Thais publicou: ""A própria Escritura afirma que somos "batizados num só Espírito para formarmos um só corpo" (1Cor 12,13). Assim, o Batismo tem como destino a Eucaristia: a união com Cristo iniciada por força da ação do Seu Espírito no Batismo chega ao seu pleno desenvol"
Responda a este post respondendo acima desta linha
Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra
by Thais
"A própria Escritura afirma que somos "batizados num só Espírito para formarmos um só corpo" (1Cor 12,13). Assim, o Batismo tem como destino a Eucaristia: a união com Cristo iniciada por força da ação do Seu Espírito no Batismo chega ao seu pleno desenvolvimento neste mundo na Eucaristia, quando vamos nos tornando cada vez mais corpo do Senhor, nós que comungamos o Corpo! - Mas, que Mistério impressionante, que graça, que Céu na terra!
Assim, tudo na Igreja encaminha para a participação no Corpo do Senhor. Com Cristo e através Dele oferecemos ao Pai num só Espírito o Sacrifício perfeito e santo, maior expressão da dignidade humana.
Mas, exatamente daqui, da Eucaristia, parte a ação da Igreja: participando da Eucaristia, podemos dizer: "Eu vi, eu ouvi, eu toquei o Ressuscitado; eu comunguei com Ele; Ele está vivo, está presente entre nós!" Ora, aqui está o conteúdo da evangelização: anunciar Jesus morto e ressuscitado para a vida do mundo!
Evangelizar é testemunhar a presença amorosa e redentora de Alguém, de Jesus! É na Celebração eucarística, no Sacrifício da Missa que, como Igreja, comunidade dos discípulos de Cristo, experimentamos Jesus e nos tornamos sempre de novo testemunhas de Jesus! Não somos propagandistas de uma ideia; somos testemunhas de uma Pessoa: Jesus, e de um fato, um evento: Sua morte e ressurreição! Quer coisa mais revolucionária, mais forte, mais transformadora, mais subversivas que testemunhar diante do mundo inteiro que o Jesus que o mundo jura que está morto está vivo, ressuscitado e, no Sacrifício eucarístico nos falou e depois partiu-Se e repartiu-Se por nós, oferendo-Se em sacrifício ao Pai e dando-Se em comunhão aos Seus irmãos? Daqui começa tudo no cristianismo; para aqui tudo se dirige! É isto ou o cristianismo não passa de uma ideia; pior ainda, de uma ideologia pobre, ultrapassada, deficitária!"
Dom Henrique Soares da Costa
Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.
Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]