Viver em Deus
Posted: 21 Dec 2013 07:51 PM PST
Monsenhor Jonas Abib
Nos primeiros séculos, surgiu uma heresia. Distinguia-se e separava-se a natureza divina da natureza humana de Nosso Senhor Jesus Cristo, como se fossem duas pessoas distintas: o Jesus Homem e o Jesus Deus. A teologia católica sempre defendeu duas naturezas: a humana e a divina na única pessoa de Cristo. A Igreja sempre ensinou que o Filho de Deus assumiu a natureza humana no ventre da Virgem Maria, por obra do Espírito Santo, e Deus feito homem nos salvou.
Diante daquele erro, a Igreja estremeceu, porque estava em risco a própria verdade sobre a nossa salvação. Se eram duas pessoas distintas, o Filho de Deus e a pessoa humana de Jesus, que nasceu da Santíssima Virgem e morreu por nós na cruz, como poderia acontecer a nossa salvação? A mesma heresia, que se espalhou, afirmava que Maria era a mãe de Jesus Homem e não mãe do Filho de Deus.
Isso era tão grave que, no ano 431, a Igreja se reuniu para um Concílio em Éfeso. Discutiram muito, oraram muito, pediram luzes ao Espírito Santo; foram à Palavra, ao ensino dos apóstolos e, por fim, a Igreja chegou a uma conclusão: o Filho de Deus fez-se Homem. São duas naturezas: a humana e a divina, mas numa única pessoa. E Maria, portanto, é a mãe dessa pessoa que é Deus e Homem.
Ao ser lida a bula de proclamação dessa verdade, o Papa, que estava ali à espera da decisão dos bispos, pôs-se de joelhos no chão e disse, numa exclamação que veio de dentro do seu coração: "Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores [porque estavam duvidando dela], agora e na hora da nossa morte", e toda a assembleia pronunciou: "Amém!". Naquela noite, os religiosos, ali reunidos, saíram em procissão, com tochas e velas, cantando e orando para que todos soubessem da verdade.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Link Original: http://cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php
Site: Canção Nova
Editado por Henrique Guilhon
You are subscribed to email updates from Viver em Deus
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]