- DIVINDADE DE CRISTO
Falando da fé de Pedro, diz a Escritura :
- "Quem dizem os homens que é o Filho do homem?". (Mt, 16/13).
E depois de várias respostas, Pedro respondeu :
- "Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo". (Mt.16/16).
Esta resposta de Pedro tem duas afirmações muito importantes : A Messianidade de Cristo e a Filiação de Deus.
Como suporte destas duas afirmações está em síntese toda a obra de Cristo com os Seus milagres e os Seus ensinamentos.
Messianidade de Cristo.
No Evangelho de S. João podemos reconhecer que Jesus é o Messias :
- "Acabámos de encontrar Aquele de Quem escreveu Moisés na Lei e que os profetas anunciaram : é Jesus, o filho de José, de Nazaré".(Jo. 1/45).
Também Lucas nos dá o mesmo testemunho :
- "Também de muitos saíam demónios, que gritavam e diziam : Tu és o Filho de Deus ! Mas Ele repreendia-os e não os deixava falar, porque sabiam que Ele era o Messias". (Lc. 4/41).
Embora Jesus Se não proclamasse a Si mesmo como o Messias, com as Suas palavras, está revelado que Ele permitiu que outros O anunciassem com o mais popular dos títulos messiânicos, "o Filho de David" :
- "Não será este o Filho de David?". (Ml. 12/23).
Cristo reconheceu-Se a Si mesmo como o filho Messiânico de David, conforme se lê em Mateus ao evocar o salmo 110 :
- "Que pensais vós de Cristo? De quem é filho? Responderam-Lhe : De David. Disse-lhes Ele ; Como é então que David, sob a influência do Espírito, Lhe chama Senhor dizendo: "Disse o Senhor ao meu Senhor : Senta-Te à minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés". "Se David Lhe chama Senhor, como é seu filho? ". (Mt.22/42).
Finalmente, Jesus afirma explicitamente que é o Messias ao Sumo Sacerdote que O interrogou :
- "És tu o Messias filho de Deus bendito ? Sou, respondeu Jesus, e vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vir sobre as nuvens do céu".(Mc.14/61).
Sobre a Divindade de Cristo o Catecismo da Igreja Católica, em oposição a algumas heresias, começa por dizer :
465. - As primeiras heresias negaram menos a Divindade de Cristo que a Sua verdadeira humanidade (docetismo gnóstico) - (... ) a partir do século III, a Igreja teve de afirmar contra Paulo de Samossata, num concilio reunido em Antioquia, que Jesus Cristo é Filho de Deus por natureza e não por adopção.
E citando o Concílio de Calcedónia, no ano de 451, diz ainda :
467. - Na sequência dos Santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito na Divindade e perfeito na humanidade ... Gerado do Pai antes de todos os séculos segundo a Divindade.(DS 301-302).
E falando do mistério da vida de Cristo, diz de novo o Catecismo da Igreja Católica:
515. - (... ) Através dos seus gestos, milagres e palavras, foi revelado que "n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Col.2/9).
Como consequência da Ressurreição diz também o Catecismo da Igreja Católica:
653. - A verdade da Divindade de Jesus é confirmada pela Ressurreição. Ele tinha dito : "Quando elevardes o Filho do Homem, então sabereis que Eu Sou".
E também a propósito da Ascensão, diz ainda o Catecismo da Igreja Católica :
663. - A Partir de agora, Cristo está sentado à direita do Pai : "Por direita do Pai entendemos a glória e também a Divindade....
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]