- TEMPO DO ADVENTO !
- (10) A MORTE DOS INOCENTES !
-"Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos Magos, ficou muito irado, e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos Magos".(Mt.2,16).
Depois de entregarem os seus presentes, os Magos foram avisados em sonho :
- "Avisados em sonho a não voltarem para junto de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho".(Mt.2,12).
Herodes usa as suas informações, o seu poder militar e o seu medo de destruição e manda matar quem quer que tenha alguma relação com o Menino.
Usa a área geográfica que lhe foi fornecida pelos sacerdotes escribas e as informações que tinha recebido dos Magos e, bem seguro, manda matar todas as crianças com menos de dois anos.
Também isto nos faz lembrar o Antigo Testamento com uma ordem do Faraó, que temia que os hebreus se tornassem mais numerosos que os egípcios e ordenou :
- "Lançareis ao rio todos os indivíduos do sexo masculino que nascerem aos hebreus e deixareis vivas todas as meninas".(Ex.1,22).
E perante esta ordem, cruelmente cumprida, Mateus, referindo-se ao que profetizou Jeremias, escreveu :
- "Cumpriu-se, então o que o profeta Jeremias dissera : Ouviu-se uma voz em Ramá uma lamentação e um grande pranto : É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada porque já não existem".(Mt,2,17).
Estas palavras de Mateus são uma citação de Jeremias :
- "Ouviu-se uma voz em Ramá, lamentações e amargos soluços. É Raquel que chora os filhos, e não quer ser consolada, porque eles já não existem".(Jr.31,15).
Esta passagem de Jeremias refere-se à deportação e cativeiro da Babilónia do povo de Israel.
Raquel chorou pelos filhos de Israel, aqueles que foram mortos pelos seus inimigos e pelos que foram exilados.
Como Jesus, o novo Israel, vai para exílio, Raquel é de novo imaginada a lamentar-se pela morte de seus filhos.
O Menino Jesus encarna assim o Êxodo e o exílio de dois grandes períodos de sofrimento e de vingança do povo do antigo Israel.
O Êxodo do Egipto e a restauração depois do exílio de Babilónia são acontecimentos que, os profetas proclamam e que só podem ser cumpridos com a vinda do Messias prometido.
Estes serão realizados com o êxodo da morte e ressurreição salvadora de Cristo e o estabelecimento de uma nova e eterna aliança.
Esta é também uma recomendação para a humanidade de hoje para que se empenhe na educação completa e crescimento progressivo das crianças e dos jovens dos nossos tempos no seio das suas famílias e nos meios escolares, procurando outros caminhos diferentes dos caminhos errados em que temos caminhado, longe de Deus.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]