- HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
(179)-32º DOMINGO COMUM C
"Alguns saduceus afirmam que não há ressurreição".
A RESSURREIÇÃO DA CARNE FAZ SENTIDO !
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A ressurreição do corpo é certamente conhecida pela fé, e faz parte da revelação de Deus ao ser humano.
Mas além disso, não repugna à natureza humana, porque tem sentido.
S. Paulo faz a comparação com o que nós conhecemos na natureza:
- "Insensato ! O que semeias não toma vida se primeiro não morrer. E o que semeias não é o corpo que há-de vir, mas sim um simples grão de trigo, por exemplo, ou de qualquer outra espécie. Deus, porém, dá-lhe o corpo como Lhe apraz, e a cada uma das sementes o corpo que lhe é próprio". (1 Cor. 15,36).
Algo de semelhante acontece quando o nosso corpo morre.
É lançado à terra como a semente e, então, quando Deus assim o entender, colhê-lo-á para o ressuscitar com um corpo da nossa humanidade glorificada.
Os primeiros Padres da Igreja insistem nesta mesma comparação, dizendo que o Sol desaparece todos os dias dos nossos olhos, como se morresse, mas volta a aparecer de novo em cada dia como se ressuscitasse.
As árvores perdem as suas folhas no Outono, como se estivessem mortas durante todo o Inverno, mas na nova Primavera recebem uma nova vida, como se fosse uma ressurreição.
A semente morre porque apodrece, mas volta de novo pelo processo de uma germinação.
Todavia, aqui não há apenas uma comparação com a natureza.
As nossas almas são imortais e têm uma tendência natural para estarem unidas ao corpo.
A sua separação permanente do corpo, seria contrária à natureza humana.
E assim, parece-nos mais próprio que as nossas almas se voltem a juntar com os nossos corpos.
O próprio Salvador usou este argumento na Sua conversação com os Saduceus que negavam a ressurreição do corpo.
Depois de eles terem falado do homem que casou com sete mulheres e que foram falecendo umas atrás das outras, e de perguntarem qual das mulheres ele teria na vida eterna, Jesus respondeu-lhes :
- "Estais enganados, porque desconheceis as Escrituras e o poder de Deus. Porque na ressurreição, nem os homens terão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como anjos de Deus no Céu..."(Mt.22,29).
Tudo isto é absolutamente lógico na nossa fé na ressurreição do corpo.
Durante a nossa vida na Terra nós servimos a Deus, não apenas com a nossa alma, mas também com o nosso corpo, pelo que S. Paulo nos diz também :
- "Se tão somente nesta vida esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens".(1 Cor. 15,19).
O que S. Paulo nos quer dizer com estas palavras é que se o nosso corpo não recebesse a recompensa dos seus trabalhos na Terra, pelos quais sofreu privações e desgostos, juntamente com a alma, nós seríamos os mais miseráveis de todos.
Finalmente, nós não somos anjos, espíritos, mas seres humanos, que formamos um "todo" com o corpo e a alma.
A alma não poderá ser perfeitamente feliz, se o "todo" que nós somos, corpo e alma, não gozar da recompensa que Deus prometeu àqueles que O amam.
A felicidade perfeita é só para os que cumprirem o plano da História da Salvação.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]