de Porto Alegre


segundo a espiritualidade de Medjugorje






Pregador: Pe. Serafim Maria, monge do Mosteiro Regina Pacis, da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus


Tema: A Boa Nova em nossas vidas


Local: Convento Monte Alverne, em São Leopoldo


Data: 27 a 29 de setembro de 2013


Inscrições: Livraria Paulinas, à R. dos Andradas, 1212, Centro, Porto Alegre


Valor : R$190,00


Condução: Em Porto Alegre haverá um ônibus fretado, para quem o desejar.

Valor : R$25,00



Posted: 23 Aug 2013 12:09 PM PDT




Venha participar conosco da missa de cura! maiores informações 11 5526-2047
01/09/2013 às 14:30hs - Presidida Por Pe. Eugenio Maria

Missa de cura!!! Primeiro domingo de cada mês, não deixe de comparecer!! — 





Posted: 22 Aug 2013 05:24 PM PDT





Posted: 22 Aug 2013 04:20 PM PDT




  • A EFICÁCIA DA AVE MARIA E DO TERÇO







E eles (S. Domingos, S. João Capistrano e Alano de la Roche) compuseram livros inteiros sobre as maravilhas e eficácia da Ave Maria para a conversão das almas. Altamente publicaram e pregaram que a salvação do mundo começou pela Ave Maria e a salvação de cada um em particular está ligada a essa prece; que foi essa prece que trouxe à terra seca e árida o fruto da vida e que é esta mesma prece que deve fazer germinar em nossa alma a palavra de Deus e produzir o fruto da vida, Jesus Cristo; que a Ave Maria é um orvalho celeste que umedece a terra, isto é, a alma, para fazer brotar o fruto no tempo adequado, e que uma alma que não for orvalhada por esta prece ou orvalho celeste não dará fruto algum, nem dará senão espinhos e não estará longe de ser amaldiçoada (Heb 6,8)






No livro "De dignitate Rosarii", do bem aventurado Alano de la Roche lê-se o seguinte que a Santíssima Virgem o revelou: "Saibas, meu filho, e comunica-o a todos, que um sinal provável e próximo de condenação eterna é a aversão, a tibieza, e negligência em rezar a Saudação Angélica, que foi a reparação em todo mundo. Eis aí palavras consoladoras e terríveis que se custaria a crer, nse não no-las garantissem esse santo homem e antes dele S. Domngos, como, depois dele, muitos personagens fidedignos, com e experiência de muitos séculos






Pois sempre se verificou que aqueles que trazem o sinal de condenação, como os hereges, os ímpios, os orgulhosos e os mundanos, odeiam e desprezam a Ave-Maria e o Terço. Os hereges ainda aprendem e recitam o Pai-Nosso, mas abominam a Ave-Maria e o Terço. Trariam antes uma serpente sobre o peito que o Rosário. Os orgulhosos também, embora católicos, mas tendo a mesma inclinação que seu pai Lúcifer, desprezam ou mostram uma indiferença completa pela Ave-Maria, considerando o Terço uma devoção efeminada, suficiente para os ignorantes e analfabetos. Ao contrário tem-se visto e a experiência o prova que aqueles e aquelas que possuem outros e grandes indícios de predestinação, amam , apreciam e recitam com prazer a Ave-Maria. E quanto mais são de Deus, tanto mais amam esta oração. É o que a Santíssima Virgem diz também ao bem-aventurado Alano, em seguida às palavras que citei






Não sei como isso acontece nem porque,entretanto é verdade e não conheço melhor segredo para verificar se uma pessoa é de Deus do que examinar se gosta ou não de rezar a Ave Maria ou o terço. Digo: gosta, pois pode acontecer esteja na impossibilidade natural ou até sobrenatural de dizê-la, mas sempre a ama e a inspira aos outros – [FONTE : Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem - S. Luiz de Montfor]


















  • LITURGIA DO DIA 23/08/2013





  • PRIMEIRA LEITURA: 2º CORÍNTIOS 10, 17-18; 11, 1-2











SANTA ROSA DE LIMA , PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA , (BRANCO, GLÓRIA, PREFÁCIO DAS VIRGENS - OFÍCIO DA FESTA) - LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS -Irmãos, 17Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda. 1Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. 2Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura - Palavra do Senhor







  • SALMO RESPONSORIAL (148)











  • REFRÃO: VÓS JOVENS, VÓS MOÇAS E RAPAZES, LOUVAI TODOS O NOME DO SENHOR!


1. Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais! -R.
2. Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juizes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos. -R.
3. A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence. -R.







  • EVANGELHO: MATEUS 13, 44-46








  • PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo,44O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. 45O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.46Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra - Palavra da salvação





























  • MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Também hoje os convido a dar glória a Deus-Criador nas cores da natureza. Através da mais pequenina flor, Ele lhes fala também da Sua beleza e da profundidade do amor com que os criou. Filhinhos, que a oração brote de seus corações como a água fresca de uma fonte. Que os campos de trigo falem a vocês da misericórdia de Deus para com cada criatura. Por isso, renovem a oração de agradecimento por tudo que Ele lhes concede. Obrigada por terem correspondido a meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.08.99















A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA ROSA DE LIMA - Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!" . Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência" . A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto" . Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco" . Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X . Santa Rosa de Lima, rogai por nós!











Posted: 22 Aug 2013 12:45 PM PDT








ASSISTA O VÍDEO CLICANDO AQUI



Os ataques a cristãos continuam com força total da Nigéria. Relatórios apontam que mais de 100 pessoas foram mortas por terroristas armados na semana passada e o grupo extremista islâmico Boko Haram, mais uma vez assumiu a responsabilidade por eles.

Enquanto fontes diferentes contabilizam a quantidade de pessoas que perderam suas vidas na semana passada, uma história divulgada pela Baptist Press chamou atenção.

Cerca de 50 membros da Igreja de Cristo na Nigéria, moradores da aldeia de Maseh, foram queimados vivos depois de se refugiarem na casa de seu pastor quando fugiam de mais um ataque terrorista.

"Cinquenta membros de nossa igreja foram mortos no prédio da igreja, onde tinha ido se refugiar [na casa pastoral]. Eles foram mortos junto com o pastor, sua esposa e seus filhos", explicou Dachollom Datiri, vice-presidente da denominação Igreja de Cristo na Nigéria.

Lideranças da Igreja confirmaram que mais de 100 membros foram mortos em diversas aldeias na Nigéria, incluindo Maseh, Ninchah, Kakkuruk, Kuzen, Negon, Pwabiduk, Kai, Ngyo, Kura Falls, Dogo, Kufang e Ruk.

"A Nigéria está realmente se tornando um novo campo de morte para os cristãos. Centenas de cristãos já foram brutalmente assassinados pelo Boko Haram, incluindo mulheres e crianças", disse Jerry Dykst, porta-voz do ministério Portas Abertas nos EUA. "O Boko Haram divulgou, no início desta semana, uma ameaça que todos os cristãos devem se converter ao Islã ou eles nunca terão paz novamente. Seu objetivo é fazer toda a Nigéria um país governado e dominado pela lei sharia", concluiu.

Innocent Chukwuma, consultor de justiça criminal da Nigéria, vai mais além. "Eu não acho que o Boko Haram poderia, invadir essas aldeias sozinhos. Eles precisam do apoio e colaboração dos moradores locais", disse.

O pastor Ayo Oritsejafor, presidente da Associação Cristã da Nigéria, fez um apelo, afirmando que o Boko Haram é uma organização terrorista e pedindo que a comunidade internacional lute contra ela como faz com a Al Qaeda.

"Há certos extremistas muçulmanos que acreditam que a Nigéria deve ser uma nação islâmica e o Boko Haram é o principal órgão desse grupo de pessoas… O país sempre teve uma população muito bem dividida entre as duas grandes religiões [cristianismo e islamismo ], então não é possível simplesmente islamizar a Nigéria ", acrescentou o pastor.










Posted: 23 Aug 2013 04:15 AM PDT







  • RETIRO DE SILÊNCIO



Promovido pelo Secretariado Rainha da Paz de Porto Alegre


segundo a espiritualidade de Medjugorje






Pregador: Pe. Serafim Maria, monge do Mosteiro Regina Pacis, da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus


Tema: A Boa Nova em nossas vidas


Local: Convento Monte Alverne, em São Leopoldo


Data: 27 a 29 de setembro de 2013


Inscrições: Livraria Paulinas, à R. dos Andradas, 1212, Centro, Porto Alegre


Valor : R$190,00


Condução: Em Porto Alegre haverá um ônibus fretado, para quem o desejar.





Valor : R$25,00




Posted: 21 Aug 2013 11:10 AM PDT




Neste Evangelho Jesus é interrogado sobre a salvação, um tema tão atual, que nos questiona. O homem é capaz de se salvar com as suas boas obras? Com a sua caridade? Como o bem feito ao próxi omo? Qual é o papel da Igreja na Salvação do homem? Qual é o nosso papel em busca da nossa salvação? Caso não abrir o vídeo clique: http://pt.gloria.tv/?media=489972




Posted: 21 Aug 2013 06:28 AM PDT








Primavera de 1995. Papai Vittorio não tem vontade de acompanhar sua mulher a Medjugorje. Ele prefere seu jardim. Deve-se admitir que a piedosa Ginette, desde sua primeira peregrinação, um ano antes, não para de pressioná-lo para que vá converter-se aos pés da Gospa. Enquanto ele resmunga – "Eu, me converter? E o que mais você quer? –, Ginette, muito empreendedora, descobre uma casa à venda, menor e, portanto, mais prática para os dois, que agora são aposentados. Por que não mudar?


Abandonar seu jardim tão amado? É a pior coisa que lhe poderia acontecer. Ele acaba cedendo à chantagem de Ginetta: "Se você vier em peregrinação comigo, prometo que não nos mudamos". O seu jardim bem que vale um sacrifício! De bom ou mau grado (mau, na verdade), ele aceita partir com ela em peregrinação. Mas que peregrinação! Na Bósnia-Herzegovina!


– Temos aqui mesmo Lourdes, Paray-le-Monial, Lisieux... Que necessidade há de ir à Bósnia-Herzegovina? Por que não ao Cazaquistão Oriental ou à Sierra Nevada, por exemplo?


Corajosamente, acaba embarcando com um grupo de peregrinos da cidade de Nantes (França) num ônibus-leito. Por sorte, o guia é compreensivo e cheio de humor, não os chateia com devoções sem fim. Ele conhece bem o seu público: não pode haver muita oração e muito jejum na ida, pois frequentemente há pessoas como o Papai Vittorio e ele sabe que a Gospa tem outras cartas na mão para conquistar seus corações. Chegando ao local, o papai se posiciona sempre um pouco atrás e observa o desenrolar das operações, fazendo de vez em quando uma pequena reflexão para ser notado e para provocar as reações do pessoal. Mas segue o grupo por toda parte e participa, sem reclamar muito, das missas cotidianas, rosário, vias-sacras, visitas aos videntes e até mesmo da subida à Colina das Aparições no último dia.


Ginette está surpresa, pois tinha receado o pior. Melhor assim; parece que a Virgem está atendendo suas orações. Antes da partida de volta, Ginette fica um pouco perplexa: Papai Vittorio está esquisito, diferente... e, inesperadamente, diz à sua mulher, que fica perplexa: "Eu quero voltar o ano que vem!"


Aí tem coisa! Ginette espreita, observa, esquadrinha, espera, vigia... não ousa fazer perguntas, apesar da coceira na língua. Apenas chegado em casa, Papai Vittorio pega o telefone e convoca seus filhos para o domingo seguinte: anuncia que tem uma declaração a fazer quando estiverem todos reunidos.


Ao que parece, Ginette não tem o direito de conhecer o segredo antes do momento em que seus filhos estiverem ao redor do pai. Passam por sua cabeça todas as hipóteses possíveis e fica cada vez mais perplexa, ainda mais que o papai está transformado: ele já não lhe retruca mais pelas mínimas coisas, está pensativo, silencioso, nem mesmo seu jardim tem mais tanta importância para ele. Com certeza está maquinando alguma coisa.


Ginette não entende mais nada. Ela, que no seio da família sempre se sentira investida do "ministério da palavra", cala-se, dizendo: "O que será que ele tem de tão importante para contar aos filhos?"


Nada mais está como era antes. Ela confidencia a uma amiga: "O que será que fizemos ao bom Deus para merecer tudo isso?"; e chora o dia inteiro.


– Mas por quê? – pergunta a amiga, não correu tudo bem na peregrinação?


– Certamente que sim... bem demais!


E explica que, desta vez, é de alegria e de reconhecimento que está chorando.


Os vizinhos perguntam:


– O que aconteceu com seu marido? Está irreconhecível!


Até a netinha de 7 anos, esperta como ninguém, tranca o vovô num quarto e pergunta com a maior seriedade: "Vô, fala só pra mim... o que há com você? Você está doente? Está diferente..."


Na refeição também tudo mudou. Papai Vittorio nunca tinha fome, não comia nenhum alimento sólido, rejeitava o menor bocado, só tomava líquidos. Agora o seu apetite tinha voltado e ele devora tudo que sua mulher, radiante, prepara para ele.


E além disso, sobretudo ele, que até então vivia recluso no isolamento de seu jardim, começa a oferecer-se para levar a mulher aqui ou ali, quando surge a ocasião, "se com isso ele lhe puder ser útil".


Uma manhã, ao acordar, Ginette lhe pergunta:


– Vittorio, o que está acontecendo? Antigamente, passávamos o dia brigando, agora não o fazemos mais! Afinal de contas, o que você tem de tão importante a dizer aos nossos filhos?


O que Papai Vittorio tem a dizer aos filhos é a pedra angular de sua incrível transformação. 


Deve-se, primeiro, esclarecer que dois anos antes a família tinha sido sacudida, abalada, como que partida em consequência de uma grande infelicidade. Cada um dos membros da família havia sentido seu coração quase destruído pela dor. Um dos filhos de Vitor e Ginette, Guy, de 30 anos e pai de uma menininha, morrera num terrível acidente.


Papai Vittorio explica à sua mulher:


– Você se lembra, em Medjugorje, naquele último dia, quando estávamos na Colina das Aparições? Eu, como sempre, estava atrás. De repente, vi subir da aldeia, no vale, uma pequena nuvem com bordas resplandecentes, tão resplandecentes que eu não conseguia tirar os olhos dela. Em volta, não havia nada no céu. Você se lembra? O tempo estava magnífico. E, aos poucos, essa nuvem subiu até mim, na Colina. Para minha grande surpresa, ela parou a cerca de um metro do solo, bem ali na minha frente. Dentro da nuvem havia duas pessoas, ou melhor, um vulto e uma pessoa. Eu não vi o rosto do vulto... e não me pergunte quem podia ser, porque não sei. Mas a segunda pessoa, com uma roupa que parecia um véu branco, era... era...


Papai Vittorio desaba, as lágrimas o impedem de continuar. Mas a mamãe já tinha entendido, e Papai Vittorio confirma baixinho: 


– Era Guy, nosso filho! Vivo e bem! E até falou comigo! Ele disse: "Papai, sou seu filho Guy, que não se esquece de você. Sou feliz. Diga a todos que rezem pela paz, sobretudo ao meu irmão, às minhas irmãs e à minha filha". Vi que seus pés não tocavam no chão. Depois que Guy falou comigo, a nuvem elevou-se e voltou em direção ao céu.


Pronto! Papai Vittorio revelou seu segredo...


– Por que você não me contou logo – pergunta Ginette, perturbada até o fundo da alma. 


– Mas você iria achar que eu estava louco!


No domingo seguinte, os filhos, por sua vez, ouviam a mensagem enviada pelo céu. Todos ficaram transtornados. A mensagem atingia ainda melhor o seu alvo por vir do vovô, aquele incrédulo, aquele resmungão! 


Quanto à mamãe Ginette, atendida em suas súplicas além de toda expectativa, continua dizendo a cada dia:


– Meu Deus, o que fizemos para merecer tamanha graça?!









Fonte: Medjugorje il trionfo del Cuore (Medjugorje, anos 90), por Ir. Emmanuel.




Posted: 21 Aug 2013 05:09 AM PDT











"As almas do purgatório preocupam-se muito conosco e com o Reino de Deus. É o que revelam certos conselhos que elas deram a Maria Simma. Os que se seguem são extraídos de suas anotações:


'Não devemos lamentar os maus tempos de hoje. É preciso dizer aos pais que são eles os principais responsáveis por essa situação. Os pais não podem fazer nada de pior aos seus filhos que realizar-lhes todos os desejos e lhes dar tudo que querem só para que fiquem contentes e parem de gritar. Desta forma, o orgulho pode lançar raízes no coração da criança.


Quando a criança chega à escola não sabe nem rezar um Pai-nosso, nem sequer fazer o sinal da cruz. De Deus não sabe coisa alguma. Os pais desculpam-se dizendo que essa é a obrigação dos catequistas e dos professores de religião. Onde o ensino da religião não começa desde a mais tenra infância, a religião não subsistirá mais tarde. Ensinem a criança a renunciar. Por que há hoje em dia tanta indiferença religiosa? Essa decadência moral? Porque as crianças não aprenderam a renunciar. Tornam-se mais tarde descontentes, pessoas sem moderação que participam de qualquer coisa e querem satisfazer todos os seus desejos. É isso que provoca tantos excessos sexuais, práticas anticoncepcionais e assassinatos no ventre materno. Essas crianças assassinadas clamam vingança ao Céu. Atualmente, em muitos lugares, o seu número ultrapassa o dos nascimentos. A lei contra o aborto deve tornar-se mais rigorosa.


Veem-se meninas de 14 anos já recorrerem ao aborto; todo médico que, através de consultas, descobre um aborto, é obrigado a notificá-lo às autoridades competentes; se não o fizer, grande responsabilidade pesará sobre ele.


Quem não aprendeu a renunciar quando criança, torna-se egoísta, incapaz de amar e despótico. É por isso que hoje em dia há tanto ódio, tanta falta de amor. Se desejamos tempos melhores, comecemos por educar melhor as crianças. Peca-se terrivelmente contra o amor ao próximo, através da maledicência, calúnia e fraudes.


Onde começa tudo isso? No pensamento. Devemos aprender, desde a infância, a banir imediatamente os pensamentos contrários à caridade. Combatamos, no mesmo instante, todo pensamento contrário à caridade e não julgaremos mais os outros sem caridade. Todo católico é chamado a praticar o apostolado; um através da profissão, outro através do exemplo.


Queixamo-nos de que as conversas contra a moral e contra a religião corrompem muitas pessoas. Por que então se calam os outros? Os bons devem também defender as suas convicções e declarar-se cristãos. Ao longo da história da Igreja, a salvação das almas e da civilização cristã jamais foi para os leigos um dever mais urgente e imperioso como nos dias de hoje.


Todos os cristãos deveriam se dispor a procurar e promover o Reino de Deus, pois, do contrário, os homens não serão mais capazes de reconhecer as disposições da Providência. O cuidado com a alma não deve jamais ser sufocado por um cuidado exagerado com o corpo.


A 22 de janeiro de 1955, à noite, ouvi distintamente dizerem bem alto e claro as seguintes palavras: Deus pede reparação! Através de sacrifícios voluntariamente aceitos e oração, muita reparação pode ser feita. Porém, se não aceitamos de bom grado estes sacrifícios, Deus os exigirá à força. Pois é preciso uma expiação'.


Certa vez, em que Maria Simma se perguntava por qual razão as almas se manifestavam a ela em vez de se manifestarem diretamente aos seus parentes, veio uma alma e a censurou severamente, dizendo: Não peque contra as disposições de Deus. Ele distribui as graças a quem quer. Não é por seus méritos que Deus lhe concede isso.


Se fosse questão de mérito, outras mereceriam mais do que você. É verdade que desde pequena você trouxe muito alívio às almas, mas isso também já era uma grande graça. Muitas pessoas teriam aproveitado essa graça bem melhor que você. Ao lado dos santos que fizeram grandes milagres na terra, houve outros maiores, escondidos, que não tinham esse poder, mas que, no entanto, atingiram um grau de santidade ainda maior do que aqueles que faziam milagres.


Não devemos esquecer que, daquele que recebe mais graças, Deus exige mais. Deus quer que lhe peçamos as suas graças; uma oração boa e persistente atravessa as nuvens e será ouvida da maneira mais favorável a quem a faz'."





"Ganhar Deus, é o céu,


Perder Deus, é o inferno,


Quando Deus examina, é o julgamento,


Quando Deus purifica, é o purgatório."


Hans Urs Von Balthasar







Fonte: "Maria Simma, Segredos revelados pelas almas do Purgatório", Associação Maria Porta do Céu.




Posted: 20 Aug 2013 05:15 PM PDT







SÃO PIO X , ROGAI POR NÓS














São Pio X (em italiano: Pio X, latim eclesiástico: Pius PP. X), OFS, nascido Giuseppe Melchiorre Sarto; Riese, 2 de Junho de 1835Roma, 20 de Agosto de 1914), foi o 257.º Papa. O seu pontificado decorreu de 4 de agosto de 1903 até a data da sua morte. Ficou conhecido como o "Papa da Eucaristia" e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V (1566–72)














10 de agosto de 1903 : « […] O Papa, acompanhado dos cardeais, do pessoal da Corte Pontifícia, dos Guardas Nobres e dos Guardas Suíços, apareceu às 8:30 no pórtico da Basílica. Diante da Porta Santa, Pio X, revestido das vestes pontificais, usando a mitra, está sentado no trono. Os cardeais assentam-se em bancos especiais. Rampolla, Cardeal Arcipreste da Basílica, acompanhado do capítulo e do clero, profere em latim o discurso de costume ao novo Papa. Pio X, em seguida, admite o capítulo e o clero para beijar os múleos. Enquanto isso, o coro da Capela Sistina canta o Tu es Petrus. O Papa, então, é elevado na sede gestatória, rodeado pelos flabelos e precedido pelos dignitários e cardeais. Ele ingressa às 9:30 na Basílica pela porta central. É acolhido pela aclamação da multidão enquanto que da loja da bênção soam as trombetas de prata. A Guarda Palatina presta as honras. O Papa dá sua bênção e faz sinal com a mão para que se fizesse silêncio e parassem as aclamações. Diante do altar do Santíssimo Sacramento, o Papa desce de sede gestatória. Ele permanece alguns minutos em adoração diante do Santíssimo Sacramento, exposto de forma solene. Todos os cardeais ajoelhados formam como que uma coroa em torno dele. A cena é magnífica. […]




















  • Foto de Papa São Pio X quando criança














Os mestres de cerimônias pontifícias vão naquele instante à frente do Papa e queimam estopas por três vezes, clamando: "Santo Padre, assim passa a glória do mundo". Finalmente, o Papa chega ao altar enquanto o coro da Sistina canta o Ecce sacerdos Magnus. Na abside, à direita e à esquerda do trono, foram construídas tribunas para a família do Papa, os Cavaleiros de Malta, o corpo diplomático, o patriciado romano. […] Depois do Sacro Colégio, os bispos e padres proferem o ato de obediência, os cardeais beijando os pés, os joelhos e o rosto do Papa; os Bispos, os pé e os joelhos; os padres, apenas os pés
















  • A expressão serena do Papa Pio X. Que morte gloriosa! S. José, dai-nos a graça de ter uma Boa Morte!










A missa começa de acordo com o cerimonial das missas papais. Após o canto da epístola e do Evangelho em latim e grego, o Cardeal diácono Macchi, acompanhado pelos auditores da rota e dos advogados consistoriais, chega ao altar, enquanto o Pontífice sobe o trono e recita as ladainhas especiais para a coroação. No momento da elevação, as trombetas de prata ressoam do alto da cúpula, enquanto o Corpo de Armas do Vaticano se ajoelha. A assistência observa um silêncio religioso. Após o Papa ter se assentado em seu trono e comungado com o cerimonial habitual, o diácono e o subdiácono comungam igualmente. A Missa termina, o Papa se levanta novamente na sede gestatória, entre os flabelos, sob um baldaquino suntuoso, e é levado a um pódio especialmente erigido em frente ao altar da confissão. Neste momento, o Cardeal Decano recita a oração do novo Pontífice eleito e, em seguida, o Cardeal subdiácono retira a mitra, enquanto o Cardeal diácono coloca a tiara e pronuncia a entronização. O Papa então lê em voz alta algumas orações, em seguida sobe ao trono e dá a benção solene à assistência, que aclama calorosamente o Pontífice enquanto este atravessa a igreja para se dirigir ao altar da Pietà. O Papa recebe os votos do Sacro Colégio, e, depois, pela escada interior da capela do Santíssimo Sacramento, finalmente entra em seus apartamentos»










Magníficas obras pela restauração da Cristandade







O Cardeal Sarto deixa Veneza rumo ao conclave, onde será eleito Papa














O glorioso, árduo e fecundo pontificado desse Vigário deCristo durou 11 anos. Nesse período, foram lançados mais de 3.000 documentos oficiais, com o objetivo de Instaurare omnia in Christo — conforme seu lema. E tem estreita analogia com esta sua afirmação: "Se alguém pedir uma palavra de ordem, sempre daremos esta e não outra: Restaurar todas as coisas em Cristo"






Nesse sentido de restaurar todas as coisas em Cristo, foram numerosas e admiráveis as obras empreendidas pelo Santo Pontífice para defender a Civilização Cristã gravemente ameaçada






Em seu esplêndido livro de memórias, o Cardeal Merry del Val, Secretário de Estado de São Pio X, enumera de passagem algumas dessas obras :






"A reforma da Cúria Romana; a fundação do Instituto Bíblico; a construção de seminários centrais e a promulgação de leis para a melhor disciplina do clero; a nova disciplina referente à primeira comunhão e à comunhão freqüente; o restabelecimento da música sacra; a vigorosa resistência movida contra os fatais erros do chamado modernismo e a corajosa defesa da liberdade da Igreja na França, Alemanha, Portugal, Rússia e outros países, sem aludir a outros atos de governo, justificam certamente que Pio X tenha sido destacado como um grande Pontífice e um diretor humano excepcional. Posso testemunhar que todo esse enorme trabalho foi devido principalmente e — muitas vezes — exclusivamente à sua própria idéia e iniciativa. A História haverá de proclamá-lo como algo mais que um Papa cuja bondade ninguém seria capaz de discutir






Os limites que me impus ao traçar estas breves Memórias me impedem de entrar a fundo no estudo das diversas e importantes questões a que mais acima me referi; mas há uma delas cuja importância creio merecer especial atenção neste curto relato, e esta é a compilação do novo Código de Direito Canônico"






O Cardeal, fidelíssimo Secretário de Estado de São Pio X, passa a narrar o intenso trabalho do Santo Padre para reorganizar e aprimorar o novo Código, uma vez que o anterior era um emaranhando confuso, uma legislação que se prestava a diversas interpretações. Foram 11 anos de trabalho quase ininterrupto, mas ao cabo dos quais a admirável codificação ficou praticamente pronta nos últimos dias de São Pio X, em 1914. Seu sucessor, Bento XV, rendeu-lhe uma merecida homenagem, promulgando o novo Código elaborado por seu augusto predecessor






Mansidão do cordeiro, força do leão






Uma palavra a respeito de uma característica em que se destacou no mais alto grau São Pio X: sua extrema bondade, ao lado de uma indomável energia. Sobre isso, nada melhor que darmos a palavra a quem o conheceu mais de perto, e devotadamente o serviu por 11 anos — seu próprio Secretário de Estado, o Cardeal Merry del Val :






"Seria um grande erro crer que esta característica [a bondade] tão atraente de Pio X o retratasse plenamente ou resumisse seus dotes e qualidades; nada mais longe da verdade. Ao lado dessa bondade, e de modo feliz combinada com a ternura de seu coração paternal, possuía uma indomável energia de caráter e uma força de vontade que podiam testemunhar, sem vacilação, os que realmente o conheceram, embora em mais de uma ocasião surpreendesse, e até causasse estranheza àqueles que somente haviam tido ocasião de experimentar sua delicadeza e reserva habituais






Mantinha um absoluto senhorio de si e dominava os impulsos de seu ardente temperamento. Não vacilava em ceder em assuntos que não considerava essenciais, e até estava disposto a considerar e aceitar a opinião de outros se isso não implicasse em risco para algum princípio; mas não havia nele nenhuma debilidade






Quando surgia alguma questão na qual se fazia necessário definir e manter os direitos e liberdade da Igreja, quando a pureza e integridade da verdade católica requeriam afirmação e defesa, ou era preciso sustentar a disciplina eclesiástica contra o relaxamento ou influência mundanas, Pio X revelava então toda a força e energia de seu caráter e o intrépido valor de um grande Pontífice consciente da responsabilidade de seu sagrado ministério e dos deveres que julgava ter que cumprir a todo custo






Era inútil, em tais ocasiões, que alguém tratasse de dobrar sua constância; toda tentativa de intimidá-lo com ameaças, ou de afagá-lo com sedutores pretextos ou recursos meramente sentimentais, estava condenada ao fracasso"






A conjuração do movimento modernista






Esse santo varão, que derramava copiosas lágrimas considerando a paixão da Santa Igreja, era entretanto de uma severidade ímpar contra o mal. Depois de esgotar todos os recursos ao seu alcance para levar alguém à conversão, severamente condenava. Estava sempre disposto a perdoar, por assim dizer, maternalmente. Mas se a pessoa persistisse no erro e, pior, procurasse contaminar outros com seus desvios, o Santo Papa a reprovava energicamente. Foi o que ocorreu quando condenou o movimento modernista — "síntese de todas as heresias", conforme o definiu —, que se infiltrara sub-repticiamente nas próprias fileiras católicas, com a finalidade de modernizar, adaptar e deturpar inteiramente o ensinamento tradicional da Igreja






Assim, o Santo Padre lançou várias advertências aos mentores desse movimento, os quais não as levaram em consideração, pois se obstinavam no mal e procuravam corromper outros membros da Igreja e até mesmo da alta Hierarquia eclesiástica. Publicou então sua estupenda Encíclica Pascendi Dominici Gregis, de 8 de setembro de 1907, fulminando o modernismo [Ver quadro ao lado]. Tal documento completava a condenação já expressa no Decreto Lamentabili Sane Exitu, de 3 dejulho do mesmo ano






O neomodernismo de nossos tempos 






Como se pôde observar, vem de há muito a tentativa de infiltração no interior da Santa Igreja, por parte de inimigos velados ou declarados, a fim de "modernizar", adaptar aos novos tempos e adulterar o Magistério tradicional e infalível da Santa Igreja Católica Apostólica Romana






Peçamos ao ínclito Papa São Pio X o discernimento, a argúcia, a energia e a combatividade que ele teve ao enfrentar destemidamente as raízes dos erros que, em nossos dias, professa o chamado progressismo católico, continuador do modernismo de sua época












  • Urna mortuária do Papa São Pio X

















São Pio X condena o modernismo


"Os mais perigosos inimigos da Igreja"


"Não se afastará, portanto, da verdade quem os tiver como os mais perigosos inimigos da Igreja. Estes, em verdade, como dissemos, não já fora, mas dentro da Igreja, tramam seus perniciosos desígnios; e por isto, é por assim dizer nas próprias veias e entranhas dela que se acha o perigo, tanto mais ruinoso quanto mais intimamente eles a conhecem. Além de que, não sobre as ramagens e os brotos, mas sobre as mesmas raízes, que são a Fé e suas fibras mais vitais, é que meneiam eles o machado. Batida pois esta raiz da imortalidade, continuam a derramar o vírus por toda a árvore, de sorte que coisa alguma poupam da verdade católica, nenhuma verdade há que não intentem contaminar. E ainda vão mais longe; pois, pondo em obra o sem número de seus maléficos ardis, não há quem os vença em manhas e astúcias, porquanto fazem promiscuamente o papel ora de racionalistas, ora de católicos, e isto com tal dissimulação, que arrastam sem dificuldade ao erro qualquer incauto; e sendo ousados como os que mais o são, não há conseqüências de que se amedrontem e que não aceitem com obstinação e sem escrúpulos (nº 3) [...]






Já não se trata aqui do velho erro, que à natureza humana atribuía um quase direito à ordem sobrenatural. Vai-se muito mais longe ainda; chega-se até a afirmar [na doutrina modernista] que a nossa santíssima religião, no homemJesus Cristo assim como em nós, é fruto inteiramente da natureza. Nada pode vir mais a propósito para dar cabo de toda ordem sobrenatural" (nº 10). (Encíclica de São Pio X sobre as Doutrinas Modernistas, Pascendi Dominici Gregis, de 8-9-1907, Editora Vozes Ltda, Petrópolis, 1948, pp. 4-5; 10-11) 



































Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso. Ordenado em 1858, estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino. Em10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave






O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo", expresso na sua encíclica E Supremi Apostolatus.1 Por esta razão, foi um defensor intransigente daortodoxia doutrinária e governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências domodernismo, encarado por ele como a síntese de todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e teologia






Pio X introduziu grandes reformas na liturgia e codificou a Doutrina da Igreja Católica, sempre num sentido tradicional e facilitou a participação popular naEucaristia. Foi um Papa pastoral, encorajando estilos de vida que reflectissem os valores cristãos. Permitiu a prática da comunhão eucarística frequente e fomentou o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão. Promoveu ainda o estudo do canto gregoriano e do catecismo(ele próprio foi autor de um catecismo, designado por Catecismo de São Pio X). Criou a Pontifícia Comissão Bíblica e colocou as bases do Código de Direito Canônico, promulgado em 1917 após a sua morte. Publicou 16 encíclicas. No Brasil foi o fundador da Diocese de Taubaté, no Estado de São Paulo, e daArquidiocese de Aracaju em Sergipe






Pio X não receou provocar uma crise com a França quando condenou o presidente francês por visitar Victor Emmanuel III, Rei de Itália, com quem a Igreja estava de más relações desde a tomada dos Estados Papais na unificação italiana, em 1870. Entre as consequências deste embate cita-se a completa separação entre Igreja e Estado em França e a expulsão dos Jesuítas. Teve como secretário de Estado o famoso cardeal Merry del Val






Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade. Foibeatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954 por Pio XII. A Igreja celebra a sua memória litúrgica no dia 21 de Agosto. É actualmente opatrono dos peregrinos enfermos e é considerado por alguns[quem?],2 como o maior dos Papas do século XX






Foi o único Papa do século XX a ter tido extensa experiência pastoral ao nível da paróquia. Favoreceu o uso de termos vernaculares na catequese. O seu estilo directo e as denúncias de atropelos à dignidade humana não lhe trouxeram grande apoio por parte das sociedades aristocráticas europeias na época pré-Primeira Guerra Mundial














Corpo do Papa São Pio X na ocasião de sua beatificação - 1951



















Posted: 20 Aug 2013 04:27 PM PDT





  • FOTO ACIMA : CONFESSIONÁRIO USADO POR PADRE PIO






OS EFEITOS ADMIRÁVEIS DA CONFISSÃO



DISCÍPULO. — Padre, todas as belíssimas coisas que o Sr. disse até agora acerca da confissão, tratam só dos que estão sujeitos a cometer pecados mortais, mas quem comete só faltas veniais pode dispensar a confissão?









MESTRE. — A confissão, meu caro, é muitíssimo útil, também para aqueles que só cometem culpas veniais, porque, mesmo quando ela não é indispensável para obter o perdão, é sempre o melhor meio para apagar as faltas










D. — Desculpe, Padre, mas há muitos outros meios para cancelar os pecados veniais: as orações, as esmolas, a água benta por exemplo.







M. — É verdade; e estes remédios chamam-se "sacramentais", mas operam só ex opere operantis, ou seja, na medida, quase sempre bem diminuta, da devoção de quem os recebe, enquanto que, a confissão opera, ex opere operato, isto é, por si mesma, em virtude dos méritos de Jesus Cristo, por essa razão remite todas as faltas de modo mais seguro










D. — Então, também no que diz respeito aos pecados veniais, que são no entanto matéria livre, isto é, que se podem ou não confessar, a confissão é a melhor cura e a mais certa?










M. — Justamente. E não é só isso: a confissão não só remite os pecados e nos dá a vida eterna, como também nos remite toda, ou parte da pena temporal que pode ainda restar










D. — Deveras?










M. — Isso é verdade de fé, por conseguinte devemos acreditá-lo sem duvidar. Sim, a confissão remite cada vez uma, duas, três e quem sabe lá quantas páginas da pena temporal, que pode, dessa maneira, ser completamente esgotada; é justamente o que nos ensina Santo Tomás doutor da Igreja: "Quanto mais nos confessamos, tanto maior é a porção da pena temporal remetida..." razão pela qual pode acontecer que, à força de nos confessarmos, nos seja remetida toda e qualquer pena










D. — Mas esta Padre, é a indulgência das indulgências...










M. — Assim mesmo, esta é a indulgência das indulgências para nós que não gostamos de penitências e que, por isso, corremos o risco de chegarmos à morte ainda com toda, ou quase toda a pena temporal por descontar nas chamas terríveis do purgatório. Acertemos pois nossas contas com a Justiça Divina enquanto ainda é tempo, mediante a confissão freqüente






Conta-se que duas religiosas, muito devotas das almas do purgatório, tinham prometido uma à outra, que a sobrevivente faria abundantes orações para a que morresse antes. Depois da morte de uma delas a outra, fiel à promessa, deu-se toda a oração, penitências e jejuns pela alma da companheira. Mas qual não foi a sua surpresa quando, logo no terceiro dia depois do enterro, a morta, com o semblante calmo e delicioso, toda sorridente, apareceu para lhe dizer:










— Não se aflija por mim; eu já descontei tudo!










— De quê modo?










— Com as confissões freqüentes e sinceras feitas durante a vida










Conta-se também o fato de um religioso que, tendo morrido de repente, quase de improviso, deixou os seus irmãos muito apreensivos, com muito medo pelo que podia acontecer à sua alma










O superior deu logo ordens para que se fizessem por ele grandes sufrágios e se celebrassem muitas Missas. Depois de poucos dias apareceu ele a um irmão e disse:










— Irmão Bernardo, Irmão Bernardo, diga ao Padre que agora chega, eu mesmo, durante a vida, pensei no resto com muitas lágrimas derramadas frequentemente aos pés do confessor










D. — Mas o senhor sabe, Padre, que estas coisas me convencem e aumentam o meu amor à confissão freqüente?










M. — Se assim fosse com você e com os outros!... A confissão é ainda um tesouro muito escondido para muitos, e um benefício por demais ignorado. Até aqui, porém, só consideramos uma parte dos benefícios enormes que a confissão traz consigo. Há muitos outros ainda, inegavelmente superiores em número e beleza










D. — Oh, continuemos a explorar essa mina de ouro e de pedras preciosas, que eu antes não conhecia










M. — A confissão é o Sacramento Milagre, o maior remédio; pois bem, esse remédio, não só destrói o pecado e livra a alma da enfermidade, como traz também as maiores vantagens. Antes de tudo restitui os bens perdidos com o pecado mortal










D. — O que perde um cristão quando comete um pecado mortal?










M. — Quando um cristão comete um pecado mortal, dissipa um patrimônio cuja importância não há cifra que exprima. Perde "a graça de Deus". Essa alma cai morta, como uma pomba, ferida pelo caçador. Perde "os méritos adquiridos para o Paraíso". Fica como uma vinha abatida e devastada pela tempestade. Perde "a capacidade de merecer para a vida eterna". Fica como um mísero mutilado, incapaz de ganhar seu pão










D. — E com a confissão, entramos de novo em posse de todos esses bens?










M. — Sim, mediante a absolvição sacramental, tornamos a entrar em posse de tudo: e para que aqueles que, por não ter pecados mortais, não venham a "lamentar essas perdas", a mesma absolvição aumenta muito o valor e o número dos méritos e das riquezas de que a alma já é possuidora










D. — Sabe, Padre, isto consola-me e me enche o coração de esperança!










M. — Oh! sim! Abri o coração à esperança, vós todas, pobres almas que vos debateis no barro de vossas culpas de todos os gêneros e gemeis, ao vos lembrardes do vosso passado










Levantai bem alto o coração, porque mediante essa cura sacramental, vos prometem que podeis recuperar a ''beleza e integridade do batismo"










É digno de nota o que se conta sobre um noviço dominicano. Uma noite, tendo adormecido ao pé do altar, ouviu uma voz que lhe disse: "Vai e raspa de novo com dor a tua cabeça". Quando o jovem acordou, pensando no sonho teve a idéia de que Deus queria aludir à confissão. Correu logo aos pés de São Domingos, e fez uma dolorosa confissão de todas as suas culpas










Pouco depois, quando foi descansar, viu descer do céu um anjo que trazia numa das mãos uma túnica muito alva e na outra uma coroa cravejada de pedras preciosas, e que, dirigindo o vôo para ele o adornou com a veste e lhe cingiu a fronte com a coroa










Ainda muito mais admirável é o que se lê na biografia de Santa Margarida de Cortona. Depois de convertida de grande pecadora em ferventíssima penitente, Jesus principiou a amá-la de um amor singularíssimo, tanto que costumava aparecer-lhe frequentemente para a instruir, amparar e encher de alegria. Durante essas belas aparições,










Ele costumava chamá-la com o nome de "pobrezinha". Um dia, a santa levada pela confiança perguntou-lhe:










— Senhor, porque me chamais sempre "pobrezinha?" Quando será que eu ouvirei chamar-me com o nome de "filha?"










— Quando tiveres feito de novo uma boa confissão, geral e dolorosa, de todas as tuas culpas










Bem podemos imaginar que Margarida não tardou em satisfazer a Jesus. Preparou-se logo com um devoto retiro, e um exame diligente; mortificou-se e fez a sua confissão com muitas lágrimas; depois da Comunhão viu aparecer-lhe Jesus que a cobriu com um véu mais cândido que a neve, e lhe repetiu muitas vezes: minha filha! minha filha!










Assim o Senhor demonstra quanto lhe é agradável a confissão e como realmente Ele reveste com "a estola da graça batismal" aqueles que se tornam dignos










D. — Agradecido, Padre: sendo assim, de agora em diante mergulharei frequentemente neste banho salutar do sangue de Jesus, sem prestar atenção aos incômodos e ao respeito humano, para que a minha alma retome o primitivo candor!










M. — Muito bem! Faça isso por sua conta, e não cesse de inculcar nos outros, o amor que cada um deve ter, não só pela sua própria alma, mas ainda pela salvação dos outros. Jesus recompensá-lo-á nesta vida e na outra - CONFESSAI-VOS BEM - Pe. LUIZ CHIAVARINO


























LITURGIA DO DIA 21 DE AGOSTO DE 2013




PRIMEIRA LEITURA: JUÍZES 9, 6-15










SÃO PIO X , PAPA E CONFESSOR , (BRANCO, PRE. COMUM OU DOS PASTORES - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DO LIVRO DOS JUÍZES - Naqueles dias, 6Juntaram-se então todos os siquemitas com todos os de Bet-Melo, e vieram junto do terebinto da estela que havia em Siquém, onde proclamaram rei Abimelec. 7Sabendo disso, subiu Joatão ao cimo do monte Garizim e exclamou: Ouvi-me, homens de Siquém, para que Deus vos ouça! 8As árvores resolveram um dia eleger um rei para governá-las e disseram à oliveira: reina sobre nós! 9Mas ela respondeu: renunciarei, porventura, ao meu óleo que constitui minha glória aos olhos de Deus e dos homens, para colocar-me acima das outras árvores?10E as árvores disseram à figueira: vem tu, e reina sobre nós! 11Mas a figueira disse-lhes: poderia eu, porventura, renunciar à doçura de meu delicioso fruto, para colocar-me acima das outras árvores? 12E as árvores disseram à videira: vem tu, reina sobre nós! 13Mas a videira respondeu: poderia eu renunciar ao meu vinho que faz a alegria de Deus e dos homens, para colocar-me acima das outras árvores? 14E todas as árvores disseram ao espinheiro: vem tu, reina sobre nós! 15E o espinheiro respondeu: se realmente me quereis escolher para reinar sobre vós, vinde e abrigai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano! - Palavra do Senhor







SALMO RESPONSORIAL (20)










REFRÃO: Ó SENHOR, EM VOSSA FORÇA O REI SE ALEGRA

1. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; quanto exulta de alegria em vosso auxílio! O que sonhou seu coração, lhe con­cedestes; não recusastes os pedidos de seus lábios. -R.

2. Com bênção generosa o pre­parastes; de ouro puro coroastes sua fronte. A vida ele pediu e vós lhe destes, longos dias, vida longa pelos séculos. -R.

3. É grande a sua glória em vosso auxílio; de esplendor e ma­jestade o revestistes. Trans­for­mastes o seu nome numa bênção, e o cobristes de alegria em vossa face. -R.







EVANGELHO: MATEUS 20, 1-16







PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo,1Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. 2Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. 3Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. 4Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário. 5Eles foram. É sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo. 6Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: - Por que estais todo o dia sem fazer nada? 7Eles responderam: - É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: - Ide vós também para minha vinha. 8Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: - Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros. 9Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário. 10Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário. 11Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo: 12- Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor. 13O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? 14Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti. 15Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom? 16Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos - Palavra da salvação




























  • MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Também hoje alegro-me com vocês e convido todos vocês à oração com o coração. Convido todos vocês, filhinhos, a agradecerem a Deus, aqui comigo, pelas graças que Ele lhes concede através de Mim. Desejo que compreendam que aqui desejo criar não apenas um lugar de oração, mas também um encontro de corações. Desejo que o meu Coração, o Coração de Jesus e o coração de vocês se fundam em um único coração de amor e de paz. Por isso, filhinhos, rezem e alegrem-se por tudo que Deus realiza aqui, não obstante satanás provocar litígios e intranqüilidade. Eu estou com vocês e conduzo todos vocês pela via do amor. Obrigada por terem correspondido a meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.07.99

























A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO PIO X - Celebramos hoje um Papa que mereceu ser reconhecido por santo, embora na humildade típica das almas abençoadas, José Sarto respondia àqueles que o chamavam de santo: "Não santo, mas Sarto". Nascido em 1835 ao norte da Itália e de família muito simples e religiosa, o pequeno José, com muito esforço e sacrifício conseguiu – com o apoio dos pais – estudar e entrar para o Seminário . Com sua permanente autodefinição: "um pobre vigário da roça", José Sarto percorreu com simplicidade o caminho que o Espírito Santo traçou da responsabilidade de vigário de uma pequena aldeia até o Papado. Tomando o nome de Pio X, chamava a atenção pela modéstia e pobreza que o possibilitava à vivência da sua idéia-força: "Restaurar todas as coisas em Cristo" . São Pio X foi Papa de 1903 a 1914. Ocupado com a pastoral, São Pio X realizou reformas na liturgia, favoreceu a comunhão diária e a comunhão das crianças, sendo que no campo doutrinal rebateu por amor à Verdade o relativismo moderno. Sorridente, pai e pastor, São Pio X entrou no Céu com 79 anos, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois não acreditava num erro do Espírito Santo . São Pio X, rogai por nós!

















Posted: 20 Aug 2013 04:57 AM PDT


VOS PROTEGEREI COM O MEU MANTO



Nós devemos sempre nos perguntar porque as aparições duram tanto tempo. Talvez seja porque nos encontramos num tempo especial onde o Senhor deseja salvar-nos.

Nossa Senhora disse o Seu nome:"Eu sou a Rainha da Paz". Então podemos compreender o que Ela deseja; pediu para todos: paz, reconciliação.


Marija Pavlovic contou que no 3% dia das aparições, teve uma aparição especial e viu Nossa Senhora com uma grande Cruz negra e repetiu por três vezes: "Reconciliai-vos". Então a primeira mensagem importante para todos nós é o convite à Paz e à Reconciliação.


Certa ocasião Nossa Senhora disse: "Vocês tentam rezar, mas não podem, porque os vossos corações estão presos ao mundo material." Então, jejuando, nos libertamos e, passo a passo nos tornamos mais livres.

A oração ajuda o jejum e o jejum ajuda a oração.

E isto, se começamos e continuamos, é um caminho radical em direção à Paz.


Vos convido em nome de todos os videntes e em nome da Rainha da Paz com a qual eles falam: "Abri-vos!". Nestes dias vocês receberam novos estímulos para a vossa vida cristã. São já muitíssimos aqueles que começaram novamente a rezar, a viverem a paz, a reconciliação. Nós rezamos por todos vocês, e quando retornarem à casa, rezem por nós.


A mensagem de hoje foi:"Queridos filhos, vos convido de modo particular a me ajudarem na luta contra satanás por meio da oração. Satanás decidiu agir com mais força, agora que vocês estão conscientes das suas atividades.Coloquem-se ao lado das armas contra satanás e com o Rosário nas mãos vocês o afugentarão.Obrigada por terem respondido ao Meu chamado!".


Nossa Senhora nos convida novamente à lutarmos contra satanás por meio da oração. Satanás não se cansa e Nossa Senhora nos convida novamente a vestirmos as armas e a rezarmos o Rosário. Faz um mês, toda 5ª feira Ela nos convida a lutarmos contra satanás. Ela deseja proteger-nos para poder trazer os frutos na nossa vida, que satanás deseja sempre impedir.


Certa ocasião disse: "Não tenham medo de satanás. Não é necessário, porque com uma oração simples e humilde e com amor ardente, se pode desarma-lo".


Então agora, com esta esperança, Nossa Senhora está conosco.

Na penúltima mensagem Ela disse:"Vos protegerei com Meu Manto!" .Ela disse:"Vos protejo!". Então, nós desejamos segui-La e andar com Nossa Senhora em nossa vida.


Vão em paz, e a todos aqueles que estão aqui, :"Paz!!!!!".




Pe. Slavko Barbaric -08/08/1985)



Posted: 20 Aug 2013 04:37 AM PDT


O Papa Francisco exorta os fiéis a continuarem rezando pela paz no Egito. No Angelus deste domingo 18/08/13 lançou um novo apelo pedindo o fim das violências neste país. Sobre a dramática situação que está atingindo a população egípcia pronunciou-se também o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Card. Leonardo Sandri, entrevistado pela Rádio Vaticano:

Card. Leonardo Sandri:- "Queremos que haja verdadeiramente, mediante o diálogo e a reconciliação, uma possível solução para esta terrível situação no Egito. Acrescentamos a isso a nossa oração em favor de um olhar de benevolência divina para com todos os nossos irmãos cristãos. Gostaria de saudar Sua Santidade Tawadros II – o Papa dos coptas, que recentemente visitou o Papa Francisco, gostaria de saudar a ele e à Igreja copta; gostaria de saudar também o Patriarca Naguib – o Patriarca católico emérito, e também Sua Beatitude Sidrak – Patriarca católico. Estamos ao lado deles com a oração, com a nossa proximidade, com nossas lágrimas espirituais pelos sofrimentos do povo egípcio."

RV: Os cristãos estão sofrendo ataques dos islâmicos e numerosas igrejas foram incendiadas. O conflito é político. Não há, porém, o risco que seja interpretado em chave religiosa?

Card. Leonardo Sandri:- "Infelizmente, todas as destruições das igrejas que os cristãos estão sofrendo são inaceitáveis, sobretudo porque, os católicos em particular, são uma minoria. O renascimento do país deve verificar-se no respeito pela pessoa humana, no respeito recíproco por todas as religiões, no respeito pela liberdade religiosa. Pensamos que jamais a fé ou uma religião possa aderir a uma guerra ou ao uso da violência. Jamais se pode fazer uso da força, da violência, do terrorismo ou do poder militar para resolver as questões segundo a fé. Cremos que o mandamento de Deus segundo o qual devemos amar uns aos outros é válido para todos, tanto muçulmanos quanto cristãos."








Posted: 19 Aug 2013 06:24 PM PDT




  • BENTO XVI , O PAPA QUE SEMPRE RENUNCIOU



Multiplicam-se as mensagens de apoio e afeto ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, desde o anúncio de sua renúncia, sobretudo por parte dos jovens. O Papa que foi calorosamente acolhido pela juventude no dia em que foi eleito como novo pontífice , é ainda hoje aclamado pelo seu exemplo de fidelidade, amor e, principalmente, humildade





Leiam abaixo o emocionante artigo de um jovem de 23 anos publicado na época deste evento histórico para a fé católica , que li hoje :





A verdadeira causa da renúncia do Papa . "Tenho 23 anos e ainda não entendo muitas coisas. E há muitas coisas que não se podem entender às 8 da manhã quando te dirigem a palavra para dizer com a maior simplicidade: "Daniel, o papa se demitiu". E eu de supetão respondi: "Demitiu?" A resposta era mais do que óbvia, "Quer dizer que renunciou, Daniel, o Papa renunciou!










O Papa renunciou. Assim irão acordar inúmeros jornais da manhã, assim começará o dia para a maioria. Assim, de um instante para o outro, uns quantos perderão a fé e outros muitos fortalecerão a sua. Mas este negócio de o Papa renunciar é uma dessas coisas que não se entendem










Eu sou católico. Um entre tantos. Destes católicos que durante sua infância foi levado à Missa, depois cresceu e foi tomado pelo tédio. Foi então que, a uma certa altura, joguei fora todas as minhas crenças e levei a Igreja junto. Porém a Igreja não é para ser levada nem por mim, nem por ninguém (nem pelo Papa). Depois a uma certa altura de minha vida, voltei a ter gosto por meu lado espiritual (sabe como é, do mesmo jeito como se fica amarrado na menina que vai à Missa, e nos guias fantásticos que chamamos de padres), e, assim, de forma quase banal e simples, continuei por um caminho pelo qual hoje eu digo: sou católico. Um entre muitos, sim, porém, mesmo assim, católico. Porém, quer você seja um doutor em teologia ou um analfabeto em escrituras (destes como existem milhões por aí), o que todo mundo sabe é que o Papa é o Papa. Odiado, amado, objeto de zombaria e de orações, o Papa é o Papa, e o Papa morre como Papa










Por isto, quando acordei com a notícia, como outros milhões de seres humanos, nos perguntamos: por quê? Por que renuncias, senhor Ratzinger? Ficou com medo? Foi consumido pela idade? Perdeu a fé? Ganhou a fé? E hoje, depois de 12 horas, acho que encontrei a resposta: o Senhor Ratzinger renunciou, porque é o que ele fez a sua vida inteira . É simples assim










O Papa renunciou a uma vida normal. Renunciou a ter uma esposa. Renunciou a ter filhos. Renunciou a ganhar um salário. Renunciou à mediocridade. Renunciou às horas de sono, em troca de horas de estudo. Renunciou a ser um padre a mais, porém também renunciou a ser um padre especial. Renunciou a encher sua cabeça de Mozart, para enchê-la de teologia. Renunciou a chorar nos braços de seus pais. Renunciou a estar aposentado aos 85 anos, desfrutando de seus netos na comodidade de sua casa e no calor de uma lareira. Renunciou a desfrutar de seu país. Renunciou à comodidade de dias livres. Renunciou à vaidade. Renunciou a se defender contra os que o atacavam. Pois bem, para mim a coisa é óbvia: o Papa é um sujeito apegado à renúncia


E hoje ele volta a demonstrá-lo. Um Papa que renuncia a seu pontificado, quando sabe que a Igreja não está em suas mãos, mas na de algo ou alguém maior, parece-me um Papa sábio. Ninguém é maior que a Igreja. Nem o Papa, nem os seus sacerdotes, nem seus leigos, nem os casos de pederastia, nem os casos de misericórdia. Ninguém é maior do que ela. Porém, ser Papa a esta altura da história, é um ato de heroísmo (destes que se realizam diariamente em meu país e ninguém os nota). Eu me lembro sem dúvida da história do primeiro Papa. Um tal... Pedro. Como foi que morreu? Sim, numa cruz, crucificado como o seu mestre, só que de cabeça para baixo










Nos dias de hoje, Ratzinger se despede da mesma maneira. Crucificado pelos meios de comunicação, crucificado pela opinião pública e crucificado por seus próprios irmãos católicos. Crucificado à sombra de alguém mais carismático. Crucificado na humildade, essa que custa tanto entender. É um mártir contemporâneo, destes a respeito dos quais inventam histórias, destes que são caluniados, destes que são acusados, e não respondem. E quando responde, a única coisa que fazem é pedir perdão. "Peço perdão por minhas faltas". Nem mais, nem menos. Que coragem, que ser humano especial. Mesmo que eu fosse um mórmon, ateu, homossexual ou abortista, o fato de eu ver um sujeito de quem se diz tanta coisa, de quem tanta gente faz chacota e, mesmo assim, responde desta forma... este tipo de pessoas já não existe em nosso mundo










Vivo em um mundo onde é divertido zombar do Papa, porém é pecado mortal fazer piada de um homossexual (para depois certamente ser tachado de bruto, intolerante, fascista, direitista e nazista). Vivo num mundo onde a hipocrisia alimenta as almas de todos nós. Onde podemos julgar um sujeito que, com 85 anos, quer o melhor para a Instituição que representa. Nós, porém, vamos com tudo contra ele porque, "com que direito ele renuncia?" Claro, porque no mundo NINGUÉM renuncia a nada. Como se ninguém tivesse preguiça de ir à escola. Como se ninguém tivesse preguiça de trabalhar. Como se vivesse num mundo em que todos os senhores de 85 anos estivessem ativos e trabalhando (e ainda por cima sem ganhar dinheiro) e ajudando a multidões. Pois é


Pois agora eu sei, senhor Ratzinger, que vivo em um mundo que irá achá-lo muito estranho. Num mundo que não leu seus livros, nem suas encíclicas, porém que daqui a 50 anos ainda irá recordar como, com um gesto simples de humildade, um homem foi Papa e, quando viu que havia algo melhor no horizonte, decidiu afastar-se por amor à Igreja. Morra então tranquilo, senhor Ratzinger. Sem homenagens pomposas, sem corpo exibido em São Pedro, sem milhares chorando e esperando que a luz de seu quarto seja apagada. Morra então como viveu, embora fosse Papa: humilde


PAPA emérito BENTO XVI.....muito obrigado por suas renúncias






















  • LITURGIA DO DIA 20/08/2013





  • PRIMEIRA LEITURA: JUÍZES 6, 11-24











SÃO BERNARDO ABADE E DOUTOR - (BRANCO, PREF. COMUM OU DOS SANTOS - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DO LIVRO DOS JUÍZES - Naqueles dias, 11Depois veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo do terebinto de Efra, que pertencia a Joás, da família de Abieser. Gedeão, seu filho, estava limpando o trigo no lagar, para escondê-lo dos madianitas. 12O anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: O Senhor está contigo, valente guerreiro! 13Gedeão respondeu: Ah, meu senhor, se o Senhor está conosco, por que nos vieram todos esses males? Onde estão aqueles prodígios que nos contaram nossos pais, dizendo: o Senhor fez-nos verdadeiramente sair do Egito? Agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos dos madianitas. 14Então o Senhor, voltando-se para ele: Vai, disse, com essa força que tens e livra Israel dos madianitas. Porventura não sou eu que te envio? 15Ó Senhor, respondeu Gedeão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai. 16O Senhor replicou: Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem. 17Prosseguiu Gedeão: Se encontrei graça aos vossos olhos, provai-me por um sinal que sois vós quem me falais. 18Não vos afasteis daqui até que eu volte trazendo uma oferta, e a ponha diante de vós. Esperarei, respondeu o Senhor, até que voltes.19Gedeão entrou em sua casa, preparou um cabrito e fez pães sem fermento com um efá de farinha. Pôs a carne num cesto e o caldo numa panela, levou tudo debaixo do terebinto e ofereceu-lho. 20O anjo do Senhor disse-lhe: Toma a carne e os pães sem fermento, põe-nos sobre aquela pedra e derrama por cima o caldo. Ele assim o fez. 21Então o anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão, tocou a carne com os pães sem fermento, e imediatamente jorrou fogo da rocha que consumiu a carne e os pães sem fermento; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos.22Gedeão reconheceu que era o anjo do Senhor e exclamou: Ai de mim, Senhor Javé, que vi o anjo do Senhor face a face. 23O Senhor disse-lhe: Tranquiliza-te; não temas, não morrerás. 24Gedeão edificou ali um altar ao Senhor e chamou-o Javé-Chalom. Esse altar existe ainda hoje em Efra de Abieser - Palavra do Senhor







  • SALMO RESPONSORIAL (84)











  • REFRÃO: O SENHOR ANUNCIARÁ A PAZ PARA O SEU POVO


1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. A paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. -R.

2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade e a justiça olhará dos altos céus. -R.

3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. -R







  • EVANGELHO: MATEUS 19, 23-30








  • PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo,23Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! 24Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. 25A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? 26Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível. 27Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós?28Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. 30Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros - Palavra da salvação





















  • MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Hoje, agradeço-lhes por viverem e testemunharem com sua vida minhas mensagens. Filhinhos, sejam fortes e rezem para que a oração lhes dê força e alegria. Somente assim cada um de vocês será meu e Eu os conduzirei pela estrada da salvação. Filhinhos, rezem e testemunhem com sua vida minha presença aqui. Que cada dia seja para vocês um alegre testemunho do amor de Deus. Obrigada por terem correspondido a meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.06.99















A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BERNARDO - Com muita alegria celebramos a santidade do abade e doutor da Igreja: São Bernardo. Nascido no Castelo de Fontaine em 1094, perto de Dijon (França), pertencia a uma família nobre, a qual se assustou com sua decisão radical de seguir Jesus como monge cisterciense . São Bernardo é considerado pela Família Cisterciense um segundo fundador, pois atraía a tantos para a Ordem, que as mães e esposas afastavam os filhos e maridos do santo; tamanho era real o poder de atração de Bernardo que todos os irmãos, primos e amigos o seguiram. Homem de oração, destacou-se como pregador, prior, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de Papas, Reis, Bispos e também polemista, político e pacificador . Aconteceu que São Bernardo, mesmo sendo contemplativo, entrou no concreto da realidade da sua época, a ponto de participar de várias polêmicas internas e externas da Igreja da época . No ano de 1115, o seu abade Estevão mandou-o com doze companheiros fundar, no Vale do Absíntio, aquilo a que São Bernardo chamou Vale Claro (Claraval). Do Mosteiro de Claraval, o santo irradiava a luz do Cristianismo, isto também pelos escritos, como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos; a invocação é fruto de sua profunda e sólida devoção a Nossa Senhora: "Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria". Pela Mãe do Céu, foi acolhido na eternidade em 1153 . Escreveu numerosas obras, milhares de cartas, mais de 300 sermões; interveio em todas as disputas doutrinais, em todas as grandes questões religiosas e seculares da época. Por ordem de tempo, considera-se o último dos Padres da Igreja. Um seu editor, falecido em 1707, Mabillon, escreveu sobre ele: "É o último dos Padres mas iguala os maiores" . São Bernardo, rogai por nós!















Posted: 18 Aug 2013 04:22 PM PDT






  • PRECIOSA É AOS OLHOS DO SENHOR A MORTE DE SEUS SANTOS"



Pretiosa in conspectu Domini mors sanctorum eius – "Preciosa é aos olhos do Senhor a morte de seus Santos" (Ps. 115, 5)










Sumário. A morte assusta os pecadores, que sabem que da primeira morte, do estado de pecado, passarão à segunda, que é eterna. A morte é, porém, o consolo das almas boas, que, confiadas nos merecimentos de Jesus Cristo, tem indícios suficientes para estarem moralmente certas de se achar na graça de Deus. Para estas a morte é preciosa, porque é um repouso suave depois das angústias padecidas no combate contra as tentações, ou em aplacar os temores e os escrúpulos de desagradar ao Senhor. Oh, que consolo poder dizer: Nunca mais ofenderei ao meu Deus!





I. A morte assusta os pecadores, que sabem que da primeira morte, do estado de pecado, passarão à segunda, que é eterna. Não amedronta, porém, as almas boas, que, confiadas nos méritos de Jesus Cristo, têm suficientes indícios para terem certeza moral de que se acham na graça de Deus. – Por isso aquele Proficiscere: Parte, ó alma, deste mundo, que tanto perturba os que morrem contra a sua vontade, não perturba os santos, que desprenderam o coração de todo o amor terrestre e com todas as veras sempre disseram: Deus meus et omnia – "Meu Deus e meu tudo".






Para estes a morte não é um tormento, mas o repouso depois das angústias padecidas no combate contra as tentações e das inquietações causadas pelos escrúpulos e temores de ofender a Deus. Neles se realiza o que escreve São João: Beati mortui qui in Domino moriuntur! Amodo iam dicit Spiritus: ut requiescant a laboribus suis (1) – "Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor! Desde agora diz o Espírito que descansem de seus trabalhos". – Quem morre no amor de Deus, não se perturba pelas dores que acompanham a morte; muito ao contrário, nelas se compraz, oferecendo-as a Deus como os últimos restos da sua vida. Oh! Que paz tão profunda goza o que morre resignado, abraçado com Jesus Cristo, que escolheu para si uma morte amargosa e desolada, a fim de nos obter uma morte suave e resignada!






Ó meu Jesus, Vós sois meu Juiz, mas sois também meu Redentor, que morreu para me salvar. Não era mais digno de Vos amar, mas, pelos vossos benefícios, me atraístes a vosso amor. Se é vossa vontade que eu morra desta doença, de boa mente aceito a morte. Sei que não mereço entrar logo no céu; contente estou de ir ao purgatório para ali padecer quanto Vos agrada. A minha pena mais grave será ver-me longe de Vós, suspirando por ir ver-Vos e amar-vos face a face. Portanto, meu amado Salvador, tende piedade de mim.










II. Não se pode viver nesta vida sem culpas. Eis o motivo porque as almas amantes de Deus desejam a morte. Este pensamento enchia o Padre Vicente Carafa de consolação na hora da morte; ele disse: "Visto que acabo de viver, acabo de ofender ao meu Deus". Certa pessoa mandou, aos que a assistiam, que na hora da morte lhe repetissem muitas vezes estas palavras: Consola-te, visto ter chegado o tempo em que não poderás mais ofender a 





a teu Senhor.








Com efeito, o que é para nós nosso corpo senão uma prisão, na qual a alma está encarcerada sem poder unir-se a seu Deus? Pelo que o amante São Francisco exclamou na hora da morte, com o Profeta: Educ de custodia animam meam (2) – Senhor, livrai-me a alma deste cárcere que a impede de Vos contemplar. – São Pionio Mártir, quando já estava ao pé do patíbulo, mostrou-se tão alegre, que as pessoas presentes, admiradas de tão grande alegria, lhe perguntaram, como é que podia estar tão radiante de alegria, estando tão próximo da morte. "Estais enganados", respondeu o Santo, "eu não vou à morte, mas à vida que me fará viver eternamente."






Meu dulcíssimo Jesus, graças Vos dou por não me terdes deixado morrer quando estava em vossa desgraça e por Vos haverdes conquistado meu coração pela grande bondade que tivestes para comigo. Quando penso nos desgostos que Vos causei, quereria morrer de dor. Em vossas mãos deposito a minha alma que já estava perdida. Lembrai-Vos, Senhor, de que a resgatastes com o preço de vossa morte: Redemisti me, Domine, Deus veritatis (3). – Amo-Vos, ó bondade infinita, e desejo sair já deste mundo para Vos ir amar com amor mais perfeito no céu. Mas, enquanto ficar ainda nesta terra, fazei-me sempre conhecer melhor a obrigação que tenho de Vos amar. Meu Deus, dignai-Vos aceitar-me: sou todo vosso, a Vós me consagro e em Vós confio pelos merecimentos de Jesus Cristo. – Ó Maria, minha esperança, confio também na vossa intercessão (*II 310)













----------




1. Apoc. 14, 13. 


2. Ps. 141, 8. 


3. Ps. 30, 6. 








(FONTE : SANTO Afonso Maria de Ligório . Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo II: Desde o Domingo da Páscoa até a Undécima Semana


depois de Pentecostes inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 290-293)














A frase protestante "Igreja não salva, quem salva é Jesus", traz uma conclusão falsa: "Igreja não importa". Logo, as pessoas podem participar de qualquer igreja e ao mesmo tempo podem não congregar em nenhuma. Esse relativismo religioso deixa a doutrina apostólica da comunhão dos Santos de lado




A Igreja Católica não é uma instituição puramente compreensível neste mundo. Ela possuí três estados, porém continua sendo a mesma Igreja Católica, fundada por Cristo e apascentada por Pedro


A Igreja Católica é composta por uma igreja visível, dita militante que caminha neste mundo (que somos nós), uma igreja que está se purificando no purgatório (Igreja Padecente) e uma Igreja triunfante que já está na glória, junto de Deus. Porém a comunhão espiritual e a comunhão de bens entre os santos não é rompida com a morte. Isso deriva do lógico: Se Cristo venceu a morte, como poderia ela ainda nos separar?


A Comunhão dos Santos é a união entre todos os membros da Igreja e a palavra de Deus nos mostra essa realidade . Vejamos :


"Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos" (I Cor 12, 12-14)


Paulo mostra que quando somos batizados, somos agora um só corpo. Essa é a graça de receber o Espírito do Ressuscitado que nos torna filhos de Deus e membros do corpo de Cristo, isto é a Igreja


A morte já não seria mais uma barreira para os que estão na graça de Deus. Logo, os santos que morreram na graça de Deus também participam dessa comunhão e podem manifestar essa comunhão também com intercessão. Vejam:


"Quando recebeu o livro‚ os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro‚ tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos)" (Ap 5‚8)


São João mostra que diante do cordeiro as orações dos santos são como taças cheias de perfumes


Agora uma observação: Nem todos os mortos podem interceder, apenas os que estão na presença de Deus. Aquelas almas condenadas ao inferno não participam dessa comunhão, como mostro nas passagens que seguem


"Com efeito, os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem mais nada; para eles não há mais recompensa, porque sua lembrança está esquecida" (Ecl 9‚5)


"Tudo que tua mão encontra para fazer, faze-o com todas as tuas faculdades, pois que na região dos mortos, para onde vais, não há mais trabalho, nem ciência, nem inteligência, nem sabedoria" (Ecl 9‚10)


Esses mortos que Eclesiastes cita, não são os mesmo mortos que diante do trono de Deus clamam por Justiça. Confira :


"Depois disso‚ vi uma grande multidão que ninguém podia contar‚ de toda nação‚ tribo‚ povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro‚ de vestes brancas e palmas na mão‚ e bradavam em alta voz: "A salvação é obra de nosso Deus‚ que está assentado no trono‚ e do cordeiro" (Ap 7‚9-10)


"Quando abriu o quinto selo‚ vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz‚ dizendo: "Até quando tu‚ que és o Senhor‚ o Santo‚ o Verdadeiro‚ ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?" (Ap 6‚ 9-10)


Viram a diferença? Os que podem interceder estão dentro da grande comunhão dos Santos.


Há testemunho da Igreja primitiva sobre essa comunhão? Sim, vou citar alguns:


São Clemente (Século I) : "Os que suportaram com confiança, herdaram glória e honra; foram exaltados, e Deus os inscreveu no seu memorial pelos séculos dos séculos. Amém"


Orígenes, pelo ano 250 d.C., afirmava que: "virtudes nesta vida são definitivamente aperfeiçoadas no além. Ora, a mais valiosa de todas é a caridade; esta, portanto, na outra vida é ainda mais ardente do que na vida presente. Por conseguinte, os santos exercem seu amor sobre os irmãos na terra, mediante a intercessão dirigida a Deus em favor das necessidades destes peregrinos"


Santo Inácio no ano 107 d.C, antes do seu martírio, escreveu: "Meu espírito se sacrifica por vós, não somente agora, mas também quando eu chegar a Deus"


Então meus caros amigos, a Comunhão dos Santos não é uma doutrina nova. Ela é apostólica!


Mas a Comunhão dos Santos se resume em intercessão? Não! É algo muito maior


No Catecismo lemos: "Uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros... assim, é preciso crer que existe uma comunhão dos bens na Igreja. Mas o membro mais importante é Cristo, por ser a Cabeça... Assim, o bem de Cristo é comunicado a todos os membros, e essa comunicação se faz por meio dos sacramentos da Igreja." [Sto. Tomás de Aquino, Symb. 13]. "Como esta Igreja é governada por um só e mesmo Espírito, todos os bens que ela recebeu se tornam necessariamente um fundo comum." (CIC 947).


"O termo "comunhão dos Santos" tem, pois, dois significados intimamente interligados: "comunhão nas coisas santas (sancta)" e "comunhão entre as pessoas santas (sancti)". (CIC 948)


Vamos entender: os bens espirituais da Igreja, pertencem a todos os santos (não apenas os canonizados), mas todos nós que buscamos a santidade


Pela comunhão dos santos, um ato de virtude, caridade, etc...torna-se patrimônio da Igreja podendo auxiliar um outro membro da Igreja que se precipita no abismo do pecado, porém, um ato pecaminoso pode ter conseqüência a todos os membros, pois somos um único corpo místico


A comunhão dos Santos é também comunhão entre os três estados da Igreja (Militante, padecente e triunfante) e as orações da Igreja desta terra pode contribuir para a purificação das almas do purgatório, bem como as orações dos santos diante de Deus contribuem para a nossa vida enquanto Igreja militante


É por isso que dizemos que um monge, que nunca sai do mosteiro, pode contribuir imensamente com Igreja. Pois os seus méritos diante de Deus são compartilhados por todos. Quando estamos em estado de graça conservamos essa graça no corpo (a Igreja) e esse bem espiritual é usufruído por todos


Em Atos 4, Lucas mostra que essa comunhão é espiritual e também material: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuíam, mas tudo entre eles era comum." (At 4,32)


A Igreja é um só coração e uma só alma. E em relação aos bens, a Igreja passou a se ajudar mutuamente. Por isso que pagamos o dízimo diferente dos protestantes, para eles o dízimo que os Judeus pagavam para sustentar os levitas deve continuar ainda hoje, porém não mais aos levitas e sim as igrejas. Nós, porém usamos o termo "dízimo", mas é a comunhão a nossa lei










  • LITURGIA DO DIA 19/08/2013





  • PRIMEIRA LEITURA: JUÍZES 2, 11-19







XX SEMANA COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA DA IV SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DO LIVRO DOS JUÍZES - Naqueles dias, 11Os israelitas fizeram então o mal aos olhos do Senhor e serviram os Baal. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os tinha tirado do Egito, e seguiram outros deuses, os dos povos que habitavam em torno deles; prostraram-se diante deles, excitando assim a cólera do Senhor. 13Abandonaram o Senhor para servirem Baal e Astarot. 14A cólera do Senhor inflamou-se contra Israel, e ele entregou-os nas mãos de piratas, que os despojaram, e vendeu-os aos inimigos dos arredores, de sorte que não puderam mais resistir-lhes. 15Para onde quer que fossem, a mão do Senhor estava contra eles para fazer-lhes mal, como o Senhor lhes tinha dito e jurado, e viram-se em grande aflição.16(Entretanto) o Senhor suscitava-lhes juízes que os livraram das mãos dos opressores, 17mas nem mesmo os seus juízes ouviam e continuavam prostituindo-se a outros deuses, adorando-os. Abandonaram depressa o caminho que tinham seguido seus pais, na obediência aos mandamentos do Senhor, e não os imitaram. 18Ora, quando o Senhor suscitava juízes, ele estava com o juiz para livrá-los de seus inimigos enquanto vivesse o juiz: o Senhor compadecia-se dos gemidos que soltavam diante de seus inimigos e de seus opressores. 19Mas, depois que o juiz morria, corrompiam-se e se tornavam ainda piores do que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os; e não renunciavam aos seus crimes e à sua obstinação - Palavra do Senhor



  • SALMO RESPONSORIAL(105)







  • REFRÃO: LEMBRAI-VOS DE NÓS Ó SENHOR, SEGUNDO O AMOR PARA COM VOSSO POVO!


1. Não quiseram suprimir aqueles povos, que o Senhor tinha mandado exterminar; misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. -R.
2. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. -R.
3. Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo e o Senhor abominou a sua herança. -R.
4. Quantas vezes o Senhor os libertou! Eles, porém, por malvadez o provocavam, mas o Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição. -R



  • EVANGELHO: MATEUS 19, 16-22




  • PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo,16Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: 17Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. 18Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. 20Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? 21Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! 22Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens - Palavra da salvação





























  • MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Também hoje alegro-me com vocês e convido todos vocês à oração com o coração. Convido todos vocês, filhinhos, a agradecerem a Deus, aqui comigo, pelas graças que Ele lhes concede através de Mim. Desejo que compreendam que aqui desejo criar não apenas um lugar de oração, mas também um encontro de corações. Desejo que o meu Coração, o Coração de Jesus e o coração de vocês se fundam em um único coração de amor e de paz. Por isso, filhinhos, rezem e alegrem-se por tudo que Deus realiza aqui, não obstante satanás provocar litígios e intranqüilidade. Eu estou com vocês e conduzo todos vocês pela via do amor. Obrigada por terem correspondido a meu apelo" - 25.07.99















A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO JOÃO EUDES - O santo deste dia foi definido por São Pio X como "autor, pai, doutor, apóstolo, promotor e propagandista da devoção litúrgica aos sagrados Corações de Jesus e Maria". São João Eudes nasceu na Normandia, em 1601, num tempo em que o século XVII estava sendo marcado pelo jansenismo, quietismo e filosofismo . Ao viver numa família religiosa, João estranhou quando externando seu desejo de consagrar-se a Deus encontrou barreiras com o seu pai, que não foram maiores do que o chamado do Senhor, por isto com 24 anos estava sendo ordenado Sacerdote. Homem de Deus, soube colher e promover os frutos do Espírito para a época, tanto assim que foi importantíssimo para a renovação e formação do Clero, evangelização das massas rurais e difusão da espiritualidade centrada nos Corações de Jesus e de Maria, a qual venceu com o amor afetivo de Deus as friezas e tentações da época . São João Eudes com suas inúmeras missões e escritos influenciou fortemente todo o seu país e o mundo cristão. Depois de fundar a Congregação de Jesus e Maria (Eudistas), ao lado do ramo feminino chamada Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, São João Eudes entrou no Céu em 1680 e foi canonizado em 1925. São João Eudes, rogai por nós!























You are subscribed to email updates from Nossa Senhora de Medjugorje

To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. 

Email delivery powered by Google 


Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]