quarta-feira, 4 de setembro de 2013

[Catolicos a Caminho] HOMILIA E EVANGELIZAÇÃO Som !

 












  • HOMILIA E EVANGELIZAÇÃO




Na Liturgia da Palavra deste dia 4 de Setembro - C, Jesus disse às multidões que o procuravam :

-"Tenho de anunciar também a Boa Nova do Reino de Deus às outras cidades, pois para isto é que fui enviado. E pregava nas sinagogas da Judeia".(Lc,4,43).

Podemos ver aqui um forte convite para a prática da Evangelização.

Ora a Evangelização é o cumprimento da nossa vocação sobrenatural e consiste em tornar conhecida no mundo a Mensagem de Cristo.

Originariamente, o sentido de Evangelização é o de pregar o Evangelho a todos aqueles que nunca ouviram falar de Jesus nem dos seus ensinamentos.

Porém segundo o Vaticano II, esta palavra tem um sentido mais profundo e mais universal :

- A missão da Igreja realiza-se, pois, mediante a actividade pela qual, obedecendo ao mandamento de Cristo e movida pela graça e pela caridade do Espírito Santo, ela se torne actual e plenamente presente a todos os homens ou povos para os conduzir à fé, liberdade e paz de Cristo, não só pelo exemplo de vida e pela pregação, mas também pelos sacramentos e pelos restantes meios da graça, de tal forma que lhes fique bem aberto caminho livre e seguro para participarem plenamente no mistério de Cristo. (AG 5).

Evangelização, no próprio sentido da palavra, significará sempre a proclamação da Boa Nova de Cristo a respeito do Reino de Deus, mas há-de ser também "Estimular todos os fiéis a que procurem a glória de Deus, pelo advento do Seu Reino, e a vida eterna para todos os homens de modo que eles conheçam o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, seu enviado". (cf.Jo. 17/3). (AA3).

Por Evangelização deve entender-se e estrita actividade religiosa exercida na pregação do Reino de Deus, mostrando o Evangelho como a revelação do plano da salvação em Cristo, pela acção do Espírito Santo, e servindo-se desta actividade através do ministério, como um instrumento, na edificação da própria Igreja para a glória de Deus.

E porque a vida da Igreja é Apostólica, existiu, desde o princípio, um sistema de vida missionária.

O concílio Vaticano II ensina :

- Embora a todo o discípulo de Cristo incumba a obrigação de difundir a fé conforme as suas possibilidades, Cristo Senhor chama sempre dentre os discípulos os que Ele quer para estarem com Ele e os enviar a evangelizar os povos. E assim, mediante o Espírito Santo, que para utilidade comum reparte os carismas como quer, inspira no coração de cada um a vocação missionária e ao mesmo tempo suscita na Igreja Institutos, que assumem, como tarefa própria, o dever de Evangelizar, que pertence a toda a Igreja. (AG 23)

E o concílio diz ainda :

- Como membros de Cristo vivo e a Ele incorporados e configurados não só pelo Baptismo mas também pela Confirmação e pela Eucaristia, todos os fiéis estão obrigados, por dever, a colaborar no crescimento e na expansão do Seu corpo para o levar a atingir, quanto antes, a sua plenitude. (LG 36).

Portanto, a Evangelização supõe, Doutrina, Moralidade, Pastoral e Liturgia, de harmonia com os ensinamentos do Magistério da Igreja.

A Igreja – Corpo Místico de Cristo – deve, por todos os meios, fazer esta Evangelização e, embora a Homilia – especialmente ao longo dos Domingos e dias de festa de todo o ano, sendo muito importante e obrigatória, não é o suficiente para realizar esta completa Evangelização.

Sendo assim, parece que se torna necessário e oportuno, fazê-lo por outros meios, especialmente usando e aproveitando os meios técnicos modernos ao alcance de todos, especialmente atraves da Internete, devidamente programada e realizada de modo contínuo, porque envolve toda a Igreja – os que ensinam e os que aprendem.

Os papas têm recomendado com certa insistência este meio de Evangelização, certamente porque ainda não foram apresentados esquemas preparados para este fim, e sem eles não é possível fazer uma verdadeira Evangelização.

A Homilia não é propriamente uma exegese da Liturgia da Palavra, mas sim a apresentação dela como mensagem para a vida.

Temas relativos : Apostolado. Boa-Nova. Catequese. Pregação. Propaganda da Fé. Proto-Evangelho.



John

Nascimento
















__._,_.___






Atividade nos últimos dias:




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













.


__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]