quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Diferença entre as edições do Ofício Divino








-





















Oratio



"...E então acontece algo extraordinário: a Palavra feita incandescente pela meditação torna-se a fonte de luz em nossa vida e reflete a sua luminosidade sobre a história e o mundo inteiro."































quinta-feira, 31 de outubro de 2013


Ao tratar desse assunto, a primeira pergunta que surge é sobre o conteúdo das edições existentes. No Brasil existem basicamente duas edições disponíveis, todas elas com o selo e a aprovação da CNBB e da Santa Sé. A edição “Liturgia das Horas” é a versão completa do Ofício Divino, sendo composta de quatro volumes independentes, editados e vendidos separadamente. Já o livro intitulado “Oração das Horas” é a versão compacta e resumida do Ofício Divino. Esta versão, destinada principalmente aos leigos, não contém o Ofício das Leituras e as partes exclusivas das orações das nove e das quinze horas. Essa redução foi importante para que se pudesse editar um único volume, de custo mais acessível. No que diz respeito aos textos, não existe diferença entre uma e outra edição, ou seja, aquilo que foi incluído na “Oração das Horas”, é exatamente igual ao que se encontra na “Liturgia das Horas”. Vale, por fim, ressaltar que a “Oração das Horas” EMBORA COMPACTA, NÃO É INCOMPLETA, ela contém, na forma integral as Laudes, Oração das Doze Horas, Vésperas e Completas.


Em resumo, este é o conteúdo das edições do Ofício Divino no Brasil:


ORAÇÃO DAS HORAS: edição compacta do Ofício Divino, com Laudes, Vésperas, Hora Média (Oração das Doze Horas) e Completas para todo o Ano Litúrgico;



LITURGIA DAS HORAS: edição que contém todas as “Horas” que compõem o Ofício Divino - Laudes, Oração das Nove, das Doze e das Quinze Horas, Vésperas, Completas e Ofício das Leituras – subdividido em quatro volumes de acordo com o tempo litúrgico:
  • VOL. I: Tempo do Advento e do Natal;
  • VOL. II: Tempo da Quaresma de da Páscoa;
  • VOL. III: Tempo Comum, da 1ª até a 17ª Semana;VOL. IV: Tempo Comum, da 18ª até a 34ª Semana;


Postado por Helber Clayton 

às 11:24




Nenhum comentário:




Postar um comentário









Amigos-Irmãos




Receba atualizações via email


Insira seu e-mail:



Delivered by FeedBurner







Arquivo do blog

2013 (6)
Outubro(6)
2012 (11)
2011 (13)
2010 (19)
2009 (5)
2007 (13)
2004 (5)
















Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]