Viver em Deus
Posted: 14 Feb 2014 03:42 AM PST
Da Redação, com Rádio Vaticano
Canção Nova
O Santo Padre falou de um duplo caminho: o pagão que passa a acreditar e o crente que perde a fé por causa de sua vaidade
Um crente pode perder a fé por causa de suas paixões e vaidades, enquanto um pagão pode se tornar crente por sua humildade. Esta foi, em síntese, a reflexão proposta pelo Papa Francisco na Missa, desta quinta-feira, 13, na Casa Santa Marta.
As leituras do dia trazem reflexões sobre um duplo caminho: da idolatria ao Deus vivo e, ao contrário, do Deus vivo para a idolatria. A meditação do Papa partiu do Evangelho, em que uma mulher pagã pede a Jesus que liberte sua filha do demônio. Ela não teve vergonha e, pela fé em Jesus, aconteceu o milagre.
"Estava exposta ao risco de fazer uma má impressão, mas insistiu, e do paganismo e da idolatria, encontrou a saúde para a sua filha e para ela encontrou o Deus vivo. Este é o caminho de uma pessoa de boa vontade, que procura Deus e O encontra. O Senhor a abençoa. Quantas pessoas fazem esse caminho e o Senhor as espera!".
Mas há também o caminho contrário, conforme recordou o Papa, citando o comportamento de Salomão, como relata a Primeira Leitura. Salomão era um homem que acreditava em Deus, mas desviou o coração para seguir outros deuses, seu coração enfraqueceu e assim ele perdeu a fé.
"O homem mais sábio do mundo se deixou levar por suas paixões. 'Mas, padre, Salomão não perdeu a fé, ele acreditava em Deus e era capaz de recitar a Bíblia!'. Sim, é verdade, mas ter fé não significa ser capaz de recitar o Credo. Você pode recitar o Credo e ter perdido a fé".
Francisco explicou que Salomão era pecador como o seu pai, Davi, mas este teve seus pecados perdoados, porque era humilde e pedia perdão. Já a vaidade e as paixões de Salomão levaram seu coração à corrupção.
"Façamos o caminho daquela mulher cananeia e pagã acolhendo a Palavra de Deus, que foi plantada em nós e que nos levará à salvação. Que a Palavra do Senhor Todo-poderoso, nos proteja neste caminho e não permita que terminemos na corrupção e esta nos leve à idolatria".
Título Original: Papa alerta sobre o risco de perder a fé
Site: Canção Nova
Editado por Henrique Guilhon
You are subscribed to email updates from Viver em Deus
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]