- ANÚNCIO DO EVANGELHO !
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- "Ai de mim se não evangelizar" !
A Liturgia da Palavra de hoje Dia a conversão de S. Paulo 25 de Janeiro A, tem o cunho da missão confiada a S. Paulo :
-"Eu sou Jesus de Nazaré a quem tu persegues".(Act,22,,8).
Perseguir os cristãos é perseguir a Igreja e perseguir a Igreja é perseguir a Jesus. Daí a necessidade de anunciar o Evangelho.
E tem a palavra de ordem do Evangelho :
-"Ide pe;lo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo, mas qum não acreditar será condenado".(Mc.16,15-16).
O Anúncio do Evangelho é uma constante universal de toda a Igreja.
Quando Jesus, depois da Sua Ressurreição, anunciou a missão universal da Igreja, disse :
- "Foi-me dado todo o poder no céu e na terra : Ide pois, ensinai a todas as nações - baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". (Mt.28/18-19).
Jesus Cristo estava a mandar os seus Apóstolos a fazer o Anúncio do Evangelho, garantindo-lhes a Sua força, dizendo-lhes :
- "Eu estarei sempre convosco até ao fim do mundo". (Mt. 28,20).
Os Apóstolos entenderam bem o que o Senhor lhes estava a dizer e cumpriram-no até darem a sua vida pela palavra que pregavam em nome de Jesus desassombradamente pelo que Marcos podia escrever :
- "E eles, partindo, foram pregar por toda a parte, e o Senhor cooperou com eles, confirmando a Sua palavra com os milagres que a acompanhavam". (Mc. 16,20).
O Anúncio do Evangelho está na base de que todos os homens são chamados ao Reino de Deus.
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
543. - Todos os homens são chamados a entrar no Reino. Anunciado primeiro aos filhos de Israel, este Reino messiânico é destinado a acolher os homens de todas as nações. Para ter acesso a ele, é preciso acolher a Palavra de Jesus.
A toda a Igreja compete, de todas as maneiras, fazer o Anúncio do Evangelho, para que os homens sejam recebidos no Reino, como lembra ainda o Catecismo da Igreja Católica, citando os textos do Concílio Vaticano II:
768. - Para que a Igreja possa realizar a sua missão o Espírito Santo "enriquece-a e guia-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos"(LG.4).
Quem, dentro da Igreja, deve fazer o Anúncio do Evangelho ?
O Catecismo da Igreja Católica responde :
888. - Os bispos, com os sacerdotes seus cooperadores, "têm como dever primeiro anunciar o Evangelho de Deus a todos os homens" (PO 4) , conforme a ordem do Senhor. Eles são "os arautos da fé", que trazem a Cristo novos discípulos os "doutores autênticos" da fé apostólica, "munidos da autoridade de Cristo". (LG 25).
S. Paulo foi o "Grande Apóstolo" o grande anunciador do Evangelho.
Mas a Igreja não são só os membros da hierarquia, pelo que aos leigos compete também a sua parte no Anúncio do Evangelho.
E o Catecismo da Igreja Católica continua :
905. - Os leigos realizam a sua missão profética também pela evangelização, "isto é, pelo anúncio de Cristo, concretizado no testemunho de vida e na palavra". Para os leigos, "esta acção evangelizadora ( ... ) adquire um carácter específico e uma particular eficácia, por se realizar nas condições ordinárias da vida secular".(LG 35).
Pelo Baptismo entramos na Igreja e desde logo assumimos o nosso compromisso, de anunciar a salvação a todos os povos para que cheguem ao Reino de Deus.
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
1236. - O Anúncio da Palavra de Deus ilumina, com a verdade revelada, os candidatos e a assembleia, levando à resposta da fé, inseparável do Baptismo. Na verdade, o Baptismo é, de modo particular, o "sacramento da fé" , uma vez que é a entrada sacramental na vida da fé.
1268. - Os baptizados tornam-se "pedras vivas" para "a edificação de um edifício espiritual, um sacerdócio santo", (l Pé 2 15) . Pelo Baptismo, participam no sacerdócio de Cristo, na sua missão profética e real, são "raça eleita, sacerdócio de reis, nação santa, povo que Deus tornou seu", para anunciar os Louvores d'Aquele que os "chamou das trevas à sua luz admirável", (l Pe.2/9). O Baptismo confere a participação no sacerdócio comum dos fiéis.
Em conclusão, a Anúncio do Evangelho é uma missão e uma necessidade urgente, que têm que ser baseadas num testemunho de vida .
A fidelidade dos baptizados é condição primordial para a Missão da Igreja no mundo.
Para manifestar diante dos homens a sua força de verdade e irradiação, a mensagem de salvação deve ser autenticada pelo testemunho de vida dos cristãos :
O próprio testemunho da vida cristã e as obras feitas com espírito sobrenatural, têm eficácia para atrair as homens à fé e a Deus. (AA 6).
Hoje, como sempre e mais do que nunca, o testemunho de uma vida cristã autêntica é tão necessário como importante, porque exige uma coragem heróica, um conhecimento profundo da doutrina e um amor ardente a Deus e ao próximo.
É preciso anunciar a Palavra de Deus porque ela é a luz da verdade e dar o bom exemplo porque ele arrasta.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]