sábado, 16 de março de 2013

Fwd: [Catolicos_Debates] PARA REFLETIR



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De: "Evandro" <emettrau@terra.com.br>
Data: 15 de março de 2013 13:20:42 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [Catolicos_Debates] PARA REFLETIR
Responder A: catolicos_debates@yahoogrupos.com.br



 
 

 

 

 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 

 
 
 
 
 
 

 

 
 
Remédio Infalível

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" (1 João 4:8).


O amor é o melhor remédio para a enfermidade do mundo, disse Karl Menninger, uma autoridade no campo da medicina e psiquiatria. Ele disse à sua equipe: "A coisa mais importante que você pode oferecer a um paciente é amor.
Quando as pessoas aprendem a dar e receber amor, elas se recuperam da maior parte de suas enfermidades, tanto físicas
como emocionais."


Quando há amor em nossos corações, somos mais generosos, mais agradáveis, mais tolerantes, mais felizes. Aprendemos a
olhar tudo por um ângulo mais positivo e as dificuldades são ultrapassadas com mais confiança e tranquilidade.


Com amor no coração, suportamos com mais vigor os reveses da vida, atravessamos os desertos sem murmurações e com muito mais facilidade expressamos gratidão a Deus por tudo que Ele nos dá.


O amor enche de paz a nossa alma, fortalece nossos músculos espirituais quando a caminhada em busca de nossos sonhos é longa e encoraja a nossa paciência quando o tempo de espera parece não ter fim.


Com amor, encaramos as lutas com mais coragem, enfrentamos as decepções com mais tolerância, buscamos os objetivos com menos ansiedade, aprendemos a confiar no Senhor sabendo que a vontade dEle é soberana.


O rancor alimenta as nossas enfermidades, o amor as suaviza e cura. O ódio faz crescer a desesperança, o amor revigora a
fé. O amor faz brilhar o nosso sorriso, suaviza as agruras do caminho, aproxima-nos mais de Deus.


Para os que estão sem esperança e fé, Deus oferece um remédio infalível: o amor. Com ele, tudo fica muito mais fácil.



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Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

 
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               Visão Mundial

Uma organização não governamental humanitária, plural e cristã. A Visão Mundial é uma organização não governamental cristã, brasileira, de desenvolvimento, promoção de justiça e assistência, que, combatendo as causas da pobreza, trabalha com crianças, famílias e comunidades a fim de que alcancem seu potencial pleno. Dedica-se a trabalhar lado a lado com as populações mais vulneráveis e a servir a todas as pessoas, sem distinção de religião, raça, etnia ou gênero.
Integra a parceria World Vision International, que atua em quase 100 países e atua no Brasil desde 1975, oferecendo benefícios diretos a mais de 700 mil crianças, jovens e adultos. Esse trabalho se multiplica em benefícios indiretos para mais de 2,8 milhões de brasileiros em 13 estados.
 
CLIQUE AQUI: http://www.visaomundial.org.br/
 

           EMERGÊNCIA NO NORDESTE!

Mais de 750 municípios no Nordeste já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas. A Visão Mundial está mobilizando os seguintes suprimentos de emergência:

  • Abastecimento de água
  • Distribuição de cestas básicas
  • Distribuição de ração animal

Ajude-nos a socorrer essas pessoas clicando aqui!

                                                        
 
 
                                                   

 Formatação: Lenita Cecílio

 

 

 

 

 


 
 

 

 
 

 

 

 

 

 



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A OPINIÃO EMITIDA NESTA MENSAGEM (OU MATÉRIA) É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO SEU REMETENTE.

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ADHT: Defesa Hetero


ADHT: Defesa Hetero


ESTAMOS CERTOS QUE ASSINARÁS ESTAS PETIÇÕES CONTRA o Deputado Gay PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL dos CRISTÃOS !

Posted: 16 Mar 2013 04:32 PM PDT
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou famoso nacionalmente após ter vencido um reality show se declarando gay num dos programas de maior audiência da TV brasileira. Eleito deputado com apenas 13.016 mil votos, começou uma campanha na Câmara para que leis como a PL 122 fossem aprovadas, tentando dar fim ao que classifica de "homofobia". Desde que assumiu essa postura, teve diversos embates públicos com os políticos que discordavam dele e de suas propostas, em especial os membros da bancada evangélica. Após a entrevista de Malafaia no SBT e a eleição de Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos, Wyllys passou os últimos meses atacando constantemente os posicionamentos dos cristãos, em especial nos debates sobre a comunidade LGBTS. Não apenas os evangélicos, pois conseguiu angariar muita antipatia entre os católicos depois de ter criticado no Twitter o que ele chama de "fundamentalistas", incluindo nesse grupo o papa Bento 16 quando este se pronunciou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nas últimas semanas surgiram campanhas nas redes sociais pedindo a cassação do mandato de Jean Wyllys. Segundo as imagens reproduzidas milhares de vezes no Facebook com frases atribuídas ao deputado, a principal indignação dos evangélicos é sobre o que Wyllys teria dito sobre a pedofilia. De um e-mail atribuído a ele e divulgado pelo filósofo Olavo de Carvalho, retirou-se a frase "Defendo, sim, o direito de qualquer pessoa poder dispor do seu corpo da forma que bem entender – inclusive as crianças, pois estas têm as mesmas necessidades que os adultos e não são propriedades de ninguém". A outra frase seria de uma entrevista dele à Rádio CBN também defendendo a pedofilia. Porém, o deputado nega ter dado tais declarações. Como recentemente duas petições online contrárias a pastores foram bastante debatidas no Brasil, aparentemente grupos de evangélicos decidiram usar a mesma "arma virtual". Depois de o site Avaaz ter deixado no ar uma petição pela cassação do registro de psicólogo de Silas Malafaia e retirado a petição que o apoiava, surgiu uma outra petição onde o alvo era impedir que o deputado pastor Marco Feliciano fosse presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Agora surgem movimentos de cristãos repetindo quase os mesmos argumentos que ele usou para pedir a cassação de Marco Feliciano: a quebra no decoro parlamentar. O abaixo-assinado colocado no site Petição Pública, no link: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N36942 diz: "Exigimos a cassação do deputado federal e ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ) por falta de Decoro Parlamentar e transgressão a carta magna da Constituição Federal Brasileira, em específico ao Art 5º IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Esse deputado vêm, com frequência, agindo de forma heterofóbica e contra a família brasileira, através de projetos de leis imorais que visam destruir a família brasileira, a moral e os bons costumes. Não podemos aceitar que algo desse tipo seja praticado em nossa sociedade e que os deputados como o Jean Wyllys usem de seu poder e autonomia para perseguir, destruir , desmoralizar e arrazoar com a família brasileira e pessoas de bem. Após repetitivos ataques contra o povo brasileiro, à igreja e contra qualquer um que se oponha às exigências feitas pelo deputado, pela falta de respeito para com a família brasileira e pela apologia que ele tem feito de uma "liberdade" que fere vários incisos da nossa Constituição, nós pedimos a cassação do deputado Jean Wyllys". Outra iniciativa similar foi postada no site Change.org [mudança], que tem versão em português. Veja a Petição assinada por vários deputados Federais no link: https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/fale-por-direitos-humanos-na-c%C3%A2mara. Assine esta também, só vai ajudar mais. Na página pode ser o lido o seguinte texto:"A sociedade brasileira se mostra, por meio desta petição ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, cansada da quebra de decoro do parlamentar Jean Wyllys que publicamente demonstra e incita o desprezo à partes da sociedade do nosso país e à democracia. Por diversas vezes, o deputado fez comentários contrários à Constituição Federal, ofendendo cidadãos brasileiros que divergem de sua limitada visão de mundo. Realizou ataques pessoais e a grupos, com intuito de se autopromover, desrespeitando o preceito básico do bom senso. Um Deputado Federal é um representante do povo, e deve fazer essa representação de uma forma homogênea e não colocando uma parte da sociedade contra a outra como esse senhor vem fazendo na sua incessante busca da dualidade entre religião e sexualidade, como visto em seções públicas na Câmara"Alguns sites evangélicos anunciaram esta semana que Jean Wyllys estava declarando "guerra ao cristianismo", algo que ele já anunciou no passado. Curiosamente, alguns desses sites tiraram tais afirmações do ar pouco mais de 24 horas depois. Com informações de Brasil Wiki, Mídia Sem Máscara e FacebookGospel Prime ADENDO ADHT:Veja o quanto este Deputado está perseguindo os cristãos, juntamente com outros "CARTOLAS" do Ativismo Gay. Eles, com clareza usaram de suas influências na mídia para INCITAR OS BRASILEIROS AO ÓDIO CONTRA os cristãos, e na suas claras falas DISCRIMINATÓRIAS contra as igrejas evangélicas e pastores, neste artigo publicado ontem. Nada mais resta a fazer, senão, assinarmos uma PETIÇÃO (abaixo-assinado) e pedimos encarecidamente ás Igrejas a sairem ás ruas em grupos de 10, 20 ou mais com faixas, pedindo a IMEDIATA AÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS PARA QUE JEAN WYLLYS SEJA CASSADO. VEJA APENAS ALGUNS DOS MOMENTOS DE SEUS CRIMES DE DISCRIMINAÇÃO, INSULTO E ESCULACHO DE PASTORES E IGREJAS CRISTÃS. Todo este movimento feito no Brasil CONTRA o Dep. Marco Feliciano, nestes dias passados, tem um só objetivo, RETOMAR A PRESIDENCIA DO Conselho de Direitos Humanos de Minorias e mantê-lo nas mãos do PT e seus coligados que por mais de 16 anos, aprovaram PRIVILÉGIOS ao invés de se aterem aos direitos humanos para todos. Veja os vídeos postados no artigo abaixo, comprovando esta verdade: http://assoc-pro-ficha-limpa.blogspot.com/2013/03/o-estado-so-e-laico-quando-interessa.html#.UUUCfhysiSo


[Catolicos a Caminho] TEMPO DA QUARESMA (2013-30) A IGREJA MISTÉRIO Som !

 

 

TEMPO DA QUARESMA

 

Sabeis que sois  um templo do Senhor!

Criados para a Glória !            

 

             (2013-30) A  IGREJA  MISTÉRIO  (Comunhão Visível e Invisível)

Segundo Santo Agostinho, um mistério é um sinal visível de alguma graça invisível.

Paulo VI, seguindo a doutrina tradicional de Santo Agostinho, define a Igreja como "uma realidade impregnada com a presença de um Deus escondido".

Afirmar que a Igreja é um Mistério é confessar que Deus está presente desde a criação e se manifesta através de um povo que Ele escolheu, que crê e celebra a soberania de Jesus.

Na Constituição Dogmática sobre a Santa Igreja, diz o Concílio Vaticano II, sobre o mistério da Igreja :

- "A Igreja é robustecida pela força do Senhor ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade, as suas aflições e dificuldades tanto internas como externas, e a revelar, velada mas fielmente, o seu Mistério, até que por fim se manifeste em plena luz". (LG 8).

A Comunhão Eclesial é ao mesmo tempo Invisível e Visível.

Como realidade invisível, é a Comunhão de cada ser humano com o Pai por meio de Cristo com o Espírito Santo, e com os outros que participam na natureza divina, na Paixão de Cristo, na mesma fé e no mesmo espírito.

Na Igreja na terra, há uma relação íntima entre a Comunhão invisível e a Comunhão visível no ensinamento dos Apóstolos, nos Sacramentos e na ordem hierárquica.

A relação entre os elementos eclesiais visíveis e invisíveis é que constitui a Igreja como Sacramento de salvação.

A Comunhão eclesial em que cada indivíduo é introduzido pela fé e pelo batismo, tem a sua raiz e o seu centro na Sagrada Eucaristia.

Com efeito, o batismo é uma incorporação no corpo que o Senhor ressuscitado formou e conserva vivo através da Eucaristia, de modo que a este corpo se pode chamar o Corpo de Cristo.

 

A Eucaristia é a força criativa e a fonte da Comunhão entre os membros da Igreja, precisamente porque une cada um deles com o próprio Cristo.

              Assim nós dizemos que a Eucaristia faz a Igreja :

           - "Tomai e comei todos: Isto é o Meu Corpo entregue por vós".

            A Eucaristia-Sacramento, como a temos hoje, faz a Igreja através da Consagração.

          A esta Nova Luz a Eucaristia não mais aparecerá como o centro de uma linha que se estende desde o Êxodo até à Segunda vinda  de Jesus, mas sim ao centro de um círculo que eventualmente representa a Igreja, tal como ela existe hoje em toda a sua realidade.

          Actualmente, nós poderíamos representar tudo isto em três círculos concêntricos.

          Um mais largo representando todo o Universo e, dentro deste outro mais pequeno, que é a Igreja e, dentro deste um terceiro ainda mais pequeno (ainda que ele abranja todo o Universo), que é a Hóstia.

          A Eucaristia aparece como um centro e como um Sol, não só de toda a Igreja, mas também de toda a humanidade e de todo o universo inanimado.

          A única diferença é esta : A Igreja tem Jesus Cristo no centro e ela sabe isso; o Universo tem Jesus Cristo também no centro mas ele não sabe isso.

          A relação Eucaristia-Igreja, como estamos agora a considerar,  não é uma relação estática, mas dinâmica e ativa.

          Por isso não é suficiente dizer que a Eucaristia está no centro da Igreja, porque, actualmente, a Eucaristia faz a Igreja !

Edifica-a a partir de dentro e elabora-a à sua volta como um manto.

          É costume dizer que dois sacramentos em especial "edificam" a Igreja : O Batismo e a Eucaristia.

          Mas, enquanto o Batismo  faz a Igreja crescer quantitivamente, no que diz respeito ao número de membros, a Eucaristia faz a Igreja crescer qualitativamente, em valor ou poder, na medida em que a transforma cada vez mais profundamente na Imagem de Cristo, sua Cabeça :

          - "O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas  de farinha, até que tudo esteja fermentado".(Mt.13,33).

            Também a Eucaristia é como um fermento; Jesus colocou-a na massa do alimento, a Sua Igreja, de modo que ela deverá "levedar" para fazer com que o fermento se torne em "Pão", como ele é.

          Se a Igreja é o fermento do mundo, a Eucaristia é o fermento da Igreja.

            De várias maneiras ou em várias etapas a Eucaristia "edifica" a Igreja, transforma-a em Cristo, pela consagração, pela comunhão, pela contemplação e pela imitação.

          E a partir daqui, devemos procurar encontrar o reto caminho ou o meio mais adequado para fazermos dela o caminho ou o meio da nossa santificação.

          Este Tempo da Quaresma é também o tempo favorável para meditarmos no grande Mistério da Igreja, para sabermos como o devemos viver em toda a sua maravilhosa mensagem para a Glória de Deus.

 

                        

                                             John 

                                                         Nascimento

 

 

 

 

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[Catolicos a Caminho] CREDO DOA APÓSTOLOS (017) CRISTO Som !

 

 

                      CREDO DOS APÓSTOLOS!

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             CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR !.

                                      (017).-CRISTO !    

CRISTO

Esta palavra Cristo, vem do grego  Christos e é a tradução da palavra hebraica Meshia, e significa O Ungido.

Na nossa linguagem, Cristo é o Messias, o Ungido.

No Antigo Testamento o termo Ungido, refere-se ao rei:

- "Samuel tomou, então, um pequeno frasco de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saúl, e beijou-o, dizendo : O Senhor te ungiu príncipe sobre a Sua herança". (1 Sam 10/1).

- "Os homens de Judá foram ali e ungiram David como rei de Judá". (2 Sam.2/4).

- "O sacerdote de Sadoc tomou do tabernáculo o corno do óleo e ungiu com ele Salomão".(1 Reis 1/39).

Também se refere aos sacerdotes.

O Livro do Êxodo, falando da sagração dos sacerdotes, diz :

- "Tomarás o óleo da unção, e, derramando-o sobre a sua cabeça, ungi-lo-ás". (Êx.29/7).

A Unção era a maneira normal pela qual os reis, os sacerdotes e, às vezes, os profetas eram investidos com especial poder por Deus para o exercício das suas funções entre o povo de Israel.

Na pessoa de Cristo se encontram os três elementos : Sacerdote, Profeta e Rei, os que eram ungidos segundo as expectativas do Antigo Testamento a respeito do Deus que havia de vir e do Seu Reino.

Cristo traz o Seu Reino .

O Catecismo da Igreja Católica pronuncia-se segundo as mesmas palavras e com a mesma doutrina :

436. - Cristo, vem da tradução grega do termo hebraico "Messias", que quer dizer "ungido". Só se torna nome próprio de Jesus porque Ele cumpre perfeitamente a missão divina que tal nome significa. Com efeito, em Israel eram ungidos, em nome de Deus, aqueles que Lhe eram consagrados para uma missão d'Ele dimanada. Era o caso dos reis, dos sacerdotes e, em raros casos, dos Profetas. Este devia ser por excelência o caso do Messias, que Deus enviara para estabelecer definitivamente o Seu Reino. O Messias devia ser ungido pelo Espírito do Senhor, ao mesmo tempo como rei e sacerdote, mas também como profeta. Jesus realizou a expectativa messiânica de Israel, na sua tríplice função de sacerdote, profeta e rei.

Em que sentido foi Jesus ungido ?

Ele não foi ungido por  nenhuma mão mortal ou com alguma unção terrestre.

Ele foi ungido pelo poder de Seu Pai Celestial, com a plenitude do Espírito Santo, como mais ningém no mundo  podia receber.

Podemos assim dizer, todavia,  que a humanidade de Jesus foi ungida com a Divindade.

Como consequência, a natureza humana de Jesus ficou unida hipostaticamente (isto é, pessoalmente) com a Divindade.

Apesar disso a natureza humana de Jesus permaneceu verdadeiramente humana, isto é, igual em tudo à nossa, excepto no pecado.

Assim como os profetas, os sacerdotes e os reis foram ungidos com óleo material, também Jesus  foi ungido  com um óleo espiritual que Lhe conferiu a plenitude da profecia, do sacerdócio e do poder real.

Jesus  foi e continua a ser  o Grande Profeta.

Na língua grega  Prophetes é aquele que ensina e fala por outro.

Jesus é o Mestre como Ele se intitulou a Si mesmo, cujos lábios e cujas acções humanas nos revelam o pensamento e a vontade de Deus.

Jesus foi e continua a ser o Sumo Sacerdote que Se sacrificou a Si mesmo na Cruz para nos salvar.

Ele continua a oferecer-Se a Si mesmo  no Santo Sacrifício da Missa.

Jesus foi e continua a ser o Rei que tem toda a autoridade para governar e dirigir, não apenas os cristãos que n'Ele crêem, mas toda a raça humana.

Quando, durante a Sua Paixão, Pilatos Lhe perguntou :

- "Portanto, Tu és rei ?"(Jo.18,37).

Jesus respondeu :

-"Tu o dizes ! Eu sou Rei !  Para isso nasci e para isto vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz".(Jo.19,37).

Jesus disse muito mais do que os nossos olhos podem ver.

Ele é o rei, muito especialmente, porque Ele é quem governa divinamente o mundo de forma humana.

Mas o Seu governo não é coercivo nem tirano.

Nós devemos ouvir voluntariamente as leis com que nos governa através da Sua Igreja, que o mesmo é dizer que devemos ouvir a Sua voz, se formos humildes e nos quisermos submeter às Suas Palavras.

 

                                                             John

                                                            Nascimento

 

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Nossa Senhora de Medjugorje

Nossa Senhora de Medjugorje


Francisco: "Quero uma Igreja pobre e para os pobres"

Posted: 16 Mar 2013 04:27 AM PDT



Milhares de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas fizeram fila e passaram por um controle rigoroso para entrar na Sala Paulo VI e participar da primeira audiência com o Papa Francisco na Sala Paulo VI. Muitos levaram também suas famílias. Papa Francisco foi ovacionado pelo público. Sentou-se em sua cadeira no centro do palco e ouviu a saudação do Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, o Arcebispo Claudio Maria Celli. Em seguida, leu um breve discurso, agradecendo todos pelo precioso serviço realizado nos dias passados, na cobertura do Conclave e em sua eleição. "Vocês trabalharam!" – exclamou, recebendo um imediato aplauso. Disse ainda que a Igreja e a mídia estão juntas para comunicar a verdade, a bondade e a beleza: "Todos nós somos chamados a comunicar esta tríade, essencial". Papa Francisco quis explicar porque "o Bispo de Roma quis se chamar Francisco". E contou, de modo informal, que a seu lado, no Conclave, estava sentado o arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, "um grande amigo, grande amigo". "Quando a coisa ficou "mais perigosa" – prosseguiu – ele me confortava, e quando os votos chegaram a dois terços, momento em que há o aplauso habitual porque o Papa é eleito – ele me abraçou, me beijou e disse "não se esqueça dos pobres". "Aquela palavra entrou aqui – disse, indicando a cabeça – 'os pobres, os pobres'. Aí, pensando neles, pensei em Francisco de Assis". Depois de saudar pessoalmente alguns jornalistas, o Papa Francisco concluiu, em espanhol: "Disse que lhes daria a minha benção de coração. Muitos de vocês não pertencem à Igreja Católica, outros não crêem. Concedo minha benção, de coração, no silêncio, a cada um de vocês, respeitando a consciência de todos, mas sabendo que cada um de vocês é filho de Deus. Que Deus os abençoe". radio vaticano

O MODERNISMO , E A NOVA EVANGELIZAÇÃO - LITURGIA DIÁRIA , 16 DE MARÇO DE 2013

Posted: 15 Mar 2013 05:10 PM PDT

O MODERNISMO , E A NOVA EVANGELIZAÇÃO
PARA FALAR CORRECTAMENTE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO, É INDISPENSÁVEL LANÇAR PRIMEIRO O NOSSO OLHAR SOBRE AQUELE QUE É O VERDADEIRO EVANGELIZADOR, ISTO É, NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, O VERBO DE DEUS FEITO HOMEM
O Filho de Deus veio a esta Terra para espiar e resgatar o maior pecado, o pecado por excelência. E este pecado, por excelência, da humanidade consiste na sua rejeição de adorar a Deus, na sua rejeição de Lhe reservar o primeiro lugar, o lugar de honra. Este pecado dos homens consiste no facto de se não prestar já atenção a Deus, no facto de se não ter já o verdadeiro sentido das coisas, isto é, nos pormenores ou pontos de vista que elevam ou nobilitam Deus e a adoração que Lhe é devida, no facto de se não querer já ver Deus, no facto de se não querer já ajoelhar diante d'Ele
Perante uma tal atitude, a Incarnação de Deus é incômoda ou embaraçosa, como embaraçosa é também, por conseqüência, a presença real de Jesus no mistério Eucarístico, e embaraçosa é também a centralidade da presença Eucarística de Deus nas igrejas. Com efeito, o homem pecador quer pôr-se no centro, tanto no interior da igreja como na celebração Eucarística: quer ser visto, quer ser notado. E é esta a razão pela qual Jesus Eucaristia, Deus Incarnado, presente no Sacrário sob a forma eucarística, se prefere colocar de lado. A própria representação do Crucificado, na Cruz, ao centro do altar, na celebração virada para o povo é embaraçosa, porque então, o rosto do sacerdote passaria a ficar ocultado. Por conseguinte, a imagem do Crucificado, no centro, tal como Jesus Eucaristia, no Sacrário, igualmente no centro, são embaraçosos ou incômodos
E deste modo, a Cruz e o Sacrário são pura e simplesmente postos de lado. Durante o Ofício, os assistentes devem poder ver ou observar permanentemente o rosto do sacerdote e este tem todo o prazer em se colocar literalmente no centro da Casa de Deus JESUS NO CENTRO

Só a partir da adoração e da glorificação de Deus e dá Igreja se poderá anunciar, de uma forma adequada, a Palavra da Verdade, isto é, evangelizar. Antes que o mundo ouvisse Jesus, o Verbo eterno feito carne, pregar e anunciar o Reino, Jesus calou-se e adorou durante trinta anos. E isso mesmo fica sendo para sempre a lei da vida e acção da Igreja, assim como a de todos os evangelizadores
"É na forma de tratar a liturgia que se decide a sorte da fé e da Igreja", afirmou o Cardeal Ratzinger . O Concílio Vaticano II, quis lembrar a Igreja que realidade e acção deveriam tomar o primeiro lugar na sua vida . E foi justamente para isso que o primeiro documento conciliar foi consagrado à Liturgia
A respeito disso, o Concílio dá-nos os seguintes princípio : Na Igreja, e por conseguinte na Liturgia, o humano se deve ordenar ao divino, o visível ao invisível, a acção à contemplação e o presente à Cidade futura a que todos nós aspiramos (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 2)
Por isso, tudo, na Liturgia da Santa Missa , deve servir para que se exprima da mais nítida forma, a realidade do Sacrifício de Cristo, isto é, as orações de adoração, de acção de graças, de expiação, de petição, que o Eterno Sumo Sacerdote apresentou a Seu Pai
UM CÍRCULO ABERTO : O rito e todos os pormenores ou detalhes do Santo Sacrifício da Missa devem estar orientados no sentido da glorificação e da adoração de Deus, insistindo-se, sobretudo, na centralidade da Presença de Cristo, quer no sinal e na representação do Crucificado, quer na Presença Eucarística no Sacrário, e sobretudo, no momento da Consagração e da Sagrada Comunhão. Quanto mais isto mesmo for respeitado, tanto menos o homem se coloca no centro da celebração, tanto menos a celebração se assemelha a um círculo fechado, mas sim pelo contrário está aberto, mesmo de uma forma exterior, para Cristo, como numa verdadeira procissão que se dirige para Ele, com o sacerdote à cabeça; e quanto mais uma celebração litúrgica reflectir, de uma forma verdadeira, o sacrifício de adoração de Cristo na cruz, tanto mais ricos serão os frutos que os participantes irão receber na sua alma, que vêm da glorificação de Deus, tanto mais o próprio Deus os honrará
Quanto mais o sacerdote e os fiéis procurarem em verdade, nas celebrações Eucarísticas, a glória de Deus e não a glória dos homens, e não procurarem receber a glória uns dos outros, tanto mais Deus os honrará, deixando, então, que a sua alma participe, de uma forma bem mais intensa e mais fértil, na glória e na honra de Sua vida divina
Na hora actual e em diversos lugares da Terra, muitas são as celebrações da Santa Missa, em que se poderia dizer a seu respeito as palavras seguintes, invertendo deste modo as palavras do Salmo 113 B, versículo 1: "A nós, ó Senhor, e a nosso nome, dai glória" e por outro lado, o propósito de tais celebrações se aplicam as palavras de Jesus: "Como podeis acreditar, vós que tirais a glória uns dos outros e não buscais a glória que vem de Deus?" (Jo. 5, 44)
O CONCÍLIO VATICANO II EMITIU, A RESPEITO DE UMA REFORMA LITÚRGICA, OS PRINCÍPIOS SEGUINTES :
1 – O humano, o temporal, a actividade devem, durante a celebração litúrgica, orientar-se pelo divino, pelo eterno, pela contemplação, e ter um papel subordinado, relativamente a estes últimos - (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 21)
2 – Durante a celebração litúrgica, dever-se-á encorajar ou estimular a tomada de consciência de que a liturgia terrestre participa da liturgia celeste - (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 8)
3 - Não deve haver nela absolutamente nenhuma inovação e, por conseguinte, nenhuma criação nova de ritos litúrgicos, sobretudo no rito da Missa, a não ser que seja para um proveito verdadeiro e certo a favor da Igreja e sob a condição de que se proceda com prudência e de que eventualmente formas novas substituam formas já existentes de maneira orgânica - (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 23)
4 – Os ritos da Missa devem ser de tal forma, que o sagrado seja expresso mais explicitamente - (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 21)
5 – O latim deve ser conservado na liturgia , e sobretudo na Santa Missa - (cf. Sacrosanctum Concilium, n.os 36 e 54)
6 – O canto gregoriano tem o primeiro lugar na liturgia - (cf. Sacrosanctum Concilium, n. 116)
Os Padres conciliares viam as suas propostas de reforma como a continuação da reforma de São Pio X (cf. Sacrosanctum Concilium, n. os 112 e 117) e do servo de Deus Pio XII, e com efeito, na constituição litúrgica, é a encíclica Mediator Dei do Papa Pio XII que mais é citada
O PAPA PIO XII deixou à Igreja, entre outros, um princípio importante da doutrina sobre a santa liturgia , isto é, a condenação daquilo que se chama o arqueologismo litúrgico, cujas propostas coincidiam largamente com as do sínodo jansenista e protestantizante de Pistóia, de 1786 (cf. Mediator Dei, n. os 63 e 64) . E que de facto lembra os pensamentos teológicos de Martinho Lutero
UM SACRIFÍCIO E NÃO UM BANQUETE : Eis porque já o CONCÍLIO DE TRENTO condenou as idéias litúrgicas protestantes, notavelmente a acentuação exagerada da noção de banquete na celebração Eucarística em detrimento do carácter sacrificial, a supressão dos sinais unívocos de sacralidade como expressão do mistério da liturgia (CF. CONCÍLIO DE TRENTO, SEÇÃO XXII)
As declarações litúrgicas doutrinais do magistério, como neste caso do Concílio de Trento e da Encíclica Mediator Dei, que se reflectem numa práxis litúrgica secular, isto é, de mais de um milênio, constante e universal, estas declarações, por conseguinte, fazem parte deste elemento da santa Tradição que se não pode abandonar, sem correr graves riscos no plano espiritual
Estas declarações doutrinais sobre a liturgia, retomou-as o Vaticano II , como se pode constatar ao ler os princípios do culto divino na constituição litúrgica SACROSANCTUM CONCILIUM
Se o Sacrosanctum Concilium ensina no n. 2 que, na liturgia, a contemplação deve ter a prioridade e que toda a celebração da Santa Missa deve ser orientada para os mistérios celestes (cf. itens n. os 2 e 8) , nele se encontra um eco fiel da seguinte declaração do CONCÍLIO DE TRENTO QUE DIZIA :
"uma vez que a natureza do homem está feita de tal modo, que se não deixa facilmente erguer para a contemplação das coisas divinas sem ajudas exteriores, a Mãe Igreja, na sua benevolência, introduziu ritos preciosos; e recorreu, apoiando-se no ensinamento apostólico e na tradição, as cerimônias tais como bênçãos cheias de mistérios, velas ou círios, incenso, vestes litúrgicas e muitas outras coisas; tudo isso deveria incitar os espíritos dos fiéis, graças a sinais visíveis da religião e da piedade, à contemplação das coisas sublimes" - (SESSÃO XXII, CAP. 5)
Os ensinamentos citados do MAGISTÉRIO DA IGREJA , e sobretudo o da Mediator Dei , foram sem dúvida alguma reconhecidos pelos Padres conciliares como plenamente válidos; por conseguinte, eles mesmos devem continuar hoje ainda a ser plenamente válidos para todos os filhos da Igreja
Na sua carta dirigida a todos os bispos da IGREJA CATÓLICA , que Bento XVI juntou ao motu próprio Summorum Pontificum de 7 de julho de 2007, o Papa faz esta declaração importante : "NA HISTÓRIA DA LITURGIA, HÁ CRESCIMENTO E PROGRESSO, MAS NÃO RUPTURA . AQUILO QUE FOI SAGRADO PARA AS GERAÇÕES PASSADAS, DEVE PERMANECER SAGRADO E GRANDE PARA NÓS" 
Dizendo isto, o Papa exprime o princípio fundamental da liturgia que o Concílio de Trento, o Papa Pio XII e o Concílio Vaticano II ensinaram . PRINCÍPIOS NÃO SEGUIDOS : Se olharmos agora, sem preconceitos e de uma forma objectiva, para a prática litúrgica da esmagadora maioria das Igrejas em todo o mundo católico, em que a forma ordinária do rito romano está em uso, com toda a honestidade, ninguém poderá negar que os seis princípios litúrgicos mencionados pelo Concílio Vaticano II não são respeitados ou apenas o serão bem pouco ; muito embora se declare , erroneamente , que essa prática da liturgia foi sonhada pelo Vaticano II
Há um certo número de aspectos concretos, na prática dominante actual, no rito ordinário que representam uma verdadeira ruptura ou contradição com uma prática litúrgica constante, desde há mais de um milênio
Trata-se de chagas, porque elas representam uma violenta ruptura com o passado ; porque na realidade elas põem um bem menor acento no carácter sacrificial, que entretanto é extraordinariamente belo e que é justamente o carácter central e essencial da Santa Missa, e sublinham acima de tudo a idéia de banquete. E tudo isso diminui os sinais exteriores da adoração divina, porque põem em muito menor relevo o carácter do mistério, naquilo que ele tem de celeste e eterno
Nos textos do Vaticano II, não é feita de modo algum qualquer menção da supressão das ordens menores e do subdiaconado, nem da introdução de novos ministérios. Na Sacrosanctum Concilium n.28, o Concílio faz a diferença entre minister e fidelis durante a celebração litúrgica e estipula ou determina que um e outro tenham direito de não fazer senão aquilo que lhes compete segundo a natureza da liturgia. O n. 29 menciona os "ministrantes", isto é, os servos do altar que não receberam nenhuma ordenação. Em oposição a esses "ministrantes", haveria, segundo os termos jurídicos da época, os "ministros", isto é, aqueles que receberam uma ordem, quer maior, quer menor
UM APELO A UM ESPÍRITO MAIS SAGRADO : Pelo motu próprio "Summorum Pontificum", o Papa Bento XVI estipula ou determina que as duas formas de rito romano são de considerar e de tratar com o mesmo respeito, porque a Igreja continua a ser a mesma antes e depois do Concílio. Na carta que acompanhou o motu próprio, o Papa deseja que as duas formas se enriqueçam mutuamente. Além disso, deseja que na nova forma "se verifique, mais do que tem acontecido até ao presente, o sentido do sagrado, que acaba por atrair muitíssimas pessoas para o rito antigo"
A ruptura na liturgia é justamente aquilo que a maioria dos Padres conciliares jamais quis ; e testemunham-no muitíssimo bem as Actas do Concílio, porque nos dois mil anos de história da Liturgia na Santa Igreja, jamais houve ruptura litúrgica e, por conseguinte, jamais a deve haver agora . Pelo contrário, deve haver nela uma continuidade, como convém que o seja para o próprio magistério
Eis porque se tem hoje necessidade de novos santos, de uma ou de mais Santas Catarinas de Sena . Tem-se necessidade da "Vox populi fidelis" (voz do povo fiel) a reclamar a supressão ou desaparecimento desta ruptura litúrgica. Mas o trágico da história é que hoje, como outrora, no tempo do exílio de Avinhão, uma grande maioria do clero, sobretudo do alto clero, se satisfaz com este exílio, com esta ruptura. Antes que se possam esperar frutos eficazes e duradoiros da nova evangelização, é necessário primeiro que se instaure no interior da Igreja um processo de verdadeira conversão. Como poderemos nós chamar ou convidar os outros a converter-se enquanto entre aqueles que fazem este mesmo convite se não realizou ainda nenhuma conversão convincente para Deus, porque, na liturgia, eles mesmos se não viraram suficientemente para Deus, tanto interior como exteriormente? Celebra-se o Santo Sacrifício de Cristo, o maior mistério da fé, o acto de adoração mais sublime, num círculo fechado, olhando-se uns para os outros
(2) Santa Catarina de Sena foi célebre nas suas famosas e bem determinantes cartas enviadas ao Papa, nesse tempo a viver em Avinhão e não em Roma, declarando-lhe o seu indiscutível dever de viver em Roma e não em Avinhão. Graças a Deus, a biblioteca desta nossa Fraternidade tem a oportunidade de possuir e conhecer muito bem estas famosas cartas e variados escritos espirituais de S. Catarina de Sena. (n.d.t.p.)
A CONVERSÃO PARA DEUS "CONVERSIO AD DOMINUM" : Falta a "Conversio ad Dominum" necessária, mesmo exteriormente, fisicamente. Uma vez que durante a liturgia se trata Cristo como se não fosse Deus, e que se lhe não manifestam sinais exteriores claros de uma adoração devida só a Deus , pelo facto de os fiéis receberem a Sagrada Comunhão de pé e, mais ainda, tomarem a Hóstia Consagrada nas suas mãos, como se tratasse de um ordinário alimento, agarrando-o com os dedos e metendo-o eles mesmos na boca. Há nisto o perigo de uma espécie de arianismo ou de um semiarianismo eucarístico

Que os fiéis dobrassem o joelho diante de Cristo, no momento da Sagrada Comunhão, como o próprio São Paulo o pede, ao invocar o Nome e a Pessoa de Cristo (Fil. 2, 10); e que os mesmos fiéis O recebessem com o maior amor e o maior respeito possível, como aliás Lhe convém, como verdadeiro Deus que é . Deus seja louvado pelo Papa Bento XVI, que encetou ou iniciou , com duas medidas concretas, o processo do regresso do exílio avinhonês litúrgico (exílio litúrgico de Avinhão), isto é, pelo motu próprio Summorum Pontificum e pela reintrodução do rito da comunhão tradicional (de joelhos e na boca)
Há ainda necessidade de muitas orações e talvez de uma nova Catarina de Sena, a fim de que se realizem todos os outros passos, de forma a curar chagas do Corpo Litúrgico e Místico da Igreja e que Deus seja venerado na liturgia com esse amor , com esse respeito, com esse sentido do sublime , que foram sempre as características da IGREJA E DO SEU ENSINAMENTO, NOTAVELMENTE ATRAVÉS DO CONCÍLIO DE TRENTO, DO PAPA PIO XII, NA SUA ENCÍCLICA MEDIATOR DEI, DO CONCÍLIO VATICANO II, NA SUA CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM E DO PAPA BENTO XVI , NA SUA TEOLOGIA DA LITURGIA, NO SEU MAGISTÉRIO LITÚRGICO PRÁTICO E NO MOTU PRÓPRIO já citado
Ninguém poderá evangelizar, se não tiver primeiro adorado, e mesmo se não adorar permanentemente e não der a Deus, a Cristo Eucaristia, a verdadeira prioridade, na forma de celebrar e em toda a sua vida. Com efeito, para retomar as palavras do próprio CARDEAL JOSEPH RATZINGER : "É NA FORMA DE TRATAR A LITURGIA QUE SE DECIDE A SORTE OU DESTINO DA FÉ E DA IGREJA - (TEXTO DE MONS. ATHANASIUS SCHNEIDER , 15 DE JANEIRO DE 2012 , EM "L'HOMME NOUVEAU", N° 1511 DE 11.2.2012)


LITURGIA DO DIA 16 DE MARÇO DE 2013

PRIMEIRA LEITURA: JEREMIAS 11, 18-20
IV SEMANA DA QUARESMA , (ROXO - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS18Instruído pelo Senhor, eu o desvendei. Vós me fizestes conhecer seus intentos. 19E eu, qual manso cordeiro conduzido à matança, ignorava as maquinações tramadas contra mim: destruamos a árvore em seu vigor. Arranquemo-la da terra dos vivos, e que seu nome caia no esquecimento. 20Vós sois, porém, Senhor dos exércitos, justo juiz que sondais os rins e os corações. Serei testemunha da vingança que tomarei deles e a vós confio minha causa - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (7)
REFRÃO: SENHOR MEU DEUS, EM VÓS PROCURO O MEU REFÚGIO
1.
Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! -R.

2. 
Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniqüidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-Justiça, vós que sondais os nossos rins e corações. -R.

3.
 O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia. -R.
EVANGELHO: JOÃO 7, 40-53
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - Naquele tempo, 40Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: Este é realmente o profeta. 41Outros diziam: Este é o Cristo. Mas outros protestavam: É acaso da Galiléia que há de vir o Cristo? 42Não diz a Escritura: O Cristo há de vir da família de Davi, e da aldeia de Belém, onde vivia Davi? 43Houve por isso divisão entre o povo por causa dele. 44Alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe lançou as mãos. 45Voltaram os guardas para junto dos príncipes dos sacerdotes e fariseus, que lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? 46Os guardas responderam: Jamais homem algum falou como este homem!... 47Replicaram os fariseus: Porventura também vós fostes seduzidos? 48Há, acaso, alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele? 49Este poviléu que não conhece a lei é amaldiçoado!... 50Replicou-lhes Nicodemos, um deles, o mesmo que de noite o fora procurar: 51Condena acaso a nossa lei algum homem, antes de o ouvir e conhecer o que ele faz? 52Responderam-lhe: Porventura és também tu galileu? Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta. 53E voltaram, cada um para sua casa - Palavra da salvação



MENSAGEM DO DIA 25/12/2007 - "Queridos filhos! Com grande alegria eu lhes trago o Rei da Paz para que Ele os abençoe com Sua bênção. Adorem-no e dêem tempo ao Criador, o qual anela o coração de vocês. Não se esqueçam de que vocês são passageiros sobre esta terra e que as coisas podem lhes dar pequenas alegrias, no entanto, através de Meu Filho, a Vida Eterna lhes é dada. Por isso Eu estou com vocês, para conduzi-los na direção que seus corações anseiam. Obrigada por terem respondido a Meu apelo!"MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA EUSÉBIA - Pertenceu a uma família de muitos santos. Com oito anos seu pai, Santo Adalberto, faleceu. Sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus, montou um convento e quis a sua filha junto. Sua avó Gertrudes também a chamou para a vida religiosa em Hamage (França), e ela aceitou. A mãe, Santa Riertrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez de tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. E foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage (França), onde percebia ser o seu lugar. Riertrudes repensou, e após se aconselhar com bispos e abades liberou sua filha para voltar e ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.  Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680 . Santa Eusébia,

Habemus Papam!

Posted: 15 Mar 2013 02:44 PM PDT

Foi eleito o novo Papa Francisco, argentino de origem. Ouça os comentários do Cel Paes de Lira