-
Português
Beatificados 522 mártires. Papa: "Mundo se liberte de toda violência"
6
29 Imprimir
2013-10-13 Rádio VaticanaTerragona (RV) – Papa Francisco participou via satélite neste domingo, 13, da maior beatificação coletiva da história da Igreja. A cerimônia em que foram beatificados 522 mártires em 'odium fidei' se realizou em Tarragona, na região espanhola da Catalunha, e foi presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e representante do Papa, Cardeal Angelo Amato. Cerca de trinta mil pessoas participaram da celebração.
Francisco inicia sua mensagem com o tradicional ‘bom dia’ e prossegue em seu estilo, dirigindo aos presentes a pergunta “Quem são os mártires?”, que respondeu:
“São cristãos conquistados por Cristo, discípulos que aprenderam bem o sentido do ‘amar até o extremo’, que levou Jesus à Cruz. Não existe ‘amor a prestação’, 'amor a porção’. Quando se ama, se ama até o fim”, explica Francisco.
Na mensagem, o Papa reflete sobre o ‘sentido’ de ser mártir: “É preciso sempre morrer um pouco para sairmos de nós mesmos, do nosso egoísmo, do nosso bem-estar, de nossa preguiça, de nossas tristezas e nos abrir a Deus, aos outros e especialmente aos que mais necessitam de nós”.
“Imploremos a intercessão dos mártires para sermos cristãos concretos, cristãos de obras e não de palavras; para não sermos cristãos medíocres, cristãos ‘envernizados’ de cristianismo, mas sem substância. Peçamos aos mártires ajuda para mantermos sólida a nossa fé a fim de que, em meio às dificuldades, sejam fermento de esperança e artífices de fraternidade e solidariedade”.
Também na oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, o Papa homenageou os “mártires assassinados por sua fé durante a guerra civil espanhola da década de trinta do século passado”:
“Louvamos o Senhor por estas corajosas testemunhas e por sua intercessão, suplicamos que liberte o mundo de todas as violências” – disse Francisco.
(CM)
NEWS.VA ARCHIVE
Fonte
Publish date
TWITTER @PONTIFEX_PT
11/10/2013
Quando encontrarmos a cruz, dirijamo-nos a Nossa Senhora: Mãe nossa, dai-nos a fortaleza de aceitar e abraçar a cruz!
10/10/2013
O mistério da Cruz, um mistério de amor, pode-se compreender na oração. Rezar e chorar de joelhos diante da Cruz.
08/10/2013
O segredo da vida cristã é o amor. Só o amor preenche os vazios, as voragens que o mal abre nos corações.
07/10/2013
A misericórdia é a verdadeira força que pode salvar o homem e o mundo do pecado e do mal.
05/10/2013
Queridos jovens, tendes muitos projetos e sonhos para o futuro. Mas, pondes Cristo no centro de cada um dos vossos projetos e sonhos?
EVENTOS DO VATICANO
14/10/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.14/10/2013
Sala Stampa della Santa Sede, Vaticano
iniciar 11:30 a.m. fim 12:30 p.m.15/10/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.16/10/2013
Piazza San Pietro, Vaticano
iniciar 10 a.m. fim 12:30 p.m.
Igreja
Mundo
Vaticano
EVENTOS ESPECIAIS
Set. 1, 2013
Jul. 23, 2013
Fev. 22, 2013
Fev. 18, 2013
REFLEXÃO ESPIRITUAL
Da Carta aos filadélfios, de Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir
Portanto, filhos da luz da verdade, fugi da divisão e das doutrinas perversas. Onde estiver o pastor, segui-o como ovelhas. Todos aqueles que são de Deus e de Jesus Cristo estão como bispo. E os que, movidos pelo arrependimento, voltarem à unidade da Igreja, também serão de Deus, de modo a viver consoante Jesus Cristo. Não vos enganeis, irmãos. Quem segue um cismático não alcançará a herança do reino de Deus (1Cor 6,10). Quem caminha segundo falsas doutrinas não aceita a paixão.
Empenhai-vos, por conseguinte, em ter uma só Eucaristia. Pois uma só é a carne de nosso Senhor Jesus Cristo e um só o cálice na unidade de seu sangue, um só o altar, como um só o bispo com os presbíteros e diáconos, meus companheiros de ministério. Aquilo que fazeis, fazei-o em conformidade com Deus.
Meus irmãos, muito me alonguei por vos amar e com muita alegria procurei vos fortalecer; não eu, mas Jesus Cristo. Prisioneiro por sua graça, encho-me do maior temor porque ainda não sou perfeito. Mas vossa prece a Deus me aperfeiçoará para que posa obter o quinhão que por misericórdia me foi destinado.
SALA DE IMPRENSA
L’OSSERVATORE ROMANO
RÁDIO VATICANA
CENTRO TELEVISIVO VATICANO
A SANTA SÉ
AGÊNCIA FIDES
AO VIVO
SEGUIR NEWS.VA
NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]