- BOA NOVA OU PALAVRA DE DEUS
Na Liturgia da Palavra de hoje - 6 de Janeiro A, a proósito da prisão de João Baptista,, apresenta-nos Jesus a percorrer a Galileia, ensinando nas Sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e dizendo :
-"Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus".(Mt.4,17).
Quando se fala em anunciar a Boa Nova, faz-se referência ao anúncio do Evangelho, como começa por dizer o Catecismo da Igreja Católica ;
3. - Aqueles que, com a ajuda de Deus, aceitaram o convite de Cristo e livremente Lhe responderam, foram por sua vez pressionados pelo amor do mesmo Cristo a anunciar por toda a parte a Boa Nova...
Os Evangelhos contam a vida e a mensagem de Cristo, o Messias enviado para nos salvar.
Assim o diz o Catecismo da Igreja Católica, citando o Evangelho de S. Marcos :
422. - "Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à lei, para resgatar os que estavam sujeitos à lei e nos tornar seus filhos adoptivos". (Gol. 4/4-5). Esta é a "Boa Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus". (Mc. 1/1) : Deus visitou o seu povo e cumpriu as promessas feitas a Abraão e à sua "descendência; fê-lo para além de toda a expectativa: enviou o seu "Filho muito-amado".(Mc.l/ll).
Toda a missão de Cristo está centrada na sua morte e ressurreição e há-de continuar-se depois do Pentecostes, na missão da Igreja, para o cumprimento do desígnio salvífico de Deus :
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
571. - O mistério Pascal da Cruz e Ressurreição de Cristo está no centro da Boa Nova que os Apóstolos, e depois deles a Igreja, devem anunciar ao mundo. O desígnio salvífico de Deus cumpriu-se "uma vez por todas". (Heb.9/26) pela morte redentora de seu Filho Jesus Cristo.
Na realização da sua mensagem, Cristo quis que se cumprissem as Escrituras no que elas diziam a respeito do Messias prometido .
Tomando a palavra de Isaías, diz o Catecismo da Igreja Católica :
714. - É por isso que Cristo inaugura o anúncio da Boa-Nova, apropriando-Se deste passo de Isaías. (Lc.4/18-19).
O Espírito do Senhor Deus está sobre Mim,
porque o Senhor Me ungiu.
Enviou-Me a anunciar a Boa-Nova aos infelizes,
a tratar os corações torturados,
a proclamar a emancipação aos cativos
e a liberdade aos prisioneiros,
a promulgar um ano de graça do Senhor. (cf.Is.61/1).
Jesus ligou o perdão dos pecados à fé e ao Baptismo :
- "Depois disse-lhes : ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo, mas quem não acreditar será condenado". (Mc. 16/15).
Quando a Boa Nova é anunciada aos pobres, é sinal de que Cristo está presente :
- "Os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres". (Mt.11/5).
A Boa Nova que Cristo pregou é o Anúncio da Palavra de Deus que a Igreja deve continuar a pregar,
A Palavra de Deus, ou seja, aquilo que Deus nos revelou, chegou até nós pela Sagrada Escritura inspirada pelo Espírito divino; e pela Tradição que, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus, como diz o Catecismo da Igreja Católica :
81. - «A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito divino». «A Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para que eles, com a luz do Espírito da verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação».
O direito e dever de interpretar a Palavra de Deus, escrita ou na Tradição, foram confiados ao Magistério da Igreja. (cf. CIC 85).
Todavia, este Magistério não está acima da Palavra de Deus, mas sim ao seu serviço.(cf. CIC 86).
Explicitamente diz o Catecismo da Igreja Católica :
2653. - A Igreja "exorta com ardor e insistência todos os fiéis[...] a que aprendam «a sublime ciência de Jesus Cristo» com a leitura frequente das divinas Escrituras...Como presentemente, o Anúncio do Evangelho, que é a Palavra de Deus, está à responsabilidade da Igreja, naturalmente, temos que saber o que é exactamente a Igreja.
Que ninguém se julgue dispensado de anunciar a Palavra de Deus e ser testemunho dela perante os seus irmãos.
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário