domingo, 1 de setembro de 2013

[hagiografia] 1 de Setembro - Santa Beatriz da Silva e Menezes, Virgem (+ Toledo, 1490)

 

1 de Setembro

  • Santa Beatriz da Silva e Menezes, Virgem

(+ Toledo, 1490)
Pertencia à mais alta nobreza de Portugal, sendo aparentada com a própria Família Real. Ainda jovem, acompanhou como dama de honra sua prima D. Isabel, Infanta portuguesa que partiu para Castela a fim de se casar com o rei daquela nação.
Na Corte castelhana, a beleza deslumbrante de Beatriz logo atraiu para ela todas as atenções, e a nova rainha, enciumada, concebeu o propósito de matá-la. Para isso prendeu-a numa arca sem ventilação. Dias depois, abriu a arca esperando encontrar um cadáver, mas achou Santa Beatriz viva e em perfeita saúde. A Santíssima Virgem lhe aparecera durante a prisão e lhe fizera companhia, preservando miraculosamente sua vida e incumbindo-a de fundar uma Ordem religiosa destinada a cultuar a Imaculada Conceição.
Beatriz retirou-se para um convento dominicano, em Toledo, e ali viveu mais de 30 anos, não como religiosa, mas como pensionista, à espera da hora em que pudesse realizar a fundação. Já idosa, recebeu certo dia a visita da rainha Isabel, a Católica, filha daquela que tentara matá-la. Auxiliada por Isabel, fundou a Ordem das Concepcionistas.
Desde que se afastou da Corte, Beatriz havia adotado o costume de conservar sempre o rosto velado, para evitar que sua beleza fosse ocasião de pecado. No leito de morte, quando lhe foi ministrada a santa Unção, descobriram-lhe o rosto e, para grande surpresa, constatou-se que ela, embora tivesse mais de 60 anos de idade, tinha conservado a mesma fisionomia de jovem. Deus quis, por esse milagre, mostrar como Lhe era agradável a ilibada pureza de Santa Beatriz.
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
A história de cada santo é extraída do livro: Cada dia tem seu Santo
Com autorização do autor: A. de França Andrade
Para adquirir esse ou outros livros e colaborar com a
Frente Universitária Lepanto, visite a nossa página:
Leia a história completa sobre a vida de vários santos:
*****************************************
Mensagem Padrão
(1) Para sair da lista (unsubscribe):
    envie um e-mail em branco para:
    hagiografia-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(2) Para entrar na lista (subscribe):
    envie um e-mail em branco para:
    hagiografia-subscribe@yahoogrupos.com.br
(3) Para alterar seu endereço eletrônico:
    Retire seu e-mail antigo (unsubscribe)
    Acrescente seu e-mail novo (subscribe)
(4) Consulte mensagens anteriores
(5) Não se esqueça de preencher o seu cadastro:
(6) Visite o nosso site:

Obs: Inscreva-se também em nossa lista de Notícias
Yahoo! Grupos
.
__,_._,___




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]