sexta-feira, 6 de setembro de 2013

[Catolicos a Caminho] REGENERAÇÃO ESPIRITUAL Som !

 












  • REGENERAÇÃO ESPIRITUAL




Na Liturgia da Palavra deste dia 6 de Setembro – C, para além do pensamento de penitência e jejum, na vida da Igreja podemos também reflectir sobre a ideia de uma Regeneração espiritual que nos leve a um novo rumo de vida em vez de um simples remendo de um pano novo em pano velho ou de vinho novo em odre velho.

O conceito de uma iniciação na Comunidade Cristã como o nascimento para uma nova vida, dificilmente se encontra no Novo Testamento fora de S. João e de S. Pedro.

A natureza da regeneração nos mistérios do Cristianismo é por demais obscura para se poderem encontrar paralelismos e não se sabe se esses mistérios são pré-Cristãos ou pós-Cristãos na sua origem.

Se o Judaísmo exibe um conceito de regeneração também não é claro; os prosélitos são considerados como homens novos que começam uma vida inteiramente nova; todas as relações contraídas antes da circuncisão devem ser postas de parte.

Isto é efectivamente um novo nascimento, ainda que o termo não seja usado, e foi assim que foi influenciado o culto do Novo Testamento.

Em S. João (l Epístola) :

* Aqueles que nasceram de Deus são os que praticam a justiça :

- "Se sabeis que Ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça, nasceu d'Ele".(1 Jo.2/29).

* São aqueles que amam o seu próximo :

- "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece-O". (Jo.4/7).

* São os que crêem que Jesus é o Messias :

- "Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e quem ama aquele que gerou, ama também quem d'Ele nasceu". (1 Jo.5/1).

* Como fruto da regeneração todos os que nasceram de Deus, não podem pecar exactamente porque nasceram de Deus :

- "Todo o que é nascido de Deus não comete pecado, porque a Sua semente permanece n'Ele".(l Jo.3/9).

- "Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca, mas Aquele que foi gerado por Deus, guarda-o e o Maligno não o toca". (1 Jo.5/18).

* A regeneração de Deus eleva o homem ao nível de Deus, para quem o pecado é impossível.

Em virtude dessa regeneração o homem vence o mundo, como Jesus venceu o mundo :

- "Porque todo o que nasce de Deus vence o mundo ; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé".(1 Jo.5/4).(cf.Jo.l6/33).

No Evangelho de João :

* Os que são de Deus são os que acreditam no Seu nome; eles não nasceram do sangue, isto é, não se distinguem pela origem da raça humana como os Judeus e os Gentios; não nasceram da carne, isto é, pela geração humana; nem pela vontade do homem, isto é, pelo desejo carnal; mas de Deus :

- "Eles que não nasceram do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas, sim de Deus". (Jo.1/13).

* Eles vivem numa nova vida e numa nova natureza de origem divina.

Este novo nascimento é o Baptismo.

É um baptismo do espírito :

- "Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (...) Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus".(Jo.3/3-5).

Na 1 Epístola de S. Pedro :

* Os cristãos são uns recém-nascidos num leite espiritual :

- "Desejai, como recém-nascidos, o leite espiritual para que ele vos faça crescer para a salvação". (1 Pe.2/2).

* O Pai nos regenerou pela ressurreição de Jesus Cristo :

- "Bendito seja Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Sua grande misericórdia nos regenerou pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos para uma esperança viva". (1 Pe.1/3).

* A regeneração para uma vida nova é um cumprimento escatológico, tal como quando Jesus se entregou ao Pai:

- "Ele que, quando O insultavam, não insultava, e sofrendo não ameaçava, mas Se entregava Àquele que julga com justiça". (1 Pe.2/23).

* A regeneração em Mateus refere-se a uma crença escatológica dos Judeus na ressurreição da carne e a renovação material do mundo :

- "Em verdade vos digo : No dia da renovação, quando o Filho do Homem Se sentar no Seu trono de glória, vós, que Me seguistes, sentar-vos-eis em doze tronos para julgardes as doze tribos de Israel". (Mt. 19/28).

* Talvez porque o conceito de regeneração tem algumas relações com os mistérios, tem poucas referências no Novo Testamento; mas está muito em paralelo com a concepção de S. Paulo sobre o Baptismo como morte para o homem velho e ressurreição para uma vida nova que é o homem novo em Cristo :

- "...Despojar-vos do homem velho, no que diz respeito ao vosso passado, do homem corrompido pelas paixões enganadoras; a renovar espiritualmente a vossa inteligência e a revestir-vos do homem novo, criado em conformidade com Deus na justiça e na santidade verdadeiras". (Ef.4/22-23).

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

1428. - Ora, o apelo de Cristo à conversão continua a fazer-se ouvir na vida dos cristãos. Esta segunda conversão é uma tarefa contínua para toda a Igreja, que "contém pecadores no seu seio" e que é "ao mesmo tempo, santa e necessitada de purificação, prosseguindo constantemente no seu esforço de penitência e renovação" [... ]



John

Nascimento







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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]