Apologética da fé católica. |
Posted: 14 Sep 2013 06:38 AM PDT
Neste sábado, 14, celebramos a Festa da Exaltação da Santa Cruz, quando os cristãos se recordam do gesto de Jesus Cristo ao ter doado a Sua vida por nós.
Na Terra Santa, os católicos são convidados a se dirigirem à Basílica do Santo Sepulcro para realizar um momento de adoração, reflexão e poder tocar na pedra que, segunda a tradição, é onde a cruz de Cristo foi levantada.
Segundo o sacerdote da Comunidade Canção Nova, padre Antônio Xavier, que atualmente está em missão na Terra Santa, essa festa é marcada por três momentos importantes: o encontro da Santa Cruz, por parte de Santa Helena; a inauguração da Basílica do Santo Sepulcro, que aconteceu no dia 14 de setembro de 335; e o retorno das relíquias da Santa Cruz para Jerusalém após a derrota dos Persas que haviam levado as relíquias.
Ouça, na íntegra, o podcast da redação sobre a 'Festa da Exaltação da Santa Cruz':
O sacerdote conta que a forma como esta data é lembrada, na Terra Santa, recorda a Sexta-feira Santa, pois os católicos participam de celebrações, procissões e se dirigem à Basílica do Santo Sepulcro.
"Nos primeiros séculos, as celebrações seguiam quase o mesmo ritmo da Sexta-feira da Paixão. Após a Missa, era feita uma procissão até o calvário onde se cantava o Salmo 31; depois, seguia com a leitura da Paixão segundo o Evangelho de João e a exposição da relíquia da Santa Cruz, que permanecia à disposição, ao longo dia, para veneração. Hoje, a celebração ficou mais simplificada. Temos a Missa no calvário celebrada pelo patriarca; durante o dia, algumas procissões e a liturgia das horas são rezadas no calvário", explicou padre Xavier.
É revelante que os católicos conheçam a importância e a significação que a cruz tem na nossa história de salvação, porque ela é a demonstração viva do grande amor de Deus por nós. Padre Xavier reforça dizendo que ao refletirmos mais profundamente sobre a cruz conseguiremos entender o amor de Cristo pela humanidade.
"Em sentindo mais profundo, podemos dizer que foi Deus quem escolheu o caminho da cruz para revelar o Seu amor e nos comunicar a vida", destacou o sacerdote.
A cruz deve ser vista como o símbolo do anúncio do projeto de Deus concretizado na vida de Jesus Cristo.
Assista à homilia do padre Roger Luís no dia da Exaltação:
Fonta: Canção Nova.
|
You are subscribed to email updates from APOLOGÉTICA DA FÉ CATÓLICA To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]