quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[Catolicos a Caminho] Quarta-feira, 16 de outubro de 2013

 


Primeira Leitura (Rm 2,1-11) ou (Fl 3,8-14)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
1Ó homem, qualquer que sejas, tu que julgas, não tens desculpa; pois, julgando os outros, te condenas a ti mesmo, já que fazes as mesmas coisas, tu que julgas.
2Ora, sabemos que o julgamento de Deus se exerce segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3Ó homem, tu que julgas os que praticam tais coisas e, no entanto, as fazes também tu, pensas que escaparás ao julgamento de Deus? 4Ou será que desprezas as riquezas de sua bondade, de sua tolerância, de sua longanimidade, não entendendo que a benignidade de Deus é um insistente convite para te converteres?
5Por causa de teu endurecimento no mal e por teu coração impenitente, estás acumulando ira para ti mesmo, no dia da ira, quando se revelará o justo juízo de Deus.
6Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras. 7Para aqueles que, perseverando na prática do bem, buscam a glória, a honra e a incorruptibilidade, Deus dará a vida eterna; 8porém, para os que, por espírito de rebeldia, desobedecem à verdade e se submetem à iniquidade, estão reservadas ira e indignação.
9Tribulação e angústia para toda pessoa que faz o mal, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 10glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 11pois Deus não faz distinção de pessoas.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Ou
Leitura da carta de São Paulo aos filipenses:
Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda, diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e 9ser encontrado unido a Ele, não com a minha justiça provinda da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé.
10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força de sua ressurreição, ficar em comunhão com seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele em sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que eu já tenha recebido tudo isso ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não penso já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio que, do alto, Deus me chama a receber, em Cristo Jesus.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus.

Responsório (Sl 61) ou (Sl 15)
— Senhor, pagais a cada um, conforme suas obras.
— Senhor, pagais a cada um, conforme suas obras.
— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!
— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!
— Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós!
Ou
— Sois meu Deus, sois meu único bem.
— Sois meu Deus, sois meu único bem.
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!/ Digo ao Senhor: "Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!"/ Ó Senhor, sois minha a herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
— Eu bendigo o Senhor que me aconselha e até de noite me adverte o coração./ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado, não vacilo.
— Vós me ensinais o caminho para a vida junto de vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria a vosso lado!
Evangelho (Lc 11,42-46)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 42"Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber".
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: "Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!" 46Jesus respondeu: "Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Ou
Aclamação (Jo, 12,26)
Aleluia, aleluia, aleluia
Aleluia, aleluia, aleluia
— Se alguém quer me servir, que venha atrás de mim! Onde eu estiver, ali estará também meu servo.
Evangelho (Jo 12,23-32)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Leitura do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo Jesus disse a seus discípulos: 23"Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega a sua vida, perdê-la-á; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém quem me servir, siga-me, e onde eu estou, estará também meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora me sinto angustiado. E que direi? Pai, livra-me desta hora?... Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica teu nome" Então meio uma voz do céu: "Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!"
29A multidão que lá estava e que ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele". 30Mas Jesus disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso. 32E eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim".
— Palavra da salvação!
— Glória a vós Senhor.
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]