- MESSIAS O DEUS CONNOSCO
A Liturgia da Palavra de hoje 6 de Dezembro A, apresenta-nos dois cegos que, para pedirem a Jesus que os curasse, Lhe chamam, "Filho de David".
Segundo as profecias, o Cristo seria descendente de David e o pedido dos cegos confirma, potrtanto que Ele é o Messias esperado.
E mais uma vez, o espírito de fé alcança a misericórdia e a compaixão de Jesus :
-"Seja-vos feito segundo a vossa fé".(Mt,9,29).
Um encontro com Jesus é um recomeço e nunca são inocentes os nossos encontros com Jesus.
O Advento é o novo encontro com Jesus, porque Jesus é um novo Messias com connosco, é um tempo oportuno para renovarmos a nossa fé.
A palavra Messias é uma forma grega da palavra aramaica que significa " O Ungido".
Aparece seis vezes no Novo Testamento :
- "Não tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na Sua glória ?". (Lc.24,26)
- "Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia...". (Lc.24,46)
- "Ele confessou e não negou : "Eu não sou o Messias". Quem és então ?".(Jo.1,20)
- "Porque é então que baptizas se não és o Messias, nem Elias nem o Profeta...(Jo.1,25).
- "Sei que o Messias (que se chama Cristo), está para vir, e que, quando vier tudo nos dará a conhecer"...(Jo 4,25).
- "Vinde ver um homem que me disse tudo quanto fiz. Não será Ele o Messias ?". (Jo.4,29).
Para entender Cristo como Messias, é preciso observar cuidadosamente o Antigo Testamento para saber o que é que os Israelitas esperavam, e depois examinar então atentamente o Novo Testamento para confirmar como é que Cristo, de muitas maneiras cumpriu as promessas que Lhe diziam respeito.
A primeira profecia em que o Messianismo como tal mostra que a expectativa era de uma "Dinastia Real" está na história de Israel :
- "Suscitarei depois de ti um filho teu, que nascerá de ti e consolidará o seu reino. Ele me construirá um templo, e afirmarei para sempre o seu régio trono". (2 Sam.7,12-13).
-"Eu o estabelecerei na Minha casa e no Meu reino para sempre, e o seu trono será firme por todos os séculos".(1 Paral.17,14).
O futuro rei, tal como os Israelitas o viram em expectativa, deveria cumprir o ideal universal do seu futuro, e o Messias Real deveria continuar presente na antiga Aliança. (O Salmo 2 diz que Deus é o seu Ungido, e o Salmo 72 fala da Oração pelo Rei ideal).
-" Porque Ele fez comigo uma Aliança eterna, Aliança firme e imutável..." (2 Sam.23,5).
O sinal de um rei deificado deveria aparecer como uma "estrela" :
- "Uma estrela sai de Jacob e um ceptro flamejante surge no seio de Israel". (Num.24,17).
Cristo, tal como foi profetizado no Antigo Testamento deveria ser inteiramente diferente de um rei.
* Seria um Messias sofredor, muito diferente do Messias apresentado no Livro do Eclesiástico, deveria nascer de uma Virgem e o seu nome seria Emanuel, isto é Deus connosco :
- "Eis que uma virgem concebeu e dará à luz um filho, e o chama Emanuel".(Os.7,14).
* Seria o sucessor ideal de David, um Príncipe de Paz :
- "O Seu império será grande e a Sua paz não terá fim sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele estabelecê-lo-á e mantê-lo-á pelo direito da justiça, desde agora e para sempre". (Is.9,7).
* Deveria nascer em Belém :
- "Mas tu, Belém de Efrata, tão pequena para seres contada entre as famílias de Judá. É de ti que Me há-de sair Aquele que governará em Israel". (Miq.5,1).
* Seria um sacerdote eterno :
-" Tu és sacerdote para sempre segundo a Ordem de Melquisedec".(Sal. 110,4).
O Novo Testamento proclama o cumprimento das Profecias do Antigo Testamento pelo próprio Cristo aos Apóstolos no caminho de Emaús:
- "Ó homens sem inteligência e lentos de espírito em crer em tudo quanto os profetas anunciaram...". (Lc. 24,25).
Cristo quereria exercer o Seu Messianismo, enviando o Espírito Santo e ser glorificado por Seu Pai :
- "Foi este Jesus que Deus ressuscitou, do que nós somos testemunhas. Tendo sido elevado pela direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vedes e ouvis". (Act. 2,32)
-" Quando o Filho do Homem vier na Sua glória, acompanhado por todos os Seus anjos, sentar-Se-á, então, no Seu trono de glória". (Mt.25,31).
É este o Messias que nós esperamos em cada Natal, e que virá misticamente ao coração de cada homem e de cada mulher que tenha para Ele um lugar digno de O receber.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]