segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Beatificados 522 mártires. Papa: "Mundo se liberte de toda violência"











-



Português







Beatificados 522 mártires. Papa: "Mundo se liberte de toda violência"

29 Imprimir


2013-10-13 Rádio VaticanaTerragona (RV) – Papa Francisco participou via satélite neste domingo, 13, da maior beatificação coletiva da história da Igreja. A cerimônia em que foram beatificados 522 mártires em 'odium fidei' se realizou em Tarragona, na região espanhola da Catalunha, e foi presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e representante do Papa, Cardeal Angelo Amato. Cerca de trinta mil pessoas participaram da celebração.
Francisco inicia sua mensagem com o tradicional ‘bom dia’ e prossegue em seu estilo, dirigindo aos presentes a pergunta “Quem são os mártires?”, que respondeu:
“São cristãos conquistados por Cristo, discípulos que aprenderam bem o sentido do ‘amar até o extremo’, que levou Jesus à Cruz. Não existe ‘amor a prestação’, 'amor a porção’. Quando se ama, se ama até o fim”, explica Francisco.
Na mensagem, o Papa reflete sobre o ‘sentido’ de ser mártir: “É preciso sempre morrer um pouco para sairmos de nós mesmos, do nosso egoísmo, do nosso bem-estar, de nossa preguiça, de nossas tristezas e nos abrir a Deus, aos outros e especialmente aos que mais necessitam de nós”.
“Imploremos a intercessão dos mártires para sermos cristãos concretos, cristãos de obras e não de palavras; para não sermos cristãos medíocres, cristãos ‘envernizados’ de cristianismo, mas sem substância. Peçamos aos mártires ajuda para mantermos sólida a nossa fé a fim de que, em meio às dificuldades, sejam fermento de esperança e artífices de fraternidade e solidariedade”.
Também na oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, o Papa homenageou os “mártires assassinados por sua fé durante a guerra civil espanhola da década de trinta do século passado”:
“Louvamos o Senhor por estas corajosas testemunhas e por sua intercessão, suplicamos que liberte o mundo de todas as violências” – disse Francisco.
(CM)

Compartilhar
NEWS.VA ARCHIVE

Fonte
Publish date

TWITTER @PONTIFEX_PT
11/10/2013
Quando encontrarmos a cruz, dirijamo-nos a Nossa Senhora: Mãe nossa, dai-nos a fortaleza de aceitar e abraçar a cruz!
10/10/2013
O mistério da Cruz, um mistério de amor, pode-se compreender na oração. Rezar e chorar de joelhos diante da Cruz.
08/10/2013
O segredo da vida cristã é o amor. Só o amor preenche os vazios, as voragens que o mal abre nos corações.
07/10/2013
A misericórdia é a verdadeira força que pode salvar o homem e o mundo do pecado e do mal.
05/10/2013
Queridos jovens, tendes muitos projetos e sonhos para o futuro. Mas, pondes Cristo no centro de cada um dos vossos projetos e sonhos?

EVENTOS DO VATICANO
14/10/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano 
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.14/10/2013
Sala Stampa della Santa Sede, Vaticano
iniciar 11:30 a.m. fim 12:30 p.m.15/10/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano 
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.16/10/2013
Piazza San Pietro, Vaticano 
iniciar 10 a.m. fim 12:30 p.m.



L’OSSERVATORE ROMANOÚltima edição
RÁDIO VATICANA
Igreja

Mundo

Vaticano

EVENTOS ESPECIAIS
Set. 1, 2013
Jul. 23, 2013
Fev. 22, 2013
Fev. 18, 2013

REFLEXÃO ESPIRITUAL
Da Carta aos filadélfios, de Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir

Portanto, filhos da luz da verdade, fugi da divisão e das doutrinas perversas. Onde estiver o pastor, segui-o como ovelhas. Todos aqueles que são de Deus e de Jesus Cristo estão como bispo. E os que, movidos pelo arrependimento, voltarem à unidade da Igreja, também serão de Deus, de modo a viver consoante Jesus Cristo. Não vos enganeis, irmãos. Quem segue um cismático não alcançará a herança do reino de Deus (1Cor 6,10). Quem caminha segundo falsas doutrinas não aceita a paixão. 

Empenhai-vos, por conseguinte, em ter uma só Eucaristia. Pois uma só é a carne de nosso Senhor Jesus Cristo e um só o cálice na unidade de seu sangue, um só o altar, como um só o bispo com os presbíteros e diáconos, meus companheiros de ministério. Aquilo que fazeis, fazei-o em conformidade com Deus. 

Meus irmãos, muito me alonguei por vos amar e com muita alegria procurei vos fortalecer; não eu, mas Jesus Cristo. Prisioneiro por sua graça, encho-me do maior temor porque ainda não sou perfeito. Mas vossa prece a Deus me aperfeiçoará para que posa obter o quinhão que por misericórdia me foi destinado.


SALA DE IMPRENSA

L’OSSERVATORE ROMANO

RÁDIO VATICANA

CENTRO TELEVISIVO VATICANO

A SANTA SÉ

AGÊNCIA FIDES

AO VIVO

SEGUIR NEWS.VA


NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]