sexta-feira, 4 de outubro de 2013

[Catolicos a Caminho] FILHOS DE DEUS PELO BAPTISMO - Som !

 












  • FILHOS DE DEUS PELO BAPTISMO 



A Liturgia da Palavra de hoje – 5 de Outubro de 2013 – C – de alguma maneira nos quer dizer que a nossa maior dignidade é a de sermos filhos de Deus, porque é essa a fonte da nossa maior alegria : 
-"Alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos Céus". (Lc.10,20). 
Os homens são predestinados a serem Filhos de Deus. 
O Concílio Vaticano II na Constituição Dogmática sobre a Santa Igreja Lumen Gentium, afirma : 
- Veio, pois, o Filho, enviado pelo Pai, que n'Ele nos elegeu antes de criar o mundo, e nos predestinou para sermos seus filhos de adopção, porque lhe aprouve reunir n'Ele todas as coisas. (cf.Ef. 1/4-5.10). 
Por isso Cristo, a fim de cumprir a vontade do Pai, deu começo na terra ao Reino dos Céus e revelou-nos o seu mistério, realizando, com a própria obediência, a redenção.(LG 3). 
Como simples criaturas já somos de Deus, mas pelo Baptismo e em virtude da Redenção tornamo-nos Filhos de Deus e membros da Igreja como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica : 
1213. - ...Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como Filhos de Deus; tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes da sua missão. 
E assim nos tornamos uma única família de Deus : 
- Todos os que somos Filhos de Deus, e formamos em Cristo uma Família (...) correspondemos à íntima vocação da Igreja e participamos, prelibando-a, na liturgia da glória.(LG 51).(cf.CIC 959). 
Foi este também o pensamento de S. Paulo quando escreveu : 
- "Cristo, porém, é fiel, como Filho, à frente da Sua própria casa, a qual somos nós, se conservarmos firmemente até ao fim a confiança e a esperança de que nos gloriamos". (Heb.3/6). 
Somos constituídos Povo de Deus com a dignidade e a liberdade dos Filhos de Deus : 
- É condição deste povo a dignidade e a liberdade, dos Filhos de Deus, em cujos corações o Espírito Santo habita como num templo. A sua lei é o novo mandamento, o de amar assim como o próprio Cristo nos amou.(LG 9). 
E a nossa dignidade é tão grande, que muitos outros a quiseram ver e sentir e não o conseguiram : 
-"Porque, digo-lo Eu, muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram".(Lc.10,24). 
Em cada dia da nossa vida devíamos recordar e viver o dia do nosso Baptismo, pelo qual nos tornámos filhos de Deus. 


John
Nascimento 











__._,_.___




Atividade nos últimos dias: 


Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com







Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]