lucianohenrique publicou: " A semana não começou bem para o PSOL. E olhe que na semana passada o presidente do partido, Ivan Valente, em uma encenação ridícula, falou que acionaria Rachel Sheherazade por incitação ao crime. Ele provavelmente pensou: "Agora é a hora da capitaliza"
Responda a este post respondendo acima desta linha
Nova publicação em Ceticismo Político
A semana não começou bem para o PSOL. E olhe que na semana passada o presidente do partido, Ivan Valente, em uma encenação ridícula, falou que acionaria Rachel Sheherazade por incitação ao crime. Ele provavelmente pensou: "Agora é a hora da capitalização!". Como já vimos suficientemente por aqui neste blog, a acusação de Valente era mais falsa do que os efeitos visuais do Kraken na versão original do filme "Fúria de Titãs" (de 1981). Mas, por outro lado, foi muito fácil demonstrá-lo como um apologista das FARC, esta sim uma verdadeira máquina de morte e destruição.
Pois bem. A semana começou com a morte do jornalista Santiago, logo na segunda-feira pela manhã. Foi aí, e somente aí, que boa parte da população brasileira começou a perceber que o PSOL é especialista em basear grande parte de seu discurso na apologia ao crime. Ei, esperem aí... na verdade PSOL, PSTU, PCdoB e PT fazem exatamente o mesmo discurso. Observem, por exemplo, a extrema violência praticada pelo MST (aliado do PT), ferindo gravemente 30 policiais. A diferença entre o MST e o Black Bloc é que o PT perdeu o controle deste último, enquanto controla o primeiro.
Seja lá como for, a bola não demorou a cair para o lado de outro político do PSOL, o famoso Marcelo Freixo - que ficou conhecido no Brasil pelo fato do personagem Diogo Fraga, do filme Tropa de Elite 2, ter sido inspirado nele. Agora, depois da morte de Santiago e das declarações comprometedoras de Sininho, Freixo está na mídia tentando a todo momento se justificar pelas supostas ligações com os terroristas do Black Bloc.
Mas a grande verdade é que ele não pode negar que, em essência, sua base moral é exatamente a mesma dos Black Blocs. Veja o vídeo abaixo, do ano passado, logo após ele ter defendido o direito dos vândalos usarem máscaras:
A melhor forma de investigarmos alguém é por sua agenda. Um sujeito que defende o direito de bandidos mascarados poderem continuar usando máscara boa coisa não é. Mas a coisa piora quando ele declara algo como "método é método". Isto é, para ele os atos não devem ser julgados por sua moralidade, mas por sua eficiência. E isso explica muita coisa.
Pior ainda é quando ele legitima "qualquer movimento que visa a construção de uma sociedade mais justa". Ora, colocar a ideia de "legitimação a priori a partir de causa alegadamente mais justa" junto com o frame "método é método" significa exatamente a promoção de absolutamente qualquer coisa (não importa o quão bárbara seja) desde que seus pares estejam convencidos de que a causa justifica tudo. Qualquer um que tenha sido minimamente cético em relação a discursos políticos sabe que todo o discurso de Freixo não passa da senha que psicopatas e seguidores (de psicopatas) precisam para saciar sua sede de sangue e destruição.
Nosso problema maior não é com os Black Blocs, que, mesmo tendo cometido vários atos criminosos (pelos quais eles são responsáveis), em muitos casos hoje estariam jogando God of War III em casa, não fosse pelo incentivo à prática do crime que recebem a partir de discursos que lhes dão sanção moral para a violação de leis ou quaisquer regras éticas que virem pela frente.
Marcelo Freixo tem a essência de um Black Bloc, mas não é um deles. Ele é um incentivador (e até manipulador) deste tipo de gente, por causa de seu discurso baseado em justificação de atrocidades a partir de discursos com foco na obtenção de sanção moral. É um discurso que cheira a pólvora e carne queimada.
lucianohenrique | 13 de fevereiro de 2014 às 12:57 am | Tags: apologia ao crime, black bloc, incitação ao crime, ivan valente, marcelo freixo, MST, PSOL, PT, terrorismo | Categorias: Outros | URL: http://wp.me/pUgsw-7Qh
Cancele a assinatura para não receber mais posts de Ceticismo Político.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.
Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]