segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO DO NATAL (07) A CAMINHO DE JERUSALÉM Som !

 
















  • TEMPO DO NATAL! 




(07) A CAMINHO DE JERUSALÉM 






- "Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel".(Lc.1,39-40). 




O Evangelho de Lucas apresenta apenas três visitas a Jerusalém :
- A visita de Maria a sua prima Isabel.
- A viagem de Maria e José a Belém e Jerusalém para o recenseamento.
- A viagem a Jerusalém de Maria e José com Jesus aos 12 anos.
Na primeira viagem, Maria já tinha recebido a Anunciação do Anjo e Isabel já estava no seu sexto mês :
- "Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e está já no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril". (Lc.1,36).
Logo após a Anunciação do Anjo, Maria resolveu ir visitar Isabel :
- "Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá".(Lc.1,39).
O Evangelho não diz, mas os exegetas são de opinião que José acompnhou Maria e, portanto, nessa altura já tinham feito os Esponsais.
Nessa altura Isabel estava no seu sexto mês e, Maria ficou com ela três meses :
- "Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a casa".(Lc.1,56).
Isabel vivia em Aim-Karim, cidada situada a cerca de 6 quilómetros a poente de Jesrusalém.
José, que tinha deixado Maria para voltar a Nazaré para o seu trabalho, voltou de novo a Aim-Karim, para acompanhar Maria para Nazaré.
A distância é de cerca de 120 quilómetros, com maus caminhos e a viagem, com a ajuda de algum jumentinho, durava cerca de quatro dias.
Foi só depois desta viagem, com Maria já no seu terceiro mês, que surgiram os problemas entre José e Maria, o que os levou a fazerem o seu casamento e começarem a viver juntos.
A segunda viagem foi por causa do recenseamento, em virtude do qual, José e Maria deviam ir à sua terra natal :
- "E iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida".(Lc.2,4-5).
Desta vez, segundo nos conta Lucas, várias coisas aconteceram :
- Nasceu o Menino numa mangedoira por não haver lugar na hospedaria.
- Os anjos anunciaram aos pastores o nascimento do Menino e foram adorá-lo.
- Do Oriente vieram os Magos com os seus presentes para o rei que acabara de nascer.
- Os Magos voltaram para os seus países, e a sagrada Família fugiu para o Egipto e Herodes mandou matar os meninos de Belém.
- Mais tarde a Sagrada Família voltou do Egipto e foi para as terras de Israel porque tinham já morrido os que atentavam contra a vida do Menino.
- Entretanto a vida de infância do menino decorreu em Nazaré e aos 12 anos, a Sagrada Família voltou a Jerusalém para a festa da Páscoa :
- "Quando chegou aos 12 anos, subiram até lá, segundo o costume dos dias de festa". (Lc.2,42).
Todavia Lucas dá um pormenor muito importante :
- "Seus pais iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa".(Lc.2,41).
Era um preceito que já vinha desde a antiguidade :
- "Celebrarás três vezes por ano festas em Minha honra. Primeiramente, comemorarás a festa dos Ázimos".(Êx.23,14-15).
As grandes festas judaicas eram : Ázimos-Páscoa; Ceifa-primícias; Colheitas-Tabernáculos.
Já no tempo de Moisés, Páscoa e Ázimos constituíam uma só e mesma festa, comemorativa da saída do Egipto.
Ora, segundo este costume que, segundo Lucas, se realizava todos os anos, nós podemos concluir que já do tempo de Ana e Joaquim e depois com Maria, também eles iriam todos os anos ou muitas vezes a Jerusalém, pela Páscoa.
Igualmente, Maria e José e depois com Jesus, também iam todos os anos a Jerusalém, pela Páscoa, só que na viagem dos 12 anos de Jesus, o Menino ficou perdido em Jerusalém porque era costume todas as pessoas viajarem em Caravana. 




John
Nascimento 















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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]