- O mendigo e o pastor
- OS ANOS DE APRENDIZADO
- Padre católico é decapitado por islamistas
- OU O MARTÍRIO OU O INFERNO - LITURGIA DIÁRIA , 09 DE AGOSTO DE 2013
- Vídeo Homilia do XIX Domingo do TC. Ano:C 11.08.2013
Posted: 09 Aug 2013 09:13 AM PDT
O pastor Jeremias Steepek (foto) se disfarçou de mendigo e foi a igreja de 10 mil membros onde ia ser apresentado como pastor principal pela manhã. Caminhou ao redor da igreja por 30 minutos enquanto ela se enchia de pessoas para o culto. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam "oi" para ele. Para algumas pessoas, ele pediu moedas para comprar comida. Ninguém na Igreja lhe deu algo. Entrou no templo e tentou sentar-se na parte da frente, mas os diáconos o pediram que ele se sentasse na parte de trás da igreja. Ele cumprimentava as pessoas que o devolviam olhares sujos e de julgamento ao olhá-lo de cima à baixo.
Enquanto estava sentado na parte de trás da igreja, escutou os anuncios do culto e logo em seguida a liderança subiu ao altar e anunciaram que se sentiam emocionados em apresentar o novo pastor da congreação: "Gostariamos de apresentar à vocês o Pastor Jeremias Steepek". As pessoas olharam ao redor aplaudindo com alegria e ansiedade. Foi quando o homem sem lar, o mendigo que se sentava nos últimos bancos, se colocou em pé e começou a caminhar pelo corredor. Os aplausos pararam. E todos o olhavam. Ele se aproximou do altar e pegou o microfone. Conteve-se por um momento e falou:
"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'."
Depois de haver recitado o texto de Mateus 25:34-40, olhou a congregação e lhes contou tudo que havia experimentado aquela manhã. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças se inclinaram pela vergonha. O pastor disse então: "Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando vocês se tornarão discípulos?". Logo depois, encerrou o culto e despediu-se: "Até semana que vem"! Ser cristão é mais que algo que você defende. É algo que vive e compartilha com outras pessoas
Posted: 09 Aug 2013 07:34 AM PDT
Um dos melhores livros que li ultimamente, e em toda a minha vida, é "Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister", de Goethe. O próprio título do livro, de grande beleza, já convida à introspecção, suscita recordações, produzindo uma espécie de viagem do espírito. Quantas impressões não nos grava na alma, não nos evoca à mente, a ideia de"anos de aprendizado"? Não digo simplesmente "aprendizado", mas a poética recordação dos "anos de aprendizado". Trata-se de algo como o "voltar para casa", tema recorrente na música e na literatura. Se a casa, a origem do indivíduo são sagrados, também o são seus anos de aprendizado.
A narrativa do progresso espiritual de Wilhelm revela a preocupação constante de Goethe com a formação plena do indivíduo, com o desenvolvimento máximo das suas múltiplas capacidades e potencialidades. Se o jovem Wilhelm ansiava formar-se plenamente, o Dr. Fausto do "Fausto: uma tragédia", principal obra do escritor alemão, também o aspirava com todas as suas forças. Fausto, em sua obsessiva busca pelo saber completo, total, percebeu frustrado, esmagado, que algo lhe faltava.
"Os anos de aprendizado" inauguram e representam em grau máximo esta importante contribuição originalmente alemã para a literatura universal: o "Bildungsroman", o romance de formação.
De notar-se o caráter marcadamente simbólico da narrativa das peripécias do jovem Wilhelm e da sua incursão pela vida teatral. Destaca-se o seu contato com a secreta Sociedade da Torre, cujos integrantes se incumbem da instrução de Wilhelm, sem que este o perceba, por meio de encontros aparentemente casuais. O aprendiz possuía formadores, instrutores, que se dedicavam a promover o seu crescimento e amadurecimento intelectual e moral, e a introduzi-lo na Sociedade da Torre, sem que aquele se desse conta disso. Aparentemente, o aprendiz estava sozinho; era governado pelo acaso.
A certa altura do romance, os formadores de Wilhelm revelam-se a ele, e ele então é declarado apto a integrar a sua sociedade. Recebe pois a carta de aprendizado. O livro, talvez no seu ápice, traz a sentença: "Glória a ti, jovem! Teus anos de aprendizado acabaram. A natureza te absolveu."
Até o recebimento da carta de aprendizado, Wilhelm, idealista e inexperiente, de coração bom e impulsivo, comete muitos erros, muitos deles por ingenuidade e afoiteza. Mas o passado não é para ele algo descartável ou desprezível. Fica nítido que os erros constituíram parte importante, se não a principal, do seu processo de amadurecimento.
Quando chegam ao fim os anos de aprendizado, Wilhelm dá-se conta de que a sua incursão no teatro não era mais do que uma etapa. A carreira teatral, ao contrário do que sempre pensara, não constituía a sua autêntica vocação. Mas é só a voz da maturidade que lhe revela isso. Aquele período teatral, porém, fora necessário. Fora útil. Ter mergulhado com todas as forças naquele ambiente favoreceu o desabrochar das suas múltiplas capacidades então em estado de potência.
A convivência, e por que não dizer, a amizade que travei com Wilhelm, essa simpática personagem, a sua companhia por alguns meses – li o romance com bastante vagar, como é meu hábito e defeito –,despertaram em mim algumas ideias.
No livro, o herói está em constante viagem. Não será porém a nossa vida a mais venturosa e arriscada de todas as viagens?
As personagens enigmáticas que se incumbiram da formação de Wilhelm também não existirão na vida de cada um? Seria absurdo imaginar que cada uma das pessoas com quem convivemos ou nos relacionamos, ainda que por fugidios instantes, nos deixam marcas indeléveis na alma, contribuem e participam, mesmo inconscientemente, da nossa formação?
Mais ainda: a secreta Sociedade da Torre não poderia, com razoável precisão, significar ou representar uma metáfora da comunhão dos santos, do modo como somos auxiliados, socorridos e formados pelos anjos e pelos santos, que permanecem velados, invisíveis, obscuros até o fim dos nossos dias?
Não será que no dia do Juízo, esses celestes instrutores e auxiliadores ocultos não se nos revelarão, e todos os obséquios que nos foram prestados, cada dádiva, socorro ou lição, não brilharão ao sol do meio dia, com a exata indicação de seu autor? Por exemplo: não será que alguns obséquios nos chegaram por São Paulo, outros, por Santo Antônio, outros, pela intercessão de uma avó falecida, outros, pela prece de uma alma do purgatório?
A vida toda são anos de aprendizado. Mas talvez seja possível determinar período ou períodos em que essa marca, esse signo do progresso, do amadurecimento, às vezes espinhoso, se revele de uma forma mais evidente. Talvez haja um período de formação e, depois, uma fase do trabalho, da execução da obra, da elaboração artística pelo artífice já constituído. Sim, da elaboração artística, porque viver é uma delicadíssima arte.
Sou da opinião de que a nossa vida, com tudo o que a circunda, com todos os acontecimentos e vicissitudes que comporta, é a matéria-prima nas mãos do artífice. Nós somos o artífice; a nossa liberdade é o cinzel. Pelas nossas escolhas, moldamos, damos forma ao itinerário da nossa existência. Esse elevado tipo de arte todos podem realizar. Todos podemos elaborar uma obra-prima: a obra-prima das nossas vidas. Uma vida bem vivida é um quadro belissimamente pintado, um filme magistralmente produzido, uma sinfonia magnificamente executada. Não faltam cores. Não sobram cenas. Não há tons e acordes desperdiçados. Tudo se aproveita. Não há atos isolados. Há uma excepcional coerência entre o todo e as partes, e digo por quê: porque não estamos soltos no mundo; temos mestres escondidos.
Recordando uma belíssima figura utilizada por Gustavo Corção em "O desconcerto do mundo", no fim dos tempos, no dia do Juízo, haverá um magnífico Ofertório. E nesse Ofertório entregaremos ao Pai a obra-prima das nossas vidas.
Paul Medeiros Krause
Posted: 09 Aug 2013 04:33 AM PDT
O Vaticano confirmou o frio assassinato do padre franciscano François Murad (49). Ele foi decapitado em público no domingo, 23 de junho, por terroristas islâmicos radicais em Gassanieh, norte da Síria (assista o vídeo clicando AQUI ). O padre estava com as mãos atadas e teve seu pescoço cortado por uma faca. Sua cabeça foi então exibida à multidão histérica. O padre católico havia procurado proteção no convento cristão local, que foi atacado pelo grupo terrorista Jabhat al-Nusra.
No vídeo abaixo é exibida a decapitação que faz do padre François um mártir, que morreu apenas por sua fé cristã. Atenção, as cenas são de extrema violência e eu as mostro apenas porque existem pessoas que ainda negam, que os jihadistas cometem tais atos na Síria.
A primeira vítima é o padre François. A segunda, que também teve a cabeça cortada, teria colaborado com o governo de Assad. Uma terceira pessoa que também tem as mãos atadas nas costas, e está de joelhos, também aguarda o mesmo destino.
Esta ato repugnante deve deixar claro a todos os cristãos do mundo, que os chamados rebeldes na Síria são de fato assassinos frios, não combatem pela liberdade e muito menos são guardiães do Islã. Eles podem gritar quanto quiserem "Allahu Akbar" durante a decapitação, mas isso nada tem a ver com Deus.
Me faltam palavras para descrever toda minha indignação sobre este massacre. Quão desnaturado alguém deve ser para assassinar desta forma pessoas indefesas?
Onde está a condenação deste ato extremo de violência pelos governos do alegado ocidente civilizado? Não são eles que promovem todo tipo de espetáculo midiático quando se trata de direitos humanos e proteção da vida humana. Claramente todos os meios são legítimos para viabilizar a queda de Assad.
(fonte: http://alles-schallundrauch.blogspot.com.br/2013/06/katholischer-prieser-von-islamisten.html )
Posted: 08 Aug 2013 07:40 PM PDT
- OU O MARTÍRIO OU O INFERNO
A FÉ DOS CRISTÃOS COLOCADA À PROVA : O PERIGO DO RESPEITO HUMANO E DO PENSAMENTO "POLITICAMENTE CORRETO"
Uma lição antiga, atribuída a La Rochefoucauld, diz que "a fraqueza se contrapõe mais à virtude do que ao vício". Era com esta frase que o Papa Pio XI respondia àqueles que o achavam muito severo, "de pulso muito firme"01. Em nosso tempo, em que a pusilanimidade parece ser a regra e tergiversar, mesmo em matérias de importância vital para a vida do homem e da Igreja, é conduta comum, nunca foi tão necessário falar da virtude da fortaleza
Ao contrário do que se poderia pensar, corajoso e forte não é quem não tem medo. O medo faz parte da natureza humana e, dirigido às coisas certas, pode ser bastante vantajoso, inclusive para a vida espiritual. O temor do Senhor, que o autor sagrado diz ser "o princípio da sabedoria" (Pr 9, 10), é consequência direta do verdadeiro amor que devemos a Deus: se verdadeiramente O amamos, também tememos perder a sua amizade, a sua presença em nossa alma. Já que, como lembra Santo Afonso de Ligório, "a vida presente é uma guerra contínua com o inferno, na qual corremos, a cada instante, o perigo de perder a Deus", Ele nos concede a virtude da fortaleza, que ordena os nossos medos e nos ajuda a dizer "não" ao mal e ao pecado
O que faz o "politicamente correto", por outro lado? Dirige o medo que deveria ter de ofender Jesus aos afetos humanos, teme antes a inimizade dos homens que a de Deus, transforma o "temor do Senhor" em "temor do mundo". Esta ética frívola condenada por tantos de nossos contemporâneos é análoga àquela atitude que os cristãos chamam de "respeito humano". O medo maior desta pessoa é perder o prestígio da opinião pública, dos seus fãs; ela é torturada a todo instante imaginando o que as pessoas vão pensar dela. Na hora do martírio, de entregar sua vida, ela "coloca a mão no arado" (Lc 9, 62) e desiste covardemente
Não é surreal comparar a perseguição física que os cristãos experimentam em países sem liberdade religiosa com o "assassinato da personalidade" que muitos outros sofrem em ambientes da vida quotidiana. Como já tinha dito o Papa Bento XVI em sua visita ao Reino Unido02, "na nossa época, o preço que deve ser pago pela fidelidade ao Evangelho já não é ser enforcado, afogado e esquartejado, mas muitas vezes significa ser indicado como irrelevante, ridicularizado ou ser motivo de paródia"
Ainda assim, lembra o Santo Padre, "a Igreja não se pode eximir do dever de proclamar Cristo e o seu Evangelho como verdade salvífica, fonte da nossa felicidade última como indivíduos, e como fundamento de uma sociedade justa e humana". Mesmo que nos persigam, não podemos nos calar. Mesmo que nos ridicularizem, não podemos deixar de pregar com parresía, com franqueza e coragem. Em um mundo onde tantos advogam, ainda que de modo subliminar, uma cultura "politicamente correta", baseada em categorias humanas, somos chamados a outra retidão: àquela que tem sua base nas palavras de Cristo e no Magistério da Sua Igreja. As ocasiões para testemunhar a fé são muitas e Deus sempre nos auxilia com Sua graça, para tomarmos a decisão correta. É verdade o que disse Orígenes : "O cristão, depois de uma tentação, ou sai idólatra ou sai mártir"
DISSE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY : ".....Quem são, portanto, aqueles que se tornam culpáveis de respeito humano? Meus irmãos, escutem-me um instante, e ireis saber. Inicialmente, dir-lhes-ei com São Bernardo, que de qualquer lado que consideramos o respeito humano, que é a vergonha de cumprir seus deveres de religião por causa do mundo, todos nos mostram o desprezo e a cegueira. Digo, meus irmãos, que a vergonha de fazer o bem, o medo de ser desprezado ou de ser repreendido por alguns ímpios infelizes, ou alguns ignorantes, é um desprezo terrível que fazemos da presença do bom Deus, diante do qual estamos e que poderia no mesmo instante nos lançar no inferno. Por que é, meus irmãos, que estes maus cristãos ficam bravos com vocês e fazem de vossa devoção algo ridículo? Infelizmente! Meus irmãos, eis a verdadeira razão: é porque não tendo a força de fazer o que vocês fazem, vocês incitam o remorso de suas consciências; entretanto, estejam certos de que no coração, eles não vos desprezam, ao contrário, eles vos estimam muito. Quando eles precisam de um bom conselho, ou de pedir uma graça junto do bom Deus, não é àqueles que agem como eles que eles irão recorrer, mas àqueles que eles repreenderam, ao menos em palavras. Você tem vergonha, meu amigo, de servir ao bom Deus temendo ser desprezado? Contudo, meu amigo, olhe então Aquele que morreu sobre esta cruz, pergunte-lhe então se ele teve vergonha de ser desprezado, e de morrer do modo mais vergonhoso sobre esta cruz infame. Ah! Como somos ingratos com Deus... Ó, meu Deus! como o homem é cego e desprezível ao temer um miserável o que dirão disso, e não temer ofender um Deus tão bom. Em segundo lugar: digo que o respeito humano nos faz desprezar todas as graças que o bom Deus nos mereceu por sua morte e sua paixão. Sim, meus irmãos, pelo respeito humano, aniquilamos todas as graças que o bom Deus nos tinha destinado para nos salvar. Ó! maldito respeito humano, como arrastas almas para o inferno! Em terceiro lugar: digo que o respeito humano contém a cegueira mais desprezível
Infelizmente! não prestamos atenção ao que perdemos. Ah! meus irmãos, que infelicidade para nós, nós perdemos nosso Deus, que ninguém nunca poderá substituir. Nós perdemos o céu com todos os seus bens e seus prazeres! Mas há outra desgraça, é que tomamos o demônio como nosso pai, e o inferno com todos os seus tormentos como nossa herança e nossa recompensa. Trocamos nossas doçuras e nossas alegrias eternas por sofrimentos e lágrimas...
Meu Deus, ainda podemos continuar a pensar e viver como escravos do mundo?" – [Sermons du vénérable serviteur de Dieus, JEAN-BAPTISTE-MARIE VIANNEY, CURÉ D'ARS . Tome Ie, Librarie Victor Lecoffre, Paris, 1883]
VATICANO, 22 FEV. 12 / 10:09 AM (ACI/EWTN NOTICIAS) :
Em sua mensagem para a Quaresma do ano de 2012, o Papa Emérito Bento XVI alentou os católicos a recuperarem a correção fraterna , "PORQUE DIANTE DO MAL NÃO DEVEMOS FICAR CALADOS"
No texto titulado "Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" apresentado em conferência de imprensa no Vaticano, o Santo Padre recordou "UM ASPECTO DA VIDA CRISTÃ QUE ME PARECE ESQUECIDO : A CORREÇÃO FRATERNA, TENDO EM VISTA A SALVAÇÃO ETERNA"
Hoje em dia, disse o Papa , "se é muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos. Na Igreja dos primeiros tempos não era assim, como não o é nas comunidades verdadeiramente maduras na fé, nas quais se tem a peito não só a saúde corporal do irmão, mas também a da sua alma tendo em vista o seu destino derradeiro"
Depois de recordar que "Cristo mesmo nos manda repreender ao irmão que está cometendo um pecado" , o Santo Padre ressaltou que "NÃO DEVEMOS FICAR CALADOS DIANTE DO MAL . Penso aqui na atitude daqueles cristãos que preferem, POR RESPEITO HUMANO ou mera comodidade , adequar-se à mentalidade comum em vez de alertar os próprios irmãos contra modos de pensar e agir que contradizem a verdade e não seguem o caminho do bem"
"Entretanto a advertência cristã nunca há de ser animada por espírito de condenação ou censura; é sempre movida pelo amor e a misericórdia e brota duma verdadeira solicitude pelo bem do irmão" , precisou
O Papa sublinhou logo que "neste nosso mundo impregnado de individualismo, é necessário redescobrir a importância da correção fraterna, para caminharmos juntos para a santidade"
"À vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por adiantar no amor, no serviço e nas obras boas" , assegurou
O Papa assinalou que em meio de um mundo que está acostumado a ser indiferente ou desinteressado para com outros, necessário "fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar alheio e indiferente ao destino dos irmãos"
"Também hoje ressoa, com vigor, a voz do Senhor que chama cada um de nós a cuidar do outro. Também hoje Deus nos pede para sermos o «guarda» dos nossos irmãos, para estabelecermos relações caracterizadas por recíproca solicitude, pela atenção ao bem do outro e a todo o seu bem"
O Santo Padre assinalou na mensagem que "O grande mandamento do amor ao próximo exige e incita a consciência a sentir-se responsável por quem, como eu, é criatura e filho de Deus : o fato de sermos irmãos em humanidade e, em muitos casos, também na fé deve levar-nos a ver no outro um verdadeiro alter ego, infinitamente amado pelo Senhor"
Bento XVI indicou que as pessoas devem superar o olhar sobre os próprios interesses e preocupações, para poder olhar o outro : "sempre devemos ser capazes de «ter misericórdia» por quem sofre; o nosso coração nunca deve estar tão absorvido pelas nossas coisas e problemas que fique surdo ao brado do pobre"
"Diversamente, a humildade de coração e a experiência pessoal do sofrimento podem, precisamente, revelar-se fonte de um despertar interior para a compaixão e a empatia: «O justo conhece a causa dos pobres, porém o ímpio não o compreende»" , acrescenta
O Papa referiu além que ser "guardiães de outros contrasta com uma mentalidade que, reduzindo a vida unicamente à dimensão terrena, deixa de considerá-la na sua perspectiva escatológica e aceita qualquer opção moral em nome da liberdade individual"
"Uma sociedade como a atual pode tornar-se surda quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida. Não deve ser assim na comunidade cristã!" , precisou
O Pontífice se referiu também ao chamado pessoal à santidade que tem todo cristão, através da vivencia do amor plasmado em obras boas para que Igreja cresça e se desenvolve para chegar "à plena maturidade de Cristo"
O PAPA BENTO XVI ADVERTIU LOGO DO PERIGO DA TIBIEZA , que deve ser superada, para pôr em obra as "riquezas espirituais ou materiais úteis para a realização do plano divino, para o bem da Igreja e para a nossa salvação pessoal"
A mensagem na íntegra de Bento XVI pode ser lida no site do Vaticano em português em:
- LITURGIA DO DIA 09 DE AGOSTO DE 2013
- PRIMEIRA LEITURA: DEUTERONÔMIO 4, 32-40
XVIII SEMANA COMUM* , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO DEUTERONÔMIO - Moisés falou ao povo, dizendo: 32Escruta os tempos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem na terra. Pergunta se houve jamais, de uma extremidade dos céus à outra, uma coisa tão extraordinária como esta, e se jamais se ouviu coisa semelhante. 33Houve, porventura, um povo que, como tu, tenha ouvido a voz de Deus falando do seio do fogo, sem perder a vida? 34Algum deus tentou jamais escolher para si uma nação do meio de outra, por meio de provas e de sinais, de prodígios e de guerras, com mão poderosa e braço estendido, e de prodígios espantosos, como o Senhor, vosso Deus, fez por vós no Egito diante de vossos olhos? 35Tu foste testemunha de tudo isso para que reconheças que o Senhor é Deus, e que não há outro fora dele. 36Fez-te ouvir a sua voz do céu para a tua instrução, e na terra mostrou-te o seu grande fogo, e o ouviste falar do meio das chamas. 37Porque amou teus pais, e elegeu a sua posteridade depois deles, tirou-te do Egito com a força de seu poder, 38despojando em teu favor povos mais numerosos e mais robustos do que tu, para introduzir-te em suas terras e dá-las a ti em herança, como estás vendo hoje. 39Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra. 40Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus - Palavra do Senhor
- SALMO RESPONSORIAL(76)
- REFRÃO: PENSO EM VOSSAS MARAVILHAS, Ó SENHOR!
1. Recordando os grandes feitos do passado, vossos prodígios eu relembro, ó Senhor; eu medito sobre as vossas maravilhas e sobre as obras grandiosas que fizestes. -R.2. São santos, ó Senhor, vossos caminhos! Haverá deus que se compare ao nosso Deus? Sois o Deus que operastes maravilhas, vosso poder manifestastes entre os povos. -R.3. Com vosso braço redimistes vosso povo, os filhos de Jacó e de José. Como um rebanho conduzistes vosso povo e o guiastes por Moisés e Aarão. -R.
- EVANGELHO: MATEUS 16, 24-28
- PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino" - Palavra da salvação
- MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE - "Queridos filhos! Hoje Eu os convido a se prepararem para a vinda de Jesus. De modo especial, preparem seus corações. Que a santa Confissão seja, para vocês, o primeiro passo para conversão e, depois, queridos filhos, decidam-se pela santidade. Que a conversão de vocês e sua decisão pela santidade comecem hoje e não amanhã. Filhinhos, Eu os convido, a todos, para a estrada da salvação e desejo mostrar-lhes a caminho do Paraíso. Por isso, filhinhos, sejam meus e decidam-se comigo pela santidade. Filhinhos, aceitem a oração com seriedade e rezem, rezem, rezem. Obrigada por terem correspondido a meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.10.98
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ - A santa de hoje também é conhecida pelo nome de Santa Edith Stein. Juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena é uma das "Patronas da Europa". Beatificada a 1 de Maio de 1987, acabou sendo canonizada 11 anos depois, a 11 de Outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II . Última de 11 irmãos, nasceu em Breslau (Alemanha), a 12 de Outubro de 1891, no dia em que a família festejava o "Dia da Expiação", a grande festa judaica. Por esta razão, a mãe teve sempre uma predileção por esta filha . O pai, comerciante de madeiras, morreu quando Edith ainda não tinha completado os 2 anos. A mãe, mulher muito religiosa, solícita e voluntariosa, teve que assumir todo o cuidado da família, mas não conseguiu manter nos filhos uma fé viva. Stein perdeu a fé: "Com plena consciência e por livre eleição", ela afirma mais tarde . Edith dedica-se então a uma vida de estudos na Universidade de Breslau tendo como meta a Filosofia . Os anos de estudos passam até que, no ano de 1921, Edith visita um casal convertido ao Evangelho. Na biblioteca deste casal ela encontra a autobiografia de Santa Teresa de Ávila. Edith lê o livro durante toda a noite. "Quando fechei o livro, disse para mim própria: é esta a verdade", declarou ela mais tarde . Em Janeiro de 1922, Stein é batizada e no dia 02 de Fevereiro desse mesmo ano é crismada pelo Bispo de Espira. Em 1932 é-lhe atribuída uma cátedra numa instituição católica, onde desenvolve a sua própria antropologia, encontrando a maneira de unir ciência e fé. Em 1933 a noite fecha-se sobre a Alemanha. Edith Stein tem que deixar a docência e ela própria declarou nesta altura: "Tinha-me tornado uma estrangeira no mundo". E no dia 14 de Outubro desse mesmo ano, entra para o Mosteiro das Carmelitas de Colônia, passando a chamar-se Teresa Benedita da Cruz. Após cinco anos, faz a sua profissão perpétua . Da Alemanha, Edith é transferida para a Holanda juntamente com sua irmã Rosa, que também é batizada na Igreja Católica e prestava serviço no convento. Neste período do regime nazista, os Bispos católicos dos Países Baixos fazem um comunicado contra as deportações dos judeus. Em represália a este comunicado, a Gestapo invade o convento na Holanda e prendem Edith e sua irmã. Ambas são levadas para o campo de concentração de Westerbork . No dia 07 de Agosto, ela parte para Auschwitz, ao lado de sua irmã e um grupo de 985 judeus. Por fim, no dia 09 de Agosto, a Irmã Teresa Benedita da Cruz, juntamente com a sua irmã Rosa, morre nas câmaras de gás e depois tem seu corpo queimado . Assim, através do martírio, Santa Teresa Benedita da Cruz, recebe a coroa da glória eterna no Céu . Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!
Posted: 08 Aug 2013 05:34 PM PDT
(Caso não abrir o vídeo clique no link: http://pt.gloria.tv/?media=484953 )
Se prepare para a Missa deste Domingo, medite o Comentário da Homilia do XIX Domingo do TC. Ano:C 11.08.2013, um Evangelho belíssimo, Lc 12,32-48, onde Jesus nos diz: "Não tenhais medo pequeno rebanho..." O Senhor Jesus sendo o nosso pastor, quer cuidar de nós, que tomar as redeas de nossas vidas en tomar conta de tudo o que nos machuca, quer tirar de nós o Medo, e para isso nos ensina um caminho de abandono e vigilância... medite mais com o vídeo comentário no link:
Qual é o teu tesouro? Qual é a tua riqueza? Onde está o teu tesouro, ali está o teu coração! Senão buscamos o céu, o nosso coração é vazio, é pobre!
Bem vind ao grupo "Homilia de Domingo" http://www.facebook.com/groups/362082863901647/ Lhe convido a adicionar mais amigos para receberem as homilias de Domingo, esta também é uma maneira de evangelizarmos juntos... para adicionar basta clicar no espaço "adicionar amigos" o nome daqueles que vocês desejam adicionar.. Que Maria Rainha da Paz, lhe conceda todas as graças necessárias e atenda os pedidos de vosso coração, segundo a bondade e vontade do Pai. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.!!! Pe. Mateus Maria Da Divina Misericórdia
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]