sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

[Catolicos a Caminho] ANUNCIAÇÃO DO SENHOR Som !

 











  • ANUNCIAÇÃO DO SENHOR! 


**************** 


A Liturgia da Palavra de hoje – 20 de Dezembro – A, apresenta-nos o Mistério e solenidade da Anunciação, que tem o seu dia próprio – 24 de Março, nove meses antes do nascimento de Jesus, por estarmos muito próximos do dia de Natal.
Chama-se Anunciação ao episódio narrado por S. Lucas :
- "Não tenhas receio Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus"... (Lc.1,30).
A Igreja celebrava primitivamente, pouco antes do Natal, o mistério da Encarnação, ou seja a Anunciação.
A isso se referem ainda hoje os textos litúrgicos do 3° Domingo do Advento.
Anunciação e Natal eram celebrações que andavam ligadas.
Deus, que no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitirem aos homens a Sua Palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o Seu próprio Filho, o Seu Verbo, a Palavra feita carne.
Contudo :
- O Pai das misericórdias quis que a Encarnação fosse precedida da aceitação por parte da que Ele predestinava para Mãe, para que assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida.(L G 56).
No momento da Anunciação, através do Anjo Gabriel, Deus expõe, portanto, a Maria, os Seus desígnios.
E Maria, livre, consciente e generosamente, aceita a vontade do Senhor a seu respeito, realizando-se assim o mistério da Encarnação do Verbo.
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
484. - A Anunciação a Maria, inaugura a "plenitude dos tempos" (Gal.4,4), isto é, o cumprimento das promessas e dos preparativos. Maria é convidada a conceber Aquele em quem habitará "corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Col.2,9). A resposta divina ao seu "como será isto, se Eu não conheço homem?"(Lc.1,34) é dada pelo poder do Espírito : "O Espírito Santo virá sobre ti". ( Lc.1,35).
A partir do século VII a Igreja de Ocidente, começou a celebrar esta festa em 25 de Março para que decorressem os nove meses de gestação até ao dia do Nascimento do Menino.
Esta mesma data anda ligada portanto ao Nascimento de Cristo, em primeiro lugar, mas também se acreditou que Cristo tivesse morrido em 25 de Março, e que seria ainda a data da Criação do Mundo.(Suposições).
Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Natal, ou Nascimento de Cristo, que havemos de celebrar no tempo oportuno.
No entanto, a Encarnação está intimamente unida à Redenção, a qual nós estamos agora a celebrar. 







John 
Nascimento 











__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]