28/09/2013 09h45 - Atualizado em 28/09/2013 09h55
Papa Francisco pede para guardas do Vaticano lutarem contra fofocas
Foi o assunto principal de homilia nesta manhã a seguranças do Vaticano.
'Peço-vos que defendam um ao outro das fofocas. Não à discórdia', disse.
O Papa Francisco deu neste sábado (28) uma nova tarefa aos guardas do Vaticano: a de evitarem, quando puderem, fofocas e calúnias. Esse foi o assunto principal de homilia do Papa nesta manhã para a força de segurança encarregada de manter a ordem no interior das muralhas do Vaticano, que viveu no ano passado as intrigas do escândalo VatiLeaks,
"Peço-vos que defendam um ao outro das fofocas", pediu. "Peçamos a São Miguel [patrono arcanjo da polícia] para nos ajudar nesta guerra: nunca falar mal do outro, nunca abrir seus ouvidos a fofocas. E se eu ouvir alguém contando histórias, eu o faço parar. Eu digo: aqui você não pode, saia pela porta Santa Ana [entrada principal do Vaticano para os funcionários e visitantes] e termine lá fora a sua conversa", aconselhou o Papa, segundo a agência France Presse.
"Não à discórdia", insistiu, explicando aos guardas reunidos para a missa diária na capela da residência Santa Marta que ninguém, nem mesmo ele, foi vacinado contra isso.
"Eu gostaria que vocês defendessem não só as portas e janelas do Vaticano, um trabalho necessário e importante, mas que defendessem as portas dos corações daqueles que trabalham no Vaticano", pediu.
"É uma tentação que agrada o diabo, contra a unidade (...) e que procura criar a guerra interna, uma espécie de guerra espiritual e civil (....) Uma guerra que é travada por meio da linguagem", comentou.
O Papa fez referência aos ataques cruzados que sempre existiram na Santa Sé, mas que foram revelados nos vazamentos à imprensa italiana de documentos confidenciais e cartas recebidas por Bento XVI durante a escândalo do "VatiLeaks", no ano passado.
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]