FESTA DOS TABERNÁCULOS
A Liturgia da Palavra de hoje 4 de Abril A, refere-se à Festa dos Tabernáculos e aos acontecimentos relacionados com ela nas relaçõs de Jesus com os judeus.
Esta festa começou por se chamar a festa das colheitas :
- "Comemorarás a seguir a festa da colheita, festa das primícias do teu trabalho, do que semeaste nos campos".(Ex.23/16).
- "Celebrarás também a festa das semanas, no tempo das primícias da ceifa do trigo, e depois a festa da colheita, no fim do ano".(Ex.34/22).
No Livro do Deuteronómio volta-se a falar nestas festas :
- "Depois, contarás sete semanas, a partir do momento em que começares a meter a foice nas searas". (Deu[. 16/9).
- "Celebrarás a Festa dos Tabernáculos durante sete dias, quando recolheres os produtos da tua eira e do teu lagar". (Deut. 16/13).
Este gesto de agradecimento a Deus pelos produtos do trabalho e da terra, começou logo no alvorecer da Humanidade com as ofertas de Abel e Caim e chegou aos nossos tempos.
Muitas celebrações da Igreja começaram por ser um gesto e acção de graças pelos bens da terra, como as Têmporas, e a celebração anual de Acção de Graças que no Novo Mundo se chama o Thanksgiving.
A melhor atitude do homem diante de Deus é a do reconhecimento da Sua Imensidade e do Seu poder, perante o qual nós nos devemos sentir vassalos e orgulhosos de O servir.
Foi por isto que na Lei de Moisés se preceituou a atitude do agradecimento :
- 'Três vezes por ano, todos os varões se apresentarão diante do Senhor, teu Deus, no lugar que Ele tiver escolhido: na festa dos Ázimos, nas festas das Semanas e na Festa dos Tabernáculos . Não aparecerão com as mãos vazias diante do Senhor. Cada um dará segundo as suas posses, segundo as bênçãos que o Senhor, teu Deus, lhe houver concedido'.(Deut. 16/16).
No Novo Testamento a Festa dos Tabernáculos é mencionada, pelo menos uma vez, que é exactamento no texto do Evangelho de hoje :
- "Estava perto a festa judaica dos Tabernáculos. Disseram-Lhe, pois os irmãos: "Sai daqui e vai para a Judeia...".(Jo.7/2).
Mas também se faz alusão a uma festa que deve ser a mesma :
- "No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, disse em voz alta: "Se alguém tem sede, venha a Mim e beba".(Jo.7/37).
Quando Jesus falou na "luz do mundo" devia ter sido perante as luzes da Festa dos Tabernáculos :
- "Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida". (Jo. 8/12).
O sentimento e a atitude de agradecimento estão patentes no Novo Testamento :
- "Um deles (leprosos), vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz: caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-Lhe". (Lc. 17/15).
- "Sede perseverantes e vigilantes na oração acompanhada de acção de graças". (Col.4/2).
- "E, em todas as circunstâncias, dai graças, pois é a vontade de Deus em Jesus Cristo a vosso respeito".(1 Tes.5/18).
- "Porque tudo o que Deus criou é bom, e não é para desprezar, contanto que se tome em acção de graças".(1 Tim. 4/4).
A respeito do que se passou nesta altura, João diz o seguinte :
-"Mas depois de os Seus irmãos terem subido para irem à fwsta,, Ele também foi, não manifestamente, mas em segredo".(Jo.7,10).
Era exactamente por estar perto a Festa dos Tabernáculos e os Seus irmãos, disseram a Jesus :
-"Sai daqui e vai para a Judeia, a fim de os teus discípulos também verem as obras que Tu fazes".(Jo.7,3).
Ainda que o pareça, aqui não há contradição, se tivermos em conta a linguagem joanina. Que apresenta sempre as coisas em dois planos, material e espiritual, como foi o "nascer de novo" com Nicodeos, a "agua viva" com a Samaritana, o "pão vivo" com a multidão, que foram enytendidos em sentrido material, mas Jesus conduziu-os em sentido espiritual.
Pois a "subida a Jerusalém", era uma referência espiritual da "subida ao calvário", mas que as pessoas ainda não entendiam.
Nesta altura, isto é, nas proximidades das festas pascais, Jesus, por várias vezes fazia referência à sua origem divina e falava da sua morte, que as pessoas também não podiam entender.
É o que vai acontecendo ainda hoje em que, para muita gente a Quaresma com a sua mensagem não é bem entendida de modo que também a Páscoa com o seu sigificado também não é aceite no seu significado espiritual.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]