- TEMPO DO NATAL!
(05) JESUS O NOVO ISRAEL DE DEUS
- "Eis que envio, à Tua frente, o Meu mensageiro, a fim de preparar o Teu caminho".(Mc.1,2).
A verdade que o Evangelho de Mateus nos revela através do nascimento de Jesus é que Ele é o Messias prometido desde há muito, o novo Israel de Deus, o Filho de Deus.
Para substanciar esta verdade, Mateus apresenta a genealogia de Jesus, que nos diz exactamente quem é Jesus :
Ele é filho de David e filho de Abraão.
- "Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão...".(Mt.1,1).
Como filho de David, Jesus é descendente da linha messiânica de David.
Como filho de Abraão, Jesus é Judeu e assim Mateus explica como é que Jesus é filho de David :
- "José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo".(Mt.1,20).
Uma vez que Jesus não pode ser biologicamente filho de David através de José, e porque Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo, Mateus invoca um costume judaico.
Quando o pai dá o nome a uma criança, ele aceita a criança como um dom de Deus, e a criança recebe o título de herdeira do pai.
Quando José deu o nome a Jesus, ele adoptou-O na sua herança, na linha davídica, uma vez que José vem dessa linha.
Assim Jesus tornou-Se filho adoptivo de David.
Desta maneira, Mateus volta a trás à sua primeira pergunta : Quem é Jesus ?
E responde com a profecia de Isaías :
- "Por isso, o mesmo Senhor vos dará um sinal : Eis que a Virgem concebeu e deu à luz um filho, e o chama Emmanuel".(Is.4,14).
O nome da criança é Emmanuel "Deus connosco".
Para Mateus, Jesus é o Emmanuel.
Mateus também explica o significado do nascimento de Jesus, quando se refere à vinda dos reis Magos :
- "Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos, vindos do Oriente".(Mt.2,1).
Em Belém, o lugar onde David foi ungido rei, Jesus é também ungido como o enviado de Deus, o Messias.
Para melhor compreensão, Mateus recorre ao profeta Miqueias que diz :
- "Mas tu, Belém, de Efrata, tão pequena para seres contada entre as famílias de Judá. É de ti que Me há-de sair Aquele que governará em Israel".(Miq.5,1).
Finalmente Mateus ainda mostra que Jesus tem que partir para o exílio, por causa da vingança e hostilidade das autoridades e mais tarde voltará do exílio para Nazaré :
- "Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe, foge para o Egipto até que eu te avise, pois Herodes procura o Menino para O matar".(Mt.2,13).
- "Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do Menino".(Mt.2,2º).
Aquelas mesmas autoridades religiosas que foram hostís ao nascimento de Jesus, que foi para exílio, mas depois voltou, também instigaram a crucifixão, mas Jesus voltou depois da ressurreição.
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A verdade, porém, que o Evangelho de Lucas nos quer comunicar com a narração da história do nascimento de Jesus é a de que Jesus é o Salvador universal da humanidade em substituição do Imperador de Roma que foi muitas vezes deificado e chamado salvador.
Na verdade, o nome de Jesus significa "Deus salvador".
Lucas proclama que Jesus segue as promessas dos profetas simbolizadas por João Baptista.
Jesus é mais do que a Palavra de Deus, como foram os profetas.
Ele é a verdadeira Incarnação de Deus.
Os escritores do Evangelho mostram também as reacções ao nascimento de Jesus..
Mateus apresenta uma reacção positiva, que foi a reacção dos Magos :
- "Onde está o rei dos Judeus que acaba de nascer. Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l'O".(Mt.2,2).
Mateus apresenta também uma reacção negativa, a do rei Herodes :
- "Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos Magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território...".(Mt.2,16).
Por sua vez Lucas apresenta a reacção positiva dos Pastores e das pessoas que ouviam os que eles diziam e, mais tarde, a reacção negativa dos pais de Jesus quando no Templo, aos 12 anos lhes disse :
- "Não sabeis que devia estar em casa de meu Pai?.
E também certas atitudes dos Apóstolos em que revelam certa incredulidade.
E foi assim que através dos Evangelhos de Mateus e de Lucas Jesus nos foi revelado como o Novo Israel de Deus.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]