Posted: 13 Oct 2013 02:00 AM PDT
- Novo Relatório Mostra que Países Pobres Enfrentam Desafios Extremos com o Envelhecimento
Dr. Stefano Gennarini
NOVA IORQUE, EUA, 11 de outubro (C-FAM) Em sua juventude, lhes prometeram prosperidade e segurança. Agora, em sua velhice, eles enfrentam ruína e falência.
Os países pobres não estão prontos para enfrentar o fenômeno global do envelhecimento, de acordo com um novo indicador de envelhecimento da organização ativista HelpAge International. Apesar do tom otimista da organização, seus dados são alarmantes. Os países enfrentam um real déficit demográfico. Sua mão de obra, que está encolhendo, não tem condições de sustentar os idosos. Eles têm falta de recursos para financiar programas de aposentadoria e assistência de saúde necessários para lidar com populações que estão rapidamente envelhecendo.
O envelhecimento é um fenômeno global. Mas os países pobres estão ficando velhos de modo mais rápido como consequência de agressivas políticas de planejamento familiar e controle populacional.
Durante décadas, as agências da ONU, países ricos e filantropistas prometeram aos países pobres um "dividendo demográfico" dessas políticas. O dividendo representa a renda extra que as famílias têm como resultado de terem menos filhos. Os países pobres fizeram a sua parte do compromisso. Os gastos mundiais em políticas de controle populacional que têm um efeito total na redução da fertilidade alcançaram 60 bilhões de dólares no ano passado. Muitos países estão abaixo da fertilidade de substituição, com mulheres em média tendo menos de dois filhos. Poucos, especialmente na Ásia, estão vendo significativo desenvolvimento econômico. Mas todos eles enfrentam o mesmo problema agora. O mundo está envelhecendo e virtualmente ninguém está pronto.
HelpAge prediz que em 2050 de cada quatro pessoas, aproximadamente uma terá mais de 60 anos. Atualmente, só 11% da população do mundo têm mais de 60 anos. O indicador classifica 91 países de acordo com a segurança de renda, situação de saúde, educação e emprego para pessoas mais velhas.
O estado de preparação dos países mais pobres em face do fenômeno do envelhecimento está se tornando um tema recorrente entre os demógrafos e grupos de controle populacional.
Os demógrafos observam que, "os países em desenvolvimento envelhecerão antes de enriquecerem." Essa é uma das conclusões da Divisão Populacional da ONU na preparação da agenda de desenvolvimento que substituirá as Metas de Desenvolvimento do Milênio em 2015.
Os desafios podem ser ainda mais marcantes. Um recente relatório do Deutsche Bank (Banco Alemão) elaborado pelo famoso economista Sanjeev Sanyal prediz que a população do mundo terá seu pico em 2055, e não em 2100 conforme as projeções da ONU. O envelhecimento também acontecerá mais rapidamente.
Sanyal aponta para o fato de que o envelhecimento global juntamente com melhor saúde levará a uma força de trabalho mais velha. Os países em desenvolvimento com força de trabalho menos profissionalizada acharão mais difícil competir num mundo em envelhecimento.
Sanyal também faz a projeção de que a fertilidade na África diminuirá muito mais rapidamente do que a divisão populacional da ONU diz por causa da urbanização, agravando os desafios do envelhecimento na região menos desenvolvida do mundo e a única região em que a fertilidade ainda é elevada. Os 11 bilhões de dólares dos países ricos para as medidas de controle populacional na África anualmente podem também ter culpa…
O envelhecimento está se tornando uma das mais enérgicas áreas de políticas globalmente enquanto os países em desenvolvimento buscam orientação sobre como lidar com o fenômeno. Alguns países e ativistas têm proposto um tratado da ONU sobre envelhecimento para tratar do problema. Mas poucos países estão dispostos a assumir obrigações que requerem mais gastos governamentais.
Os sistemas de aposentadoria, que estão se desmoronando, estão assolando os países ricos com baixa fertilidade e economias lentas. Até mesmo os Estados Unidos não terão condições de sustentar gastos de seguridade social dentro de poucas décadas.
Tradução: www.juliosevero.com
Fonte: Friday Fax
Leitura recomendada:
Para seguir Julio Severo no Facebook e Twitter: http://twitter.com/juliosevero Facebook: http://www.facebook.com/pages/Blog-Julio-Severo/185623904807430
You are subscribed to email updates from Julio Severo
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]