- A FORÇA IRRESISTÍVEL DE DEUS!
- "Se tivésses fé como um grão de mostarda...
A Liturgia da Palavra de hoje 31 de Janeiro A, apresenta-nos uma das parábolas do Reino de Deus, a força do grão de mostarda, para nos mostrar qual é o poder de Deus e como nós somos servos inúteis, se fazemos apans aquilo que devemos fazer.
Jesus gosta de fazer uso dos símbolos:
Na Bíblia a árvore é símbolo da vida e o mar é símbolo da morte.
No oceano da nossa fragilidade e incompetência, da nossa indiferença e egoísmo, da nossa infidelidade e da nossa morte, Ele vai plantar a árvore da vida e convida-nos a colaborar com Ele, pela fé nessa acção redentora.
Não perde tempo com os que perguntam as razões de tantos males e tantas misérias.
Desafia-os à humildade duma fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, e à generosidade dos que olham para o seu semelhante e são bondosos para com ele.
Alguns cristãos chegam a gabar-se da "muita fé" que têm...
Se isso significar uma relação de abandono nas mãos de Deus Pai, fazendo depender tudo d'Ele, então seremos cheios do "espírito de fortaleza, caridade e moderação", diz S. Paulo.-
Mas se isso significa auto-confiança e busca de méritos à custa de sacrifícios e boas obras, então o Senhor pode dirigir-nos uma palavra muito dura :
- "Servos inúteis".
Sim, servos inúteis quando fazemos apenas aquilo que temos obrigação de fazer, mas falta aquilo que podíamos e devíamos fazer por amor e generosidade,
Foi Jesus que o disse : Vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei :
- Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer; na verdade, quando cumprimos a vontade de Deus, cumprimo-nos a nós próprios., realizamo-nos a nós mesmos, e essa é a nossa grande recompensa, mas não deixemos de fazer mais alguma coisa por amor a alguém ou, melhor ainda, por amor a Deus.
Os servos que Deus ama, têm o comportamento de filhos que fazem tudo isso e muito mais, não em busca de méritos ou para se auto-justificarem, mas como correspondência ao imenso amor de Deus que a fé lhes deixa entrever.
Paradoxalmente, a força de Deus é irresistível, mas não se impõe.
Nós, sempre que temos alguma força, algum poder, somos tentados a abusar deles para atingir os nossos objectivos.
Deus, porém, é suficientemente forte, para não abusar da sua força; a sua força, Deus usa-a para ajudar os homens e não para os explorar ou dominar.
É doutra natureza a força de Deus; ela é um atributo do amor de Deus; ela é a força de Deus, que Deus demonstra quando "julga com bondade e governa com muita indulgência".
Mas continua a ser inelutável e irresistível, silenciosa como o grão de mostarda que desabrocha sem darmos por isso, e discreta como o fermento que faz levedar toda a massa.
A força de Deus nunca nos abndona e é quando nos sentimos mais fracos, como diz S. Paulo, que essa força se revela duma forma mais extraordinária para nos confortar e salvar.
- "Alegro-me nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por Cristo, pois, quando me sinto fraco, então é que sou forte".(2 Cor,12,10).
É pela comunicação desta força como um dom do Espírito Santo que nós vamos tendo acesso à liberdade e, desse modo podemos fazer escolhas de libertação e crescimento para alegria dos irmãos e para a construção de comunidades evangelizadoras que possam contribuir para cumprimento do plano da História da Salvação.
A força irresistível de Deus !
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]