JESUS SINAL DE CONTRADIÇÃO
Desde os primeiros dias da Igreja, a Escritura e os Santos descreveram a fe cristã em termos de uma batalha spiritual, um desafio contra o mundo e contra o tempo, começando, por exemplo, com as palavras de Simeão a Maria, na Apresentação do Menino no Templo :
-"Este Menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição, uma espada trespassará a tua alma, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações". (Lc.2,34-35).
Segundo a Liturgia da Palavra de hoje 24 de Outubro C, mais tarde Jesus, depois da exortação aos discípulos sobre a vigilância, disse-lhes :
-"Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu senão que ele já se tenha ateado ?"(Lc.12,49).
Parece que Jesus está a anunciar o cumprimento das palavras de Simeão a Maria, mas Jesus referia-se especialmente à Sua missão na terra que seria como um baptismo de angústia para Ele e para toda a Sua Igreja que depois d'Ele haveria de travar uma dura batalha de fé que temos que enfrentar num desafio sem tréguas.
Esse é que é, realmente, o fogo em que ficámos todos envolvidos mas que não nos consumirá porque o Mistério da Redenção não foi inútil para quem o quiser receber e abraçar com a certeza da promessa de que Jesus estará connosco até ao fim do mundo.
Deus não nos deixou sós nesta batalha de fé; Deus quer ajudar-nos, quer dar-nos a Sua sabedoria e mostrar-nos o Seu Amor de modo que a nossa inteligência se transforme de modo a percorrer caminhos novos.
Já S. Paulo o havia de dizer, quando escreveu aos Coríntios :
-"Porque quem conheceu o pensamento do Senhor para que O possa instruir ? Nós, contudo, possuimods o pensamento de Cristo".(1 Cor.2,16).
E a nossa experiência e a experiência de todos os tempos é a de que, na verdade a nossa fé, é uma dura batalha espiritual que será gratificante para nós e agradável para Deus quando caminharmos confiantes e vitoriosos.
E a grande verdade é a de que através de Cristo, Deus deu-nos tudo o que nós necessitamos para ganharmos esta batalha.
Numa batalha que divide as famílias, que faz a Guerra entre as nações, que nos vai fazendo vítimas de terrorismos sociais e religiosos e nos vai lançando, como disse Jesus, num fogo em que todos ficamos envolvidos.
Nascimento
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Mensagens neste tópico (1)
Atividade nos últimos dias:
Visite seu Grupo
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]