Nossa Senhora de Medjugorje
- SÃO NECESSÁRIAS TRÊS PESSOAS PARA UM BOM CASAMENTO
- "Os que querem a guerra na Síria são instrumentos do diabo" (Vídeo)
- O MUNDO, A CARNE E O DIABO : CRUÉIS INIMIGOS DA IGREJA E DA ALMA - LITURGIA DIÁRIA , 06 DE SETEMBRO DE 2013
- FOTO DA SEMANA 05/09/2013
- O Rosário da Paz
- OUTROS DEUSES E AS DOUTRINAS ERRADAS E ESTRANHAS - LITURGIA DIÁRIA , 05 DE SETEMBRO DE 2013
- Vídeo Comentário do Evangelho do XXIII Domingo TC ANO C - 08/09/2013
- Meditação do Frei Raniero Cantalamessa, O.F.M. sobre a Bíblia
- Entrevista com Marija - parte I
- Maria Simma e as almas do Purgatório - parte V
Posted: 06 Sep 2013 12:01 PM PDT
- FULTON SHEEN: SÃO NECESSÁRIAS TRÊS PESSOAS PARA UM BOM CASAMENTO: MARIDO, DEUS E MULHER !
Posted: 06 Sep 2013 05:44 AM PDT
ROMA, 05 Set. 13 / 10:43 am (ACI)
O famoso sacerdote exorcista da Diocese de Roma e do Vaticano, Gabriele Amorth, assegurou que aqueles que apoiam a intervenção militar contra a Síria, estão sendo instrumentos do Diabo para semear o mal no mundo.
"Estes que querem a guerra na Síria são instrumentos do diabo", assinalou o Pe. Amorth em 4 de setembro em declarações ao blog Stanze Vaticano, do canal de televisão italiano Tgcom24.
"O Senhor é um Deus de paz, quer a paz, quer o amor entre os homens, quer a solidariedade e a ajuda, de modo que o rico ajude o pobre. E Satanás é quem quer a morte e a guerra", afirmou.
Em relação ao dia de jejum e oração assim como à vigília convocadas pelo Papa Francisco para pedir a paz na Síria e no mundo no próximo sábado 7 de setembro, o exorcista disse que sem dúvida "incomodará o diabo, e não só a ele". "Prefiro não dar nomes", acrescentou.
"O Papa tem o objetivo de influir. De que modo? Como um Papa, orando pela ajuda de Deus, este é o modo de atuar dos cristãos. Não com bombas para rebater outras bombas, mas com a oração para rebater as bombas", disse.
O sacerdote, de 88 anos de idade, explicou que a intervenção armada na Síria que algumas potências mundiais defendem, não solucionaria a ameaça do uso de armas químicas no país, imerso em uma guerra civil há mais de dois anos.
Até o momento o regime de Bashar Al Assad e os insurgentes não chegaram a nenhum acordo de paz e, além disso, os jornais especializados no tema assinalam que entre os insurretos haveria participação de movimentos extremistas islâmicos pagos por petroleiras no Qatar e Arábia Saudita.
A intervenção armada "não está justificada, porque tenho presente a frase que disse o Papa Pio XII para evitar a segunda guerra mundial: 'Tudo está perdido com a guerra, tudo se pode salvar com a paz'. Todos os sistemas violentos deveriam ser condenados", concluiu o Pe. Amorth.
O Santo Padre convocou, para o próximo dia 7 de setembro, "um dia de jejum e de oração pela paz" na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro. "No dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, aqui, das 19h00 até as 24h00, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo."
"Que todos abandonem as armas e se deixem guiar pelo desejo de paz".
Posted: 05 Sep 2013 08:33 PM PDT
- O MUNDO, A CARNE E O DIABO : CRUÉIS INIMIGOS DA IGREJA E DA ALMA
O próprio Senhor Jesus quando tentado pelo diabo o resistiu e o atacou com a palavra de Deus. Na tentação de Jesus em Mateus 4, Jesus dizia: "Está escrito...". Jesus usou a palavra de Deus para refutá-lo. Também devemos usar a palavra de Deus para vencê-lo
O diabo é um dos maiores inimigos que temos. Ele busca incessantemente nos destruir. Não fosse o sangue de Jesus sobre as nossas vidas, estaríamos liquidados, pois em nós não temos condição alguma de vencê-lo e subjugá-loDeus, sabedor desta realidade, já preparou os recursos para que tenhamos vitória contra o inimigo. A palavra é clara em dizer que as obras do inimigo são com o intuito de matar, roubar e destruir (João 10.10), contudo, a palavra também fala do propósito para o qual o filho de Deus se manifestou "pois para isto se manifestou o filho de Deus para destruir as obras do diabo"
Em Cristo, e somente nEle, teremos condições de vencermos a Satanás. É na palavra que devemos encontrar as condições e orientações para derrotá-lo e resistir-lhe. É na oração que encontraremos o poder para desbaratar suas investidas e discernir suas artimanhas e seus ataques
Há no catecismo do Concilio de Trento quatro linhas, que todos os catecismos clássicos, desde os níveis destinados à primeira formação das crianças até aqueles destinados à perseverança dos adultos, sempre mantiveram e repetiram, e que agora, a onda progressista, de autodestruição da Igreja, quer apagar, raspar, esquecer ou contestar
São muito simples essas quatro linhas que dominam e norteiam toda a problemática da relação Igreja-Mundo. Ei-las: "A Igreja Militante é a Sociedade de todos os fiéis que ainda vivem na terra. Chama-se militante porque está obrigada a manter uma guerra incessante contra os mais cruéis inimigos: o mundo, a carne e o Diabo". Paralelamente a esse ensinamento, tornou-se clássica a transposição com a qual esses três inimigos da Igreja devem ser vistos também como inimigos de cada alma, que os deve combater, como toda a Igreja os combate
Uma das maiores torpezas difundidas pela torrente revolucionária que se intitula de progressista foi o desfibramento, a emasculação pacifista que fez da capitulação Igreja Dialogante. Nós outros, desde o primeiro sinal de iniciação, aprendemos a pedir a Deus que pelo Sinal da Santa Cruz nos livre de nossos inimigos, e conseguintemente aprendemos que, com o Sinal da Cruz, nós nos armamos para o bom combate
Agora ensina-se que não há mais inimigos, que não há mais lobos, e que a Igreja praticará o mandamento de amor se deixar seus filhos serem progressivamente devorados pelo mundo, pela carne e pelo Diabo que deixou de ser o inimigo do gênero humano. O termo "pastoral" tornou-se sinônimo de molezas e tolerâncias que roçam pelo obsceno. O "progressista" é antes de tudo um "entreguista". E em cada passo de nova capitulação, de novo "diálogo", ele se desmancha numa glossolalia destinada aos anais da ONU ou encaminhada ao Prêmio Nobel da Paz
Qualquer pessoa de sadio bom senso, ainda que despreparada para discussões teológicas e metafísicas, sabe que um homem de bem deve lutar por sua honra, deve defender seus filhos com o sangue, deve lutar por seu Credo, deve combater e querer morrer por sua Fé. E para bem combater o bom combate é preciso conhecer seus inimigos. A Igreja ensinou-nos durante séculos a combater, mas agora, em dez anos, uma torrente revolucionária passou a ensinar que a virtude máxima consiste na entrega, na fuga, na covardia. Qualquer progressista, escolhido ao acaso, na legião, é mais bondoso do que Nosso Senhor Jesus Cristo, que com toda a simplicidade falava em guerra, e que oportunamente usou o chicote
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Vale a pena desenvolver um pouco as quatro linhas do tridentino, para melhor conceituarmos as três entidades apontadas como inimigas da Igreja e da alma
Comecemos pelo fim. O que é o Diabo?
Nós sabemos que entre os vários níveis de ser que compõem a Criação, existem os seres espirituais desligados de qualquer matéria e subsistentes como substâncias espirituais dotadas de inteligência e vontade. E sabemos também que na origem trágica e explosiva desta "primeira criação" houve uma Revolução nascida do orgulho das criaturas angélicas tiradas do nada e capitaneada por Lúcifer, que, precipitado nas trevas tornou-se o principal inimigo da "segunda criação", isto é, da restauração de tudo na suprema e eterna novidade que é o Verbo Incarnado. É esse inimigo que, sob a forma da serpente, "dialoga" com Eva que se torna intercessora do pecado de Adão. E é esse mesmo inimigo que tentou seduzir Jesus, nos quarenta dias do deserto
Quando na Missa recitamos o Credo, e dizemos: "Creio em um só Deus, Pai Onipotente, Criador do Céu e da Terra, de todos os seres visíveis e invisíveis", é nos anjos bons e maus que pensamos e cremos. E é também nesses portentosos seres invisíveis que pensa São Paulo quando diz aos Efesos: "E sobretudo fortificai-vos no Senhor, por seu poder soberano...". E daqui em diante o apóstolo cativo tira suas imagens da figura do soldado romano a que está preso por uma cadeia: "... Revesti-vos da armadura de Deus para que possais afrontar as ciladas diabólicas: porque não é contra os homens de carne e sangue que devemos lutar, mas contra os principados e potestades do mundo das trevas, contra as forças do mal espalhadas nos ares. Tomai pois a armadura de Deus para que possais resistir nos dias maus e ficar firmes no cumprimento de vosso dever. Sim. Firmai-vos, com os rins cingidos pela verdade, o peito couraçado pela justiça e os pés calçados do zelo de anunciar o Evangelho da paz. E sobretudo agarrai-vos ao escudo da Fé, no qual morrerão e se embotarão todas as flechas inflamadas do Maligno. Tomai enfim o capacete da salvação e o gládio do Espírito que é a Palavra de Deus" (Ef. VI, 12)
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E agora, o que é o Mundo no sentido em que é apontado como inimigo da Igreja e da alma. Mais de um teólogo tem apontado os vários sentidos que tem a palavra "mundo". Em primeiro lugar assinalamos o sentido genesíaco, metafísico, que designa a variedade de seres criados por Deus. Nesse sentido, "mundo" é no seu ser intrinsecamente bom, absolutamente positivo, e não pode ser visto como contrário ou como inimigo da Igreja. Mas essa intrínseca bondade do mundo, como ser ou multidão de seres, não quer dizer que ele tenha a plenitude da bondade (que só Deus possui) e esteja isento das possibilidades do mal que vêem, não da malignidade das coisas criadas, mas da fragilidade dos seres que não têm a aseidade, ou plenitude do ser
Tomemos agora o mundo, e principalmente o mundo dos homens no estado em que se encontra depois do pecado de Adão e depois da Incarnação. Este mundo ferido pelo pecado não se propõe aos cristãos como objeto de inimizade porque é a ele, assim mesmo ferido e manchado, que se aplica a palavra da Misericórdia de Deus: "Deus tanto amou o mundo que lhe deu seu Filho único" (Jo. III, 16). E também: "Eu não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo" (Jo. XII, 47)
Há entretanto já aqui, uma atitude tensa e nova que caracteriza a fundamental atitude da alma cristã. Em relação a esse mundo, em si mesmo bom, mas marcado pelo pecado das criaturas, é que Jesus nos diz que nós estamos no mundo, onde Ele nos escolheu, mas não somos do mundo
E então, se não somos deste mundo nele estamos como peregrinos, ou como exilados. E este caráter peregrinal da vida cristã se estende a toda a Igreja da terra: ela está no mundo, mas não é do mundo. Ou melhor, não é deste mundo. E aqui chegamos ao dualismo mais contrastante e mais importante da relação Igreja-mundo, e da significação do termo "mundo". Mas se a Igreja não é deste mundo, tem de ter sua existência e sua razão de ser com base em outro mundo. E é curioso notar que esta revelação, a mais caracterizadora da transcendência de sua obra, é feita por Nosso Senhor a Pilatos: "Meu Reino não é deste mundo, se meu Reino fosse deste mundo meus servidores teriam combatido para impedir que eu fosse entregue aos judeus: mas o meu Reino não é deste mundo" (Jo. XVIII, 36). Há então na obra de Deus uma criação de todas as coisas, e uma outra criação, ou uma nova criação na ordem da Salvação. Desde o Antigo Testamento encontramos o anúncio do outro mundo. Em Isaías temos: "Não cuideis mais das coisas antigas, eis que vou realizar algo de novo" (Is. XL, 15-17). Mas é no Novo Testamento que temos a chave do mistério anunciado pelos profetas: "Quando alguém está em Cristo é uma nova criatura, e então pode-se dizer: o antigo desapareceu, vede: tudo é novo!" (II Cor. V, 17)
Não se diga, porém, que o "outro mundo" é apenas a Igreja do Céu. Não. Já na terra a Igreja é o Reino de Deus começado, é portanto o "outro mundo" que está neste mundo de modo incoativo e peregrinal, mas não é deste mundo
Mas não é ainda nesse sentido de "velho mundo" que o mundo é inimigo da Igreja. Ao contrário, esse velho mundo ainda é para o cristão o lugar e a ocasião que se oferece para completar, em sua peregrinação, e no Corpo Místico de Cristo o que faltou em sua paixão (Col. I, 24). Nesse sentido, amamos o mundo, obra de Deus, e amamos reduplicadamente o mundo em que Jesus caminhou e caminha ao nosso lado até o fim do mundo
Pode acontecer que por desfalecimento de fé e de esperança nos apeguemos demais a este mundo e nos esqueçamos da Pátria verdadeira, mas nesse tropeço não é o mundo o agente agressivo principal, o inimigo que nos desvia de Deus: é antes a carne ou vontade própria que nesse ato de ingratidão e soberba segue a própria inspiração ou a inspiração de Satã
Quando é então que o mundo é inimigo da alma e da Igreja. É o próprio Senhor Jesus quem nos responderá: "O mundo me odeia porque Eu testemunho contra ele e suas obras más" (Jo. VII, 7). E logo: "Sereis odiados por causa de meu nome" (Mat. X, 22). E ainda: "O mundo vos odeia porque não sois do mundo, como Eu não sou do mundo" (Jo. XVII, 14-16)
E agora se vê que o "mundo" inimigo da Igreja é aquela parte do mundo dos homens que se polariza, que se organiza como anti-Igreja, e que odeia os cristãos por causa do nome de Cristo, tentando agressivamente prendê-los, naturalizá-los neste mundo, para que reneguem Cristo Jesus e voltem as costas a Deus. E que organizações são estas que o mundo ousa fazer como uma anti-Igreja, ou como uma Igreja do Demônio? A história nos proporciona vários exemplos de movimentos, de "correntes históricas" que tiveram como característica essa agressiva e maléfica intenção organizada de arrancar as almas do jugo de Deus. Nos últimos séculos temos a Civilização Liberal, e dentro dela as correntes mais concentradas: o revolucionarismo, a maçonaria, o socialismo e o comunismo. São essas coisas que tentam a suprema estultice de eclesializar o mundo e de secularizar a Igreja como desejam os progressistas, que são hoje o mais virulento "mundo" inimigo da Igreja
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E a carne? No tríptico apontado pelo Catecismo de Trento, "carne" não tem o sentido de "corpo" ou "natureza animal" do homem, e muito menos o sentido de sexo. O tridentino inspirou-se na famosa dialética paulina. Como ensinam Santo Tomás (ST, Ia IIae q. 72, a. 2. ad primum) e Santo Agostinho (Cidade de Deus, XIV, II e III), o termo carne que São Paulo contrapõe a espírito, não designa a substância corpórea, mas o homem todo, ou melhor, a atitude espiritual do homem todo "que pretende viver segundo seu próprio alvitre" ou que "pretende ser a sua própria lei!" Esta soberba pretensão de vivere secundum seipsum vem do amor próprio, ferida do pecado original
E é nessa ferida do eu que o homem recebe as seduções do mundo belo e agradável, ou as seduções mais agressivas e venenosas das anti-Igrejas, ou do mundo inimigo; e é também essa ferida do amor próprio que acolhe as seduções do Demônio
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Precisamos mobilizar todos os dons de Deus para combater os inimigos de Deus, mas podemos dizer que a cada um dos três corresponde, de modo especial, uma das virtudes teologais. Assim diremos:
Do Demônio nos defenderemos como o escudo da Fé; das seduções ou agressões do mundo nos defendemos com a santa Esperança voltada para Deus e para o céu; e das fraquezas e malícias do amor-próprio nos defenderemos com fortes atos de Caridade firmados em insistentes atos de humildade – In Praelio
LITURGIA DO DIA 06 DE SETEMBRO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: COLOSSENSES 1, 15-20
XXII SEMANA COMUM - (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES - 15Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. 16Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele. 18Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. 19Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude 20e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (99)
REFRÃO: COM CANTO APRESENTAI-VOS DIANTE DO SENHOR!
1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! -R.
2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos o seu povo e seu rebanho. -R.
3. Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei! -R.
4. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! -R.
EVANGELHO: LUCAS 5, 33-39
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo,33Eles então lhe disseram: Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com freqüência e fazem longas orações, mas os teus comem e bebem... 34Jesus respondeu-lhes: Porventura podeis vós obrigar a jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? 35Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão. 36Propôs-lhes também esta comparação: Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. 37Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres; 38mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam. 39Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: O vinho velho é melhor - Palavra da salvação
- MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Hoje, que Deus me permitiu estar com vocês, com o Menino Jesus nos braços, alegro-Me com vocês e agradeço a Deus por tudo aquilo que fez neste ano jubilar. Agradeço a Deus, de forma especial, por todas as vocações dos que disseram "sim" a Deus em plenitude. Abençôo todos vocês com a minha bênção e com a bênção de Jesus recém-nascido. Rezo por todos vocês para que nasça a alegria em seus corações e para que vocês, na alegria, também sintam a alegria que tenho hoje. Neste Menino trago-lhes o Salvador de seus corações, que os convida à santidade de vida. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.12.2000
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ELEUTÉRIO - Santo Eleutério (nome de origem grega que significa "livre"), nos é conhecido pelosDiálogos de S. Gregório Magno. Eleutério viveu no Séc. VII, religioso, era abade do mosteiro de S. Marcos Evangelista junto aos muros de Espoleto, lugar onde viveu também S. Gregório Magno que, antes de tornar-se Papa, tinha a Santo Eleutério na condição de "Pai venerável" . Viveu em Roma muito tempo. Lá morreu também. Os seus discípulos contavam que ele, com a oração, tinha ressuscitado um morto. Era homem de enorme simplicidade e compunção. S. Gregório conta-nos o epísódio em que Santo Eleutério orou, juntamente com os outros irmãos do mosteiro, por uma criança que era atormentada pelo demônio. A criança foi liberta. Também o próprio S. Gregório narra em seus escritos as graças que alcançou para si, a partir da oração de intercessão de Santo Eleutério: "Mas eu pude experimentar pessoalmente a força da oração deste homem(…) Ouvindo a sua benção, o meu estômago recebeu tal força que esqueceu totalmente a alimentação e a doença. Fiquei pasmado: como tinha estado! Como estava agora!" - Santo Eleutério, rogai por nós!
Posted: 05 Sep 2013 05:35 PM PDT
PADRE MATEUS TOCANDO VIOLINÃO...KKKKK.... A MUSICA É UM DOM DADO A POUCOS.... EIS AÍ UM GRANDE EXEMPLO....
Posted: 05 Sep 2013 07:45 AM PDT
- RETIRO DE SILÊNCIO
Promovido pelo Secretariado Rainha da Paz de Porto Alegre
segundo a espiritualidade de Medjugorje
Pregador: Pe. Serafim Maria, monge do Mosteiro Regina Pacis, da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus
Tema: A Boa Nova em nossas vidas
Local: Convento Monte Alverne, em São Leopoldo
Data: 27 a 29 de setembro de 2013
Inscrições: Livraria Paulinas, à R. dos Andradas, 1212, Centro, Porto Alegre
Valor : R$190,00
Condução: Em Porto Alegre haverá um ônibus fretado, para quem o desejar.
Taxa: R$25,00
Posted: 05 Sep 2013 07:43 AM PDT
Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Falando aos peregrinos, em Medjugorje, após estar recebendo diariamente as aparições da Virgem Maria por 32 anos, o vidente Ivan lembrava que, no início das aparições, em 1981, a primeira pergunta que, ajoelhados, dirigiram a Maria, foi: "Quem é Você? Como se chama?" Ela respondeu: "Eu sou a Rainha da Paz. Eu vim, queridos filhos, porque meu Filho me envia para ajudá-los. Queridos filhos, paz, paz, somente a paz. Que a paz reine no mundo. Queridos filhos, a paz deve reinar entre os homens e Deus, e entre os homens. Desejo repetir-lhes ainda mais uma vez este convite: a paz deve reinar entre os homens e Deus, e entre os homens. Queridos filhos, este mundo, esta humanidade, encontram-se diante de um grande perigo: o risco da auto-destruição".
Ivan declara: "Essas foram as primeiras palavras, as primeiras mensagens que, entre o segundo e terceiro dia, Nossa Senhora transmitiu para o mundo através de nós, videntes. Por essas mensagens, nós descobrimos qual é o Seu principal desejo: é a paz entre os homens e Deus, e entre os próprios homens".
Queridos irmãos, queridas irmãs, Nossa Senhora não vem a nós para fazer sensacionalismo. Ela é a mais humilde de todas as criaturas. Ela vem a nós e Se apresenta como a Rainha da Paz.
O nosso papa Francisco tem repetidamente invocado a Rainha da Paz, dizendo, e nos convidando a dizer: "Maria, Rainha da Paz, rogai por nós". E ele convocou para o próximo sábado, dia 7 de setembro, um dia mundial de jejum e oração pela paz na Síria, em todo o Oriente Médio e no mundo inteiro. Vamos unir-nos com todo o coração àquele que é o representante de Cristo na terra e rezar pelas intenções que ele nos recomendou e que são, também, as intenções de nossa Santa Mãe.
Segue abaixo o texto do "Rosário da Paz", escrito pelo nosso inesquecível Pe. Slavko que, durante tantos anos, foi o diretor espiritual dos videntes de Medjugorje.
- O Rosário da Paz, pelo Pe. Slavko Barbaric
ORAÇÃO INICIAL: Pai Celeste, creio que Tu és bom e que és Pai de todos os homens.
Creio que mandaste ao mundo teu filho Jesus para que Ele vencesse o mal e o pecado e estabelecesse a paz entre os homens, pois todos são teus filhos e irmãos de Jesus. Cientes disso, fica-nos ainda mais incompreensível e dolorosa qualquer destruição e violação da paz. Concede agora a mim e a todos, que oram pela paz, rezar com o coração puro e, assim, Tu ouvirás a nossa prece e dar-nos-ás a verdadeira paz do coração e da alma. A paz para nossas famílias, a paz para a nossa Igreja, a paz para o mundo inteiro. Pai de bondade, afasta de nós toda espécie de inquietude e de confusão e dá-nos alegres frutos de reconciliação e de harmonia contigo e com toda a humanidade. Isto pedimos com Maria, Mãe do teu Filho, Rainha da Paz. Assim seja!
PRIMEIRO MISTÉRIO: Jesus oferece a paz ao meu coração.
"Eu lhes deixo a paz; eu lhes dou a minha paz. Eu a dou, não como a dá o mundo. Que o coração de vocês não fique angustiado, nem perca a coragem."
Jo 14,27
Jesus, dá tranquilidade ao meu coração. Abre-o para a tua paz. Estou cansado de tanta perturbação e incertezas. Fui enganado, meu Jesus, por vãs esperanças, e abatido por tantos infortúnios. Não tenho paz. Deixo-me facilmente abater pelos problemas e pelo desânimo. O medo e a desconfiança me perseguem. Esperei muito deste mundo, pensando encontrar a paz, e o meu coração só encontrou perturbação. Por isso, meu Jesus, suplico, com Santo Agostinho, a fim de que meu coração encontre a paz e em Ti descanse. Não permitas que as ondas do pecado o invadam. Sê Tu, de agora para a frente, o meu rochedo e a minha fortaleza! Volta, Senhor, e fica comigo, porque Tu és a única fonte da verdadeira paz. Obrigado pelas palavras de consolo que teu discípulo predileto nos transmitiu:
"Disse-vos isto para que tenhais paz em mim; no mundo tereis aflições, mas tende confiança: Eu venci o mundo!"
Jo 16, 33
Pai-nosso, dez Ave-Marias, Glória e "Ó meu Jesus, perdoai-nos..."
SEGUNDO MISTÉRIO: Jesus oferece a paz à minha família.
"Entrando em alguma cidade ou aldeia, procurem saber quem nela é digno e fiquem na casa de tal pessoa até saírem dessa cidade. Ao entrarem numa casa, cumprimentem. Se a família for digna, desça sobre ela a paz de vocês; se não for, que esta paz volte para vocês."
Mt 10, 11-13
Ó Jesus, obrigado porque pensaste, também, em nossas famílias. Obrigado por teres enviado os apóstolos para levarem paz às famílias. Peço-te, neste instante, com todo o coração, que faças minha família ser digna de tua paz. Purifica-a de toda mancha do pecado, a fim de que tua paz possa florescer e crescer em nós. Que a tua paz afaste de nossa família qualquer angústia e conflito. Faze que sejamos totalmente envolvidos pela tua paz e que Tu, Portador da paz, sejas sempre o primeiro hóspede de nosso lar. Pedimos-te pelas famílias vizinhas: que sejam elas, também, repletas de tua paz e, assim, a alegria será vivida por todos.
Pai-nosso, dez Ave-Marias, Glória e "Ó meu Jesus, perdoai-nos..."
TERCEIRO MISTÉRIO: Jesus oferece a paz à sua Igreja, convidando-a a difundi-la.
"Portanto, se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura. O ser antigo desapareceu e já nasceu um novo ser. E tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo, e nos confiou o serviço da reconciliação. Pois era Deus que, em Cristo, estava reconciliando o mundo consigo, não levando mais em conta as faltas dos homens e colocando em nossos lábios a mensagem da reconciliação. Somos, portanto, embaixadores de Cristo e é como se Deus mesmo exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, suplicamos: reconciliem-se com Deus!"
2Co 5,17-20
Jesus, suplico-te de todo o coração: dá paz à tua Igreja. Pacifica nela tudo o que está conturbado. Abençoa os sacerdotes, os bispos, o Papa, para que vivam em paz e desenvolvam a obra da reconciliação. Tira da tua Igreja toda perturbação. Reconcilia os que estão em desarmonia na tua Igreja, os quais, por causa das múltiplas controvérsias, escandalizam os pequenos. Congrega as várias comunidades religiosas. Que a tua Igreja, sem ruga e sem mancha, viva em paz constante e a promova sem cessar.
Pai-nosso, dez Ave-Marias, Glória e "Ó meu Jesus, perdoai-nos..."
QUARTO MISTÉRIO: Jesus oferece a paz ao seu povo.
"Chegando mais perto, Jesus viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: Ah! Se ao menos neste dia você também compreendesse o que conduz à paz! Mas isto agora está oculto aos seus olhos... Porque dias virão sobre você em que seus inimigos hão de cercá-la de trincheiras, investirão contra você e a apertarão de todos os lados. Eles a destruirão, junto com seus moradores que estiverem na cidade, e não deixarão aí pedra sobre pedra, porque você não soube reconhecer o tempo da visita de Deus".
Lc 19, 41-44
Jesus, Tu choraste sobre tua cidade e sobre teu povo. Ofereceste a eles a paz, mas, como eram cegos e surdos, nada viram nem ouviram. Obrigado pelo amor que demonstraste a teu povo. Faze com que eu saiba guiar, em direção ao bem, o meu povo, a minha cidade e a minha pátria. Peço-te pelos membros de minha pátria, pelos meus compatriotas, por todos os que têm cargos de responsabilidade. Não permitas que eles fiquem na cegueira, mas, pelo contrário, que saibam ter discernimento e reconheçam o que devem fazer para a concretização da paz. Que não haja mais corrupção nem contendas entre o meu povo, mas que todos solidifiquem seu crescimento espiritual, fundado na paz e na alegria. Que cada um viva em paz e seja arauto dessa mesma paz.
Pai-nosso, dez Ave-Marias, Glória e "Ó meu Jesus, perdoai-nos..."
QUINTO MISTÉRIO: Jesus oferece a paz a todo o mundo.
"Tomai a peito o bem do país para onde vos exilei e rogai por ele ao Senhor, porque só tereis a lucrar com a sua prosperidade."
Jr 29,7
Na terra, Jesus, há muito está semeada e está germinando a perigosa semente de guerras e dos mais diferentes conflitos. Eu bem sei que a minha paz, como a de todos os homens, depende da paz entre os povos e as nações do mundo. Por esta razão, eu te peço, pelo teu divino poder, que arranques a nefasta semente da anarquia e do pecado, que são o motivo básico de toda desordem. Que todo o mundo seja aberto à tua paz. Todos os homens, sobrecarregados em sua vida, têm necessidade de ti. Ajuda-os, portanto, a encontrarem e a viverem a paz. Muitos povos perderam a sua identidade. Muitos temem os mais poderosos e ricos. Muitos pobres e perseguidos se afligem e se revoltam, porque são esmagados pela prepotência dos poderosos magnatas. A paz normalmente não existe e a que temos é pouca. Por isso, envia sobre nós o teu Espírito Santo, para que, às nossas desordens humanas, Ele imponha aquela primitiva ordem divina. Faze com que os povos curem suas feridas espirituais adquiridas, a fim de que haja uma possibilidade de mútua reconciliação. Envia, a todos os povos, os arautos e mensageiros da paz, para que cada um saiba como é profunda a verdade, quando disseste, através da boca de um grande profeta:
"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do mensageiro, que anuncia a paz, que traz a boa nova, que apregoa a vitória, que diz a Sion: 'O teu Deus é Rei'."
Is 52,7
ORAÇÃO FINAL: Senhor, Pai dos céus, dá-nos a tua paz. Pedimos-te nós, teus filhos, a quem deste o desejo de possuir a paz e a reconciliação. Nós te pedimos, juntamente com aqueles que, nos sofrimentos atrozes, anseiam pela paz. Depois desta vida que, na sua grande parte, transcorre na tribulação, acolhe-nos no teu reino de eterna paz e, também, no teu amor. Recebe, igualmente, os que tombaram, vítimas de guerras e conflitos. Aceita, finalmente, aqueles que procuram a paz por caminhos tortuosos. Isso te pedimos, Senhor, por Jesus Cristo, Rei da Paz, e por intercessão de nossa Mãe celestial, a Rainha da Paz. Amém!
Posted: 05 Sep 2013 08:32 PM PDT
- OUTROS DEUSES E AS DOUTRINAS ERRADAS E ESTRANHAS
"Devemos nos ater ao que foi sempre crido, por todos e em toda a parte." (São Vicente de Lerins - Commonitorium)
20. "De tudo que temos dito, aparece evidente que o verdadeiro e autêntico católico é o que ama a verdade de Deus e a Igreja, corpo de Cristo; aquele que não antepõe nada à religião divina e à fé católica: nem a autoridade de um homem, nem o amor, nem o gênio, nem a eloqüência, nem a filosofia; mas que depreciando todas estas coisas e permanecendo solidamente firme na fé, está disposto a admitir e a crer somente o que a Igreja sempre e universalmente tem crido
Sabe que toda doutrina nova e nunca antes ouvida, insinuada por uma só pessoa, fora ou contra a doutrina comum dos fiéis, não tem nada a ver com a religião, mas que melhor constitui uma tentação, doutrinado nisto especialmente pelas palavras do Apóstolo Paulo: "É necessário que entre vós haja partidos para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos".(1Cor 11,19) Como se dissesse: Deus não elimina imediatamente aos autores de heresias, para que se manifestem os que são de uma virtude provada, ou seja, para que apareça em que medida cada um é tenaz, fiel, constante e nele mora a fé católica
E verdadeiramente, apenas um vento de novidades começa a soprar, imediatamente se vê como os grãos coalhados de trigo se separam e se distinguem da casca sem peso, e sem grande esforço é arrancado fora de lá o que não é sustentado por peso algum. Alguns voltam imediatamente; outros, no entanto, transtornados e desalentados, temem perecer, mas se envergonham de regressar, espancados como estão e mais mortos que vivos; parece exatamente como tivessem bebido uma dose de veneno que já não podem eliminar e que, ainda que não lhes mate logo, não lhes permite seguir realmente vivendo
Situação desgraçada! Quantas violentas aflições, quantas perturbações lhes assaltam! Já se deixam levar pelo erro como um vento impetuoso; já se recolhem em si mesmos, como ondas na tempestade, e são lançados na praia; outras vezes, com audácia temerária, dão sua conformidade ao que é errado; em outros momentos, sob o impulso de um medo irracional, se espantam até do que é verdade
Não sabem mais aonde ir, aonde voltar, não sabem o que querem, não sabem do que devem fugir, não sabem o que deve ser mantido e o que, ao contrário, deve ser rechaçado . E se ao menos soubessem que estas dúvidas e esta angústia de um coração vacilante são o remédio que a misericórdia divina lhes preparou!
Por isto precisamente, afastados do porto seguro da fé católica, são sacudidos, golpeados, como imersos na tempestade, para que, recolhidas e amainadas as velas da mente, que estavam estendidas ao largo e desdobradas aos ventos infiéis das novidades, voltem a buscar morada no refúgio confiado de sua Mãe boa e tranqüila e, rechaçadas as ondas amargas e alvoroçadas do erro, possam alcançar a fonte de águas vivas e saltitantes e beber dela
Que "desaprendam" bem o que não fizeram bem em aprender; e que compreendam, de todos os dogmas da Igreja, o que a inteligência pode compreender; o que não podem compreender, que creiam" – [Do grande guardião da tradição São Vicente de Lerins – Commonitorium P.18]
"Por que Deus permite que existam heresias na Igreja ? Certamente, com estas palavras se quer assinalar um grande mestre, de tanta ciência que pode fazer crer a seus seguidores, que não somente conhece as coisas humanas, mas que também tem a presença das coisas que superam ao homem. Era mais ou menos isto que os discípulos de Valentim, Donato, Fotino, Apolinário e outros da mesma laia acreditavam
E como continua Moisés? "...e te disser: vamos, sigamos outros deuses que te são desconhecidos e prestemos-lhes culto," (Dt 13,2) Quem são estes outros deuses senão as doutrinas erradas e estranhas? Que te são desconhecidos, ou seja, novas e inauditas. E prestemos-lhes culto, ou seja, acreditemos nela e as sigamos
Pois bem, o que diz Moisés neste caso? "...tu não ouvirás as palavras desse profeta ou desse visionário;" (Dt 13, 3a)
Mas eu lhes ponho esta questão: Por que Deus não impede que se ensine o que Ele proíbe que se escute? Então Moisés respnde: "...porque o Senhor, vosso Deus, vos põe à prova para ver se o amais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma". (Dt 13,3b)
Assim, pois, está mais claro que a luz do sol o motivo por que de vez em quando a Providência de Deus permite mestres na Igreja que preguem novos dogmas: porque o Senhor, vosso Deus, vos põe à prova
E certamente que é uma grande prova ver um homem tido por profeta, por discípulo dos profetas, por doutor e testemunha da verdade, um homem sumamente amado e respeitado, que de repente se põe a introduzir ocultamente erros perniciosos. Tanto mais quanto que não existe possibilidade de descobrir imediatamente esse erro, posto que lhe apanha de surpresa, já que se tem de tal homem um juízo favorável por causa de seu ensinamento anterior, e se resiste ao condenar o antigo mestre ao qual nos sentimos ligados pela afeição" – [São Vicente de Lerins, Commonnitorium - Cap. X]
"Todo cristão que queira desmascarar as intrigas dos hereges que brotam ao nosso redor, evitar suas armadilhas e se manter íntegro e incólume numa fé incontaminada, deve, com a ajuda de Deus, apetrechar sua fé de duas maneiras: com a autoridade da lei divina ante tudo, e com a tradição da Igreja Católica" - [Commonitorium P.2]
"Interroga teu pai e ele te contará; os teus avós, e eles te dirão". (Dt 32,7); "Ouve as palavras dos sábios" (Pr 22,17); e também: "Meu filho, não te esqueças da minha lei, e guarda no teu coração os meus preceitos" (Pr 3,1), a mim, Peregrino, último entre todos os servos de Deus, me parece que é coisa de não pouca utilidade escrever os ensinamentos que recebi fielmente dos Santos Padres – [Commonitoruim p.1 São Vicente de Lerins]
- LITURGIA DO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2013
- PRIMEIRA LEITURA: COLOSSENSES 1, 9-14
XXII SEMANA COMUM - (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES - Irmãos, 9Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual, 10para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. 11Para que, confortados em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade. 12Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. 13Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, 14no qual temos a redenção, a remissão dos pecados - Palavra do Senhor
- SALMO RESPONSORIAL(97)
- REFRÃO: O SENHOR FEZ CONHECER SEU PODER SALVADOR, PERANTE AS NAÇÕES
1. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. -R2. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! -R.3. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei! -R.
- EVANGELHO: LUCAS 5, 1-11
- PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo,1Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. 2Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.4Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. 6Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.7Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram - Palavra da salvação
- MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – "Queridos filhos! Hoje, quando o Céu está perto de vocês de maneira especial, convido-os à oração, para que, por meio da oração, vocês coloquem Deus em primeiro lugar. Filhinhos, hoje estou perto de vocês e abençôo cada um com minha bênção materna, para que tenham força e amor para todas as pessoas que encontrarem em sua vida terrena e possam dar o amor de Deus. Alegro-Me com vocês e desejo dizer-lhes que seu irmão Slavko nasceu para o Céu e que intercede por vocês. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo" – MENSAGEM DO DIA 25.11.2000
A IGREJA CELEBRA HOJE , BEATA TERESA DE CALCUTÁ - "Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz." Mais do que falar e escrever, Madre Teresa vivenciou este seu pensamento. Nascida a 27 de agosto de 1910 em Skoplje (Albânia), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu . Pouco se sabe da sua infância, adolescência e juventude, porque Madre Teresa não gostava de falar de si própria. Aos dezoito anos, surge-lhe o pensamento da consagração total a Deus na vida religiosa. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, entrou, no dia 29 de setembro de 1928, para a Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda . O seu sonho, no entanto, era a Índia, o trabalho missionário junto aos pobres. Cientes disso, suas superioras a enviaram para fazer o Noviciado já no campo do apostolado. Agnes então partiu para a Índia e, no dia 24 de maio de 1931, faz a profissão religiosa tomando o nome de Teresa. Houve na escolha deste nome uma intenção, como ela própria diz: a de se parecer com Teresa de Jesus, a humilde carmelita de Lisieux . Foi transferida para Calcutá, onde seguiu a carreira docente e, embora cercada de meninas filhas das melhores famílias de Calcutá, impressionava-se com o que via quando saía às ruas: os bairros pobres da cidade cheios de crianças, mulheres e idosos cercados pela miséria, pela fome e por inúmeras doenças . No dia 10 de setembro de 1946, dia em que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade (congregação fundada por Madre Teresa) como o "Dia da Inspiração", Irmã Teresa, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, depara-se com um irmão pobre de rua que lhe diz: "Tenho sede!". A partir disso, ela tem a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres . Após um tempo de discernimento com o auxílio do Arcebispo de Calcutá e de sua Madre Superiora, Irmã Teresa sai de sua antiga congregação para dar início ao trabalho missionário pelas ruas de Calcutá. Começa por reunir um grupo de cinco crianças, num bairro pobre, a quem começou a dar escola. Pouco a pouco, o grupo foi crescendo. Dez dias depois, eram cerca de cinquenta crianças . Os inícios foram muito duros, mas Deus ia abençoando a obra da Irmã Teresa e as vocações começaram a surgir, precisamente entre as suas antigas alunas. Em 1949, Madre Teresa começa a escrever as constituições das Missionárias da Caridade e a 7 de outubro de 1950 a congregação fundada por Madre Teresa é aprovada pela Santa Sé expandindo-se por toda a Índia e pelo mundo inteiro . No ano de 1979 recebe o Prêmio Nobel da Paz. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebe em audiência privada e torna Madre Teresa sua melhor "embaixadora" em todas as Nações, Fóruns e Assembléias de todo o mundo . Com saúde debilitada e após uma vida inteira de amor e doação (vida esta reconhecida por líderes de outras religiões, presidentes, universidades e até mesmo por países submetidos ao marxismo), Madre Teresa foi encontrar-se com o Dono e Senhor de sua vida a 5 de setembro de 1997. Seu velório arrastou milhares de pessoas durante vários dias . Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Missionário Mundial . Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!
Posted: 05 Sep 2013 03:01 AM PDT
Vídeo homilia do Evangelho do XXIII Domingo TC ANO C - 08/09/2013 - Lc 14,25-33
O Evangelho de hoje fala do discipulado, mostra o que é ser filho e irmão. É o coração do evangelho de Lucas, é um evangelho dedicado ao justo para que mude o seu coração, e se torne discípulo. Neste evangelho Jesus põem as condições para quem quiser ser seu discípulo, e são varias condições, para sermos discípulos, será que você consegue seguir Jesus? Caso não abrir clique no link: http://pt.gloria.tv/?media=495718
Lhe convido a fazer parte do nosso grupo do Facebook "Homilia de Domingo" http://www.facebook.com/groups/362082863901647/ Lhe convido também a adicionar mais amigos para receberem as homilias de Domingo, esta também é uma maneira de evangelizarmos juntos... para adicionar basta clicar no espaço "adicionar amigos" o nome daqueles que vocês desejam adicionar.. Que Maria Rainha da Paz, lhe conceda todas as graças necessárias e atenda os pedidos de vosso coração, segundo a bondade e vontade do Pai. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.!!!
Posted: 04 Sep 2013 07:28 AM PDT
Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Neste mês da Bíblia, gostaria de compartilhar com vocês esta meditação do Frei Raniero Cantalamessa, O.F.M., pregador da Casa Pontifícia.
"Assim como na encarnação Jesus se oculta sob o véu de carne e na Eucaristia sob o véu do pão, assim também na Escritura Ele se oculta sob o véu da linguagem. Na encarnação, Deus se oculta na "baixeza da natureza humana"; na Escritura, oculta-se na baixeza da linguagem humana".
A natureza sacramental da Palavra de Deus é mostrada na ocasião em que de maneira visível opera além da compreensão do ouvinte, que pode ser limitada e imperfeita; ela opera praticamente por conta própria. Quando o profeta Elias foi curar Naamã, o Sírio, de lepra, mandou que se lavasse sete vezes no Jordão, e Naamã respondeu irritado: "Não são os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles para ficar purificado?" (2 Rs 5, 12).
Naamã estava certo: os rios da Síria eram inquestionavelmente melhores e abundantes; contudo, ao lavar-se no Jordão ele foi curado e sua carne tornou-se como a de um garotinho, algo que jamais teria acontecido se tivesse se lavado nos grandes rios de seu país.
Assim é com a Palavra de Deus contida nas Escrituras. No mundo e até mesmo dentro da Igreja, houve e haverá livros melhores do que alguns na Bíblia – de um refinamento literário maior e, religiosamente falando, mais edificantes (basta mencionar a Imitação de Cristo); todavia, nenhum desses produz o efeito que o mais modesto dos livros inspirados produz.
Nas palavras da Escritura há algo que está acima e além de qualquer explicação humana; há uma óbvia desproporção entre o sinal e a realidade produzida por isso, que de fato nos faz pensar na maneira como os sacramentos atuam. "As águas de Israel", as Escrituras divinamente inspiradas, ainda curam a lepra do pecado de hoje. Tendo sido lida a passagem do Evangelho na Missa, a Igreja convida o ministro a beijar o livro e a dizer: "Que as palavras do Evangelho possam apagar os nossos pecados!"
Em Relatos de um Peregrino Russo, lemos a respeito de muitas pessoas curadas do vício da bebida, graças à resolução de ler um capítulo do Evangelho toda vez que sentiam vir uma necessidade compulsiva por um drinque...
Ao recomendar essa prática, um monge disse: "Nas mesmas palavras do Evangelho há um poder de dar a vida, pois nelas está escrito o que Deus mesmo pronunciou. Não se preocupe se você não entender apropriadamente; é suficiente se você as ler atentamente. Se você não entende a Palavra de Deus, os demônios com certeza entendem o que você está lendo e eles tremem" (Relatos de um Peregrino Russo2).
Fonte: O Mistério da Palavra de Deus, por Frei Raniero Cantalamessa, O.F.M., Edições Shalom
Posted: 04 Sep 2013 05:45 AM PDT
Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Publicaremos a seguir uma entrevista com Marija Pavlivic Lunetti, uma dos seis videntes de Medjugorje.
Marija nasceu em 01.04.1965 na vila de Bijakovic, pertencente à paróquia de Medjugorje (a paróquia divide-se nas seguintes vilas: Medjugorje, Bijakovic, Melitina, Vionica e Surmanci). Marija continua tendo aparições diárias da Santíssima Virgem Maria, que lhe revelou nove dos 'dez segredos de Medjugorje'. É através desta vidente que a Gospa ("Nossa Senhora", em croata) envia, todos os dias 25 de cada mês, Sua mensagem à paróquia e ao mundo. Marija é casada e tem 4 filhos. Ela vive na Itália e em Medjugorje.
Passemos à entrevista.
Perg.: Creio que as pessoas desejam saber se Maria de Nazaré é uma pessoa que está viva hoje.
Resp.: Maria de Nazaré está viva hoje porque esta experiência que eu vivo com Ela mudou a minha vida de maneira concreta. Aprendi muito com Ela e vi como, através da simplicidade da vida quotidiana, Nossa Senhora nos levou à profundidade da vida espiritual.
P.: Descreva exatamente o que acontece antes, durante e depois da aparição.
R.: Na primeira vez, Nossa Senhora nos apareceu de repente e nós fugimos. Foi no dia 24 de junho de 1981. Agora estamos habituados e não temos mais medo dela. Nos primeiros dias, rezávamos, porque pensávamos que, se não rezássemos, Ela não viria e não permaneceria conosco. Assim, nos esforçávamos para rezar. Agora, no entanto, isso é uma coisa normal, um ritmo habitual da nossa vida. Agora nos recolhemos em oração e, depois que começamos a recitar o Pai-nosso, a Ave-Maria e o Glória, Nossa Senhora aparece. Um pouco antes, nós sempre vemos uma luz por três vezes. No início, era graças a essa luz que nós víamos em que lugar Nossa Senhora iria aparecer.
P.: Ela se pré-anuncia com flashes de luz?
R.: Sim, tipo um flash de uma máquina fotográfica. Em seguida, é o momento da aparição. Naquele momento (fizeram experiências conosco), ficamos insensíveis, embora permanecendo muito sensíveis e conscientes de todas as pessoas que estão presentes conosco.
P.: Por exemplo, se alguém tira uma fotografia, você vê?
R.: Quando fui operada, disse ao médico: me dê uma bela dose de anestesia! (nota: Marija explicará mais adiante que teve a aparição sob anestesia). Quando Nossa Senhora chega, eu me ajoelho, porque agora se tornou uma coisa normal e nós estamos conscientes, em nossas mentes, de que há pessoas presentes, mas naquele momento não as vemos. Não vemos ninguém. Vemos uma grande luz.
P.: Ah, não veem nem mesmo o ambiente ao seu redor?
R.: Não, não, para nós as paredes desaparecem e se torna como que um grande prado.
P.: Descreva Nossa Senhora para nós. Imagino que seja uma criatura celeste.
R.: Não exatamente, porque eu digo sempre que Nossa Senhora está sim no céu, mas é mãe. É uma pessoa que está no meio de nós. A tantos que perguntam por que Nossa Senhora aparece assim há tanto tempo, eu respondo sempre: Nossa Senhora é mãe. É uma presença física, porque nós a podemos tocar, podemos falar com Ela e ouvir a sua voz. Para mim, é como a minha mãe. Eu sempre digo que Nossa Senhora é muito mais doce do que a minha mãe. Nossa Senhora tem todas as coisas mais belas.
P.: Isto é, vê-se que é mãe?
R.: Vê-se que é mãe, mas, além disso, quando nos fala, tem uma expressão que não se pode descrever. Por exemplo, quando fazemos algo errado, Ela não tem necessidade de dizê-lo, porque já o percebemos pelo seu olhar, que é muito profundo, tanto que uma vez Jakov disse: "Quando Nossa Senhor me olha, não vê só o que está no meu coração, mas também o que está dentro do dedo do meu pé". Isso para significar como é o olhar de Nossa Senhora, tão profundo!
P.: Portanto, pelo olhar Ela faz compreender o que está pensando?
R.: Sim.
P.: Então, pelo Seu olhar, vocês compreendem o quanto Ela lhes quer bem?
R.: Sim. Mesmo quando somos ruins, mesmo quando somos maus, sabemos que Nossa Senhora nos ama. Nós sabemos, estamos conscientes de que Nossa Senhora vê os nossos defeitos, mas nos ama!
P.: E se compadece.
R.: Ela se compadece e diz: "Vocês podem mudar!"
P.: Querendo, pode-se mudar. Convidando-nos a mudar, Ela demonstra amar-nos.
R.: Eu vejo que Nossa Senhora quer de nós uma vida perfeita, porém não uma vida fanática ou estranha, mas que sejamos sempre mais perfeitos no ambiente em que estamos. Nossa Senhora mesma disse: "Desejo que cada um de vocês escolha o caminho da santidade". Portanto, viver a santidade no ambiente, na vida em que nos encontramos. Eu, como mãe, como esposa, posso expressar de mil modos esta santidade. Isto aprendi com Nossa Senhora.
P.: Sigamos em frente e continuemos a descrever Nossa Senhora. Depois dos três flashes de luz, Ela aparece como uma pessoa viva, muito jovem, de uma beleza extraordinária. Diga-me, como é a Sua voz?
R.: É uma voz doce, muito jovem, mas, ao mesmo tempo, muito séria. Porém, às vezes ri conosco.
P.: Ri ou sorri?
R.: Sorri, mas também ri.
P.: Às vezes ri?
R.: Sim, e sorri frequentemente, por exemplo, quando está contente.
P.: Está às vezes com o semblante sério?
R.: Sim, como quando precisa dizer-nos alguma coisa e nós gostaríamos de encontrar um buraco para nos escondermos. Mas, por outro lado, ouvimos esta voz tão profunda, tão doce! Sua voz, como o olhar, é tão profunda que não podemos descrever sua beleza. Podemos dizer que é como uma música, porque, se estamos sofrendo por dentro, ouvindo Nossa Senhora ficamos curados.
P.: É uma coisa extraordinária. E como são seus olhos?
R.: Os olhos são azuis.
P.: Sim, concordo que são azuis, mas como são?
R.: Profundos.
P.: Sabe por que faço essa pergunta? Tendo tido a oportunidade de assistir a muitas aparições, observei em todos vocês, os seis videntes, que, depois da aparição, os olhos de vocês brilham como estrelas.
R.: Provavelmente seja o reflexo dos olhos de Nossa Senhora. Para nós, o momento da aparição é especial. Não sabemos dizer se Nossa Senhora nos apareceu por cinco minutos, porque perdemos a noção do tempo.
P.: Então vocês ficam sabendo apenas depois quanto tempo durou a aparição?
R.: Ficamos sabendo se olhamos o relógio. Também quando a aparição dura pouquíssimo e Nossa Senhora se limita a rezar conosco e a dar-nos a Sua bênção, para nós é como se tivesse ficado uma hora ou um dia. (a ser continuado)
Fonte: "Dopo questa vita c'è l'eternità - Intervista a Marija"
Posted: 04 Sep 2013 05:24 AM PDT
Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Damos continuidade à publicação de alguns trechos de um livro que relata as experiências de Maria Simma, uma alma mística dos nossos dias que, durante quase toda a sua vida, teve – e ainda tem – um contato frequente com as almas do purgatório.
Maria Simma nasceu em 1915, tendo sido favorecida com um carisma que encontramos em algumas almas escolhidas, por exemplo, em Santa Faustina. Recentemente, a Ir. Emmanuel, que todos conhecemos, fez uma entrevista com ela e publicou um pequeno livro, que ainda não foi traduzido para o português, mas esperamos que o seja em breve.
São João Maria Vianney declarou: "Se soubéssemos o poder que essas queridas almas têm sobre o coração de Deus, se soubéssemos as graças que podemos conseguir através de sua intercessão, elas não seriam tão esquecidas; é preciso rezar muito por elas, para que elas também rezem muito por nós".
Passemos então ao livro.
DEVEMOS TORNAR CONHECIDOS ESSES CASOS OU SILENCIÁ-LOS?
"Conta Maria Simma: 'Por que as almas do purgatório se dirigem justamente à senhora?", perguntam-me com frequência. Com certeza, não é pela minha piedade. Há pessoas muito mais piedosas que eu. No entanto, não é a elas que as almas se dirigem. Acontecimentos sobrenaturais não são 'termômetros de santidade'; a pedra de toque da perfeição é ainda, e permanece, o amor, amor verdadeiro e desinteressado a Deus e ao próximo: sofrer por amor aos outros imitando o Cristo. Sem cruz e sofrimento não podemos passar por esse mundo. Uma alma do purgatório me disse, certa vez: 'O sofrimento mais eficaz é aquele que suportamos com paciência e oferecemos, depositando-o nas mãos da Mãe de Deus, para que ela o utilize em benefício de quem quiser, pois ela sabe onde é mais útil e mais necessário'.
Está claro que é muito mais fácil recomendarmos a uma pessoa que sofra com paciência do que suportarmos, nós mesmos, o sofrimento com coragem. Sei muito bem o que é sofrer, mas justamente por ser difícil é que o sofrimento tem tanto valor. Não saberia dizer por que razão as almas do purgatório se dirigem justamente a mim. Certamente, podem dirigir-se também a outras pessoas. Conheci, no Vorarlberg, duas pessoas, aliás, já falecidas, às quais elas se dirigiam. Com certeza, hoje ainda há muitas outras às quais as pobres almas vêm solicitar ajuda, mas que são conhecidas por poucas pessoas. A missão delas é bem diferente da minha.
Seria muito mais fácil manter essas coisas secretas do que torná-las públicas e tomar seu partido, porque encontramos tanta incompreensão e desprezo. Mas, os caminhos de Deus são insondáveis, é preciso grande humildade para conhecê-los e é justamente o que, tantas vezes, falta hoje em dia."
PRIMEIRAS APARIÇÕES
"Desde a infância tive grande amor pelas almas do purgatório. E minha mãe também lhes dava muito valor e nos repetia sempre:
'Quando tiverem um pedido importante, dirijam-se às almas, são as ajudantes mais reconhecidas'.
No ano de 1940, pela primeira vez, me apareceu uma alma.
Acordei à noite com alguém indo e vindo em meu quarto. Olhei para ver quem poderia estar ali. Nunca fui medrosa. Seria mais fácil pular em cima de uma pessoa do que ter medo. Vi então, em meu quarto, um estranho andando lentamente de um lado para o outro. Tratei-o com dureza: 'Como entrou aqui, o que está procurando?'
Fez como se nada tivesse ouvido e continuou andando de um lado para o outro. 'Quem é você?', perguntei, e como não obtivesse resposta, pulei da cama e quis agarrá-lo. Peguei o ar, nada mais havia ali.
Fui para a cama e novamente o vi e ouvi, andando de um lado para o outro. 'Agora estou bem acordada', pensei, 'vejo e ouço esse homem, por que não posso agarrá-lo?' Mais uma vez levantei-me; aproximei-me lentamente dele, quis pegá-lo e novamente peguei no vazio. Não havia simplesmente nada ali. Dessa vez, comecei a sentir uma certa inquietação. Deitei-me de novo, eram mais ou menos 4 horas da manhã; não voltou mais, mas não consegui mais pegar no sono.
Depois da missa, fui falar com meu diretor espiritual e contei-lhe tudo.
'Se isso lhe acontecer novamente', instruiu-me em poucas palavras, 'não pergunte quem é você, mas o que quer de mim?'. Na noite seguinte, ele voltou: era o mesmo homem da véspera. Perguntei então: 'O que quer de mim?'. Dessa vez, respondeu: 'Mande celebrar três missas por mim e estarei salvo!' Percebi então que devia ser uma alma do purgatório. Contei ao meu confessor, que o confirmou. De 1940 a 1953 vieram duas a três almas por ano, principalmente no mês de novembro. Não vi nisso nenhuma missão especial. Contei ao vigário da região, Alfonse Matt, que também era meu diretor espiritual. Ele me aconselhou a nunca rejeitar uma alma e tudo aceitar de boa vontade.
EXPIAR POR OUTRAS ALMAS
Finalmente, as almas me pediram para sofrer por elas. Foram sofrimentos pesados. Quando vem uma alma, acorda-me batendo na porta, chamando-me ou puxando-me, e assim por diante. Pergunto-lhe imediatamente: 'O que quer?' ou 'O que devo fazer por você?'. Só então pode explicar-me o que lhe falta.
Assim perguntou-me uma alma: 'Você poderia sofrer por mim?' Pareceu-me estranho, pois até então nenhuma alma me havia pedido tal coisa. Perguntei-lhe então: 'Sim, mas o que devo fazer?' Respondeu: 'Durante três horas sentirá fortes dores no corpo inteiro, porém, depois dessas três horas, pode levantar-se e continuar seu trabalho como se nada tivesse acontecido. Você pode assim poupar-me 20 anos de purgatório'. Portanto, aceitei. Abateram-se sobre mim tais dores que quase não sabia mais onde estava, embora continuasse consciente de ter aceitado expiação por uma alma e de que esses sofrimentos deviam durar três horas. Parecia-me que essas horas há muito já haviam passado e que, na verdade, tratavam-se de mais de três dias, se não de três semanas. Quando tudo terminou, verifiquei que realmente haviam sido três horas. Muitas vezes tive que sofrer apenas cinco minutos, mas como esse tempo me pareceu longo!"
OS RECADOS DAS ALMAS TORNAM AS APARIÇÕES CONHECIDAS
"As almas às vezes diziam quem eram, como se chamavam, quando e onde haviam morrido. Encarregavam-me de dar recados a seus parentes.
Assim, aos poucos, a coisa tornou-se pública, o que foi muito desagradável, pois, por mim, jamais teria falado disso a ninguém, excetuando-se o meu diretor espiritual.
Por vezes, precisava pedir aos parentes para devolverem um bem injustamente adquirido, designado com exatidão. Havia casos em que nem mesmo os membros da família tinham conhecimento do fato, e, no entanto, era verdade. As almas aparecem mais frequentemente no primeiro sábado do mês ou numa festa de Nossa Senhora e também durante a Quaresma; na Semana Santa, principalmente, muitas têm permissão de vir, depois novamente em novembro e durante o Advento.
Fonte: "Maria Simma, Segredos revelados pelas almas do Purgatório", Associação Maria Porta do Céu, Edições Loyola.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]