- NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS!
- "O Senhor disse a Abraão : «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos».(Gn12,1-2).
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Predestinação significa determinação, previsão das acções de cada uma das criaturas humanas.
A ideia de que Deus faz acepção de pessoas e predetermina o estado eterno das almas de algumas pessoas humanas, foi uma heresia dentro da Igreja que foi condenada pelo Concílio de Mainz em 848.
Num sentido "lato" a Predestinação pode ser considerada como a divina Providência de Deus, segundo a qual Ele governa o mundo, conhecendo pela Sua infalível presciência os acontecimentos do futuro tal como eles hão-de acontecer no tempo.
No sentido "restrito" significa a providência sobrenatural de Deus e a Sua promoção através da graça de uma eterna educação de todas as criaturas racionais.
E é assim que a Predestinação significa simultaneamente a glória que Deus quer para todos os homens e os meios para a atingirem :
- "Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Senhor, que deseja que todos os homens se salvem e conheçam a verdade..." (1 Tim.2,3-4).
A nossa atitude, perante a Predestinação, segundo a qual nós devemos tender para a glória de Deus, deve ser a nossa consagração de acção de graças, tal como fez o sacerdote Melquidedech, rei de Salém, quando foi ao encontro de Abraão, e o abençoou, depois de ter vencido Kedorlaomer e dois reis seus aliados, oferecendo pão e vinho sobre o altar, dizendo :
-"Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo que criou o Céu e a Terra! Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos"!(Gn.14,19)
Todavia a pessoa humana permanece livre sob a influência divina, ainda mesmo enquanto Deus move a sua vontade a corresponder através da graça.
Santo Agostinho foi o primeiro a abordar o problema da Predestinação e, começando por insistir na soberana independência de Deus, chegou a uma recta conclusão, afirmando a necessidade da graça interior para ouvir o chamamento de Deus e corresponder-lhe, graça que Deus dá a todas pessoas humanas.
E é assim que se deve considerar que, na ordem sobrenatural, a pessoa humana nada pode sem a graça que, como todas as outras coisas, vem de Deus.
Pelo teor das nossas vidas, nós manifestamos a nossa resposta espiritual por um diálogo, de culto e de oração, com um Deus pessoal.
Santo Tomás de Aquino diz da Predestinação :
- Se na predestinação nós considerarmos o acto de predeterminar, a predestinação de Cristo não é a causa da nossa predestinação. Deus predestinou-O a Ele e a nós num mesmo acto.
Mas se considerarmos o fim e o objecto da predestinação, a predestinação de Cristo é a causa da nossa. Deus ordenou desde toda a eternidade que a nossa salvação deva vir por Jesus Cristo.
A Predestinação eterna envolve não apenas aquilo que há-de acontecer no tempo, mas também a maneira e a ordem de acordo com que tudo isto há-de acontecer a seu tempo. (S.Theo.III,q.24.a.4).
Deus não interfere com a liberdade de escolha de cada ser humano de modo que a Predestinação não é um conceito sinónimo de Destino.
Todavia Deus, nos seus eternos desígnios, pode chamar algum dos seres humanos, alterando assim o seu prévio destino, mas quando o faz é sempre para um maior bem daqueles a quem chama.
Isto aconteceu desde o Antigo Testamento em que Deus chamou alguma das suas criaturas humanas :
* Chamou Noé para a construir a arca do Dilúvio :
- "Então Deus disse a Noé : «O fim de todos (os homens) chegou diante de mim, pois encheram a terra de iniquidades...Constrói uma arca de madeiras resinosas...»(Gn6,13-14).
* Chamou Abraão e fez dele um grande povo :
- "O Senhor disse a Abraão : «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos».(Gn12,1-2).
* Chamou Jacob a quem deu o nome de Israel :
- "O teu nome não será mais Jacob, replicou, mas Israel, porque combateste contra um ser celeste e permaneceste forte».(Gn.32,29).
* Chamou Moisés para conduzir o Seu povo à Terra Prometida :
- Vai, envio-te ao Faraó, para que tires do Egipto o Meu povo, os filhos de Israel.(Êx.3,10).
* Chamou David a quem constituiu rei de Israel :
- "Isaí mandou buscá-lo. Era David, louro, de belos olhos e de formosa aparência. O Senhor disse : «Ei-lo, unge-o, é esse».(1 Sam.16,19).
No Novo Testamento, Jesus Cristo chamou primeiro os seus doze Apóstolos e fez deles pescadores de homens com a missão de evangelizar o mundo :
- "Ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo". (Mt.28,19).
Depois Saulo recebeu um chamamento especial a caminho de Damasco :
- «Quem és tu, Senhor?» Eu sou Jesus a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer».(Act.9,5-6).
Por fim Jesus continua a chamar cada um de nós dizendo-nos :
- «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida».(Jo.14,6).
Todas as vezes que Deus nos chama, convida-nos para uma vida melhor e, se aceitarmos livremente, damos um novo Rumo à nossa vida.
É que está em jogo a nossa salvação e devemos fazer tudo por ela, assim como também devemos ajudar as almas do Purgatório a atingir a sua própria predestinação o mais depressa possível, que já lhe é devida.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]