terça-feira, 8 de outubro de 2013

[Catolicos a Caminho] MÊS DO ROSÁRIO (09) RELIGIOSIDADE POPULAR Som !

 















  • MÊS DO ROSÁRIO




(09) RELIGIOSIDADE POPULAR






Sobre este assunto limitamo-nos a transcrever o Catecismo da Igreja Católica :

1674. - Fora da liturgia dos Sacramentos e dos sacramentais, a catequese deve ter em consideração as formas de piedade dos fiéis e a religiosidade popular. O sentimento religioso do povo cristão desde sempre encontrou as sua expressão em variadas formas de piedade, que rodeiam a vida sacramental da Igreja, tais como a veneração das relíquias, as visitas aos santuários, as peregrinações, as procissões, a Via-Sacra, as danças religiosas, o Rosário, as medalhas, etc.

1675. - Estas manifestações são um prolongamento da vida litúrgica da Igreja, mas não a substituem. Devem ser reguladas, tendo em conta os tempos litúrgicos e de modo a harmonizarem-se com a liturgia, de certo modo dimanarem dela e nela introduzirem o povo; porque, por sua natureza, a liturgia lhes é, de longe, superior. (SC 13).

1676. - Para manter e apoiar a religiosidade popular, é necessário possuir um grande descernimento pastoral. O mesmo se diga, se for caso disso, para purificar e corrigir o sentimento religioso que anima essas devoções e fazê-las progredir no conhecimento do mistério de Cristo. O seu exercício está submetido ao cuidado e às decisões dos bispos e às normas gerais da Igreja.

A religiosidade popular é essencialmente um conjunto de valores que, com sabedoria cristã, responde às grandes inter­rogações da existência.

O bom senso popular católico tem a ca­pacidade de síntese existencial.

E assim faz, de modo criativo, que caminhem juntos :

- O divino e o humano.

- Cristo e Maria.

- O espí­rito e o corpo.

- A comunhão e a instituição.

- A pessoa e a comunida­de.

- A fé e a pátria.

- A inteligência e o sentimento.

Esta sabedoria é um humanismo cristão :

- Que afirma radi­calmente a dignidade de toda a pessoa como filho de Deus.

- Que ins­taura uma fraternidade fundamental.

- Que ensina a encontrar-se com a natureza.

- Que ensina a compreender o trabalho.

- Que fornece ra­zões de viver na alegria e na boa disposição.

- Que ajuda a vencer mesmo no meio das dificuldades da existência.

Esta sabedoria é também para o povo um princípio de descernimento, um instinto evangélico que lhe faz perceber espontaneamente quando é que o Evangelho é servido em primeiro lugar na Igreja, ou quando é desviado do seu con­teúdo e asfixiado por outros interesses. (Documento de Puebla 1979,448).

Diz o Direito Canónico :

Cân. 839 § 2. - Procurem os Ordinários dos lugares que as orações e demais exercícios piedosos e sagrados do povo cristão sejam perfeitamente conformes com as normas da Igreja.

E diz também a Constituição Sacrosanctum Concilium :

13. – São muito de recomendar os exercícios piedosos do povo cristão, desde que estejam em conformidade com as leis e as normas da Igreja, e especialmente quando se fazem por mandato da Sé Apostólica.

Gozam também de espedial dignidade as práticas religiosas das Igrejas particulares, celebradas por mandato dos bispos e segundo os costumes ou os livros legitimamente aprovados.

Importa, porém, ordenar essas práticas tendo em conta os tempos litúrgicos, de modo que se harmonizem com a Sagrada Liturgia, de certo modo derivem dela, e a ela, que por sua natutreza é muito superior, conduzam o povo.



A reza do Rosário, ou simplesmente do Terço, é, sem dúvida, uma das práticas mais populares e que foi insistentemente recomendada nas Aparições de Fátima, para que se faça todos os dias.



REZAI O TERÇO TODOS OS DIAS.



John

Nascimento


















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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]