Ator do famoso cowboy do cigarro Marlboro morre de enfermidade pulmonar
Posted: 29 Jan 2014 02:52 AM PST
Ator do famoso cowboy do cigarro Marlboro morre de enfermidade pulmonar
Ele é o quinto ator da Marlboro a morrer de problema pulmonar
Sophie Jane Evans e Helen Pow
Outro ator que fazia o papel de cowboy nos anúncios comerciais do cigarro Marlboro morreu de uma enfermidade ligada ao fumo.
- Eric Lawson, que fazia o papel do famoso cowboy fumante durante o final da década de 1970, morreu com 72 anos de insuficiência respiratória no começo deste mês.
Lawson parece ser o quinto ator ou modelo que promovia os cigarros da marca Marlboro a morrer de algum tipo de enfermidade pulmonar.
Outros incluem David Millar, o Marlboro Man da década de 1950, que morreu de enfisema pulmonar em 1987, e David McLean, que morreu de câncer pulmonar em 1995.
Outro que promovia a marca, Wayne McLaren, morreu antes de completar 52 anos em 1992 e Dick Hammer morreu de câncer do pulmão em 1999, aos 69 anos.
Lawson sucumbiu à doença em casa na cidade de San Luis Obispo, na Califórnia, em 10 de janeiro, de acordo com sua esposa, Susan Lawson.
Lawson, que fumava desde a idade de 14, fez o papel do cowboy fumante nos comerciais da Marlboro de 1978 a 1981.
A famosa figura do cowboy, usada de 1954 a 1999, era mostrada num ambiente da natureza com apenas um cigarro.
Durante sua carreira, Lawson também apareceu em seriados de sucesso na TV dos EUA, tais como Baretta e The Streets of San Francisco. Ele atuou também em As Panteras, Dinastia e SOS Malibu.
Mais tarde, ele apareceu num comercial contra o cigarro que parodiava o cowboy fumante da Marlboro, e num seguimento de Entertainment Tonight que debateu os efeitos negativos de fumar.
A sra. Lawson disse que seu marido sentia orgulho da entrevista, muito embora fumasse na época e continuasse com seu vício até ser diagnosticado com a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que causou a insuficiência respiratória fatal.
A DPOC é o nome de um conjunto de doenças pulmonares, inclusive bronquite crônica, enfisema e enfermidade pulmonar obstrutiva crônica.
As pessoas que fumam muito, ou fumaram por muito tempo, têm mais probabilidade de desenvolver essa doença.
"Ele sabia que ele estava dominado pelo cigarro," disse a sra. Lawson. "Ele sabia, mas assim mesmo não conseguia parar."
Além de sua esposa, Lawson deixou seis filhos, 18 netos e 11 bisnetos.
Traduzido e editado por Julio Severo do artigo: Former Marlboro Man, 72, becomes FIFTH actor from iconic cigarette ads to die of lung disease
Fonte: www.juliosevero.com
Leitura recomendada:
Para seguir Julio Severo no Facebook e Twitter: http://twitter.com/juliosevero Facebook: http://www.facebook.com/pages/Blog-Julio-Severo/185623904807430
You are subscribed to email updates from Julio Severo
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]