terça-feira, 8 de outubro de 2013

[Catolicos a Caminho] Vaticano critica decisão de comungar divorciados que casaram novamente

 








  • Vaticano critica decisão de comungar divorciados que casaram novamente





Diocese alemã ressaltou que decisão seria aplicada caso por caso.
Papa Francisco recomendou aprofundar na reflexão sobre este tema.





Da AFP







O Vaticano criticou nesta terça-feira (8) a decisão da diocese alemã de Freiburg (sudoeste) de abrir a possibilidade de comungar os divorciados casados de novo, enfatizando que isso não reflete nenhuma mudança na posição da Igreja.




Trata-se de uma decisão "assinada pelo bispado de Freiburg e que em nada conta com o aval da conferência episcopal alemã. É um documento puramente local", afirmou aos jornalistas o padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.

saiba mais






  • A conferência episcopal é dirigida pelo arcebispo de Freiburg, Robert Zollitsch.





Segundo a doutrina católica, um homem e uma mulher contraem matrimônio por toda a vida. Por isso, a ruptura do sacramento do matrimônio e um novo casamento os impediam de comungar na missa, caso sua união anterior não tivesse sido anulada por um tribunal eclesiástico.




O Papa Francisco recomendou aprofundar na reflexão sobre este doloroso tema, que já se encontra na ordem de dia do conselho consultivo dos cardeais e que será abordado em um próximo sínodo extraordinário em 2014 sobre a pastoral familiar e matrimonial.




Questionado pela AFP, Robert Eberle, porta-voz do bispo de Freiburg, explicou que esta decisão era "uma mão estendida" aos divorciados casados outra vez, que seria aplicada caso por caso. 







__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]